Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

26 de Abril de 2024, 01:03

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

528 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: O Tinóni mais rápido das vmer´s  (Lida 23769 vezes)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
O Tinóni mais rápido das vmer´s
« em: 18 de Novembro de 2012, 22:15 »
Saab 9000 aero 2.3 T convertido para Vmer (viatura médica de emergência e reanimação) há cerca de 8 ou 9 anos.

Pertence, salvo o erro aos bombeiros de Barcelos (ou será Bragança? confuso...) e encontra-se neste momento em Gaia, na empresa transformadora por falta de pagamento da conversão :(

Veiculo sem caixa de velocidades (ora bolas...)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #1 em: 19 de Novembro de 2012, 00:42 »
Vês? Foi aí que tirei a ideia para um 9000 vermelho  ;D ;D ;D ;D :))) :))) :))) :)))

Abraço

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #2 em: 19 de Novembro de 2012, 00:55 »
Na porta diz Barcelos Tes0... O0


Abraço

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #3 em: 19 de Novembro de 2012, 15:26 »
Sei que é de um dos dois... relembro-me que começava por "B" , lol
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline PNPP

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 24
  • Actividade:
    0%
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #4 em: 11 de Dezembro de 2012, 09:21 »
As VMER são viaturas de série com adaptação interna de carroçaria, eletrica e sinalética. Não têm qualquer ajuste diferente de parte dos concessionários ou importadores.
Diz quem as conduz diáriamente desde os seus primordios! Ou seja eu!
Desde Golf série I, II, III e IV, Seat Cordoba, Fiat Brava, Ford Focus, Subaru Imprezza, VW Passat manual ou semi auto,....
Todos tinham as suas caracteristicas básicas mantidas (e a quantidade de avarias também!) Entre as alterações feitas só as suspensões e travões eram suscetiveis de alterações pelos concessionários dentro da sua gama de opções. Só um aparte tivemos um Lancia Delta Integralle durante... duas semanas até que teve um encontro de primeiro grau com um poste!!
Há várias corporações de bombeiros por este país fora com uma viatura ligeira adaptada para um fim semelhante que é colocar uma equipa médica (médico e enfermeiro) no local com todo o equipamento de Suporte avançado de vida e Trauma de emergência. Mas dificilmente conseguem colocar um enfermeiro ou um médico (ou um deles) com formação e treino mantido segundo normas e padrões INEM. Como alguém disse, não chega chegar lá, é preciso estar lá! Mas isto afasta-nos do tema carros.
De entre estas viaturas várias as mais recentes Passat são as que têm o desempenho mais equilibrado.
Mais uma referência, nem sempre temos estradas para andar, por vezes são... caminhos de verdadeiro rally! E resistir a isso sem alterações não é fácil!
Aprofundaremos a questão condução e carros se assim o desejarem... :)
  • Honda Jazz 1.2 2002
  • Lancia Kappa SW 2.0 Turbo 1998

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #5 em: 11 de Dezembro de 2012, 09:27 »
As VMER são viaturas de série com adaptação interna de carroçaria, eletrica e sinalética. Não têm qualquer ajuste diferente de parte dos concessionários ou importadores.
Diz quem as conduz diáriamente desde os seus primordios! Ou seja eu!
Desde Golf série I, II, III e IV, Seat Cordoba, Fiat Brava, Ford Focus, Subaru Imprezza, VW Passat manual ou semi auto,....
Todos tinham as suas caracteristicas básicas mantidas (e a quantidade de avarias também!) Entre as alterações feitas só as suspensões e travões eram suscetiveis de alterações pelos concessionários dentro da sua gama de opções. Só um aparte tivemos um Lancia Delta Integralle durante... duas semanas até que teve um encontro de primeiro grau com um poste!!
Há várias corporações de bombeiros por este país fora com uma viatura ligeira adaptada para um fim semelhante que é colocar uma equipa médica (médico e enfermeiro) no local com todo o equipamento de Suporte avançado de vida e Trauma de emergência. Mas dificilmente conseguem colocar um enfermeiro ou um médico (ou um deles) com formação e treino mantido segundo normas e padrões INEM. Como alguém disse, não chega chegar lá, é preciso estar lá! Mas isto afasta-nos do tema carros.
De entre estas viaturas várias as mais recentes Passat são as que têm o desempenho mais equilibrado.
Mais uma referência, nem sempre temos estradas para andar, por vezes são... caminhos de verdadeiro rally! E resistir a isso sem alterações não é fácil!
Aprofundaremos a questão condução e carros se assim o desejarem... :)

Por acaso, se achares bem gostava imenso que aprofundasses esta questão em todas as suas vertentes, primeiro por curiosidade pessoal e segundo e não menos importante, esta questão é uma das poucas em que eu acho que o dinheiro público é bem gasto.

É claro que a semelhança do airbag do meu carro espero nunca precisar, mas é bom saber que está lá para qualquer eventualidade.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #6 em: 11 de Dezembro de 2012, 19:20 »
Todos nós sentimos curiosidade em saber o funcionamento do socorro desde o momento em que ligamos o 112 até ao momento em que somos socorridos, sim é do interesse geral.
Se temos cá quem minimamente esteja dentro do assunto só ficamos a ganhar, até mesmo na maneira como pedimos ajuda, pois acho que numa aflição metemos muitas vezes os pés pelas mãos e depois culpamos o INEM.
Abraço e ficamos a aguardar o que nos possa dizer sobre o assunto. O0
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #7 em: 11 de Dezembro de 2012, 22:48 »
Tenho um tio no Algarve, mais propriamente em S. Brás de Alportel que é Enfermeiro em Faro, Bombeiro Voluntário em S. Brás (penso que é aí) e é Tripulante de Ambulancia de Socorro (TAS) bem como da VMER. Sei como funcionam (mais ou menos), mas se pudesses fazer um tópico com esse assunto explicado ao pessoal... Era muito bom  O0

Abraço

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #8 em: 12 de Dezembro de 2012, 20:45 »
Ainda no outro dia via uma ambulância do Inem :D
e... também vi um passat da vmer, lolol

ou dois :D :D :D

mas... Um aero vmer... n precisaria mesmo de alterações no que quer que fosse :D

he he he

Fazer vmer onde Pedro?

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline PNPP

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 24
  • Actividade:
    0%
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #9 em: 12 de Dezembro de 2012, 23:25 »
Boas!
Não contava encontrar tantas respostas a um tópico deste género! Mas procurarei responder gradualmente a todos e dar uma ideia geral e alguma precisa do trabalho de emergência médica, particularmente das VMER.

VMER do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Helicóptero da Base permanente de Santa Comba Dão são os meus locais de referencia.

Talvez um principio de esclarecimento antes dos carros!! :P

Quem liga para 112, antes de o fazer deve saber o que dizer e o porquê de o fazer.
Em qualquer situação de aflição se liga 112 (desde uma porta fechada com a chave por dentro, um dedo entalado num carro, um incendio, um assalto, um acidente,...) Nesta perfeita amalgama de informação quem primeiro atende uma chamada 112 é um posto PSP de georeferênciação (4 zonas em PORTUGAL conrrespondentes e ligados a 4 CODU "Centro Orientador de Doentes Urgêntes") quando o mesmo é feito de telemóvel ou num dos postos do indicativo. Esta a primeira triagem. Toda e qualquer primeira informação é a um policia que cabe o seu encaminhamento. Normalmente são duas perguntas, saúde, vitimas, são palavras que são reencaminhadas imediatamente.
Já todos ouvimos falar dos tempos e o quanto esperam. Em aflição 30 segundos são 30 minutos e os carros por vezes voão "baixinho" mas não são intantâneos.
O primeiro atendimento pode realmente demorar até alguns minutos dependendo da afluencia de chamadas ao posto, mas o reencaminhamento saúde e atendimento é quase imediato. (Exemplo em dia chuva,(Inundações, acidentes, avarias, pessoas perdidas, objetos perdidos,...) o número de chamadas à central PSP múltiplica por 1000 em poucas horas. Não há ouvidos para tanta chamada ao mesmo tempo

Não vou falar do que se fala porque cada situação é diferente, mas há algumas transversais a todas.

O que se passa, quantas pessoas são vitimas, o local onde se encontram (estou aqui! Mesmo ao lado... mas estão a falar para um posto a 150Km de distância) e um contacto. Isto permite saber o que ativar e assegurar que os meios certos vão para o lugar certo! De nada serve "pedir meios", é preciso informar de forma a ser ajudado a saber ajudar enquanto esses meios não chegam!

Primeira abordagem...
  • Honda Jazz 1.2 2002
  • Lancia Kappa SW 2.0 Turbo 1998

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #10 em: 12 de Dezembro de 2012, 23:29 »
Estou a gostar...  O0

Abraço

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #11 em: 13 de Dezembro de 2012, 00:04 »
Estou a gostar...  O0

Abraço
Pois também estou O0 Venha o segundo capítulo :)|
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #12 em: 13 de Dezembro de 2012, 09:52 »
Bom post, já conhecia mas sem dúvida bastante importante para quem não sabe, apenas lhe acrescentava que para além do CODU existe também o CIAV (centro de informação anti venenos), penso que ambos ainda estejam dentro do INEM.

Estamos ansiosos pelo resto  O0
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #13 em: 13 de Dezembro de 2012, 15:24 »
existem vários vidinha, desde anti venenos, transportes pediatricos intra-hospitalares... etc, etc, etc

Nem todas as ambulâncias do Inem dizem  o mesmo :D

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
« Responder #14 em: 13 de Dezembro de 2012, 16:08 »
existem vários vidinha, desde anti venenos, transportes pediatricos intra-hospitalares... etc, etc, etc

Nem todas as ambulâncias do Inem dizem  o mesmo :D

Abraço

Mais uma vez apressado, não era isso, e esqueçe o transporte do INEM ainda não chegamos lá.
Ainda estamos na fase inicial do telefonema a pedir socorro em que se tu souberes o que andas a fazer podes consoante o caso pedir logo a ligação ao CODU ou ao CIAV.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL