Bem, Sr castelar, deixo aqui os meus 2 cêntimos sobre este tópico...
Vamos lá dessenterrar esté tópico e falar sobre uma das coisas mais importantes de um motor: O Óleo.
Vamos começar pelo princípio:
" Qual o óleo que devo colocar no meu motor? "A resposta mais correcta é: O óleo recomendado actualmente pela fábrica.
Esta resposta só por si já diz muita coisa... Comecemos então.
Quando um motor é desenvolvido pela fábrica de motores, é entregue um Caderno de Encargos ao fabricante do óleo de modo a que o produto não estrague o motor.
Isto porque o crude é sistematicamente refinado até atingir os valores pretendidos para o óleo base que é igual para todas as marcas de óleo.
" Se é todo igual, porque é que existem tantos óleos diferentes? "Não entrando em partes comerciais ( marcas que compram marcas mantendo os rótulos antigos ), a diferença para o consumidor está nos aditivos que cada marca utiliza no seu produto. Essa fórmula super secreta que cada marca possui, é o que dá a característica final ao óleo... e só para terem uma ideia, cada marca utiliza cerca de 40 aditivos diferentes para um determinado óleo.
" E para que servem esses aditivos? "Geralmente falando o óleo com os seus 40 aditivos tem 5 funções principais:
- Lubrificante das partes móveis do motor ( minimizando a fricção e o desgaste )
- Resistente à pressão ( não se esqueçam que por ex a cambota flutua no óleo por causa das pressões que os pistões exercem sobre a cambota )
- Vedante ( por design, há sempre óleo excedentário entre a camisa e o cilindro permitindo aos segmentos que fiquem vedados conta a câmera e combustão )
- Controle da temperatura do motor e supressor de ruído do motor
- Agente de limpeza ( detergente )
E é este último a base deste post...
Esta função ( agente de limpeza ) é das mais importantes do óleo.
Todos sabem que se há Filtros de Óleo, é porque o óleo precisa de ser purificado das impurezas que encontra no interior do motor que podem ser encontradas nas paredes do motor, na combustão ( por isso é que os cilindros ficam com camadas de sujidade ), etc... até aì tudo bem.
Para os fabricantes do óleo, os óleos não são classificados
apenas pelos valores conhecidos como 0W40; 10W30; 5W40 ou SAE... um dos detalhes principais é mesmo o seu valor de TBN ou em termos mais leigos, a basicidade de acidez do óleo.
Os aditivos responsáveis têm duas funções principais:
- Detergente ( limpeza de sujidade principalmente nas partes quentes como pistões, rolamentos, etc...)
- Regulador de Acidez do Óleo
" Porque é que o óleo precisa de um regulador de acidez? "Durante o funcionamento do motor, o ar contido no cárter e os gases ácidos provenientes da combustão aceleram o envelhecimento do óleo, ou seja, sua oxidação. Os aditivos antioxidantes dissolvem o ácido no óleo... ao mesmo tempo temos a função de detergente que faz com que a sujidade encontrada seja removida e fique em suspensão no óleo ( agente dispersante ). Todo o óleo concentra-se depois no fundo do cárter, à espera de ser filtrado pelo filtro de óleo, sendo purificado e impedindo o entupimento dos canais de lubrificação e regiões de elevada pressão.
Quem já mexeu em mais motores que os Saab, certamente que já encontrou por ex. uma árvore de cames completamente "picadinha". Isso não é nada mais nada menos que óleo de baixa qualidade/óleo demasiado envelhecido/óleo errado para o motor.
Isto porquê...
O motor quando é desenvolvido, é desenvolvido juntamente com o fabricante de óleos
e para um determinado óleo que será recomendado de fábrica.Não sei se alguém já reparou nisso mas o automóvel quando é despachado para os concessionários, vem com o autocolante do óleo que é recomendado... alguns concessionários como têm outras parcerias com óleo de outra marca, retiram esses autocolantes.
Ou então, os donos das viaturas colocam outros óleos que são mais convenientes...
" Qual é o problema nisso? "O problema são os carros que vão envelhecendo... e ao utilizar óleos com TBN diferente do que é recomendado de origem, pode estar a acelerar o desgaste natural do motor.
Já repararam que em um simples componente do motor ( o óleo ) pode estar a diferença entre um motor que faz 180 mil km e precisa da revisão grande e outro motor que fez 800 mil sem folgas ( experiência presenciada por mim num 9000CC ainda no meu tempo da Cimpomotor )?
Por isso devem sempre seguir as especificações de fábrica. Eles é que têm as especificações dos motores e o óleo indicado. Óleo mais recente nem sempre indica o melhor óleo para o carro. Sigam sempre o último TSB da fábrica ( Technical Service Bulletin ) como por ex. para o kit PCV. O kit pcv original não lidou bem com o problema da pressão/ventilação dos gases da cambota muito bem e tal originou a que o óleo envelhecesse muito mais depressa que o normal. Tal também levou que os tubos de ventilação do sistema PCV se desfizessem por dentro causando o famoso "oil sludge" ou entupimento do chupador de óleo, responsável por tantos motores gripados e alguma má fama dos novos motores da Saab ( os T7 de 1998> ).
Isto para o óleo... se começarmos a pensar no filtro de Ár ou no Filtro de Óleo, começamos a entender que se calhar prefiro pagar mais por alguns componentes originais que foram estudados e têm de cumprir um Caderno de Encargos da Fábrica com determinadas especificações...
Mas isso pode ficar para outros posts... este já vai muito longo.
Espero que tenham gostado do testamento...