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Oficina => Embraiagem / Transmissão => Tópico iniciado por: mferraz em 10 de Setembro de 2014, 19:32

Título: Hidraulico nas couves
Enviado por: mferraz em 10 de Setembro de 2014, 19:32
o meu 9000 resolveu negar-se a meter mudanças, ewtava até com esperanças que se tivesse tornado em caixa automática, mas acordei do sonho e vi a triste realidade de o pedal de embraiagem não fazer nada, fica lá no fundo e engata com muita dificuldade, não dá para andar. resultado esta a fazer a viagem de volta num porta carros, ainda não chegou a Lisboa.
Na Skandix tem a bomba hidraulica, supostamente para o meu 9000, eu queria confirmar com quem me subesse dizer, qual a ref da bomba para o 9000 de 1997 a gasolina, isto se for só da li
vamos ver. rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: SMAP em 10 de Setembro de 2014, 20:04
Podem ser 3 coisas

Tubo roto - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_352&products_id=4751 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_352&products_id=4751)
Bomba principal - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_88&products_id=2344 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_88&products_id=2344)
Bomba auxiliar - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_89&products_id=536 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_89&products_id=536)
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: Dhc em 10 de Setembro de 2014, 21:18
Por vezes se levantares o pedal com o pé (quando ele fica em baixo) ajuda provisoriamente, pelo menos para desenrasque de emergência. 
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: TesZero em 11 de Setembro de 2014, 08:21
Sim, por norma é o bombite da embraiagem (bomba secundária dentro da caixa)

É algo que eu tenho SEMPRE atenção quando tiro uma caixa fora... porque ´e uma porra de uma trabalheira para o trocar... tem que se tirar a caixa do carro para trocar a porra de um vedantes.

Não compres bomba nenhuma...

A primeira coisa que tens a fazer é veres se o tubo mencionado pelo smap está roto... é bastante comum eles rasgarem...

Depois é verificares se tens óleo junto ao pedal da embraiagem... se não tiveres, a bomba principal estará boa..

Verifica se tens óleo a escorrer na zona da caixa... se tiveres... é o bombite da caixa...

Podes comprar novo ou simplesmente trocar os vedantes do mesmo...

O pistão do bombite não costuma estar riscado... logo é só trocar vedantes...

NÃO TE ACONSELHO a comprares vedantes aftermarket... pelo menos os da scantech trocas e passado 10.000 kms tens que trocar de novo...
Alem disso os originais, salvo o erro, rondam os 20€....

Abraço
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: mferraz em 11 de Setembro de 2014, 21:13
obrigado pelos conselhos, o carro chegou hoje e depois de uma breve analise parece ser dentro da caixa, sangrámos o sistema e recuperou mas amanha vai-se analisar com mais cuidado.
no pedal não perde oleo , nem no dito tubo , nem nos travoes
eu gostaria de ir para o kit de reparação, mas isso implica na mesma o desmontar da caixa, e se não dá certo?!, é um problema quando não somos nós a fazer e poder ter o carro parado sem problemas numa garagem própria, por isso o mais certo é comprar novo e trocar.
Obrigado amigos
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: mferraz em 11 de Setembro de 2014, 21:16
agora também quero ponderar a embraiagem, será que vale apena? tendo tudo desmontado? eu penso que ainda seja a original e tem 170mk, mas não patina. omaster cylinder não me preocupa porque é externo e de facil acesso
que acham caros amigos saabistas?
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: TesZero em 12 de Setembro de 2014, 09:26
A embraiagem vai depender do desgaste...

o problema da caixa, é que mesmo uma pessoa experiente, demora cerca de 5 / 6 horas a tirar uma e a colocar outra :P

e... nos 9000´s não precisamos de tirar o motor porque o charriô abre a meio :D
vê o meu tópico para perceberes se quiseres, em ambos os 9000 tens fotos sem caixa.

170 depende da tua condução...
uma embraiagem pode durar 200.000 ou 100.000, depende de como a usares...

Mas se arranjares uma a bom preço... era de aproveitar visto que vais ter isso aberto... e ter o mesmo trabalho passado 30.000 kms... é escusado.

Eu, trocava logo tudo... mas isso sou eu que farto-me de trocar material bom :P
um dia destes começo a dar esse material "bom" a quem me critica :P :P :P

Com o kit de reparação fica bom em 90% dos casos... só não fica se tiveres o pistão do bombite arranhado (nunca vi nenhum arranhado)

tens aqui o kit ORIGINAL, pelos vistos a PFS já nem vende o da scantech de tantos problemas que deu...
http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_306_454&products_id=3928&osCsid=03de4f840da7d27448de752327ac804f (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_306_454&products_id=3928&osCsid=03de4f840da7d27448de752327ac804f)

Aqui o bombite completo se quiseres gastar mais dinheiro, agora estão bem mais baratos, lembro-me disto a 300€:
http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_89&products_id=536&osCsid=03de4f840da7d27448de752327ac804f (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_89&products_id=536&osCsid=03de4f840da7d27448de752327ac804f)

quanto à tua embraiagem, o teu é LPT, certo? então deverá ser esta que está em promoção:
http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_91&products_id=431&osCsid=03de4f840da7d27448de752327ac804f (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_91&products_id=431&osCsid=03de4f840da7d27448de752327ac804f)

Normalmente este kit ronda os 300€

Espero ter ajudado, sendo do bombite, vais ficar na rua parado de novo, não adianta sangrar...

Abraço :
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: SMAP em 12 de Setembro de 2014, 09:35
Atenção, o teu 9000 é um LPT. Sendo um LPT o volante de motor é mais pequeno do que o de um FPT e a embraiagem também não aguenta tanto binário.

Tendo em conta que já tens uma repro no teu 9000 e tens bem mais que os 150 CV originais, acho que o que deverias fazer era por um volante de motor de 240 mm (o do fpt é de 228mm) e por uma embraiagem de um FPT.

Está é a embraigem de um LPT - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_91&products_id=3644 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_91&products_id=3644)

Está é a embraigem de um FPT - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_91&products_id=2210 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_91&products_id=2210)
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: TesZero em 12 de Setembro de 2014, 09:51
Sim..... se tens repro... um dia que precises de trocar a embraiagem... troca obviamente também o volante do motor...

Tenho lá em casa um volante de motor de 1996, tenho que ver o tamanho...

Abraço
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: darioglv em 12 de Setembro de 2014, 10:22
Tens aqui o que o tez estava a dizer.....
(http://i87.photobucket.com/albums/k157/darioglv/IMG_0642.jpg) (http://s87.photobucket.com/user/darioglv/media/IMG_0642.jpg.html)

(http://i87.photobucket.com/albums/k157/darioglv/IMG_0643.jpg) (http://s87.photobucket.com/user/darioglv/media/IMG_0643.jpg.html)

So precisas de tirar meio charrion e consegues tirar a caixa, mas menos que 5h nao te livras, aproveita e melhora para a outra embraiagem.... :)
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: Dhc em 12 de Setembro de 2014, 11:14
Os aniversários já vem com volante de motor de 240mm, não faz falta trocar.
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: SMAP em 12 de Setembro de 2014, 11:28
Os aniversários já vem com volante de motor de 240mm, não faz falta trocar.

Não vem nada, não é uma questão de aniversario ou não. É uma questão de motor, sendo um B204E vem com volante de motor de 228m.

Se for um aniversario com motor B204L ou B234L claro que vem com volante de motor de 240mm
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: Dhc em 12 de Setembro de 2014, 11:38
Smap... já desmontaste algum ou viste desmontado??? falo dos aniversários... vem com 240mm sim!
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: Dhc em 12 de Setembro de 2014, 11:40
O motor dos aniversários é B204L.
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: SMAP em 12 de Setembro de 2014, 11:42
O motor dos aniversários é B204L.

O motor dos aniversarios não é B204L, é simplesmente o motor com que foi vendido. O 9000 do meu Pai é aniversario com motor B204E e volante de motor de 228mm.

O 9000 do FP9000 é um Aniversario com B234E
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: SMAP em 12 de Setembro de 2014, 11:43
Se leres aqui - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_91&products_id=3644 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_91&products_id=3644)

Sachs Clutch Kit

To Fit: SAAB 9000 1996 to 1998 models as below with engine number from V028944 (227mm Diameter clutch plate)

2.0i (B204I)
2.0 LPT (B204E)
2.3 LPT (B234E) This does not depend on engine number.
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: Dhc em 12 de Setembro de 2014, 11:46
Estranho, os que me passaram pelas mãos são 240mm, ainda tenho um desses volantes do motor, acho que não vale a pena medir outra vez e tirar foto para confirmar  :D
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: Dhc em 12 de Setembro de 2014, 11:49
De que ano é o do teu pai? 1997 ou 1998? pode estar aí a diferença, como bem sabes, os últimos foi a despachar o material que havia, ex. o meu de 96 vinha com regulador de pressão de gasolina de 2.8 bar, todos os outros era de 3 bar, como vês foi simplesmente para despachar stock!
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: mferraz em 12 de Setembro de 2014, 13:32
o volante do motor, é simples de trocar? é só colocar um maior ?
vou ponderar isso tudo
a coisa começa a se compor, o prob é que é sempre a subir
acham que corro grande risco se não mudar já o volante, se este não for o de 240?
 :-\ :-\ :-\
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: mferraz em 12 de Setembro de 2014, 15:18
pelo que parece pelo numero de motor V052273 , o prato já é o maior
pergunto se sabem qual o kit ref number
na skandix parece-me ser este, 1015074 e na parts for saab o de 227 mm, isto ainda é um bocado confuso para mim
pelo que se puderem dar uma dica agradeço
temos aqui uma dif entre 143 e 191 €
e cou mandar vir tambem o slave +145 e o tubo + 20 e qq
abraços

Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: SMAP em 12 de Setembro de 2014, 15:26
De que ano é o do teu pai? 1997 ou 1998? pode estar aí a diferença, como bem sabes, os últimos foi a despachar o material que havia, ex. o meu de 96 vinha com regulador de pressão de gasolina de 2.8 bar, todos os outros era de 3 bar, como vês foi simplesmente para despachar stock!

O 9000 do meu Pai é de 1998
Título: Re: Hidraulico nas couves
Enviado por: mferraz em 12 de Setembro de 2014, 15:56
Décio se for com o volante de 240 mm, qual o diametro do prato de embraiagem? será os de 227? :|@ :|@