Vou deixar aqui a minha experiencia/recomendação sobre oficinas/mecanicos SAAB na zona de Lisboa.
Para quem comprou um SAAB pela primeira vez, e não tem qualquer conhecimento sobre os problemas/truques dos nossos queridos automoveis eu recomendo que passem num concessionario autorizado para fazerem um check completo.
Na zona de Lisboa eu recomendo claramente a gaspar auto -
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - e para que fique bem claro eu não tenho qualquer comissão na mesma, nem trabalho lá.
Mas para que fique bem claro tambem eu conheço-os pessoalmente, e exactamente por os conhecer sei da sua capacidade tecnica e experiencia.
O dono da gaspar auto neste caso ate é membro - Pjplopes - do SAABsPORTUGAL
Vou dar-vos alguns exemplos para que voçês tirem a vossa propria conclusão.
1. exemploNeste caso foi mesmo comigo, quando comprei o 9-3 da minha mulher aqui em Munique o mesmo tinha um problema. Eu não percebi o problema quando comprei o 9-3 embora o acha-se lento.
Fiz inúmeros testes sem sucesso, bastou um telefonema para um mecanico (português) profissional SAAB (mais de 20 anos de experiencia). E dizendo-lhe todos os testes que efectuei ele simplesmente me disse que tinha o turbo GT17 colado. Quando fui verificar o turbo estava mesmo colado e tive que o trocar.
2. exemploNo antigo forum o user
fdvieira que tinha/tem um SAAB 9-3 Aero, que levava por norma o seu carro a ser reparado ao mecânico que sempre arranjou os carros do Pai dele.
Esse mecanico experiente mudou-lhe a distribuição do motor, mas o
fdvieira achava que algo estava errado. O
fdvieira resolveu então levar o seu 9-3 a gaspar auto que conseguiram dar com o problema, tinha a corrente de distribuição com 2 dentes de avanço.
3. exemploAlguns de vocês veram/veem aqui pelo forum que recomendam um mecânico de Alcochete de seu nome Carlos Serra, eu proprio o recomendei/recomendo, mas tenham isto em atenção.
O Carlos Serra não é mecanico de profissão, é um autodidata que gosta muito de mecanica, mas nunca trabalhou na SAAB. No entanto por todo o feedback que temos dele, ele é bastante cuidadoso/meticuloso. Mas o grande problema é que não tem toda a experiencia necessaria para identificar os possiveis problemas conhecidos para um mecânico profissional da SAAB.
Ele tem experiência dos problemas que passou nos seus SAABs, uma oficina autorizada SAAB com mecanicos profissionais tem experiencia de todos os SAABs que arranjam diariamente.
Deixo aqui um exemplo do que se passou com uma carrinha 9-5 do Carlos Serra em que ele não percebeu um problema, e que lhe custou muito caro. Ele instalou um motor 2.3, originalmente a carrinha tinha um motor 2.0.
O problema por ordem cronologica
1. motor 2.3 - centralina reprogramada para 280 CV - Partiu 1 piston - reparou o motor pela 1ª vez
2. motor 2.3 - centralina original 230 CV - Partiu 1 piston - reparou o motor pela 2ª vez
3. motor 2.3 - centralina original 230 CV - Pistons forjados Wossner que nao partiram
Ele veio a perceber depois que o problema era de uma electrovalvula que nao estava a funcionar bem e fazia com que o turbo continua-se a produzir pressão excessiva partindo os pistões de origem.
Uma oficina autorizada SAAB com mecanicos experientes neste tipo de problemas tinha dado com o problema sem ser necessario reparar o motor 2 vezes e com muito menos custos.
ResumoTirem as vossas conclusões e o meu conselho é que quando comprarem um SAAB devem de ir a uma oficina autorizada fazer um check completo. Se querem fazer pequenos trabalhos de coisas perfeitamente identificadas (KITs PCV, etc) podem ir ao Carlos Serra.
Ja deixei anteriormente aqui -
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - neste mesmo topico um link com as oficinas autorizadas na zona de lisboa e dados das mesmas (caso queiram ir a outra que não a gaspar auto).
PS1: Quem se lembre dos exemplos acima mencionados no antigo forum que confirme o que disse, ou me corrija caso eu tenha dito algo incorrecto.
PS2: Deixem tambem as vossa opiniões, não tomem a minha como correcta.
PS3: este forum tem intuito de ajudar SAABistas e muitas vezes ajuda-los a resolver eles próprios os problemas, mas existem certas coisas que devem ser entregues a profissionais e nao curiosos/autodidatas