Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 11:54

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

316 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: SAAB 92 (1950-1956)  (Lida 7906 vezes)

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
SAAB 92 (1950-1956)
« em: 10 de Novembro de 2012, 23:34 »
História
O protótipo para o SAAB 92 (92001, "Ur-SAAB") foi mostrado a imprensa em 10 de Junho de 1947 e a produção em massa começou em 12 de Dezembro de 1949. A aparência mudou muito. O chamado "out-SAAB" está atualmente em exposição no Museu do Carro SAAB em Trollhättan.

O SAAB 92 foi o primeiro carro da SAAB. Era um projeto simples, inspirado pelas ideias contemporâneas sobre os carros do povo combinados com o conhecimento da fabricação aeroespacial. O SAAB 92 teve várias soluções modernas, como a tracção dianteira, motor transversal, suspensão de barra de torção, rack e direção de pinhão e um corpo monocoque com excelente aerodinâmica, - por razões de custo e para endurecer a traseira não tinha tampa da mala, o acesso à bagageira era feito por de dentro através do banco de trás. O sistema de refrigeração tinha um circuito fechado de água, auto-circulante (um design inteligente, excepto para aqueles que ficaram com o motor a ferver).

Correram rumores de que foi construído para concorrer com o Volvo PV 444, mas na época constava que o novo Volvo poderia vir a ser vendido a um preço muito baixo. Descobriu-se mais tarde que os rumores não eram verdade, acabando o Volvo por ser vendido muito mais caro.

A tampa da mala foi adicionada mais tarde no SAAB 92B, assim como um número de outras melhorias. No início, a única cor disponível era verde garrafa, porque a SAAB tinha enormes quantidades de tinta em stock devido ser essa a cor usada na produção dos aviões durante a Segunda Guerra Mundial.

O SAAB 92 foi sucedido em 1956 pelo SAAB 93.

Dados técnicos

Motor: em linha de dois cilindros, motor a dois tempos
Cilindrada: 764 cm3
Diâmetro x curso: 80x76 milímetros
Potência: 25 cv a 3800 r / m (1950-53), 28 cv a 4000 r / m (1954-56)

Transmissão:
Transversal motor dianteiro, tracção dianteira
3-velocidades com transmissão manual com a primeira sincronizada, roda livre, talo.

Medidas o Peso:

Comprimento: 395 centímetros
Largura: 162 cm
Altura: 145 cm
Distância entre eixos: 247 centímetros
Tara: 880 kg

Versões

92 - de Janeiro de 1950 a Novembro de 1952.
O carro tinha faróis mas com piscas separados; luz traseiras em lágrima, para-choques traseiros nos cantos; bateria localizada sob o piso da bagageira, depósito de gasolina localizado na parte traseira ao meio, com tampa cromada; interior pintado em cinza.

92B- de Dezembro de 1952 a Dezembro de 1956.
Já com Tampa da mala; janela traseira maior, a bateria mudou para o compartimento do motor, depósito de combustível localizado entre as rodas traseiras, assentos melhorados, mais cores de carroçaria para os clientes escolherem.
No outono de 1953 introduziu acabamento cromado nas janelas, novas jantes, faróis normais com piscas integrados, protector triangular no canto traseiro; interior pintado na cor da carroçaria, a potência do motor é aumentada em três cavalos.
No outono de 1954 introduziu luzes traseiras rectangulares.
No outono de 1955 apresentou o 92b, com pára-choques inteiro.

Foram produzidos 20.132 SAAB 92 no conjunto das duas variantes (92+92b).
Modelo               Ano       Numero de série
SAAB 92             1950                1 - 700
SAAB 92             1951            701 - 1469
SAAB 92             1952           1470 - 5300
SAAB 92B           1953           5301 - 8000
SAAB 92B           1954           8001 - 12000
SAAB 92B           1955          12001 - 19625
SAAB 92B           1956          19626 - 20132

(origem Wikipedia)

Saab 92-Frente
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Saab 92-Traseira 
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Saab 92b - Frente
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Saab 92b - Traseira
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
« Última modificação: 10 de Novembro de 2012, 23:44 por castelar »
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 92 (1950-1956)
« Responder #1 em: 11 de Novembro de 2012, 00:32 »
Excelente!

vou só juntar uns detalhes

ursaab       15 Abril 1946     (primeiro protótipo)
Ursaab 92.001   Verão 1946    (primeiro registado)
Ursaab 92.002   1947
Ursaab 92.003   1947
Saab 92      10 Junho 1949     (apresentação)
Saab 92    12 December 1949 (início de produção, apesar de serem modelo de 1950)
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 92 (1950-1956)
« Responder #2 em: 11 de Novembro de 2012, 17:31 »
Obrigado a ambos :D

Informação importante para a página web a ser contruida :D

restantes users podem seguir o exemplo e ajudar nas restantes informações :D

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 92 (1950-1956)
« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2012, 19:48 »
sempre às ordens.
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline SlavisaCS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 20
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 92 (1950-1956)
« Responder #4 em: 04 de Dezembro de 2013, 14:28 »
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Saab 9000CS

Offline gmcarvalhais

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 256
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Cascais
Re: SAAB 92 (1950-1956)
« Responder #5 em: 04 de Dezembro de 2013, 14:40 »
It looks like ZZTop Car's?! O0 O0 O0
  • Toyota IQ 1.4 D-4D / Yamaha XJR 1300 SP
  • Saab 93 2.2 tiid hatchback - 1998 (já era...)
  • VW Golf VI 1.6 tdi - 2011 (já era...)
  • Ford Smax 2.0 tdci - 2007  (já era...)
  • Opel Vectra GTS 2.2 Dti - 2003  (já era...)
  • VW Golf IV 1.4 - 1999  (já era...)
  • Ford Galaxy 1.9 - 1997  (já era...)
  • Peugeot 205 XAD - 1992  (já era...)