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Autor Tópico: Liquido de Refrigeração - Anti-Congelante  (Lida 24024 vezes)

Offline TesZero

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Liquido de Refrigeração - Anti-Congelante
« em: 18 de Março de 2013, 04:37 »
Após ter procedido à   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn e do   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn do meu motor decidi procurar mais informação sobre este ultimo.

Tal como o liquido dos travões... o liquido de refrigeração é muitas vezes negligênciado na manutenção. Por vezes utilizado durante anos sem que seja trocado ou... até mesmo usada água quando não devia.

Tentarei explicar o mais detalhadamente de seguida em formato de "faq" para mais fácil leitura e compreensão o que devemos saber / perceber para escolher o melhor liquido.

Porque existem circuitos abertos e fechados de refrigeração?
Antes de saber as propriedades de um anti-congelante temos a primeira barreira, existem líquidos refrigerantes para circuitos fechados, abertos e que funcionam em ambos.
Já poucos veículos vemos com circuito aberto de refrigeração, estes foram substituídos pelo circuito fechado. A razão é simples, ponto de ebulição é a temperatura na qual a pressão de vapor líquido iguala-se a pressão da atmosfera à qual encontra-se submetido.
Logo... um circuito fechado onde é gerada pressão, atinge o ponto de ebulição mais tarde, assim consegue melhor desempenho de refrigeração.

Quais as vantagens de usarmos anti-congelante?
Inicialmente o anti-congelante cumpria unicamente o nome do produto... anti-congelava...
Não passava de uma mistura de etileno-glicol (OH-CH2-CH2-OH) na água do radiador. Adicionado à água, ele atrai fortemente as suas moléculas. Acontece porque o etileno-glicol carrega dois grupos OH. Em cada um deles, há uma carga negativa no O e uma positiva no H. Essas cargas aparecem na molécula de H2O. Resultado: surgem atracções eléctricas entre esses dois tipos de molécula que dificultam a organização dos cristais de gelo. O etileno-glicol poderá proteger de congelamento até -37ºC!

Contudo... se apenas fosse esta a vantagem... tirando o kamuma ou mais 2 ou três membros daqui... não precisávamos de usar anti-congelante, pois dificilmente atingimos o ponto de fusão da água (congelamento) que é de 0º.

Existem várias bases de anti-congelantes, o mono etilino-glicol, etileno-glicol ou o propileno-glicol. Contudo estes químicos apenas estão relacionados com o ponto de congelação e ebulição nada tendo a ver com inibidores de corrosão, anti espuma, anti calcário etc, isto está relacionado com aditivos.

Em suma. A utilização de um bom anti-congelante irá não só prevenir o congelamento ou retardar a ebulição mas também irá lubrificar a bomba de água, manter todo o sistema limpo e afastar a corrosão do bloco e elementos vitais do motor, como a junta da colaça por exemplo.

Existem 3 tipos principais de anti-congelante:

à base de etileno-glicol:
é actualmente o mais utilizado e que reúne a melhor relação de qualidade preço, por exemplo o Glicogel, G12, Redex
É o mais comum de encontrar nas superfícies comerciais em que o preparado já vem pronto podendo ir até -5, -15, -20 ou até em alguns casos -30º. Ao optarmos por este tipo de anti-congelante devemos optar pelo que tenha maior resistência à fusão (congelamento), não pelo factor de congelamento, mas pelos aditivos anti-corrosão estarem directamente proposicionais a este valor.
Tem como inconveniente o facto de ser altamente tóxico. Por exemplo, a ingestão de uma pequena quantidade pode levar à morte. Deve de ser sempre entregue em um ecoponto após substituição.
É perigoso porque no corpo humano ele sofre uma reacção de oxidação que o transforma em ácido oxálico (C2H2O4). Este ácido combina-se com os íons cálcio do sangue, formando um precipitado. Isso leva a uma diminuição dos níveis de cálcio abaixo do mínimo necessário para o bom funcionamento do organismo, o que causa a morte. Mesmo em doses não letais, os cristais formados do sal oxalato de cálcio (CaC2O4) podem interromper o fluxo sanguíneo, causando lesões cerebrais e renais. É esse sal o principal constituinte das pedras nos rins.
As suas características estão presentes durante 2 a 3 anos, pelo que deve ser trocado antes desse tempo.

à base de Propileno-glicol:
apareceu recentemente e já começou a ser comercializado. Este químico é em tudo idêntico ao anterior mas com risco bastante mais reduzido à saúde.
Assim como o anterior, deve de ser trocado também aproximadamente a cada 2 anos.

Anti-congelante AOT:
Cada vez mais usados pelas suas qualidade e protecção do motor, são muitas vezes conhecidos por "long life" ou "long drain".
AOT representa Organic Acid Technology, em que o facto de se tratarem de líquidos com tecnologia de ácidos orgânicos não significa que esses ácidos estejam presentes, simplesmente quer dizer que esses líquidos utilizam soluções neutralizadas desses ácidos (sais metálicos) como inibidores da corrosão.
Por norma estes anti-congelantes são identificados como "concentrado" e pelo período entre troca alargado, normalmente de 4 anos.

Este anti-congelante NUNCA deve de ser misturado com outros anti-congelantes inorgânicos. A sua mistura criará um ácido de cor acastanhada altamente corrosivo para o sistema de refrigeração. Na troca para este anticongelante todo o sistema deve de ser cuidadosamente lavado com água.

Sendo concentrado, deve de ser misturado com água destilada, desmineralizada, desionizada mas nunca da torneira. A água da torneira é imprópria principalmente devido à presença de calcário e cloro.
A mistura é feita a 50% e previne o congelamento até -40º, embora seja esse valor meramente indicativo para o nosso clima pois, o que realmente se torna importante são as restantes características.

A água destilada deve de ser comprada com atenção evitando as águas destiladas baratas dos hipermercados. A água destilada mais cara (justificação do preço) é obtida a partir de água desmineralizada depois de ser desionizada (só depois passa à fase seguinte de destilação). A que existe nos hipermercados tem a marca "Destilada" mas não passa de simples água desmineralizada, por vezes pouco desmineralizada, praticamente água da torneira. "Serve" mas não é a melhor que podem usar.

Qualidades principais do anti-congelante:

Anti-congelante:
Etileno-glicol ou propileno-glicol que aumentam o ponto de ebulição e diminuem o de fusão.

Detergente:
Recolhe a ferrugem e resíduos que naturalmente se formam com o tempo, mantendo-as em suspensão.

Corante:
Permite facilmente identificar fugas.
Para todos os tipos de anti-congelante existem diversas cores de corante. A cor de corante não é factor identificativo da base ou qualidade. Devem de ver a sua composição e de preferência optar por um referido como AOT.

Tensoativos:
Têm a função de evitar a formação de depósitos e evitar a formação de espuma.

Anti-corrosivos:
Desde sulfonatos de sódio e ésteres graxos de sódio ou cálcio até carboxi-polímeros têm como função eliminar as capacidades corrosivas da água e ar.

Lubrificante:
Protege o radiador, bombas de água e todo o circuito de refrigeração.

______________________________________________________________

Espero não ter sido detalhado demais... e que as dúvidas sobre a importância dos anti-congelantes estejam devidamente retiraras assim como as diferenças entre os mesmos.

Para qualquer correcção, dúvida ou acréscimo de informação... é favor postar.

Abraço
« Última modificação: 18 de Março de 2013, 08:01 por TesZero »
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Offline teco

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Re: Liquido de Refrigeração - Anti-Congelante
« Responder #1 em: 25 de Maio de 2013, 23:29 »
e... a parte detergente pode ser perigosa para radiadores que só não pingam pelo resíduo  :)))
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Offline TesZero

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Re: Liquido de Refrigeração - Anti-Congelante
« Responder #2 em: 26 de Maio de 2013, 18:33 »
Lololol

sim, lol

como motores que não têm fugas por causa da crosta tapar, lol

infelizmente há muitos levados a esse estado :P

Abraço
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Offline teco

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Re: Liquido de Refrigeração - Anti-Congelante
« Responder #3 em: 26 de Maio de 2013, 22:06 »
Lololol

sim, lol

como motores que não têm fugas por causa da crosta tapar, lol

infelizmente há muitos levados a esse estado :P

Abraço

por isso avisei...
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Offline TesZero

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Re: Liquido de Refrigeração - Anti-Congelante
« Responder #4 em: 26 de Maio de 2013, 22:15 »
Mas se tiver lixo que tape fugas...
também tem lixo para tapar condutas de arrefecimento e pás da bomba de água...

portanto...

é um mal que vem por bem... caso comece a sair água...

Abraço
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Offline Johnny

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Re: Liquido de Refrigeração - Anti-Congelante
« Responder #5 em: 08 de Outubro de 2014, 14:46 »
 Boa tarde ,

  Então para um 9.3 2.2 tid (125) de 2001 , qual o anti-congelante  mais indicado ?

  Abraços
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Offline TesZero

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Re: Liquido de Refrigeração - Anti-Congelante
« Responder #6 em: 08 de Outubro de 2014, 15:31 »
Um de boa qualidade :D

Não ser água é muito bom... ser de boa qualidade ainda melhor :D

Abraço
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Offline PSS

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Re: Liquido de Refrigeração - Anti-Congelante
« Responder #7 em: 09 de Março de 2015, 02:25 »
Quando fui colocar anti-congelante no 9-3 reparei que a cor ficou acastanhada e realmente na altura estranhei, mas nunca pensei que não se pudesse misturar...Atualmente, reparo que só aquece unicamente quando está parado nos semáforos/transito...Mas no mesmo instante, começar a andar com ele normalmente sem parar, a temperatura baixa gradualmente quase chegando a primeira barra (cold), o que antes nunca aconteceu, pois aquecia normalmente e depois mesmo em viagens mantinha-se nos 90º e por sua vez, sei que nos carros antigos, no caso de um carro de um familiar que tem o primeiro Opel Vectra 1.8 acontece-lhe exatamente a mesma coisa!
O mecânico disse-me que era perfeitamente normal isto acontecer, pois com o andamento, o ar entra pelo motor e faz com que arrefeça mais rapidamente, mas não me esclareceu do porquê de antes, aquecia normalmente, chegava aos 90º e mesmo em viagens sem paragens não acontecia tal coisa e atualmente acontece...Será pelo facto do carro estar a ficar "velho"? Será que é tão "natural" acontecer isto?

Já agora, fiquei muito esclarecido com o post mas peço desculpa por relatar a situação pela qual passo e queria perceber a razão de isto acontecer. :)

Cumprimentos,
PSS
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Offline darioglv

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Re: Liquido de Refrigeração - Anti-Congelante
« Responder #8 em: 09 de Março de 2015, 11:55 »
Tambem pode ser sintomas de termostacto colado....quando foi a ultima vez que mudou um?
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Offline PSS

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Re: Liquido de Refrigeração - Anti-Congelante
« Responder #9 em: 09 de Março de 2015, 13:30 »
Para lhe ser muito honesto, não me recordo ao certo quando foi a ultima vez que foi mudado o termostacto  :-\
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