SAABsPORTUGAL

Oficina => Performance => Tópico iniciado por: prspecas em 21 de Novembro de 2012, 18:15

Título: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 21 de Novembro de 2012, 18:15
Viva,

Hoje fiz a minha primeira ECU flash ao meu SAAB, ou melhor, a primeira tentativa. Li a ECU com o T8CanFlash sem problemas. Peguei no bin original e coloquei o patch para o 2.0t (T8Suite). Comecei a fazer o flash com o T8CanFlash novamente e foi aqui que ocorreram os problemas. Quando chegou aos 20% (mais ou menos) parou. Tentei novamente, desta vez com a opção de ECU Recover e parou aos 33% ... mais algumas tentativas e sempre algo similar. Aparentemente a ligação cai, por algum motivo, parando a programação ... ando agora a investigar soluções ...

Alguém daqui já tentou algo similar?

Abraço,

Ricardo Costa
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: Lfteixeira em 21 de Novembro de 2012, 20:06
Estou a ver que seguiste a minha dica no forum ECUPROJECTS.

Ora bem, por aqui já temos quem perceba de Trionic 7 e Trionic 5, realmente agora falta de Trionic 8.
Vamos a ver se conseguimos aprender todos.


Primeira pergunta, o que estás a usar para fonte de alimentação? E que tensão?
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: castelar em 21 de Novembro de 2012, 20:58
Será que este site tem alguma utilidade para vossemecês?
http://trionic.mobixs.eu/ (http://trionic.mobixs.eu/)
Não pesco nada :>S :>S :>S
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 22 de Novembro de 2012, 09:50
Estou a ver que seguiste a minha dica no forum ECUPROJECTS.

Ora bem, por aqui já temos quem perceba de Trionic 7 e Trionic 5, realmente agora falta de Trionic 8.
Vamos a ver se conseguimos aprender todos.


Primeira pergunta, o que estás a usar para fonte de alimentação? E que tensão?

Viva,

Uma das vantagens do Trionic 8 é que podes fazer a actualização (CAN) pelo porta ODBII ... Assim, a alimentação é a do carro ...

Abraço,

Rcardo
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 22 de Novembro de 2012, 09:52
Será que este site tem alguma utilidade para vossemecês?
[url]http://trionic.mobixs.eu/[/url] ([url]http://trionic.mobixs.eu/[/url])
Não pesco nada :>S :>S :>S


Viva,

Sim, uso esse site.

Abraço,

Ricardo
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: Lfteixeira em 22 de Novembro de 2012, 17:32
Estou a ver que seguiste a minha dica no forum ECUPROJECTS.

Ora bem, por aqui já temos quem perceba de Trionic 7 e Trionic 5, realmente agora falta de Trionic 8.
Vamos a ver se conseguimos aprender todos.


Primeira pergunta, o que estás a usar para fonte de alimentação? E que tensão?

Viva,

Uma das vantagens do Trionic 8 é que podes fazer a actualização (CAN) pelo porta ODBII ... Assim, a alimentação é a do carro ...

Abraço,

Rcardo

De uma forma ou de outra podes programar todas no carro, pessoalmente prefiro programar sempre fora, mais seguro e mais rapido.

Mas se fazes no carro e tendo em conta a variação do erro (20% e 33%) sugeria que ligasses um carregador de baterias ao carro enquanto fazes a programação, para não haver variações de tensão.

Os logs da aplicação não indicam nada?
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 22 de Novembro de 2012, 19:38
De uma forma ou de outra podes programar todas no carro, pessoalmente prefiro programar sempre fora, mais seguro e mais rapido.

Mas se fazes no carro e tendo em conta a variação do erro (20% e 33%) sugeria que ligasses um carregador de baterias ao carro enquanto fazes a programação, para não haver variações de tensão.

Os logs da aplicação não indicam nada?

Bem, depois de ter praticamente montado um centro de recuperações de baterias na minha garagem (sim, fui tão "totó" que decidi fazer isto na garagem de casa! ainda por cima no piso -1, tendo uma pavilhão enorme cheio de SAABs, material e ferramentas do outro lado da cidade ... enfim), onde experimentei de tudo! (bateria nova, carregador de bateria, booster, etc) nada funcionou ... penso que agora a solução vai passar por tirar a centralina fora e tentar fazer o mesmo em ambiente "laboratorial". Estou no entanto com uma dúvida, como devo fornecer os +12v aos dois pinos que precisam deles e o ground ao outro? Com alguma espécie de carregador? Amanhã vou estar todo o dia na Universidade onde existe um laboratório de física, espero que lá existe alguma coisa que possa usar ...

Alguém me pode ajudar nesta parte eletrónica?

Abraço,

Ricardo
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 22 de Novembro de 2012, 20:46
Viva,

Penso que já percebi a questão da fonte de alimentação. Duas dúvidas, se puderem ajudar:

- Quanto amperes devo utilizar?
- Posso unir os dois cabos de +12v e ligar a fonte a estes dois unidos? Ou tenho de usar duas fontes distintas? (acho que posso unir, mas queria ter a certeza :-)

Abraço,

Ricardo
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: Lfteixeira em 23 de Novembro de 2012, 00:05
Precisas de poucos amperes.
1 ou 2 é mais que suficiente.

E sim, podes (e deves) alimentar ambos os pinos desde a mesma fonte de alimentação.
Garante os 12v sempre.

As Trionic5 precisam de mais do que 12v (cerca de 15v).
As Trionic7 são mais permissivas, com cerca de 11,5v portam-se bem.
As Trionic8 ainda não sei, ainda não arranjei uma ECU dessas para fazer uns testes.
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 23 de Novembro de 2012, 00:32
Bem, amanhã sou capaz de fazer experiências ... como tenho mais do que uma centralina e cabos com fartura :-) ... estou a pensar usar o macho da porta odbII para ligar com os dois cabos necessário na ficha de encaixe na centralina. A alimentação (+12v e -12v) estou a pensar usar uma fonte de alimentação do laboratório ou um transformador (ainda vou pensar). Já agora, tenho de soldar mesmo os cabos ou basta enroscar?

Obrigado,

Ricardo
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 23 de Novembro de 2012, 20:54
Precisas de poucos amperes.
1 ou 2 é mais que suficiente.

E sim, podes (e deves) alimentar ambos os pinos desde a mesma fonte de alimentação.
Garante os 12v sempre.

As Trionic5 precisam de mais do que 12v (cerca de 15v).
As Trionic7 são mais permissivas, com cerca de 11,5v portam-se bem.
As Trionic8 ainda não sei, ainda não arranjei uma ECU dessas para fazer uns testes.
Viva,

Como sei se os 12v são suficientes?

RicardoC.
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: Lfteixeira em 23 de Novembro de 2012, 21:33
Testas com 12v e vês se programas ou nao.

Depois aumentas para 13v e testas novamente.
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: TesZero em 24 de Novembro de 2012, 16:46
Ricardo, estas a usar só os 12v do carro para ler/escrever?

1º esquece o carro e tira a ecu fora...

2º tens que usar um transformador de alimentação continua "estável" (nada de transformadores de telemóveis ou universais) eu uso um transformador de portátil...

3º amperagem... não é importante, dificilmente vais encontrar um transformador a baixo dos 50w... que a 12v já produz cerca de 4,5 amp... (w = p x v / 50w= ~4,50 x 12).
ou seja, não importa os amperes que tenha o transformador, ele só dà à ecu o que ela gastar.

4º tenho que ver o manual, mas acho os 12v muiiiiiiiiiiiiito baixos, especialmente quando não são estáveis... sempre gravei mapas com aprox 15v (em t5 e t7)

penso que com um transformador de portátil e fora do carro não tenhas problemas alguns...

estas a usar canbus ou só odb2?

não sei se a t8 te possibilita flashares por cima dos erros como a t7 ou se vais ter que a recuperar com um bdm_usb como nas t5.

Abraço
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: TesZero em 24 de Novembro de 2012, 16:47
Só uma pergunta... antes de colocares o mapa a gravar alteraste o código do mobilizador que leste do teu bin?

Abraço
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 24 de Novembro de 2012, 17:47
Ricardo, estas a usar só os 12v do carro para ler/escrever?

1º esquece o carro e tira a ecu fora...

2º tens que usar um transformador de alimentação continua "estável" (nada de transformadores de telemóveis ou universais) eu uso um transformador de portátil...

3º amperagem... não é importante, dificilmente vais encontrar um transformador a baixo dos 50w... que a 12v já produz cerca de 4,5 amp... (w = p x v / 50w= ~4,50 x 12).
ou seja, não importa os amperes que tenha o transformador, ele só dà à ecu o que ela gastar.

4º tenho que ver o manual, mas acho os 12v muiiiiiiiiiiiiito baixos, especialmente quando não são estáveis... sempre gravei mapas com aprox 15v (em t5 e t7)

penso que com um transformador de portátil e fora do carro não tenhas problemas alguns...

estas a usar canbus ou só odb2?

não sei se a t8 te possibilita flashares por cima dos erros como a t7 ou se vais ter que a recuperar com um bdm_usb como nas t5.

Abraço

Viva,

1º - Sim, foi o que fiz :-)

2º - Usei uma fonte de alimentação do laboratório de física/electrónica da Universidade (mas estável não deve haver) ... devo dizer que aquilo é pesado à brava ...

3º - Sim, um dos Eng.º Eletrotécnicos (sou Informático pelo que sempre fiz questão - até ontem - de não perceber nada de electrónica) lá da Universidade disse-me precisamente isso. Ainda por cima a fonte que me forneceu faz o cálculo automático da amperagem.

4º - Usei 11,5Vm, com 12V não deu ... lol ... mas isto explico melhor já noutro post mais abaixo.

Estou a usar CANBUS (acho eu) que liga na porta ODB2, faz sentido?

Sim, flashei diretamente em cima dos erros. o programa T8CanFlash tem um modo próprio para isso.
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 24 de Novembro de 2012, 17:48
Só uma pergunta... antes de colocares o mapa a gravar alteraste o código do mobilizador que leste do teu bin?

Abraço

Não faço ideia do que está a falar, pelo que deduzo que não :-) ... De qualquer forma eu voltei a gravar o mapa original apenas com as alterações necessárias para ficar igual ao 2.0t (logo como não mexi nessa parte, não me preocupei).
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 24 de Novembro de 2012, 18:01
Viva,

Vou tentar resumir o meu dia de hoje (e ontem). Depois de ter andado a arranjar o material que necessitava lá pela Universidade: fonte de alimentação laboratorial e alguns cabos, foi a casa de um colega buscar uma pistola de soldar e alguma solda. Peguei numa centralina suplente de um 2.0t e retirei uma porta ODBII de um carro aí com 10cm de cabo (podia ter usado uma porta RS232 fêmea, mas como tinha várias ODBII à mão e nenhuma RS232 ...).

Hoje de tarde, peguei no material todo e dentei mãos à obra ... 1 hora depois tudo estava operacional e o meu SAAB novamente a andar com as parametrizações de um 2.0t :-). Considerando que nunca tinha soldado cabos na vida, acho que não foi mau de todo. Onde perdi mais tempo (além da árdua tarefa de descarnar cabos com um x-ato) foi que, depois de ter todos os cabos prontos, experimentei com a centralina suplente (a tal de um 2.0t) e tudo funcionou na perfeição (à primeira :-D) com 12V. Pequei na centralina do meu 1.8t, forneci os mesmos 12V e nada ... subi até 13V, 14V e nada ... comecei a ficar preocupado ... lembrei-me então de experimentar 11,5V (o lfteixeira falou dessa voltagem para a T7) e voilá, ficou on-line. Flashei o meu ficheiro original com as alterações pretendidas, coloquei no carro, vou a dar à chave ... sem bateria ... bah. Toca a ir ao outro lado da cidade buscar uma bateria, cabos, etc ... voltar e lá pegou. Já fiz uns 20km e devo dizer que a diferença se nota bastante :-) ...

Agora vou andar assim mais ou menos 1 semana, depois devo colocar um mapa com cerca de 200cv e 300nm ...

Grande abraço e obrigado a todos,

RicardoC
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: TesZero em 24 de Novembro de 2012, 18:25
Porreiro que acabou tudo por ficar bem :D

pensei que iria pegar em um mapa original do 2.0T e ias gravar na tua ecu...
nesse caso terias que alterar o código do imobilizador senão o carro não pegava :)
Nesse caso, esquece :)

Abraço
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: Lfteixeira em 24 de Novembro de 2012, 20:54
Ena, boas noticias.

Essas gajas (as centralinas) tem a mania de serem esquesitas com as voltagens!

Ainda bem que tudo se resolveu, agora vê-lá se me arranjas uma centralina Trionic 8 a um preço fixe para eu começar a fazer experiencias em Trionic 8!!!    ;D
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 26 de Novembro de 2012, 23:39
Viva,

Bem, eu sei que disse que ia andar assim uma semana, mas não resisti. Hoje de tarde fiz um novo mapa, com base em alguns originais (Aero) e outros que arranjei e analisei (obrigado lfteixeira). Logo que me pareceu pronto, toca a flashar ... Depois de duas horas (sim, horas :|@) a tentar acertar com a voltagem da minha ECU (que pelos vistas ainda é mais esquisita que o normal, pois as suplentes funcionam todas com 12v, mas a minha não ... tem de ser 11,8v ou 11,9v ... como é analógico não sei bem ... a ver se agora não mexo mais na a fonte ... lol), lá consegui flashar o mapa. Neste momento deve estar com mais ou menos 200cv a 210cv e 300nm a 330nm e devo dizer que está um espetáculo. Muito mais suave e progressivo (pelo menos até às 4000rpm/min) do que nas versões anteriores ... vamos ver os consumos. Agora não devo mexer mais ;-), mas não prometo!!!

Abraço,

R.



Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: TesZero em 26 de Novembro de 2012, 23:43
na versão aero não altera turbo e injectores?  ???

Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 26 de Novembro de 2012, 23:56
na versão aero não altera turbo e injectores?  ???

Viva, sim. Turbo, injetores, bomba de combustível e escape (pelo menos), mas para atingir potências na casa dos 250cv a 280cv. Segunda a maptun (julgo que conhecem) 210cv/330nm é o máximo que se consegue num 1.8t/2.0t sem mexer no hardware. Daí para cima é necessário fazer alterações, sendo que a primeira é precisamente igualá-lo ao Aero (pode ser que ainda caminhe para aí ... ou paro por aqui e arranjo outro projecto). O mapa que acabei por usar, após analisar vários para perceber melhor as alterações, é baseado precisamente num da maptun para um 1.8t de 2003 MY04 (igual ao meu) para 210cv/330nm sem alteração de "hardware", embora aconselhem umas molas spring ou eibach. Esta é precisamente a alteração que a neobrothers também aconselha para este carro/versão.

Existem pelo menos mais dois bons mapas de outros tuners de renome :-) um para 195cv e o outro para 205cv.

Abraço,

R.
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: TesZero em 27 de Novembro de 2012, 00:19
perguntei isso por teres referido:

"Hoje de tarde fiz um novo mapa, com base em alguns originais (Aero)"

como fizeste um mapa tendo como base um mapa que usa componentes mecânicos diferentes?
especialmente por ter mapa de turbo e tempos de injecção diferentes devido ao tamanho dos injectores  ???

Prefiro sempre usar o mapa base do carro e arterar  O0

ou... alterar o que necessita (turbo e injectores pelo menos) e utilizar o mapa do aero  O0

Abraço
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: prspecas em 27 de Novembro de 2012, 10:31
Viva,

Acho que não me expressei bem. Não fiz o mapa baseado no do Aero, esse apenas analisei para perceber as diferenças. Tal como analisei o do 1.8t e o do 2.0t e outros que arranjei. O mapa final que neste momento está no carro é o original alterado por mim.

Abraço,

R.
Título: Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
Enviado por: TesZero em 27 de Novembro de 2012, 14:59
Haaa.... ok...

quando disseste que era baseado pensei que tinha pegado no mapa de um 2.0 aero e simplesmente alterado parâmetros.

ok :P

percebi agora :P

Abraço