Dump Valve
O que é, para que serve:A dump Valve ou Bypass valve serve para fazer um escoamento da pressão do turbo quando essa pressão não é necessária.
Está localizada no tubo de admissão de ar entre o colector de admissão e o turbo.
Quando estamos em aceleração, o turbo comprime o ar do exterior enviando o mesmo para a admissão.
Quando retiramos o pé do acelerador a borboleta da admissão fecha, caso a pressão feita pelo turbo não tenha por onde sair, irá danificar o turbo.
Existindo a dump valve, o ar é expelido novamente para a admissão do ar exterior do turbo.
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(sem querer gravei como jpg perdendo qualidade nas letras
mas como ficou perceptÃvel, mantive)
Como funciona:A dump Valve é actuada por vácuo.
O estado normal da dump valve é fechado. para se manter fechada existe uma membrana de borracha comprimida por uma mola.
A sua única função é abrir para aliviar a pressão dentro do sistema de admissão. Para cumprir essa função está ligada por um tubo de vácuo ao colector de admissão.
Ou seja, o colector de admissão estando sobre a pressão do turbo, o tubo de vácuo envia pressão para a dump valve ajudando a mesma a estar fechada sobre pressão.
A borboleta do acelerador fechando, é criado vácuo na admissão pelo ar puxado pelos cilindros admitindo ar para a combustão.
Por imagens:
Dump valve:
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Dump Valve desmontada:
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Dump valve fechada ou com turbo sobre pressão:
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Dump valve aberta, com vácuo criado pela desaceleração:
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Problemas comuns com a dump valve:Com o passar do tempo a dump valve pode deixar de cumprir a sua função, podendo não deixar o ar ser expelido para o exterior.
Por norma o mau funcionamento pode ser originado em dois locais:
- Ligação do tubo de vácuo com defeito: É normal os tubos de vácuo originais rasgarem ou furarem. O calor dentro do cofre do motor faz com que fiquem ressequidos. Muitas vezes a olho nu parecem bons, mas perdem vácuo e pressão devido à sua degradação. Não estando em perfeitas condições, não permitem que seja feito vácuo abrindo a dump valve.
- Membrana da borracha rota ou desgastada: Com o passar dos anos e com o calor no cofre do motor é também normal que a esta membrana apresente anomalias. Estando furada, a admissão ao fazer vácuo sobre a mesma, não produz qualquer efeito, não abrindo.
Como testar a dump valve:Para testar a dump valve podemos:
- Com o dedo empurrar a membrana para dentro para verificar a força da mola.
- Através da ligação do tubo de vácuo, sugar o ar (com a boca ou com pistola de vácuo) para testar se a mesma apresenta resistência ao ar. Deve-se sentir resistência até a membrana forçar a mola a abrir, caso contrário a membrana encontra-se furada.
Opções à dump valve original (upgrade) :Existem dump valves melhoradas pelas quais podemos trocar as nossas originais de membrana.
Por norma estas dump valves de upgrade são composta por corpo metálico e não de plástico como a original. Funcionam também com um ou dois pequenos pistões o que garante maior resistência e fiabilidade com pressões de turbo mais elevadas.
Existem dump valves que expelem o ar de novo para o colector do turbo, assim mantendo o mesmo funcionamento que as originais, por norma mais silenciosas:
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Ou então dump valves que expelem o ar directamente para o exterior. A única vantagem destas válvulas é não fazerem recircular o ar já comprimido e consequentemente aquecido. A desvantagem é o som de "PTSSSSSSSS" que se ouve na descarga da mesma sempre que o turbo faz pressão e existe uma desaceleração:
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Qualquer dúvida referente a esta válvula por favor apresentam neste tópico.
Abraço