SAABsPORTUGAL

Geral => Outras Marcas e Modelos => Tópico iniciado por: queiros em 25 de Fevereiro de 2013, 18:21

Título: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 25 de Fevereiro de 2013, 18:21
Venho apresentar-vos a minha recente aquisição - Volvo S80 T5

Carro estéticamente bem conseguido, com alguns upgrades (é certo), mas vem comprovar que é um mito chamar a este carro um "carro de cotas"  ;D

Achei-o interessante e espero que possam achar o mesmo...
Partilho convosco algumas fotografias tiradas em casa do membro Patrício  O0

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Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 25 de Fevereiro de 2013, 18:54
Você vão me desculpar mas....
ALTA MÁQUINA :P

adoro esse volvo :P
de vez em quando ando em um (gasóleo grrrr) mas mesmo assim é porreiro...

As jantes não gosto... especialmente por estar tão alto...
As de origem são bem mais giras...
isso é jante de honda ou Seat... grrr

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: castelar em 25 de Fevereiro de 2013, 19:31
Parece estar porreiro.
Parabéns O0
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 25 de Fevereiro de 2013, 19:37
Eu vi bem? 285/35 R18 ??? :o :o Aí canhão... :D Gosto de Volvos, claro O:-) Mas sou suspeito a falar nisso ::) E alterações mecânicas, tem algumas?

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 25 de Fevereiro de 2013, 22:09
Eu vi bem? 285/35 R18 ??? :o :o Aí canhão... :D Gosto de Volvos, claro O:-) Mas sou suspeito a falar nisso ::) E alterações mecânicas, tem algumas?

Abraço

Sim, é verdade!
Lá se vai o meu orçamento em pneus  ::)
Agora diga-se que é sem dúvida o melhor carro a curvar que já conduzi  >:D

Alterações o ex-dono não me falou, ainda para mais como é a primeira vez que ando num Volvo destes não tenho base para comparar mas...
Pelo aspeto deixa alguma suspeita no ar  O:-)
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 25 de Fevereiro de 2013, 22:12
compraste um carro sem saberes o que compras? :P
lol

bem... se curva bem... se o rebaixares curvará ainda melhor :P

porque parece um jipe :P

de resto... está de babar :D :D :D :D

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 25 de Fevereiro de 2013, 22:38
compraste um carro sem saberes o que compras? :P
lol

bem... se curva bem... se o rebaixares curvará ainda melhor :P

porque parece um jipe :P

de resto... está de babar :D :D :D :D

Abraço

Na altura da compra não me lembrei mesmo de perguntar por alterações... reconheço o meu lapso  ++P
Sendo que, mesmo que esteja "limpo", de origem já tem cavalos suficientes  :)|

Agora tens toda a razão, e até foi dos meus primeiros comentários... parece mesmo um "todo o terreno"  :)))
Mas, de resto, não me posso queixar  O:-)
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 25 de Fevereiro de 2013, 22:51
De modo algum... esse carro é super completo... é confortável, potente... bem... é dos poucos que aos meus olhos faz frente à um Saab :P

Parabéns pela aquisição :P

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Lfteixeira em 26 de Fevereiro de 2013, 08:32
Belo exemplar.
Tambem gosto muito desses!!!

Mas, a sonhar, para mim era mesmo um S60R ....  >:D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 26 de Fevereiro de 2013, 13:17
O S60R não se compara ao 9000R...  >:D >:D >:D

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: rater em 26 de Fevereiro de 2013, 13:38
Já me sentei nessas poltronas no S80 de um amigo meu, excelente conforto, mas pessoalmente gosto mais do S60 (T5), ou a V40 T4. Mas é um excelente carro e normalmente a um bom preço. Bons Km´s.
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Lfteixeira em 26 de Fevereiro de 2013, 14:41
O S60R não se compara ao 9000R...  >:D >:D >:D

Abraço

Tu és um pica...  :)))
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 26 de Fevereiro de 2013, 21:37
Agradeço a vossa aprovação ::)
Apesar de ter ficado na dúvida aquando da troca pelo meu 9000, depois de experimentar o S80 vi que é realmente um carro excepcional a todos os níveis  ;)


Gostei dessa do 9000R  >:D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 26 de Fevereiro de 2013, 21:44
não existe comparação possível desse carro com um 9000...

obviamente....

esse carro é comparável ao saab 9-5 de 2003 para cima...
nunca a um 9000

obviamente que a nível estético e conforto... o volvo ganharia sempre comparando com um carro com tecnologia com mais 20 anos :)

em suma... estás muito bem servido :D

anda com o carro e vai nos actualizando para ficarmos a conhecer melhor o carro :D

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 26 de Fevereiro de 2013, 22:30
Sim, ninguém tem dúvidas do valor desse carro... É "canhão"... Poderia rivalizar com o meu 9000  >:D >:D

Agora a sério, um amigo vendedor recebeu um de 98 mas com 600.000km  :o :o e aquilo andava muito bem mesmo... Agora esses pneus tão largos não devem favorecer muito a performance... Ficavam melhor mais estreitos pois tornava-se o perfil mais baixo e o carro não ficava tão alto, mas já agora estão no livrete? Cuidado que com um carro assim vistoso, eles "andem aí"... >:(

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: karinuxa em 26 de Fevereiro de 2013, 23:12
Kamuma, fica-te pelo teu Saab que já deu muito que fazer...  :)| :)|

Beijinhos
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 26 de Fevereiro de 2013, 23:19
Claro, até parece que ía entregar o meu amante a alguém...  :P

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 27 de Fevereiro de 2013, 23:43
Pois... isto do pneu não favorece o andamento do "bicho"
Tenho, no livrete, mais uma opção para a jante 18 que é 235/40* 18  ... se calhar vou optar por trocar para esta medida  8)

Tenha ainda homologado 225/50*17, mas isso implicaria comprar jantes novas e de momento o meu orçamento tem prioridade por alimentar os animais da minha quinta, nomeadamente um coelho que lá tenho (se é que me entendem por... "Coelho"  O0 )


Atualizando o Diário de Bordo... Fui hoje com o "canhão" fazer o diagnóstico e tinha erros em todos os módulos ;D
Com um simples "apagão" de erros o carro deixou de atrofiar o trinque da porta de trás (que por vezes ficava preso), passou a dar todas as luzes interiores (afinal não estavam fundidas  :)) ) e até o teto de abrir começou a trabalhar  ;)
Falta só verificar as ligações por baixo dos bancos, pois o sensor do cinto do pendura continua sem funcionar... deverá mesmo ser um problema mecânico...

Já agora, o carro tem 198.000 Kms... será melhor pensar em trocar a distribuição?  ???
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 27 de Fevereiro de 2013, 23:48
Não conheço o carro...
é de corrente ou correia?

se corrente, faz barulho?
Se correia, está gretada ou ressequida?

não fui pesquisar :P

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 28 de Fevereiro de 2013, 22:41
Não conheço o carro...
é de corrente ou correia?

se corrente, faz barulho?
Se correia, está gretada ou ressequida?

não fui pesquisar :P

Abraço

O meu, pelo menos, é de corrente  ;D

Epá, ela barulho não faz mas.....  ::)
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: teco em 01 de Março de 2013, 12:42
Não conheço o carro...
é de corrente ou correia?

se corrente, faz barulho?
Se correia, está gretada ou ressequida?

não fui pesquisar :P

Abraço

O meu, pelo menos, é de corrente  ;D

Epá, ela barulho não faz mas.....  ::)

Se fosse saab dizia que 250 a 300 mil da....

Podes sempre abrir só a de cima e ver a corrente (e aproveitar e ver tubagens para injectores)
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 01 de Março de 2013, 12:53
Abrir por abrir, vale mais "abrir" de vez e fazer tudo... Isto se realmente quiseres ficar com o carro e não for para trocares por outro. Depois ninguém valoriza o que gastaste nele... É a minha opinião, claro... Como disseste que o interesse era mesmo ter um 9-5...

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 01 de Março de 2013, 16:31
Abrir por abrir, vale mais "abrir" de vez e fazer tudo... Isto se realmente quiseres ficar com o carro e não for para trocares por outro. Depois ninguém valoriza o que gastaste nele... É a minha opinião, claro... Como disseste que o interesse era mesmo ter um 9-5...

Abraço

Sim, mas vou ficar com o carro no mínimo um anito, se não lá se soltam as más línguas  ;D 
Acho que deve aguentar... mas é sempre um risco porque não sei os tratos e as manutenções que o "bicho" teve :-\
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 01 de Março de 2013, 20:16
quando o teco referiu abrir... foi abrir a tampa de válvulas para avaliar desgaste.

Mas se não fizer barulho e se usar um bom óleo... é capaz de fazer muito mais de 300.000...

Sei de casos com 600.000...

obviamente... é arriscado.

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: teco em 01 de Março de 2013, 21:31
quando o teco referiu abrir... foi abrir a tampa de válvulas para avaliar desgaste.

Mas se não fizer barulho e se usar um bom óleo... é capaz de fazer muito mais de 300.000...

Sei de casos com 600.000...

obviamente... é arriscado.

Abraço

exactamente, so tampas de valvulas, dá para ver a corrente

e olha que o meu com com 260.000 o veloso disse +30.0000 à vontade mas depois trocar.... daí ter dito 300.000

Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 02 de Março de 2013, 10:57
SIm, normalmente aconselham trocar aos 300.000km... Mas há pessoal que não troca, pois mete na cabeça que as correntes não se trocam... :|@

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 02 de Março de 2013, 22:05
A verdade é que há muita gente por aí a dizer que não se troca, pois "dura uma vida" ...
Digamos que dura realmente uma vida para quem compra carros com cento e poucos mil  e obviamente dificilmente fará 300.000 kms ;D

Agora, eu vou analisar a situação e depois logo vejo por onde optar  ^-^
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: teco em 03 de Março de 2013, 21:37
A verdade é que há muita gente por aí a dizer que não se troca, pois "dura uma vida" ...
Digamos que dura realmente uma vida para quem compra carros com cento e poucos mil  e obviamente dificilmente fará 300.000 kms ;D

Agora, eu vou analisar a situação e depois logo vejo por onde optar  ^-^

que tem comprar com cento e pouco e chegar aos 300.000? espero faze-lo no 9-3 e no 9000

quem tem amor ao dinheiro mas quer um carro seguro compra um bom usado e amortiza-o andando com ele uma décadazita a brincar (mas mantendo-o bem)

no crx andei 9 anos e so foi embora porque recebi viatura de função e ia para fora a seguir (e bem me arrependo)

no 9-3 já vai fazer dez anos nas minhas mãos

o 9000 é recem chegado mas quero que seja o início de uma longa amizade
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: 26fatboy em 06 de Março de 2013, 00:15
Parabéns pela maquina. Tenho de confessar que sempre gostei muito dos Volvos. Na altura estive para fazer negocio com um S60 D5 isto na Auto Sueco! Gostei muito do interior e nota se perfeitamente que é sueco! Tens é uma "pata" que só te consome combustivel!! 235 chega!! já para nao falar nas multas!!

Abrax e boa sorte com o sueco!
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 07 de Março de 2013, 18:40
A verdade é que há muita gente por aí a dizer que não se troca, pois "dura uma vida" ...
Digamos que dura realmente uma vida para quem compra carros com cento e poucos mil  e obviamente dificilmente fará 300.000 kms ;D

Agora, eu vou analisar a situação e depois logo vejo por onde optar  ^-^

que tem comprar com cento e pouco e chegar aos 300.000? espero faze-lo no 9-3 e no 9000

quem tem amor ao dinheiro mas quer um carro seguro compra um bom usado e amortiza-o andando com ele uma décadazita a brincar (mas mantendo-o bem)

no crx andei 9 anos e so foi embora porque recebi viatura de função e ia para fora a seguir (e bem me arrependo)

no 9-3 já vai fazer dez anos nas minhas mãos

o 9000 é recem chegado mas quero que seja o início de uma longa amizade

Sim, mas isto somos nós... os amantes de carros...
A maioria não olha o automóvel como deve olhar...

Sabes bem a quem me refiro... falo dos comuns utilizadores que compram um carro só porque tem aspeto de CARRO e nem se preocupam com o real valor do automóvel,
Falo da malta que diz que 200.000 Kms é carro para a sucata,
Falo, no fundo, da comunidade que usa o carro unicamente como meio de transporte e não como fonte de prazer,
Falo do pessoal do chavão "olha para a minha máquina", quando aquilo não vale **Asneira** nenhuma  ;D

Enfim, eu também adquiri o meu 9000 com 270.000 Kms e comprei-o sem medos (garanti, no entanto, que foi bem tratado a nível mecânico... já a nível eletrónico não tive grande sorte  :o ).
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 07 de Março de 2013, 18:42
Parabéns pela maquina. Tenho de confessar que sempre gostei muito dos Volvos. Na altura estive para fazer negocio com um S60 D5 isto na Auto Sueco! Gostei muito do interior e nota se perfeitamente que é sueco! Tens é uma "pata" que só te consome combustivel!! 235 chega!! já para nao falar nas multas!!

Abrax e boa sorte com o sueco!

Nesta altura está a gastar mais um litro que o Saab  ;D
Mas vou mudar para 235 assim que arranjar uns pneus bons a um preço aceitável (na Norauto queriam-me + de 800€ por pneus e montagem  :>S )
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 09 de Março de 2013, 15:45
Eu de 2 em 2 anos gasto 600€ por pneus, montagem, para equilibrarem e alinhamento :P

goodyear F1 Assymetric 235/40/17

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 14 de Março de 2013, 23:41
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Bem, o meu carro sofreu esta semana a praxe  >:(

Um desgraçado decidiu fazer marcha-atrás sem olhar para quem estava ao lado e deu nisto!
Ok, tudo certo, o seguro paga!  mas... o tempo que estamos sem o nosso carro (o NOSSO), o tempo que perdemos com idas à oficina e burocracias e o combustível gasto esse ninguém o paga!

Enfim, há que aguentar  :||
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: SMAP em 15 de Março de 2013, 08:33
as melhoras do VOLVO
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 15 de Março de 2013, 10:33
Endireita-o que ele merece :) Aproveita que vai para a oficina e vê se o baixas ;)

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 15 de Março de 2013, 15:58
Curioso... ia-me acontecer isso hoje também...

Agarrei-me à buzina e a desgraçada parou a 1 cm da chapa do meu...
bem... safei-me :)

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 15 de Março de 2013, 23:03
Eu bem que apitei, mas o gajo fez orelhas moucas e andou na mesma  :|@

Bem, está feita a peritagem. Agora diz que dentro de 24h virá a ordem para proceder à reparação.
Lá para 3ª feira deve começar a ser curado  ;)
Que seja rápido porque já tenho saudades da maquina :)|
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 29 de Março de 2013, 22:53
Bem, o carro está como novo!

Está na hora de lhe meter uns pneus decentes na máquina  ;D
Como estamos em época de contenção vejam lá estes achados:

http://bragacity.olx.pt/pneu-235-40r18-semi-novo-pirelli-iid-436528021 (http://bragacity.olx.pt/pneu-235-40r18-semi-novo-pirelli-iid-436528021)
http://coimbracity.olx.pt/2-dunlop-sp-sport-maxx-gt-235-40-zr18-iid-436236404 (http://coimbracity.olx.pt/2-dunlop-sp-sport-maxx-gt-235-40-zr18-iid-436236404)

Aprovam a compra?  8))
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 29 de Março de 2013, 23:09
Eu sou extremista quanto a usarmos pneus usados / semi-novos...
não só a data dos mesmos é importante, como o estado como foram tratados (parados em cima de passeios, traçados, etc)

Sim, todos vão izer que inspecionaram e estão a 300%... mas dizem todos... mas continuamos a saber de histórias de pneus usados r rebentarem...

Pneus... é o que nos liga ao chão...
não há dinheiro para novos...
porque colocar a nossa vida e a de terceiros em risco?

Até hoje ainda não experimentei melhores pneus que estes:

Pneu City - Goodyear F1 Assymetrico 235/40/18 (http://www.pneucity.com/cgi-bin/rshop.pl?details=Ordern&cart_id=12823633.134.6777&AB_Test=&typ=D-116083&ranzahl=4&Breite=235&Herst=Goodyear&Quer=40&Felge=18&weiter=0&kategorie=6&Ang_pro_Seite=20&Transport=P&dsco=134&sowigan=So)

Claro... custa 4 vezes mais... claro :P

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 31 de Março de 2013, 00:28
Realmente pneus novos é sempre uma segurança 
Se calhar vou esperar que o orçamento aumente e compro com mais segurança ::)


O ideal é ir ver o que anda aqui a fazer barulho.
Se guinar para a esquerda com "força" há algo que bate por baixo. Para a direita nada acontece.
É isso e a direção a ficar cada vez mais pesada... com o carro parado se mexer no volante até parece que vai partir tudo, só barulho  :o

Isto não anda famoso  :-[
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 04 de Abril de 2013, 11:35
algum casquilho da suspensão que foi à vida... :D

é levantar o carro e verificar todos :D

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Aero74 em 15 de Abril de 2013, 13:32
Grande máquina  O0

Já passaram 2 S80 D5 (1.a e 2.a versão) pela família, assim como 2 S60 D5. Acho que é um carro, talo como os Saab em que temos que ponderar muito bem as alterações estéticas que vamos fazer.

A meu ver o S80 tem um porte quase aristocrático. Não merecia essas jantes nem esses tubos de escape todos na traseira...

Obviamente, gostos são gostos e não quero com isso ofender-te.

Que este T5 continue a dar-te grande alegrias.

Abraço.
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 16 de Abril de 2013, 23:20
Grande máquina  O0

Já passaram 2 S80 D5 (1.a e 2.a versão) pela família, assim como 2 S60 D5. Acho que é um carro, talo como os SAAB em que temos que ponderar muito bem as alterações estéticas que vamos fazer.

A meu ver o S80 tem um porte quase aristocrático. Não merecia essas jantes nem esses tubos de escape todos na traseira...

Obviamente, gostos são gostos e não quero com isso ofender-te.

Que este T5 continue a dar-te grande alegrias.

Abraço.

Agradeço a opinião e até te digo que antes de ficar com o carro pensei o mesmo.
Aquelas alterações, num carro que por si só se apresenta com uma irreverência tal que só nos faz pensar (caso não víssemos o ano na matrícula) que é uma viatura de 2005 à vontade. Era efetivamente um carro com linhas muito futuristas.

O que se sucedeu, após o adquirir, foi bem diferente do que imaginava. As jantes encaixam melhor (ao vivo) que o que qualquer fotografia transmite e os escapes dão-lhe uma "vida" diferente. Embora não dê a entender o carro foi pintado numa tonalidade mais moderna (chamemos-lhe assim) e quando este carro passa não parece, de todo, o mesmo. Poderá pegar num carro da mesma gama, do mesmo ano e colocar ao lado deste e... incrivelmente não tem semelhança alguma.

Ao vivo é ainda mais espantoso.
Este carro só peca por parecer que tem 75cv antes de chegamos às 3000 rotações. De resto, é avião  >:D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 16 de Abril de 2013, 23:26
Descobri que tenho o rolamento dianteiro esquerdo "pifado"
Este já era.

Do mesmo lado, a jante de trás, estava ligeiramente empenada  :o
Já lhe dei um jeito e ficou bem melhor.

O ex-dono da máquina, com certeza, não gostava dela  ++P
Por mais adornos estéticos que lhe tenha colocado os bons tratos não foram os melhores  :|@

Quanto aos pneus... estive a analisar e tenho uns Continental SportContact (não sei bem se é Sport, mas é da gama contact) a um preço promocional (não querendo revelar valores, porque é preço de amigo  ;D )
Recomendam?  ^-^
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 16 de Abril de 2013, 23:29
Sim... É muito bom pneu, mas gasta-se depressa. Agora para o Verão não sei se os punha ou guardava para o Inverno ;)

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Lfteixeira em 17 de Abril de 2013, 08:15
Este carro só peca por parecer que tem 75cv antes de chegamos às 3000 rotações. De resto, é avião  >:D

Humm, deves ter algum problema.
Esse motor "arranca" bem mais cedo!
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 18 de Abril de 2013, 21:39
Este carro só peca por parecer que tem 75cv antes de chegamos às 3000 rotações. De resto, é avião  >:D

Humm, deves ter algum problema.
Esse motor "arranca" bem mais cedo!

Segundo o que me disseram é normal, mas não sei.
Tenho lido até aí em fóruns "volvistas" e dizem que o carro é mesmo decepcionante até às 3000rpm

Não sei...  :|@
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 18 de Abril de 2013, 21:41
Sim... É muito bom pneu, mas gasta-se depressa. Agora para o Verão não sei se os punha ou guardava para o Inverno ;)

Abraço

Bem, se é bom pneu eu vou por...
Tem mesmo de ser, é isso ou sujeitar-me à multa  ???
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 18 de Abril de 2013, 23:34
Sabes que turbo equipa esse motor?
Deve de ser grande para arrancar tão tarde :|

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 18 de Abril de 2013, 23:46
Penso ser um TD04HL-13T mas não posso precisar.
Queiros, sabes?

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 18 de Abril de 2013, 23:49
13T?
com compressora ainda mais pequena do que os Saab´s e... com um turbo tão eficiente?
esse turbo deveria levantar as 1500 rpms :P

Não deve de ser tão pequeno...

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 18 de Abril de 2013, 23:51
É 5 cilindros com 20 valvulas... O motor é mais "pastelão"...

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 19 de Abril de 2013, 10:33
Aparentemente o Turbo dos C70 e dos S70 (ambos com a mesma motorização B5204T3) apresentam 226cv e vêm equipados com o turbo TD04HL-16T7

A verdade é que, para mim, um motor com 5 cilindros é que se torna pastelão e faz com que o carro, até à entrada do Turbo, seja lento. Não me posso queixar, afinal tenho um motor "coxo"  ;D  o 5º cilindro fará sempre uma "falsa combustão" na minha opinião ...

Aliás, se me deixarem deixo-vos o link de um forum da concorrência  ;D
É apenas um exemplo de conversações do género...  mas há muitas outras que já tive oportunidade de ler.

http://www.forumvolvo.com/forum/viewtopic.php?f=48&t=13161 (http://www.forumvolvo.com/forum/viewtopic.php?f=48&t=13161)

É mesmo "defeito" do carro  ++P
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Lfteixeira em 19 de Abril de 2013, 10:52
Esclarece-me uma duvida, isso é um 2.0 ou 2.5 ?

Honestamente no S80 só conhecia o T6, na página da wiki sobre o S80, tambem só aparece o T6 e algumas variantes do 2.0.
Confirma isso, sff. Tanto no motor como no livrete.
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: SMAP em 19 de Abril de 2013, 10:53
Aparentemente o Turbo dos C70 e dos S70 (ambos com a mesma motorização B5204T3) apresentam 226cv e vêm equipados com o turbo TD04HL-16T7


Esse turbo tem uma turbina ligeiramente que o TD04HL-15T que equipa os 9000 ou mesmo os 9-3/9-5, mas o que faz a grande diferença é a porta do escape (onde o colector que sai da cabeça liga ao turbo).

Nos 9000 os TD04HL-15T tem uma porta #6, os 9-3/9-5 tem um porta de #5, o teu tem uma porta de #7. Quanto maior a porta mais tempo demora a criar pressao para fazer rodar a turbina do turbo. Mas quanto maior a porta mais pressao aguenta o turbo em altas rotações e por consequeinte maior possibilidade de cavalos.

No entanto 3000 rpm é mesmo tarde, o TD04HL-15T no motor 2.0 dos 9000 as 2100 ja esta a rodar

A verdade é que, para mim, um motor com 5 cilindros é que se torna pastelão e faz com que o carro, até à entrada do Turbo, seja lento. Não me posso queixar, afinal tenho um motor "coxo"  ;D  o 5º cilindro fará sempre uma "falsa combustão" na minha opinião ...


Isso não é verdade, embora parece que o motor é descompensado por causa do 5 cilindro, na verdade tem um trabalhar mais equilibrado que os motores de 4 cilindros e nem tem necessidade de usar veios de equilibrio.

Exprimenta ouvir o trabalhar de um motor 6 cilindros em linha, de um 5 cilindros em linha e de um 4 cilindros em linha. Vais chegar a conclusão que os motores de 6 e 5 cilindros são muito mais suaves a trabalhar e vibram muito menos.

Tens imensos exemplos de motores 5 cilindros com turbo que nao sao pachorrentos, o melhor exemplo sao os motores do Audi quattro em que o expoente maximo foi usado no Sport Quattro S1 E2 http://en.wikipedia.org/wiki/Audi_Quattro#Sport_Quattro_S1_E2 (http://en.wikipedia.org/wiki/Audi_Quattro#Sport_Quattro_S1_E2) em que os motores chegavam a ter 500 CV
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: jmcatroia em 27 de Abril de 2013, 00:07
Sérgio, como sempre, és um sábio.
Tenho de concordar com o que acima descreves, e bem!!
Já tive um 2.5 20v mas atmosférico, como sabem. Era uma loucura de aceleração, a partir das 2500 rpm e tenho video a comprovar! Rsrsrsrsrs..
O T5 é um 2,3 20v, ou seja, B5204T3, o meu era um B5205E.
O turbo de origem é o descrito acima pelo Sérgio e o do modelo R é um 18T, o que dá mais 25cv, se não estou em erro...
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: jmcatroia em 27 de Abril de 2013, 00:09
Só posso dizer...
Ai ai ai...
Quero um para mim!!!!!
O T6 também não me importava!!!....
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 27 de Abril de 2013, 12:00
Esclarece-me uma duvida, isso é um 2.0 ou 2.5 ?

Honestamente no S80 só conhecia o T6, na página da wiki sobre o S80, tambem só aparece o T6 e algumas variantes do 2.0.
Confirma isso, sff. Tanto no motor como no livrete.

O meu é um 2000cc

Já fiz o teste e o meu carro, provavelmente estará modificado (basta olhar para ele), e anda tanto ou mais que o T6.
Garanto!

Como alguém falou em vídeo, hei-de arranjar um para mostrar a capacidade de aceleração do bicho  >:D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 27 de Abril de 2013, 16:27
hum...

está modificado?

o turbo é o aqui referido?

se é... estará hibridação?

é que não seria suposto um turbo "tão pequeno" levantar tão tarde...

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 27 de Abril de 2013, 18:03
hum...

está modificado?

o turbo é o aqui referido?

se é... estará hibridação?

é que não seria suposto um turbo "tão pequeno" levantar tão tarde...

Abraço

Esta tardia no disparo deixa alguma suspeita no ar...
O turbo está localizado numa zona onde é difícil espreitar para ver, mas eu hei-de dar aqui uma volta nisto para tirar as teimas...

Eu acho que o carro, quando dispara, tem potência "a mais"... se é que me entendem  ;D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 27 de Abril de 2013, 18:13
o meu Fosco estava a debitar 304 cv... mas também só as 3.000...

Até lá era "rápido"... depois disso era SUPER rápido :P

eu costumava andar com um papel e colocava-o no tablier quando ia dar uma volta com alguém no carro...

depois dizia à pessoa... "chega-me esse papel"... e acelerava quando a pessoa esticava a mão...

o facto é que a fazer uma figura de urso tremenda... a pessoa ficava com o braço esticado, colada ao banco sem conseguir agarrar o papel :P

que gozo :P

que saudade :P

he he he

mas... lá está... o meu turbo estava hibridado :)
por isso entrava mais tarde e com mais força...

só era chato porque se eu queria um arranque mais rápido... tinha que reduzir...
mas que gozo dava quando enchia os pulmões :D :D :D

Deve de se passar o mesmo com o teu :)

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 27 de Abril de 2013, 23:05
o meu Fosco estava a debitar 304 cv... mas também só as 3.000...

Até lá era "rápido"... depois disso era SUPER rápido :P

eu costumava andar com um papel e colocava-o no tablier quando ia dar uma volta com alguém no carro...

depois dizia à pessoa... "chega-me esse papel"... e acelerava quando a pessoa esticava a mão...

o facto é que a fazer uma figura de urso tremenda... a pessoa ficava com o braço esticado, colada ao banco sem conseguir agarrar o papel :P

que gozo :P

que saudade :P

he he he

mas... lá está... o meu turbo estava hibridado :)
por isso entrava mais tarde e com mais força...

só era chato porque se eu queria um arranque mais rápido... tinha que reduzir...
mas que gozo dava quando enchia os pulmões :D :D :D

Deve de se passar o mesmo com o teu :)

Abraço

É exatamente isso, devo estar numa situação semelhante...
Efetivamente torna-se chato apanhar uma subida e sentir o carro a perder a "garra", mas o certo é que reduzindo... valha-nos deus  :D

Ps:  Vou experimentar fazer essa cena da folha de papel com o pessoal .. que moca  ;D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 20 de Maio de 2013, 23:52
Vai um homem descansado quando um sr. dr. fulano tal decide que no seu Audi A8 TDI de 2007 pode ultrapassar-me...
Até aí tudo bem  :o

O problema é que durante a ultrapassagem o tal senhor doutor tinha um carro na sua frente e decidiu - porque já não tinha tempo de travar - entrar na minha faixa (da direita) entre a minha viatura e a que circulava à minha frente.  Sem espaço para tar forçou-me a uma manobra forçada que me levou a embater no passeio para não desfazer a lateral do carro...

O resultado está à vista:
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Se é verdade que podia ter batido e, apesar de mais estragos, os mesmos eram pagos pelo seguro é também verdade que podia ser acusado de não facilitar uma ultrapassagem. A verdade é que para facilitar a ultrapassagem acabei por me prejudicar... Enfim  :-\
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 21 de Maio de 2013, 00:08
Era... F@d3-L@$ >:D >:D >:D

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Lfteixeira em 21 de Maio de 2013, 08:37
Se foi só isso, não está mau.

O pneu está bom? A direcção alinhada?
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 21 de Maio de 2013, 10:15
já me aconteceu uma situação parecida no passado...
e aprendi a lição... é para bater.... bate-se...
Na altura dei cabo da suspensão, pneu, jante, braço... tudo... e foi tudo à minha conta, por causa da asneira de outro que se pôs logo a andar...

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: rater em 27 de Maio de 2013, 22:00
já me aconteceu uma situação parecida no passado...
e aprendi a lição... é para bater.... bate-se...
Na altura dei cabo da suspensão, pneu, jante, braço... tudo... e foi tudo à minha conta, por causa da asneira de outro que se pôs logo a andar...

Abraço

X2 TesZero
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 28 de Maio de 2013, 21:59
E novidades queirós?

Já colocaste a arranjar e deram-te um saab do seguro? :P :P :P

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 04 de Junho de 2013, 23:10
Bem, aparentemente apenas lasquei a jante e o pneu... não tenho notado nada de anormal (felizmente) a não ser a direção desalinha, embora isso já o estivesse há algum tempo (embora um pouco menos). Eu próprio não a quis alinhar antes de substituir o rolamento esquerdo que já foi à vida (quem já andou não tem para andar  ;) )

Infelizmente o "bicho" não tem descanso e o teve mesmo de parar por instantes, porque no domingo ia eu descansado quando me começou aos "rateres" e a tremer e a perder potência...
Aparentemente, até pelo cheiro a gasolina queimada, foi alguma vela à vida... vou inspecionar agora com mais tempo  O0
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 25 de Junho de 2013, 18:45
Bem, este fim-de-semana foi dedicado à manutenção  ;D

O carro tem a "almofada" lateral descolada da parte de cima, como se vê pela foto:
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O objetivo era arranjar, mas aquilo já foi colado anteriormente porque lhe partilham o encaixe de plástico que aquilo tinha.
Agora só mesmo colando de novo, mas é provisório porque vai tornar a cair.

Tenho de pensar numa alternativa mais duradoura  :))
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: castelar em 25 de Junho de 2013, 20:22
Deve ter uma mola que se partiu, só mesmo com cola ou tentar arranjar uma mola ou qualquer outro sistema adaptado. Mas isto é falar para não estar calado pois não conheço o sistema que faz o encaixe e ou fixação.
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: fp9000 em 27 de Junho de 2013, 06:30
Boas!
Permite-me uma opinião muito pessoal. Esse makinão merecia um ar mais "classy"!
Experimenta baixá-lo primeiro. As jantes até parece que ficam maiores! No me 9000 coloquei-lhe jantes 17 antes de o baixar e estava horrivel! 4 cm mais baixo e mudou completamente o aspecto das jantes.
No entanto, se fosse meu, depois de baixar, o mínimo que eu fazia era pintar as jantes de prateado com o rebordo a aluminio polido! Mas como gostas do carro mais "race" has-de gostar. Essas 4 ponteiras é que não sei se há maneira de casarem com o conceito geral do carro!

Mas lá está. É opinião pessoal.
Já agora, consegues encaixar uns pneus 235 numa jante que tem um pneu 285?

Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: fp9000 em 27 de Junho de 2013, 06:55
Revi as fotos e parece-me que deverás ter cuidado com o offset das jantes se baixares o carro para não raspar na cava da roda (a não ser que tenha espaçador). O que pode acontecer é que, trocando as jantes não precises de baixar o carro porque ele não é assim tão alto. Deixo-te duas fotos que ilustram isso. Creio que as alturas destes estão de origem. A primeira mostra mais ou menos o que eu chamo de "classy"! A segunda é uma colagem simples e eficaz ás versões R.

http://www.garaget.org/?car=18412&image=252283 (http://www.garaget.org/?car=18412&image=252283)
http://www.garaget.org/?car=141097&image=1494181 (http://www.garaget.org/?car=141097&image=1494181)

Caso tenhas oportunidade, experimenta colocar uma jante com furação igual mas mais estreita (7.5). A roda entra mais na cava e a sombra da cava no pneu dá a sensação que o carro é mais baixo. Caso eu esteja a ser chato é só dizeres "tá calado que o carro não é teu!"  ;D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 29 de Junho de 2013, 00:46
Revi as fotos e parece-me que deverás ter cuidado com o offset das jantes se baixares o carro para não raspar na cava da roda (a não ser que tenha espaçador). O que pode acontecer é que, trocando as jantes não precises de baixar o carro porque ele não é assim tão alto. Deixo-te duas fotos que ilustram isso. Creio que as alturas destes estão de origem. A primeira mostra mais ou menos o que eu chamo de "classy"! A segunda é uma colagem simples e eficaz ás versões R.

[url]http://www.garaget.org/?car=18412&image=252283[/url] ([url]http://www.garaget.org/?car=18412&image=252283[/url])
[url]http://www.garaget.org/?car=141097&image=1494181[/url] ([url]http://www.garaget.org/?car=141097&image=1494181[/url])

Caso tenhas oportunidade, experimenta colocar uma jante com furação igual mas mais estreita (7.5). A roda entra mais na cava e a sombra da cava no pneu dá a sensação que o carro é mais baixo. Caso eu esteja a ser chato é só dizeres "tá calado que o carro não é teu!"  ;D


Está à vontade .. eu gosto sempre de ouvir várias opiniões, pois por vezes dizem-nos coisas para as quais nem estávamos elucidados  O0

Quanto ao rebaixamento, o carro já tem suspensão desportiva e desde que lhe troquei os pneus (de 285 para 235) ele voltou à altura "normal".
Aliás, se não tiver cuidado há passeios onde os escapes tocam.. por isso já imaginas o baixo que ele está agora  ;D
mais baixo que o volvo só o meu ex- 9000 ...

Sim, as jantes são apropriadas para o pneu 235.. aliás, para o 285 eram até "pequenas" demais...

Eu já pensei em trocar as jantes, mas para esta furação os preços são EXTREMAMENTE elevados  :o
Vou deixar ficar assim, porque foram jantes feitas "por medida" e estão mesmo bem construídas. Foram feitas e não encontras outras iguais  8)

Tenho é que as polir em breve, mas para já tenho outras prioridades... tal como dar uma ajeitadela ao que está debaixo do capot  >:D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 29 de Junho de 2013, 00:52
Tive a ver vídeos que me abriram horizontes para uma nova questão ... o Launch Control

Vi vários Volvo a deixar "raters" no ar em "ponto morto" e a "bloquear" ás 4500 rpm...
Depois pus-me a pensar que o meu Volvo faz exatamente isso... se acelerar a fundo ele "encrava" as 4500rpm e solta "raters" para a atmosfera  ;D  será que tenho essa treta do Launch Control?
Alguém sabe como é que isso funciona?  ++P

Fica aqui um video a título de exemplo:
www.youtube.com/watch?v=SVLNoEORiOA (http://www.youtube.com/watch?v=SVLNoEORiOA#)
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 22 de Julho de 2013, 18:05
Numa das minhas pesquisas pelos famosos sites de usados encontrei este anúncio:
http://setubalcity.olx.pt/chip-de-potencia-para-carros-a-gasolina-iid-406318103 (http://setubalcity.olx.pt/chip-de-potencia-para-carros-a-gasolina-iid-406318103)

Fiquei espantado, porque nunca tinha ouvido falar em tais chips de potência..

Afinal isto é MITO ou VERDADE?
 ???
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: jmcatroia em 22 de Julho de 2013, 18:23
A mim dá-me a sensação de ser um dos sensores MAF, que é desligado e é ligado em vez dele um outro sensor que deve dar uma informação constante que faz com que a centralina injecte mais gasolina, ou coisa do género...
Normalmente um chip de potência trata-se de uma EPROM reprogramada... Mas é a minha humilde opinião.
A mim "cheira-me" a enganar a centralina do carro. Quando se faz isso corre-se o risco de estragar alguma coisa...
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 22 de Julho de 2013, 19:07
Experimentei uma vez uma coisa dessas na Peugeot 307SW que tive e... Nem no ralenti se segurava. Isso é apenas uma resistencia que custa 20 cêntimos que está dentro dessa caixinha. Não vale nada, acredita. Não trás vantagem nenhuma, pelo contrário, só danificas o carro.
Se queres mexer nisso, o melhor é começares por ver se mudas os valores directamente na ECU. Mas antes, rectificares esse motor todo. Turbo... Injectores com mais débito (não sei o que isso trás). Linha de escape sem restrições...Etc,etc,etc...
Não vás por atalhos que milagres não existem... Se funcionasse, achas que alguém andava a reprogramar carros? Era tudo com isso ;)

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: SMAP em 22 de Julho de 2013, 19:14
Numa das minhas pesquisas pelos famosos sites de usados encontrei este anúncio:
[url]http://setubalcity.olx.pt/chip-de-potencia-para-carros-a-gasolina-iid-406318103[/url] ([url]http://setubalcity.olx.pt/chip-de-potencia-para-carros-a-gasolina-iid-406318103[/url])

Fiquei espantado, porque nunca tinha ouvido falar em tais chips de potência..

Afinal isto é MITO ou VERDADE?
 ???


É Verdade, é boa forma de dares cabo do motor e das mais rapidas ...

O que isso faz é mandar a informação errada sobre a massa de ar para o motor. Nos SAAB com Trionic 5 que não usam sensor de massa de ar, mas sim sensor de pressao faziam de forma diferente como podes ver nno link em baixo

https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=676.msg9116#msg9116 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=676.msg9116#msg9116)
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: jmcatroia em 22 de Julho de 2013, 19:16
Parece que não me enganei...  O0 O0 O0
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 22 de Julho de 2013, 22:30
Bem me queria parecer que isso era uma treta do catano  ;D

Eu só estava a perguntar, porque realmente achava estranho a existência de algo tão milagroso e tão barato ...
Cheirou-me a esturro, mas ...  :|@

Por acaso eu até estou a pensar em fazer uma repro, mas ainda não sei a quem recorrer  ;D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 22 de Julho de 2013, 22:36
Sim, normalmente um "chip" ou uma "box" não passa de uma resistência colocada nos medidores de pressão, maf ou de oxigénio do carro...
Essa resistência vai criar, tal como o nome indica... "resistência" à comunicação do sensor com a centralina alterando os valores da comunicação...

A centralina ao pensar que está a entrar menos ar no motor, torna a mistura mais pobre, produzindo mais potencia...
Ou seja, tornando a quantidade de ar admitida para queimar o mais certo possível à quantidade de combustível...
O problema da mistura menos rica é que causa detonação...
Detonação parte-te o motor em dois...
Por essa razão o afr (air fuel ratio -> relação de ar e combustível ) apontada como certa é de 14,7 partes de ar para 1 de combustível, representada por 14.7:1.
Em alguns casos, altas rotações ou altas pressões de turbo é costume se baixar para valores perto de 12 ou mesmo 11 de afr tornando a mesma mais rica e consequentemente mais segura e menos quente...

A única maneira de aumentares potência em um carro turbo é aumentares a sua pressão e compensares com combustível e saída de gases....

Outro qualquer atalho vai fazer com que danifiques o motor...

Não é a melhor explicação para o que debatemos aqui, mas podes ler se quiseres sobre este tema no wikipédia.
um dia destes faço um topico em português:
Wikipédia - AFR (https://en.wikipedia.org/wiki/Air%E2%80%93fuel_ratio)

"If exactly enough air is provided to completely burn all of the fuel, the ratio is known as the stoichiometric mixture... A stoichiometric mixture unfortunately burns very hot and can damage engine components if the engine is placed under high load at this fuel–air mixture. Due to the high temperatures at this mixture, detonation of the fuel-air mix shortly after maximum cylinder pressure is possible under high load (referred to as knocking or pinging). Detonation can cause serious engine damage as the uncontrolled burning of the fuel air mix can create very high pressures in the cylinder. As a consequence, stoichiometric mixtures are only used under light load conditions. For acceleration and high load conditions, a richer mixture (lower air-fuel ratio) is used to produce cooler combustion products and thereby prevent detonation and overheating of the cylinder head."

Portanto... evita isso...
Se queres mais cavalagem...
reprograma bem a tua centralina aumentando a pressão do turbo e compensando a mesma com gasolina...

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Aero74 em 22 de Julho de 2013, 23:33
Se pesquisarmos, a net está cheia de exemplos de como acaba essa opção milagrosa  :)))
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 05 de Setembro de 2013, 15:59
Bem, já há muito que não atualizava o estado do Volvo..

O carro tem rolado às 1000 maravilhas, felizmente. Esta época de férias tem viajado um pouco e foi agora que aproveitei para fazer o teste às gasolinas. Apesar de a gota da gasolina 98 estar cara, decidi experimenta-la neste este período de férias e de longas viagens. Sinceramente fiquei espantado. A média chegou a baixar meio litro. É incrível a diferença de consumo. Se usar gasolina 98 o ponteiro mexe-se muito menos (principalmente se acelerar a fundo).

Os primeiros dias é que foi... o carro começava-me a soluçar.. seria mistura de gasolinas?  :>S
Enfim, mas agora está ultrapassado!

Vou equipa-lo agora com uns sensores de estacionamento (à cor) para ficar o menos foleiro possível  ;D  Realmente o carro tem péssima visibilidade em manobras, já por isso é que os encostos de cabeça traseiros são rebatíeis, mas mesmo assim é o valha-me Deus  ::)


Há apenas uma falha que o carro tem, de vez em quando, que é quando mal ligo a ignição ele fica incerto e vai abaixo (principalmente se estiver a subir ou a descer). Também acontece em piso plano, mas com menos frequência. Já ouvi dizer que é um problema crónico da Volvo desta geração, mas não tenho visto por aí muitas soluções ao problema. Vá-se lá perceber isto  ++P

Finalmente estou empenhado em fazer a Repro, mas tenho medo de que se colocar, mais tarde, o carro a GPL venha a ter problemas por causa disso  :-\

Isto é que vai aqui uma embrulhada...  ;D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 06 de Setembro de 2013, 16:45
Quando ligas o carro e ele vai a baixo pode ser duas coisas:
- alguma fuga no sistema de admissão, mas deveria de acontecer sempre.
- problema nos vedantes do combustivel.

Se a válvula anti-retorno da gasolina estiver com problemas, mal ligas a chave não tens gasolina nos injectores...
logo, vai-se a baixo...
Fica incerto até a bomba conseguir manter a pressão nas tubagens...

certamente será o caso.

Ao fazeres a reprogramação o certo é teres que fazer nova afinação no gpl.

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 25 de Setembro de 2013, 23:26
Ia eu começar a tratar de analisar a válvula anti-retorno, conforme a sugestão dada para o problema do "desmaio súbito" da viatura, quando me surge algo bem mais estranho.

Durante uma viagem, todo o painel (incluindo o rádio) perderam a luminosidade. Tudo ficou a emitir uma luz fraquinha tornando os dígitos quase invisíveis. Como se tal não bastasse os médios do carro começaram a acender-se sozinhos mal ligue o carro, apesar de estarem desligados no controlo.
Conclusão, o carro atrofiou de vez.

O Saab era porque não tinha luz... neste não querem ir embora...  :o

Estive para aqui a ver e não vejo solução plausível para o sucedido. Certamente vai dar que fazer...  ???
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 25 de Setembro de 2013, 23:39
pode ser algo tão simples como um curto-circuito algures...
uma ponte electrica...

o problema vai ser descobrir onde...

Como anda a voltagem da tua bateria?
o teu alternador está bom?

os 9-3ss quando ficam sem bateria passam-se mais ao menos assim... ficam com os ponteiros malucos aos saltos e luzes a piscar... lol

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 26 de Setembro de 2013, 01:14
Eu apontava para bateria. Arranja uma e experimenta, nao perdes nada ;)

Abraco
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 26 de Setembro de 2013, 12:47
não sei se o teu computador de bordo consegues ver a voltagem da bateria...
Se sim vê se anda perto dos 14 volts com o carro a trabalhar...

Se não conseguires ver no computador de bordo usa um multímetro, podes ter a bateria boa e o alternador nas couves...

Foi o que aconteceu com o 9-3ss que referi em cima.

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 28 de Setembro de 2013, 00:36
Bem, o problema parece um pouco mais grave... Aparentemente está tudo normal, inclusive a bateria. Até já foi ligado ao PC e nem sinal de erros.
Nem o programa informático foi capaz de desligar as malditas luzes.

Andou-se, por isso, a fazer alguns testes e o carro ameaçou seriamente a ocorrência de um problema maior...
A viatura entrou em curto-circuito chegando a dar fortes estoiros... isto remete-me para um cuidado extremo dado o risco de incêndio. Com isto não se brinca!

O que é certo é que existe uma avaria no sistema elétrico, mas ao contrário do 9000 (que cortava a corrente e desligava os faróis) a Volvo liga-os constantemente. Perguntei a um entendido que me disse que a Volvo atua sempre dessa forma porque assim, pelo menos, o utilizador da viatura nunca fica desamparado sem luzes e, como tal, impedido de circular. Faz Sentido  :>S

Conclusão: Aponto, agora, para o controlo do habitáculo. Estou à espera que venha um para testar e confirmar se é o "simples botão" que está em curto. Veremos  :|@

Aproveito para partilhar a recente montagem dos sensores de estacionamento:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Em breve serão para pintar à cor  ^-^

 => PS: Quero comunicar a minha grande satisfação pela fantástica notícia que dá de novo a todos os amantes do Mundo SAAB motivos para sorrir ... Para os agoirentos quero apenas dizer:   ...   a SAAB não morreu !!!
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 28 de Setembro de 2013, 00:44
Obrigado Queiros O0
 ^-^

Abraco
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 28 de Setembro de 2013, 12:42
que resolvas esse teu problema eléctrico rápido para desfrutares dessa maquina em pleno...

Depois diz-nos qual era o problema.

Grande Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 03 de Outubro de 2013, 19:12
Pessoal, começo a desesperar...
Ao que tudo indica o problema é do comutador, mas não encontro nenhum a não ser na Volvo.
Pediram-me 500€ pela peça na origem, sem contar com os IVA´s e outros gastos.

Procurei aqui na zona e arredores e nem sinal de um comutador disponível em 2ª mão.

Começa a ficar complicado resolver o problema  :-\
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 03 de Outubro de 2013, 19:50
no ebay não encontras? :|

em Inglaterra há tantos volvos....

Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 03 de Outubro de 2013, 20:51
no ebay não encontras? :|

em Inglaterra há tantos volvos....

Encontrei em Lisboa... Finalmente  :o

Agora só estou em dúvida se apesar de ser um S80 da geração do meu o comutador será compatível  ++P
Será?  :-\
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: castelar em 03 de Outubro de 2013, 20:55
É este tipo de interruptor?
http://www.ebay.co.uk/itm/Volvo-S80-Headlight-Switch-Rear-Fog-Only-9459985-/111113319318?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3AVolvo (http://www.ebay.co.uk/itm/Volvo-S80-Headlight-Switch-Rear-Fog-Only-9459985-/111113319318?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3AVolvo)|Model%3AS80&hash=item19dedeb396

É de perder 2 minutos a procura
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 03 de Outubro de 2013, 21:17
É este tipo de interruptor?
[url]http://www.ebay.co.uk/itm/Volvo-S80-Headlight-Switch-Rear-Fog-Only-9459985-/111113319318?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3AVolvo[/url] ([url]http://www.ebay.co.uk/itm/Volvo-S80-Headlight-Switch-Rear-Fog-Only-9459985-/111113319318?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3AVolvo[/url])|Model%3AS80&hash=item19dedeb396

É de perder 2 minutos a procura


Sim, é esse mesmo!

Neste tipo de material, desde que seja o mesmo modelo, não problemas de compatibilidade, pois não?  ???
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 03 de Outubro de 2013, 21:21
Nós desmontamos SAABs :P não é Volvos...

mas não me parece que tenhas.

só se fosse a nível de encaixe, mas esse é simétrico..
não vejo qualquer problema..

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: castelar em 03 de Outubro de 2013, 21:37
Acho que tem mais meia dúzia nesta procura, é só desmontar o que tens e olhar com cuidado as fotos.
Vê aqui o mais parecido com o teu:
http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_from=R40&_sacat=0&_nkw=Volvo+S80+Headlight+Switch&LH_PrefLoc=3 (http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_from=R40&_sacat=0&_nkw=Volvo+S80+Headlight+Switch&LH_PrefLoc=3)

Manda vir tendo em conta que não pode ser de fora da união europeia por causa dos custos alfandegários.
Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 31 de Maio de 2014, 18:54
Boas pessoal  ;)

Já há algum tempo que não postava novidades acerca do meu bólide.
A máquina está a andar finalmente a 100% e não tenho tido qualquer tristeza... bem pelo contrário  ^-^

Ainda assim hoje vi um 9000 a passar pelas ruas de Aveiro e fiquei nostálgico... veio-me aquela lágrimazinha ao canto do olho como quando nos cai um peso em cima dum pé  ;D

Epá...fiquei com saudades e pus-me a ver Saabs na net à procura de uma oportunidade de negócio...
Se bem se lembram em tempos andei à procura de um Saab antigo na zona do Porto, mas estava realmente um pouco assassinado e não avancei para a compra.
Hoje encontrei este à venda:
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/9-3/P7878479/ (http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/9-3/P7878479/)

Sinceramente o design é qualquer coisa de extraordinário, mas não tenho grande conhecimento acerca deste motor 2000cm Turbo de 150cv...
Alguém tem conhecimento deste tipo de carros?
Portam-se bem?
O motor é amigo do GPL ou dão-se mal?
Por fim, em comparação com o meu Volvo...seria uma boa troca? ... o coração diz-me que sim, mas...  :P

Tenho aqui umas fotografias novas do meu canhão:
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Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 31 de Maio de 2014, 21:04
Tenho um igual a Gpl e sem qualquer tipo de queixa...

tem atenção que acho que esse carro não é nacional.

Esse carro já está equipado com injeção direta de gpl, já nao usa gaseficador.

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Aero74 em 01 de Junho de 2014, 07:39
Pena a tampa do bocal de enchimento situar-se na lateral do parachoques.

Abraço.
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: TesZero em 01 de Junho de 2014, 12:12
lÁ fora é tudo assim....

PORTUGAL é dos poucos sitios que faz esse trabalho assim limpinho :)

Sabias que o Manuel foi dos primeiros, ou mesmo o primeiro a fazer-lo quase ha 30 anos atrás e foi corrido do centro de inspeções por isso? :P

lolol

E hoje achamos estranho quando vemos as coisas feitas "mais ao menos" :D

PORTUGAL, é PORTUGAL :D :D :D
Um país avançado :P
(Vá... nem tudo é mau... colocamos o bocal do gpl escondido, temos um sistema de multibanco fantástico e um serviço nacional de saúde muito bom)

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Dhc em 01 de Junho de 2014, 14:37
lÁ fora é tudo assim....

PORTUGAL é dos poucos sitios que faz esse trabalho assim limpinho :)

Sabias que o Manuel foi dos primeiros, ou mesmo o primeiro a fazer-lo quase ha 30 anos atrás e foi corrido do centro de inspeções por isso? :P

lolol

E hoje achamos estranho quando vemos as coisas feitas "mais ao menos" :D

PORTUGAL, é PORTUGAL :D :D :D
Um país avançado :P
(Vá... nem tudo é mau... colocamos o bocal do gpl escondido, temos um sistema de multibanco fantástico e um serviço nacional de saúde muito bom)

Abraço

E as nossas estradas não são assim tão más como dizem os tugas que vem cá (aí) passar férias...
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Aero74 em 02 de Junho de 2014, 00:46
lÁ fora é tudo assim....

PORTUGAL é dos poucos sitios que faz esse trabalho assim limpinho :)

Sabias que o Manuel foi dos primeiros, ou mesmo o primeiro a fazer-lo quase ha 30 anos atrás e foi corrido do centro de inspeções por isso? :P

lolol


E hoje achamos estranho quando vemos as coisas feitas "mais ao menos" :D

PORTUGAL, é PORTUGAL :D :D :D
Um país avançado :P
(Vá... nem tudo é mau... colocamos o bocal do gpl escondido, temos um sistema de multibanco fantástico e um serviço nacional de saúde muito bom)

Abraço

Esqueceste a fibra ótica pah!

Viva PORTUGAL!  O0
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 02 de Junho de 2014, 01:19
lÁ fora é tudo assim....

PORTUGAL é dos poucos sitios que faz esse trabalho assim limpinho :)

Sabias que o Manuel foi dos primeiros, ou mesmo o primeiro a fazer-lo quase ha 30 anos atrás e foi corrido do centro de inspeções por isso? :P

lolol


E hoje achamos estranho quando vemos as coisas feitas "mais ao menos" :D

PORTUGAL, é PORTUGAL :D :D :D
Um país avançado :P
(Vá... nem tudo é mau... colocamos o bocal do gpl escondido, temos um sistema de multibanco fantástico e um serviço nacional de saúde muito bom)

Abraço

Esqueceste a fibra ótica pah!

Viva PORTUGAL!  O0

E o Benfica :D

Abraco
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 13 de Maio de 2015, 15:27
Boas pessoal,

A vida tem dado tantas voltas e em nenhuma delas consegui passar por estas bandas, com muita pena minha.

Hoje, finalmente com algum tempo livre, decidi fazer-vos uma "visita" trazendo-vos boas novas acerca do Volvo...

Sim, a máquina ainda rola e tem sido alvo de alguns ajustes ao longo do tempo.

Recentemente levou um Downpipe de 3'' e o catalisador saiu fora...
Depois foi sujeito um ajuste eletrónico, por reprogramação, e o resultado foi este:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
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Após teste em banco de potência tiraram-se as seguintes conclusões:

 =>- Fiquei algo dececionado com a medição stock...
O carro nem se aproximou dos 226 cavalos que supostamente deveria de ter.
Há várias explicações, nomeadamente o facto de usar gasolina 95 (da mais barata do mercado), a idade do carro e provavelmente a própria fiabilidade de medição destes bancos de potência (que em carros Turbo a gasolina costumam falhar a maioria das vezes)...
Outra coisa:
Será que o facto de ter Jantes 18, algo pesadas, também prejudica a potência final?

 =>- O carro continuou a ter um "lag" na curva de potência
A medição original do carro já não é muito promissora, pois transporta vários "altos e baixos" para o gráfico...
A coisa ficou mais certeira após a repro, mas continua a ocorrer uma quebra entre as 4750 e as 5750 rpm, algo que em estrada, muito sinceramente, não se nota...

 =>- A pressão do Turbo tem um pico de 1,3 bar
Pelo que sei o aumento de 0,3 bar a que o turbo foi sujeito é aceitável, mas será que o facto de ter um Downpipe maior não me permite puxar um pouco mais pelo Turbo?

 =>- A limitação de Rotação e Velocidade
Volvos... bichos raros pouco estudados.
Não foi fácil encontrar a fórmula para retirar a limitação... o carro corta às 6250 rpm e aos 250Km/h não dá mais, mesmo sem chegar ao Red Line!
Após encontrar a solução para a remoção do limitador esse vai ser o próximo ajuste na Repro...

 =>- O carro é um bicho morto em baixas...
Como sempre referi aqui no Fórum, e agora podem ver aqui pelo gráfico, o carro até às 3500rpm é fruto de uma lentidão daquelas que faz desesperar...
Mesmo com a repro o turbo tem dificuldades em encher antes dessa rotação e o carro continua a ser algo "pastel" até essa altura...
Acho que isto não é defeito do carro, mas sim feitio!

 =>- Filtro de Ar Desportivo... traz mais qualquer coisa ou não me adianta?
Estou a pensar adaptar um filtro de ar menos restritivo... será que isso me traz algo extra a nível de potência final?


Pessoal, se puderem e quiserem deixem a vossa opinião.
Terei todo o gosto em ler os vossos comentários... todas as opiniões são bem vindas :)

 
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: SMAP em 13 de Maio de 2015, 15:45
Que turbo tem isso instalado? olhando para o grafico o que vejo é que isso tem um turbo muito grande para o motor que tem e neste caso o turbo só começa a produzir pressão muito tarde (depois das 3500)
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: SMAP em 13 de Maio de 2015, 15:53
=>- Fiquei algo dececionado com a medição stock...
O carro nem se aproximou dos 226 cavalos que supostamente deveria de ter.


O meu conhecimento de Volvos é 0, e nem sei qual a cilindrada desse motor, mas olhando para as especificações de motores do S80 de 1998 a 2006 - http://en.wikipedia.org/wiki/Volvo_S80#Engines (http://en.wikipedia.org/wiki/Volvo_S80#Engines) - não vejo nenhum com 226 CV e muito menos a referencia ao T5 (pode ser algo só para algusn mercados)
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 13 de Maio de 2015, 15:57
Que turbo tem isso instalado? olhando para o grafico o que vejo é que isso tem um turbo muito grande para o motor que tem e neste caso o turbo só começa a produzir pressão muito tarde (depois das 3500)

Há muito pouca informação, mas pelo que tenho pesquisado o Turbo que equipa este carro é um TD04L- 13T
Contudo, o downpipe que lhe instalei saiu de um 16T e encaixou na perfeição... talvez as flanges sejam iguais...
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: SMAP em 13 de Maio de 2015, 15:58
Que turbo tem isso instalado? olhando para o grafico o que vejo é que isso tem um turbo muito grande para o motor que tem e neste caso o turbo só começa a produzir pressão muito tarde (depois das 3500)

Há muito pouca informação, mas pelo que tenho pesquisado o Turbo que equipa este carro é um TD04L- 13T
Contudo, o downpipe que lhe instalei saiu de um 16T e encaixou na perfeição... talvez as flanges sejam iguais...

Esqueçe as pesquisas, vê o part number pois alguem pode ter mudado o turbo antes de o carro ir para a tua mão.
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 13 de Maio de 2015, 16:00
=>- Fiquei algo dececionado com a medição stock...
O carro nem se aproximou dos 226 cavalos que supostamente deveria de ter.


O meu conhecimento de Volvos é 0, e nem sei qual a cilindrada desse motor, mas olhando para as especificações de motores do S80 de 1998 a 2006 - [url]http://en.wikipedia.org/wiki/Volvo_S80#Engines[/url] ([url]http://en.wikipedia.org/wiki/Volvo_S80#Engines[/url]) - não vejo nenhum com 226 CV e muito menos a referencia ao T5 (pode ser algo só para algusn mercados)


Sim, é esse o caso.

Por causa das normas ambientais a Volvo lançou um modelo T5 "especial" para o mercado português e italiano.
O código do motor que equipa o meu carro é o: b5204t3
Talvez por esta referência consigas encontrar mais alguma informação,
mas não muita, pois estes modelos são quase uma raridade!
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 13 de Maio de 2015, 16:06
Que turbo tem isso instalado? olhando para o grafico o que vejo é que isso tem um turbo muito grande para o motor que tem e neste caso o turbo só começa a produzir pressão muito tarde (depois das 3500)

Há muito pouca informação, mas pelo que tenho pesquisado o Turbo que equipa este carro é um TD04L- 13T
Contudo, o downpipe que lhe instalei saiu de um 16T e encaixou na perfeição... talvez as flanges sejam iguais...

Esqueçe as pesquisas, vê o part number pois alguem pode ter mudado o turbo antes de o carro ir para a tua mão.

Sem dúvida,
não há nada como ver o que realmente lá tenho,

mas para teres uma ideia do comportamento atípico do carro fica aqui um vídeo de um igual ao meu:
https://www.youtube.com/watch?v=iAHjxE8vFTE (https://www.youtube.com/watch?v=iAHjxE8vFTE)

Dá para ter uma ideia do atraso até ás 3500rpm e da explosão que ocorre depois, não?
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: SMAP em 14 de Maio de 2015, 12:16
Os engenheiros da Volvo foram um bocado idiotas, acharam que um turbo que funciona bem para altas no motor 2.3 tambem serve num motor 2.0. Ou então foram os contabilistas que disseram que por uma questão de redução de custos usam o mesmo turbo.

http://www.volvoforums.org.uk/showpost.php?s=e5e93e6d9ef2896e4f96b3cb3e7caad8&p=333935&postcount=1 (http://www.volvoforums.org.uk/showpost.php?s=e5e93e6d9ef2896e4f96b3cb3e7caad8&p=333935&postcount=1)

It is a great car but has massive lag - when it hits 3500 rpm it lights up and goes. The engine apparently puts out 225 hp stock. It has a TD04HL-16T7 turbo and blue injectors (395cc) .That's about all I know.

A parte que liga ao colector de escape tem um diâmetro de 7cm e neste caso é um 16T e não um 13T como tu tinhas dito. Os 9000 Aero (2.3) ou 9-5 Aero (2.3) usam um 15T, no caso do 9000 com a parte que liga ao escape de 6cm e no caso do 9-5 é de 5 cm.

Quanto maior é a porta que liga ao escape mais fluxo pode passar, mas implica também maior lag pois demora mais tempo a fazer pressão para a turbina do turbo. Um 16T implica uma compressora maior e mais pesada que um 15T, logo demora mais tempo a começar a rodar

O Kamuma também pôs um 19T no 2.0 dele, mas tem uma porta (parte que liga ao escape) 6cm e é um motor 4 cilindros e não 5 cilindros. A forma como um 4 cilindros manda ar para o escape é diferente da forma como um 5 cilindros faz. O 9000 do Kamuma agora tambem ficou com lag.

Se tu conseguisses por um 15T com porta 5 ias ver que terias turbo 1000/1200 rpm antes e embora as 6000 rpm não conseguisse produzir tanta pressão como o 16T terias um motor mais cheio em todas as rotações.

B5204T3

B = Benzinmotor (Motor a Gasolina)
5 = 5 Cilindros
20= 2,0 Litros
4 = 4 valvulas por cilindro
T = Turbo
3 = Release 3
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: darioglv em 14 de Maio de 2015, 12:30
Nao te esquecas que tambem tenho um T3 no meu 9000 e reduzi bastante o lag aumentando a core de admissao do turbo e colocando os colectores, agora dispara por ai a cima , independentemente da rotacao a partir das 2500rpm.
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 14 de Maio de 2015, 12:54
Os engenheiros da Volvo foram um bocado idiotas, acharam que um turbo que funciona bem para altas no motor 2.3 tambem serve num motor 2.0. Ou então foram os contabilistas que disseram que por uma questão de redução de custos usam o mesmo turbo.

[url]http://www.volvoforums.org.uk/showpost.php?s=e5e93e6d9ef2896e4f96b3cb3e7caad8&p=333935&postcount=1[/url] ([url]http://www.volvoforums.org.uk/showpost.php?s=e5e93e6d9ef2896e4f96b3cb3e7caad8&p=333935&postcount=1[/url])

It is a great car but has massive lag - when it hits 3500 rpm it lights up and goes. The engine apparently puts out 225 hp stock. It has a TD04HL-16T7 turbo and blue injectors (395cc) .That's about all I know.

A parte que liga ao colector de escape tem um diâmetro de 7cm e neste caso é um 16T e não um 13T como tu tinhas dito. Os 9000 Aero (2.3) ou 9-5 Aero (2.3) usam um 15T, no caso do 9000 com a parte que liga ao escape de 6cm e no caso do 9-5 é de 5 cm.

Quanto maior é a porta que liga ao escape mais fluxo pode passar, mas implica também maior lag pois demora mais tempo a fazer pressão para a turbina do turbo. Um 16T implica uma compressora maior e mais pesada que um 15T, logo demora mais tempo a começar a rodar

O Kamuma também pôs um 19T no 2.0 dele, mas tem uma porta (parte que liga ao escape) 6cm e é um motor 4 cilindros e não 5 cilindros. A forma como um 4 cilindros manda ar para o escape é diferente da forma como um 5 cilindros faz. O 9000 do Kamuma agora tambem ficou com lag.

Se tu conseguisses por um 15T com porta 5 ias ver que terias turbo 1000/1200 rpm antes e embora as 6000 rpm não conseguisse produzir tanta pressão como o 16T terias um motor mais cheio em todas as rotações.

B5204T3

B = Benzinmotor (Motor a Gasolina)
5 = 5 Cilindros
20= 2,0 Litros
4 = 4 valvulas por cilindro
T = Turbo
3 = Release 3


Exacto... Mas em altas é um espetaculo  :D :D :D :D
Parece que se transforma noutro carro  :))

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 14 de Maio de 2015, 14:35
Os engenheiros da Volvo foram um bocado idiotas, acharam que um turbo que funciona bem para altas no motor 2.3 tambem serve num motor 2.0. Ou então foram os contabilistas que disseram que por uma questão de redução de custos usam o mesmo turbo.

...

B5204T3

B = Benzinmotor (Motor a Gasolina)
5 = 5 Cilindros
20= 2,0 Litros
4 = 4 valvulas por cilindro
T = Turbo
3 = Release 3

Efetivamente, corroborando a tua ideia, não compreendo esta opção da Volvo, embora eu sempre tenha ouvido dizer "estes motores não gostam de carga antes das 3000rpm"

Não sei se a construção do bloco foi feita nesse sentido, mas é que não vejo a Volvo a optar por esta estruturação só porque sim... Eu acredito que exista um motivo plausível

De qualquer forma é uma questão de habito ter um carro que só nos transporta às 3500rpm...

A dúvida que me resta é:
O downpipe maior (que lhe coloquei) não prejudica ainda mais o efeito "lag" do carro?


Exacto... Mas em altas é um espetaculo  :D :D :D :D
Parece que se transforma noutro carro  :))

Abraço

Sem dúvida que sim Kamuma...
É tipo como ir a adormecer e de repente ter aquela sensação que vamos a cair de um precipício  :D

O carro literalmente acorda e acelera dando uma sensação, tardia (é certo), mas muito engraçada  >:D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: darioglv em 15 de Maio de 2015, 08:16
Nao te esquecas que tambem tenho um T3 no meu 9000 e reduzi bastante o lag aumentando a core de admissao do turbo e colocando os colectores, agora dispara por ai a cima , independentemente da rotacao a partir das 2500rpm.

Como disse aqui tens sempre meio de reduzir o lag....colectores e admissao do turbo , ou mesmo outro turbo....tudo depende dos cordoes da bolsa....
No meu de origem tambem so enchia la em cima mas com estas modificacoes consegui fazer com que disparasse mais cedo.....
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 18 de Maio de 2015, 12:53
Nao te esquecas que tambem tenho um T3 no meu 9000 e reduzi bastante o lag aumentando a core de admissao do turbo e colocando os colectores, agora dispara por ai a cima , independentemente da rotacao a partir das 2500rpm.

Como disse aqui tens sempre meio de reduzir o lag....colectores e admissao do turbo , ou mesmo outro turbo....tudo depende dos cordoes da bolsa....
No meu de origem tambem so enchia la em cima mas com estas modificacoes consegui fazer com que disparasse mais cedo.....

Sim, sem dúvida que com mais algum "hardware" conseguiria adequar um pouco mais o carro...

Provavelmente eu nem noto tanto a diferença antes e depois da repro por causa disso mesmo..

A potência incrementada surge tão tarde (quase no limite da rotação) que o carro só desfruta de um aumento de potência já na fase final.

Talvez isso explique que eu não tenha sentido nenhuma diferença significativa com a repro, apenas na rapidez com que atinge a velocidade máxima na 5ª velocidade (porque no limite de rotação é quando o turbo está no seu auge e o carro quer sempre dar mais).

Se optar por algumas das tuas sugestões (tenho de analisar para quais é que tenho mais tempo €€€) tenho a certeza que trazia uma "pica" extra ao carro...  8)
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 22 de Julho de 2015, 13:52
Boas pessoas,

Depois de ter congratulado o meu Volvo com alguns extras, eis que chegou a altura de o testar, no terreno  >:D

Fiz vários testes, várias comparações, e neste momento o carro apresenta-se desta forma:

 
https://youtu.be/sCVFmvjluR4?t=4s (https://youtu.be/sCVFmvjluR4?t=4s)

(o vídeo não é meu, mas podia perfeitamente ser, pois a resposta deste é igualzinha à do meu bólide)


Acham que são prestações aceitáveis, ou ainda há margem para mais "pimenta"?  ^-^
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 10 de Setembro de 2015, 01:12
Boas malta,

Não sei se me conseguem ajudar, mas estou com um pequeno (grande) problema no meu Volvo que me começa a preocupar  ???

Um dia fui atestar o tanque e ao sair das bombas o bicho teimou em não querer pegar. Tudo normal, motor de arranque a funcionar, mas nem sinais de vida por parte do motor.
Após 3 tentativas o carro lá começou a mostrar sinais de querer pegar, até que trabalhou.
Andei com ele mais algumas vezes, sem problema nenhum, até que passado uns dias voltou a fazer o mesmo. Dessa vez custou imenso a pegar. Estava para desistir e começar a empurrar, mas lá decidi tentar novamente e o carro lá pegou a custo.

Nunca mais voltou a fazer uma graça dessa, até que há coisa de duas semanas, novamente após colocar gasolina, o carro fez o mesmo. Uma vez mais, após 3 ou 4 tentativas o carro lá pegou.
Andei com ele, nesse mesmo dia, para trás e para a frente (nas minhas voltas) e não voltou a evidenciar problemas do genero, até que na última viagem que ia fazer (nesse mesmo dia) o carro voltou a não querer pegar.
Dessa vez foi forte e feio e só mesmo a empurrão é que pegou. Deixou uma nuvem negra pelo escape, um cheio tremendo a combustível, mas pegou.

Após isso, já lhe troquei o canhão de ignição, pois ele tinha um pequeno problema e pensei que pudesse estar a cortar corrente. Além disso, o ponteiro da temperatura, de vez em quando, também "morria" e as ventoinhas começavam a trabalhar que nem loucas. Pensei que pudesse ser dali o problema.

Afinal, o carro continua na mesma. Ainda hoje ia ficando a pé novamente.
As velas têm 1 ano, a bateria não me parece que esteja em má forma (acho eu), o motor de arranque dá sinal, por isso deve ter algo que ver com o sistema de injeção, digo eu...
Será que por ter deixado o carro chegar à reserva entupi o filtro de combustível?
Ou será algo mais complexo?

Se alguém tiver alguma sugestão eu ficaria extremamente grato  :-\
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 10 de Setembro de 2015, 01:56
Alguma vez trocaste o filtro de combustível?  Tambem pode ser a bomba de gasolina...  Verifica o estado.

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 10 de Setembro de 2015, 12:32
Alguma vez trocaste o filtro de combustível?  Tambem pode ser a bomba de gasolina...  Verifica o estado.

Abraço

Efetivamente, penso que nunca lhe mudei o filtro de combustível... tenho mesmo de pegar por aí...

Mas há outra coisa que me está a fazer confusão. É que o carro, por vezes, teima em não pegar, mas assim que pega, eu volto a desligá-lo, dou à chave e ele pega novamente como se não tivesse acontecido nada.

Será que o sensor de temperatura pode estar nas lonas e estar a interferir?

Eu questiono-me, uma vez que por vezes o ponteiro da temperatura "morre" e depois volta a si, será que é o sensor que não faz a correta leitura e dá valores errados à centralina, acabando por gerar o problema ao carro?

É uma ideia com pés e cabeça, ou estou a ser muito imaginativo?  :P
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Guest em 10 de Setembro de 2015, 14:11
Penso que a temperatura não tem nada a haver. Vê p filtro de combustivel, mas inclino-me mais para a bomba de gasolina... Não sei :(

Abraço
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: Gdinis em 10 de Setembro de 2015, 20:11
amigo pelo que disseste parece a bomba de gasolina, pode ser o Relé ouves ela a puxar quando das a chave? es de onde?
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: rodinhas em 10 de Setembro de 2015, 21:44
Por experiência quando a bomba do meu se estragou foi de uma hora para a outra. o filtro , quando o troquei o carro começou a dar mais velocidade de ponta  :D
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 13 de Setembro de 2015, 17:26
Quando rodo a chave ouve-se o som da bomba a trabalhar, por isso à partida deve estar em condições.

Felizmente que ontem o carro voltou a evidenciar sintomas, pois já há 2 dias que não fazia nada (ou seja, pegava sem qualquer problema).

Ontem, após uma viagem de 15 Kms, o carro começou, de novo, por atrofiar o sensor de temperatura. O ponteiro indicador da temperatura do motor começou por ficar instável, ora subia até meio, ora descia, até que simplesmente morreu de vez.
Ao chegar a casa, desliguei o motor e as ventoinhas trabalhavam que nem loucas, no entanto abri o depósito do liquido do radiador sem qualquer problema, pois o carro nao estava assim tão quente.

Logo após fazer esse teste, voltei para o carro, dei à chave, mas nem sinal. O motor de arranque dá sinal, a bomba de gasolina ouve-se trabalhar, mas o carro nao pega.

Lembrei-me de levar o carro, sem trabalhar, para a oficina na esperança que a máquina de diagnóstico detete algo de errado, mas duvido muito.
Talvez na segunda feira tenha novidades, ou talvez não!

Que raio de defeito será este!!!  ++P

( vou substituir, amanhã, o filtro de gasolina, caso o diagnostico não revele nada em concreto )
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 28 de Setembro de 2015, 20:05
Boas pessoal,

Penso que finalmente houve um avanço...
Parece que a temperatura e o "não pegar" sempre tinham uma relação direta.

Dado que não encontrava solução para o problema, voltei a circular com o carro novamente à espera que se repetissem os sintomas.
Carro a pegar normalmente, até que a meio de uma viagem o manometro da temperatura voltou a desligar-se.
Cheguei a casa, desliguei o carro e não voltou a pegar.

Cada vez estava mais convencido da relação entre os dois sintomas.
Decidi, então, desligar a ficha que liga ao sensor de temperatura e voltei a dar à chave. Eis que o carro pegou.

Depois disso, já voltei a fazer o teste mais duas vezes e repetiu-se a mesma proeza.

Acho que o mistério está (quase) desfeito.
É só chegar o novo sensor, montá-lo e esperar que a coisa não se repita!

Pelo menos assim o espero  ::)
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: svidinha em 29 de Setembro de 2015, 08:21
Acho que o mistério está (quase) desfeito.
É só chegar o novo sensor, montá-lo e esperar que a coisa não se repita!

Pode ser que sim, assim esperamos...
Título: Re: Volvo S80 T5
Enviado por: queiros em 10 de Março de 2016, 16:26
Pessoal,

Tenho andado aqui intrigado e penso que me podem elucidar...

O meu Volvo tinha um Downpipe de 3'' e estava sem catalisador no momento em que foi feita a reprogramação.

Acontece que, por motivos legais (IPO), tive de voltar a colocar o catalisador no sitio. Até aí tudo bem.
Notei, no entando, o carro mais "preso", algo que achei normal.
Depois de analisar mais atentamente constatei que o carro voltou aos níveis Stock.

Será normal que apenas com a colocação do catalisador no sítio o carro tenho perdido todo o efeito, mesmo com repro?
 :o