Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

19 de Março de 2024, 07:03

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

69 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Compra de Saab 93 GPL  (Lida 9172 vezes)

Offline Ricardo Raimundo

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Compra de Saab 93 GPL
« em: 09 de Maio de 2021, 01:38 »
Olá a todos os membros do fórum,
Precisava da vossa ajuda para me decidir pela compra desta máquina:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Já o fui experimentar e gostei:
Esteticamente bom ( tendo em conta a idade); Condução desportiva mas confortável; Caixa precisa; estabilidade a curvar. Já não estava habituado a conduzir um carro a gasolina, mas revelou-se bastante divertido!
Senti potência, mas não fiquei impressionado com os 210cv...
Contras: 1 pouco pequeno para a minha família; ligeira folga na aceleração/ desaceleração (talvez de algum apoio); mensagem de falta de bloqueio do volante (não bloqueia);e (o que mais me preocupou), pingas de óleo na parte de baixo do motor.
Se avançar no negócio terei de levá-lo a uma oficina para despistar este problema.
Gostaria de ter a vossa opinião relativamente ao exposto e que me aconselhassem uma oficina onde pudesse fazer um diagnóstico. O vendedor é de cabeceiras  de basto, sendo que Guimarães poderia ser uma hipótese para o local da oficina.
Obrigado

Offline Ricardo Raimundo

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Re: Compra de Saab 93 GPL
« Responder #1 em: 10 de Maio de 2021, 10:26 »
Bom dia,
Alguém me pode dar opinião relativamente a este tópico?
(Sou um novo membro e não sei se o terei publicado no sítio correto).
Obrigado

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Compra de Saab 93 GPL
« Responder #2 em: 11 de Maio de 2021, 01:52 »
Olá, Ricardo.

Em primeiro lugar, bem vindo ao Fórum.
A carrinha em questão é uma excelente compra e uma grande máquina, desde que tenha sido bem mantida a tempo e horas. Embora seja muito fiável, tem alguns pontos mais sensíveis. Mas nada de crítico.
Antes de comprar deve sempre fazer uma revisão, por exemplo numa Bosch Car Service, ou outra de confiança, para ver o estado dos componentes e verificar se o computador não deteta nenhuma anomalia crítica. Como não sou do norte não estou a par de uma oficina especializada na marca, mas certamente haverá aqui quem te indique um bom mecânico. Se o carro estivesse perto de Lisboa aconselhava uma visita à Gaspar Auto.
Se já vêm a GPL (óptimo para andar muito e poupar), também sugiro uma revisão ao sistema antes da sua aquisição. No norte sei que existem oficinas/técnicos reputados na matéria, mas apenas falei e tenho um bom feedback da Auto GasPower (Vila do Conde).
Ponderada a compra e com toda a informação disponível e credível, se estiver tudo dentro do expectável é de avançar. Se possível negociar alguma coisa para surpresas futuras.
Caso haja algum componente a necessitar de substituição, também não há problema. Existem praticamente todas as peças em stock.

Fica com uma excelente máquina para muitos kms por uma fracção do seu valor.  O0

Boa compra e sorte!

Ficamos à espera de novidades!
« Última modificação: 11 de Maio de 2021, 01:59 por LA7 »
  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline Ricardo Raimundo

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Re: Compra de Saab 93 GPL
« Responder #3 em: 11 de Maio de 2021, 22:57 »
Olá LA7,
Obrigado pelos conselhos!
Em princípio vai ser possível levar a carrinha a um mecânico sugerido aqui neste fórum, o sr Veloso de vila verde. Já lá fui falar pessoalmente com ele e ele foi super prestável. Deixou-me um pouco apreensivo com a questão do gpl, pois ele já teve que rectificar a junta de 2 93 porque o motor aquece por falta de lubrificação... esta carrinha tem um sistema BRC com lubrificação...

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Compra de Saab 93 GPL
« Responder #4 em: 12 de Maio de 2021, 15:48 »
Olá, Ricardo.
Isso são boas notícias. Não me lembrava do Sr. Veloso, tão falado aqui no fórum. Pelo excelente feedback que tem, estou quase certo que fará um bom diagnóstico à carrinha.
A questão do aquecimento por falta de lubrificação é uma questão que não se pode descurar. Eu ando há algum tempo para colocar a minha carrinha a GPL, só ainda não o fiz por causa da pandemia. Mas quando for montar o sistema (em princípio será um líquido da VIALLE), nem vou hesitar em colocar o sistema de lubrificação (± 200€), pois o site Borel (pode pesquisar em   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn) também faz referência que este motor 2.3 T 260CV necessita de lubrificação. Mesmo que não fosse preciso, eu colocaria só por segurança, pois sempre dá uma outra garantia e saúde à máquina. De qualquer forma, se o Sr. Veloso verificar que a máquina está em bom estado é de avançar.


Relativamente ao espaço e conforto da carrinha creio que é uma boa aquisição, mas se quiser um nível acima tem aqui uma outra possibilidade, uma carrinha 9-5 também a GPL, de 2006. O modelo é igual ao meu, apenas com a diferença da cilindrada e cvs.
Deixo aqui o link:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

No que toca aos kms da carrinha nem vale apena ir por esse parâmetro, o que importa é como foi mantida e onde foi assistida. Estes carros têm motores muito resistentes e fiáveis. Por mim falo, pois tenho dois. Comprei o cabrio em 2017 e logo a seguir fui buscar a minha carrinha do dia-a-dia. Se pudesse comprava mais… nomeadamente o clássico 900 turbo coupé (1983-1993).

Relativamente à estética da carrinha é sempre discutível. Gostos são gostos e isso vale o que vale. Mas a nível de conforto, segurança e espaço para a família e tralhas, está um nível acima da 9-3.
Antes de comprar a minha procurei a versão de 2001 a 2005, mas não encontrei nada em bom estado. Apareceu esta e fiquei bastante reticente. Quando experimentei não a deixei fugir.
Para mim foi a melhor aquisição que fiz, principalmente no que toca à relação preço/qualidade do produto, é quase imbatível. Como ninguém está interessado em comprar e tem receio do que desconhece, para além dos vários argumentos que os ‘entendidos’ das oficinas arranjam para desvalorizar a SAAB, o seu valor baixou a um nível que é quase inacreditável para a qualidade do produto. Só digo que já comprei 2 SAAB e voltaria a comprar mais (melhor dizendo, quero preservar os SAAB que tenho e espero ter a oportunidade de comprar mais :|@)!

Mas voltando à 9-3 em questão, se após a análise o do Sr. Veloso tudo estiver dentro do que é normal e expectável para os kms e idade da carrinha, na minha perspectiva é de avançar. Importa também verificar o sistema de GPL, e por segurança, se comprar a carrinha, coloque um bom sistema de lubrificação se o que lá estiver não for eficaz.

Votos de tudo a correr pelo melhor!  O0
« Última modificação: 12 de Maio de 2021, 16:00 por LA7 »
  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Compra de Saab 93 GPL
« Responder #5 em: 19 de Maio de 2021, 14:29 »
Viva Ricardo,

Comprar um carro com alguns anos é sempre um risco, se tiver a GPL pode ser ainda um risco maior porque nunca se sabe se o instalador fez bem a montagem ou mesmo se a manutenção do sistema de GPL não foi descurada.

Na zona norte, eu tenho boas referências de um instalador de GPL que já foi mecânico da Saab. Posso facultar o contacto se for do seu interesse.

  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.