A minha opinião sobre os motores, bem, o b202 é de longe mais nervoso, mais guloso a altos regimes, é bastante fiável, basta dizer que o da minha galinha tinha o motor original com o 2º cilindro com água, o 4º com 3mm a menos de diâmetro, a junta queimada e uma pasta cinzenta a servir de óleo e ainda assim veio para casa (cerca de 60km), a minha mulher anda com ele já há um ano e até agora nada a apontar, obviamente não é o mesmo motor, agora tem o do defunto cinzento (que havia comprado uns meses antes) que foi todo aberto e reparado por mim. Quanto ao motor b204, é de longe bem mais suave e de certa forma agradável de conduzir em longas distâncias (estou a fazer viagens de cerca de 1600km de cada vez), tem bom potencial para alterações (quem for adepto...), no entanto pode ser mais frágil, a prova disso é o último que comprei (no mês passado), em condições semelhantes ao que se passou com o da minha mulher, pura e simplesmente está parado à espera que chegue a casa para ver o que se passa e eventualmente ser reparado (é mais que óbvio
, mas como tudo na vida, depende muito de quem trata e como trata deles, o que tenho aqui comigo (b204), até agora nada a apontar, mas: muda óleo sintético a cada 6 a 8000 km, anticongelante de qualidade, estou sempre atento a qualquer ruÃdo ou luz avisadora, raramente anda no casco (isto é muito importante), gasolina 98 etc. etc. , sinceramente, tenho boa opinião de qualquer um deles, até o meu 1º 9000 (de 1989) nunca me deu grandes problemas. A razão pura e simples pela qual nunca tive um b205/235, porque são gm's, e também sei que são mais problemáticos apesar de uma gestão electrónica supostamente mais evoluÃda! Como tudo na vida, depende do tratamento que levar, a minha experiência é sobretudo com os 9000, já vou no 6º (
) até agora satisfeito e recomendo.
Quanto ao escape, era mais um testamento, mas como já foi dito, se o comprimento de cada saÃda for igual, obviamente interfere menos com a potência final debitada pelo turbo, no entanto também terá influencia o tamanho do turbo, pois um turbo pequeno enche mais depressa que um grande e se tiver um colector enorme demora mais a encher (porque a pressão exercida pelo colector será menor).
Para finalizar, acho que o material de origem é de longe bastante confiável, daà que cada alteração deve ser bem ponderada e avaliados os riscos sobre aquilo que queremos.