SAABsPORTUGAL

Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico iniciado por: Lfteixeira em 19 de Maio de 2017, 17:03

Título: Velas NGK ou Champion (motores B2x5)
Enviado por: Lfteixeira em 19 de Maio de 2017, 17:03
Como me ando a sentir corajoso e estando a chegar a altura de mais uma revisão ao SAAB, estou a pensar colocar velas da Champion invês das habituais NGK.

As NGK são as PFR6H-10 as Champion (alegadamente equivalentes) são as RC8PYPB4 OE146.
Já confirmei, tem o mesmo GAP e também tem resistência.

Mas no universo SAAB não encontro pessoal a usar destas, existe algum motivo ou é coincidência?
Título: Re: Velas NGK ou Champion (motores B2x5)
Enviado por: Lfteixeira em 19 de Maio de 2017, 17:06
Sobre as NGK:
http://www.sparkplugs.co.uk/ngk-spark-plug-pfr6h-10 (http://www.sparkplugs.co.uk/ngk-spark-plug-pfr6h-10)

Sobre as Champion:
http://www.sparkplugs.co.uk/champion-spark-plug-rc8pypb4 (http://www.sparkplugs.co.uk/champion-spark-plug-rc8pypb4)

Teoricamente são iguais.
Título: Re: Velas NGK ou Champion (motores B2x5)
Enviado por: joseglv em 20 de Maio de 2017, 13:37
Eu no meu carro vou colocar sempre as NGK... simplesmente pq o carro foi desenhado com a performance delas.
Agora... não sei os CV que tens no carro ... mas supondo que tens um Stg 1 ou mm Stg 2, eu sugeria as BCPR7ES1.1 e colocava o gap a 1.0

São velas mais frias e mais baratas que as do Aero ( PFR6H10 ) logo melhores para performance e para a carteira
SE e se fores para mais longe nos Stages... ( como eu vou ) uso as BCR8ES

My 2 Cts
Título: Re: Velas NGK ou Champion (motores B2x5)
Enviado por: Lfteixeira em 24 de Maio de 2017, 10:36
As minhas experiencias com as BCPR não correram muito bem quando o carro trabalhava a GPL.
Experimentei desde as 6 às 8 com diferentes gaps.

O SAAB já anda desde sábado com as da Champion e para já perfeito. Sem missfires, queixas da DI ou afins...

Aguardemos.
Título: Re: Velas NGK ou Champion (motores B2x5)
Enviado por: karter em 19 de Outubro de 2017, 12:01
O meu bixo anda com umas bosh FR7DCX-11 em primeiro lugar têm opinião acerca destas velas?

Ando com elas não por querer mas porque na revisão que fiz ao carro na Fuselcar em Aveiro, eles substituíram e disseram que estas eram as recomendadas, já lhe perguntei em que programa viu que velas meter, mais me convenço que se não formos nós a fazer e pesquisar há artistas para tudo.

Na avaliação sinceramente não sentia o carro a andar mal, tudo normal, mas ultimamente sinto o carro diferente, não fiz nada e está melhor, na semana passada o ralenti estava muito baixo, tinha de usar um bocado a embraiagem nos arranques para o carro não ir a baixo e quando vinha na estrada para parar nuns semáforos se metesse o pé na embraiagem para meter a caixa em ponto morto ele desligava-se, e mesmo a virar por ex em inversão de marcha como obriga a bomba de direcção a trabalhar e roubava força ao motor ele facilmente ia a baixo, também na semana passada senti o motor com menos força, anda e desenvolve mas sem aquela facilidade e sinto que está a custar a desenvolver, sente-se e por ex a 120/140 sente-se algo no rolar como se estivesse com a direcção desalinhada mas vem da queima que não está suave.

Entretanto comprei as velas NGK PRF6H-10 (55€) mas neste tópico até falam das BCR/BCPR e como quero trocar as velas quais recomendam?

Neste momento o carro não está com o ralenti baixo, já não se desliga, não sinto falta de força mas sinto que parece haver lag, acelero e ele está mais custoso a acelerar, acho mesmo que é questões de velas e má queima. Tanto a essence como gasificado o comportamento é exactamente o mesmo.

é o 95 2.0T 150cv de 99 com 320.000km a GPL
se acharem melhor criar um tópico a parte avisem, só continuei este porque falam das NGK BCPR
Título: Re: Velas NGK ou Champion (motores B2x5)
Enviado por: joseglv em 19 de Outubro de 2017, 19:07
Não há crise karter...
Eu recomendo SEMPRE NGK...
Sempre as indicadas... a ECU/Trionic lê informação através das velas pelo que não invento.
Mas o EPC não é muito simples na identificação...
Tem várias variantes... B205; B235; B235R; 190cv; Injectores verdes e injectores vermelhos... e depois alterações... discutíveis.

Como já compraste as velas PFR6H-10 (platina), usa-as... já gastaste o dinheiro ( e não são baratas ) por isso rentabiliza-as. Não terás problema algum com essas até porque são utilizadas no Aero.
Quando comprares as próximas... depois vê-se rapaz!
Título: Re: Velas NGK ou Champion (motores B2x5)
Enviado por: Dhc em 22 de Outubro de 2017, 22:49
Acho que tens é problemas de vácuo.
Título: Re: Velas NGK ou Champion (motores B2x5)
Enviado por: Lfteixeira em 23 de Outubro de 2017, 09:41
O melhor (e recomendado) são as NGR NGK, modelo R.

Sejam as BCPR6ES-11 ou as PFR6H-10 ficam sempre bem servido.
No meu caso, no motor com GPL, notei melhor desempenho com as PFR do que com as BCP.
Título: Re: Velas NGK ou Champion (motores B2x5)
Enviado por: joseglv em 23 de Outubro de 2017, 19:15
Ele deveria querer dizer  "NGK modelo R"  ;)
Título: Re: Velas NGK ou Champion (motores B2x5)
Enviado por: karter em 24 de Outubro de 2017, 01:46
NGR deve ser algum dialecto usado em Braga :)

Não ia trocar sem ouvir/ler as vossas sempre dispostas e entendidas respostas que valorizo muito. Vou então trocar as velas e ver os tubos do vácuo, este tubos estão ligadas na admissão?
Título: Re: Velas NGK ou Champion (motores B2x5)
Enviado por: Lfteixeira em 24 de Outubro de 2017, 10:22
Que sensíveis!!!  8)