Boas pessoal,
A vida tem dado tantas voltas e em nenhuma delas consegui passar por estas bandas, com muita pena minha.
Hoje, finalmente com algum tempo livre, decidi fazer-vos uma "visita" trazendo-vos boas novas acerca do Volvo...
Sim, a máquina ainda rola e tem sido alvo de alguns ajustes ao longo do tempo.
Recentemente levou um Downpipe de 3'' e o catalisador saiu fora...
Depois foi sujeito um ajuste eletrónico, por reprogramação, e o resultado foi este:
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Após teste em banco de potência tiraram-se as seguintes conclusões:
- Fiquei algo dececionado com a medição stock...O carro nem se aproximou dos 226 cavalos que supostamente deveria de ter.
Há várias explicações, nomeadamente o facto de usar gasolina 95 (da mais barata do mercado), a idade do carro e provavelmente a própria fiabilidade de medição destes bancos de potência (que em carros Turbo a gasolina costumam falhar a maioria das vezes)...
Outra coisa:Será que o facto de ter Jantes 18, algo pesadas, também prejudica a potência final?
- O carro continuou a ter um "lag" na curva de potência A medição original do carro já não é muito promissora, pois transporta vários "altos e baixos" para o gráfico...
A coisa ficou mais certeira após a repro, mas continua a ocorrer uma quebra entre as 4750 e as 5750 rpm, algo que em estrada, muito sinceramente, não se nota...
- A pressão do Turbo tem um pico de 1,3 barPelo que sei o aumento de 0,3 bar a que o turbo foi sujeito é aceitável, mas será que o facto de ter um Downpipe maior não me permite puxar um pouco mais pelo Turbo?
- A limitação de Rotação e VelocidadeVolvos... bichos raros pouco estudados.
Não foi fácil encontrar a fórmula para retirar a limitação... o carro corta às 6250 rpm e aos 250Km/h não dá mais, mesmo sem chegar ao Red Line!
Após encontrar a solução para a remoção do limitador esse vai ser o próximo ajuste na Repro...
- O carro é um bicho morto em baixas...Como sempre referi aqui no Fórum, e agora podem ver aqui pelo gráfico, o carro até às 3500rpm é fruto de uma lentidão daquelas que faz desesperar...
Mesmo com a repro o turbo tem dificuldades em encher antes dessa rotação e o carro continua a ser algo "pastel" até essa altura...
Acho que isto não é defeito do carro, mas sim feitio!
- Filtro de Ar Desportivo... traz mais qualquer coisa ou não me adianta?Estou a pensar adaptar um filtro de ar menos restritivo... será que isso me traz algo extra a nível de potência final?
Pessoal, se puderem e quiserem deixem a vossa opinião.
Terei todo o gosto em ler os vossos comentários... todas as opiniões são bem vindas