Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 14:15

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

303 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Volvo S80 T5  (Lida 67093 vezes)

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Volvo S80 T5
« Responder #105 em: 02 de Junho de 2014, 01:19 »
lÁ fora é tudo assim....

PORTUGAL é dos poucos sitios que faz esse trabalho assim limpinho :)

Sabias que o Manuel foi dos primeiros, ou mesmo o primeiro a fazer-lo quase ha 30 anos atrás e foi corrido do centro de inspeções por isso? :P

lolol


E hoje achamos estranho quando vemos as coisas feitas "mais ao menos" :D

PORTUGAL, é PORTUGAL :D :D :D
Um país avançado :P
(Vá... nem tudo é mau... colocamos o bocal do gpl escondido, temos um sistema de multibanco fantástico e um serviço nacional de saúde muito bom)

Abraço

Esqueceste a fibra ótica pah!

Viva PORTUGAL!  O0

E o Benfica :D

Abraco

Offline queiros

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
Re: Volvo S80 T5
« Responder #106 em: 13 de Maio de 2015, 15:27 »
Boas pessoal,

A vida tem dado tantas voltas e em nenhuma delas consegui passar por estas bandas, com muita pena minha.

Hoje, finalmente com algum tempo livre, decidi fazer-vos uma "visita" trazendo-vos boas novas acerca do Volvo...

Sim, a máquina ainda rola e tem sido alvo de alguns ajustes ao longo do tempo.

Recentemente levou um Downpipe de 3'' e o catalisador saiu fora...
Depois foi sujeito um ajuste eletrónico, por reprogramação, e o resultado foi este:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Após teste em banco de potência tiraram-se as seguintes conclusões:

 =>- Fiquei algo dececionado com a medição stock...
O carro nem se aproximou dos 226 cavalos que supostamente deveria de ter.
Há várias explicações, nomeadamente o facto de usar gasolina 95 (da mais barata do mercado), a idade do carro e provavelmente a própria fiabilidade de medição destes bancos de potência (que em carros Turbo a gasolina costumam falhar a maioria das vezes)...
Outra coisa:
Será que o facto de ter Jantes 18, algo pesadas, também prejudica a potência final?

 =>- O carro continuou a ter um "lag" na curva de potência
A medição original do carro já não é muito promissora, pois transporta vários "altos e baixos" para o gráfico...
A coisa ficou mais certeira após a repro, mas continua a ocorrer uma quebra entre as 4750 e as 5750 rpm, algo que em estrada, muito sinceramente, não se nota...

 =>- A pressão do Turbo tem um pico de 1,3 bar
Pelo que sei o aumento de 0,3 bar a que o turbo foi sujeito é aceitável, mas será que o facto de ter um Downpipe maior não me permite puxar um pouco mais pelo Turbo?

 =>- A limitação de Rotação e Velocidade
Volvos... bichos raros pouco estudados.
Não foi fácil encontrar a fórmula para retirar a limitação... o carro corta às 6250 rpm e aos 250Km/h não dá mais, mesmo sem chegar ao Red Line!
Após encontrar a solução para a remoção do limitador esse vai ser o próximo ajuste na Repro...

 =>- O carro é um bicho morto em baixas...
Como sempre referi aqui no Fórum, e agora podem ver aqui pelo gráfico, o carro até às 3500rpm é fruto de uma lentidão daquelas que faz desesperar...
Mesmo com a repro o turbo tem dificuldades em encher antes dessa rotação e o carro continua a ser algo "pastel" até essa altura...
Acho que isto não é defeito do carro, mas sim feitio!

 =>- Filtro de Ar Desportivo... traz mais qualquer coisa ou não me adianta?
Estou a pensar adaptar um filtro de ar menos restritivo... será que isso me traz algo extra a nível de potência final?


Pessoal, se puderem e quiserem deixem a vossa opinião.
Terei todo o gosto em ler os vossos comentários... todas as opiniões são bem vindas :)

 
  • Mitsubishi L200 Strada (1998)
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)
Um carro só para quem SAAB...
:9000CS:

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Volvo S80 T5
« Responder #107 em: 13 de Maio de 2015, 15:45 »
Que turbo tem isso instalado? olhando para o grafico o que vejo é que isso tem um turbo muito grande para o motor que tem e neste caso o turbo só começa a produzir pressão muito tarde (depois das 3500)

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Volvo S80 T5
« Responder #108 em: 13 de Maio de 2015, 15:53 »
=>- Fiquei algo dececionado com a medição stock...
O carro nem se aproximou dos 226 cavalos que supostamente deveria de ter.


O meu conhecimento de Volvos é 0, e nem sei qual a cilindrada desse motor, mas olhando para as especificações de motores do S80 de 1998 a 2006 -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - não vejo nenhum com 226 CV e muito menos a referencia ao T5 (pode ser algo só para algusn mercados)

Offline queiros

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
Re: Volvo S80 T5
« Responder #109 em: 13 de Maio de 2015, 15:57 »
Que turbo tem isso instalado? olhando para o grafico o que vejo é que isso tem um turbo muito grande para o motor que tem e neste caso o turbo só começa a produzir pressão muito tarde (depois das 3500)

Há muito pouca informação, mas pelo que tenho pesquisado o Turbo que equipa este carro é um TD04L- 13T
Contudo, o downpipe que lhe instalei saiu de um 16T e encaixou na perfeição... talvez as flanges sejam iguais...
  • Mitsubishi L200 Strada (1998)
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)
Um carro só para quem SAAB...
:9000CS:

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Volvo S80 T5
« Responder #110 em: 13 de Maio de 2015, 15:58 »
Que turbo tem isso instalado? olhando para o grafico o que vejo é que isso tem um turbo muito grande para o motor que tem e neste caso o turbo só começa a produzir pressão muito tarde (depois das 3500)

Há muito pouca informação, mas pelo que tenho pesquisado o Turbo que equipa este carro é um TD04L- 13T
Contudo, o downpipe que lhe instalei saiu de um 16T e encaixou na perfeição... talvez as flanges sejam iguais...

Esqueçe as pesquisas, vê o part number pois alguem pode ter mudado o turbo antes de o carro ir para a tua mão.

Offline queiros

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
Re: Volvo S80 T5
« Responder #111 em: 13 de Maio de 2015, 16:00 »
=>- Fiquei algo dececionado com a medição stock...
O carro nem se aproximou dos 226 cavalos que supostamente deveria de ter.


O meu conhecimento de Volvos é 0, e nem sei qual a cilindrada desse motor, mas olhando para as especificações de motores do S80 de 1998 a 2006 -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - não vejo nenhum com 226 CV e muito menos a referencia ao T5 (pode ser algo só para algusn mercados)


Sim, é esse o caso.

Por causa das normas ambientais a Volvo lançou um modelo T5 "especial" para o mercado português e italiano.
O código do motor que equipa o meu carro é o: b5204t3
Talvez por esta referência consigas encontrar mais alguma informação,
mas não muita, pois estes modelos são quase uma raridade!
  • Mitsubishi L200 Strada (1998)
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)
Um carro só para quem SAAB...
:9000CS:

Offline queiros

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
Re: Volvo S80 T5
« Responder #112 em: 13 de Maio de 2015, 16:06 »
Que turbo tem isso instalado? olhando para o grafico o que vejo é que isso tem um turbo muito grande para o motor que tem e neste caso o turbo só começa a produzir pressão muito tarde (depois das 3500)

Há muito pouca informação, mas pelo que tenho pesquisado o Turbo que equipa este carro é um TD04L- 13T
Contudo, o downpipe que lhe instalei saiu de um 16T e encaixou na perfeição... talvez as flanges sejam iguais...

Esqueçe as pesquisas, vê o part number pois alguem pode ter mudado o turbo antes de o carro ir para a tua mão.

Sem dúvida,
não há nada como ver o que realmente lá tenho,

mas para teres uma ideia do comportamento atípico do carro fica aqui um vídeo de um igual ao meu:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Dá para ter uma ideia do atraso até ás 3500rpm e da explosão que ocorre depois, não?
  • Mitsubishi L200 Strada (1998)
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)
Um carro só para quem SAAB...
:9000CS:

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Volvo S80 T5
« Responder #113 em: 14 de Maio de 2015, 12:16 »
Os engenheiros da Volvo foram um bocado idiotas, acharam que um turbo que funciona bem para altas no motor 2.3 tambem serve num motor 2.0. Ou então foram os contabilistas que disseram que por uma questão de redução de custos usam o mesmo turbo.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

It is a great car but has massive lag - when it hits 3500 rpm it lights up and goes. The engine apparently puts out 225 hp stock. It has a TD04HL-16T7 turbo and blue injectors (395cc) .That's about all I know.

A parte que liga ao colector de escape tem um diâmetro de 7cm e neste caso é um 16T e não um 13T como tu tinhas dito. Os 9000 Aero (2.3) ou 9-5 Aero (2.3) usam um 15T, no caso do 9000 com a parte que liga ao escape de 6cm e no caso do 9-5 é de 5 cm.

Quanto maior é a porta que liga ao escape mais fluxo pode passar, mas implica também maior lag pois demora mais tempo a fazer pressão para a turbina do turbo. Um 16T implica uma compressora maior e mais pesada que um 15T, logo demora mais tempo a começar a rodar

O Kamuma também pôs um 19T no 2.0 dele, mas tem uma porta (parte que liga ao escape) 6cm e é um motor 4 cilindros e não 5 cilindros. A forma como um 4 cilindros manda ar para o escape é diferente da forma como um 5 cilindros faz. O 9000 do Kamuma agora tambem ficou com lag.

Se tu conseguisses por um 15T com porta 5 ias ver que terias turbo 1000/1200 rpm antes e embora as 6000 rpm não conseguisse produzir tanta pressão como o 16T terias um motor mais cheio em todas as rotações.

B5204T3

B = Benzinmotor (Motor a Gasolina)
5 = 5 Cilindros
20= 2,0 Litros
4 = 4 valvulas por cilindro
T = Turbo
3 = Release 3

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Volvo S80 T5
« Responder #114 em: 14 de Maio de 2015, 12:30 »
Nao te esquecas que tambem tenho um T3 no meu 9000 e reduzi bastante o lag aumentando a core de admissao do turbo e colocando os colectores, agora dispara por ai a cima , independentemente da rotacao a partir das 2500rpm.
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Volvo S80 T5
« Responder #115 em: 14 de Maio de 2015, 12:54 »
Os engenheiros da Volvo foram um bocado idiotas, acharam que um turbo que funciona bem para altas no motor 2.3 tambem serve num motor 2.0. Ou então foram os contabilistas que disseram que por uma questão de redução de custos usam o mesmo turbo.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

It is a great car but has massive lag - when it hits 3500 rpm it lights up and goes. The engine apparently puts out 225 hp stock. It has a TD04HL-16T7 turbo and blue injectors (395cc) .That's about all I know.

A parte que liga ao colector de escape tem um diâmetro de 7cm e neste caso é um 16T e não um 13T como tu tinhas dito. Os 9000 Aero (2.3) ou 9-5 Aero (2.3) usam um 15T, no caso do 9000 com a parte que liga ao escape de 6cm e no caso do 9-5 é de 5 cm.

Quanto maior é a porta que liga ao escape mais fluxo pode passar, mas implica também maior lag pois demora mais tempo a fazer pressão para a turbina do turbo. Um 16T implica uma compressora maior e mais pesada que um 15T, logo demora mais tempo a começar a rodar

O Kamuma também pôs um 19T no 2.0 dele, mas tem uma porta (parte que liga ao escape) 6cm e é um motor 4 cilindros e não 5 cilindros. A forma como um 4 cilindros manda ar para o escape é diferente da forma como um 5 cilindros faz. O 9000 do Kamuma agora tambem ficou com lag.

Se tu conseguisses por um 15T com porta 5 ias ver que terias turbo 1000/1200 rpm antes e embora as 6000 rpm não conseguisse produzir tanta pressão como o 16T terias um motor mais cheio em todas as rotações.

B5204T3

B = Benzinmotor (Motor a Gasolina)
5 = 5 Cilindros
20= 2,0 Litros
4 = 4 valvulas por cilindro
T = Turbo
3 = Release 3


Exacto... Mas em altas é um espetaculo  :D :D :D :D
Parece que se transforma noutro carro  :))

Abraço

Offline queiros

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
Re: Volvo S80 T5
« Responder #116 em: 14 de Maio de 2015, 14:35 »
Os engenheiros da Volvo foram um bocado idiotas, acharam que um turbo que funciona bem para altas no motor 2.3 tambem serve num motor 2.0. Ou então foram os contabilistas que disseram que por uma questão de redução de custos usam o mesmo turbo.

...

B5204T3

B = Benzinmotor (Motor a Gasolina)
5 = 5 Cilindros
20= 2,0 Litros
4 = 4 valvulas por cilindro
T = Turbo
3 = Release 3

Efetivamente, corroborando a tua ideia, não compreendo esta opção da Volvo, embora eu sempre tenha ouvido dizer "estes motores não gostam de carga antes das 3000rpm"

Não sei se a construção do bloco foi feita nesse sentido, mas é que não vejo a Volvo a optar por esta estruturação só porque sim... Eu acredito que exista um motivo plausível

De qualquer forma é uma questão de habito ter um carro que só nos transporta às 3500rpm...

A dúvida que me resta é:
O downpipe maior (que lhe coloquei) não prejudica ainda mais o efeito "lag" do carro?


Exacto... Mas em altas é um espetaculo  :D :D :D :D
Parece que se transforma noutro carro  :))

Abraço

Sem dúvida que sim Kamuma...
É tipo como ir a adormecer e de repente ter aquela sensação que vamos a cair de um precipício  :D

O carro literalmente acorda e acelera dando uma sensação, tardia (é certo), mas muito engraçada  >:D
« Última modificação: 14 de Maio de 2015, 14:38 por queiros »
  • Mitsubishi L200 Strada (1998)
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)
Um carro só para quem SAAB...
:9000CS:

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Volvo S80 T5
« Responder #117 em: 15 de Maio de 2015, 08:16 »
Nao te esquecas que tambem tenho um T3 no meu 9000 e reduzi bastante o lag aumentando a core de admissao do turbo e colocando os colectores, agora dispara por ai a cima , independentemente da rotacao a partir das 2500rpm.

Como disse aqui tens sempre meio de reduzir o lag....colectores e admissao do turbo , ou mesmo outro turbo....tudo depende dos cordoes da bolsa....
No meu de origem tambem so enchia la em cima mas com estas modificacoes consegui fazer com que disparasse mais cedo.....
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline queiros

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
Re: Volvo S80 T5
« Responder #118 em: 18 de Maio de 2015, 12:53 »
Nao te esquecas que tambem tenho um T3 no meu 9000 e reduzi bastante o lag aumentando a core de admissao do turbo e colocando os colectores, agora dispara por ai a cima , independentemente da rotacao a partir das 2500rpm.

Como disse aqui tens sempre meio de reduzir o lag....colectores e admissao do turbo , ou mesmo outro turbo....tudo depende dos cordoes da bolsa....
No meu de origem tambem so enchia la em cima mas com estas modificacoes consegui fazer com que disparasse mais cedo.....

Sim, sem dúvida que com mais algum "hardware" conseguiria adequar um pouco mais o carro...

Provavelmente eu nem noto tanto a diferença antes e depois da repro por causa disso mesmo..

A potência incrementada surge tão tarde (quase no limite da rotação) que o carro só desfruta de um aumento de potência já na fase final.

Talvez isso explique que eu não tenha sentido nenhuma diferença significativa com a repro, apenas na rapidez com que atinge a velocidade máxima na 5ª velocidade (porque no limite de rotação é quando o turbo está no seu auge e o carro quer sempre dar mais).

Se optar por algumas das tuas sugestões (tenho de analisar para quais é que tenho mais tempo €€€) tenho a certeza que trazia uma "pica" extra ao carro...  8)
  • Mitsubishi L200 Strada (1998)
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)
Um carro só para quem SAAB...
:9000CS:

Offline queiros

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
Re: Volvo S80 T5
« Responder #119 em: 22 de Julho de 2015, 13:52 »
Boas pessoas,

Depois de ter congratulado o meu Volvo com alguns extras, eis que chegou a altura de o testar, no terreno  >:D

Fiz vários testes, várias comparações, e neste momento o carro apresenta-se desta forma:

 
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

(o vídeo não é meu, mas podia perfeitamente ser, pois a resposta deste é igualzinha à do meu bólide)


Acham que são prestações aceitáveis, ou ainda há margem para mais "pimenta"?  ^-^
« Última modificação: 22 de Julho de 2015, 13:55 por queiros »
  • Mitsubishi L200 Strada (1998)
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)
Um carro só para quem SAAB...
:9000CS: