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28 de Março de 2024, 21:25

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Autor Tópico: SAAB 9000/900 - 1993 - 1998 - Stages e Alterações necessarias - TRIONIC 5  (Lida 29588 vezes)

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Stages possíveis e Alterações necessárias para os atingir.

Versão Trionic 5 - 1993 - 1998


_____________________________________________

Stage 1

Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
potência original: 150/185/200 cv
Objectivo de potência: 235cv

Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
potência original: 225cv
Objectivo de potência: 260cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

_____________________________________________

Stage 2

Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
potência original: 150/185/200 cv
Objectivo de potência: 250cv

Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
potência original: 225cv
Objectivo de potência: 270cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Downpipe 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

_____________________________________________

Stage 3

Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
potência original: 150/185/200 cv
Objectivo de potência: 270cv

Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
potência original: 225cv
Objectivo de potência: 280cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

_____________________________________________

Stage 4

Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 300cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 413 cc/min
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- No Caso do FTP/LTP: Turbo Mitsubishi TD04
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

_____________________________________________

Stage 5

Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 350cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 413 cc/min
- Turbo TD04 com compressora 18t / 19T
- Intercooler reforçado de maior dimensão
- Embraiagem Reforçada (600 nm)
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

_____________________________________________

Stage 6

Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 400cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 630 cc/min
- Turbo Garrett GTBB 30
- Alteração arvore de cams
- Intercooler reforçado de maior dimensão
- Bomba de gasolina Walbro 255 (255 litros hora)
- Embraiagem Reforçada (600 nm)
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

_____________________________________________

Stage 7

Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 500cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 750 cc/min
- Turbo Garrett GT30R
- Colector de escape tubolar
- Alteração arvore de cams
- Intercooler reforçado de maior dimensão
- Bomba de gasolina Walbro 255 (255 litros hora)
- Embraiagem Reforçada (700 nm)
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- Alteração do tubo de admissão
- Alargamento das condutas de admissão e escape na cabeça do motor
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

______________________________________________________________

Informação retirada do manual Trionic 5 :   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Para todos os stages é recomendado o uso da válvula apc T7, ver link:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn.

Abraço
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2013, 18:07 por TesZero »
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Dicas pessoais:

- usar filtro K&N ou JR desde o primeiro stage
- eliminação dos veios de equilíbrio
- ao mexer no escape... colocar logo completo em inox (dura porque não oxida, melhor investimento)
- eliminar tubagens de água que vão à borboleta de admissão (aquecem o ar = ar mais quente = menos denso = menos o2 por cm3 = menos potência)
- Alterar ventilação do carter para que não envie óleo e ar quente para a admissão
- Usar uma Dump valve "BOV - blow off valve" de pistão "forge" porque a de ventosa originalnão irá durar...

Se me lembrar de mais alguma coisa... acrescento...

Abraço
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quando dises FTP queria dizer LPT  :)|
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nop... quero mesmo dizer lpt/ftp...

vou corrigir
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nop... quero mesmo dizer lpt/ftp...

vou corrigir

Corrige, e já agora confirma com o smap, ele não considera exactos estes pressupostos, e já agora stage 3 não obriga a linha de escape de 3, so cat-back, mesmo no manual.

E esqueceste a partir de 3 de velas com índice de temperatura diferente...

E nao te queixas de ser crítico, sem valor ou OT :p
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a correcção já foi feita há 1 mês... vê data da edição...

A que "pressupostos" te referes?

Quanto ao escape...

Stage 2:



Stage 3:





Quanto às velas... mostra-me.

Abraço
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2013, 19:28 por TesZero »
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BCPR7ES... normalmente o 9000 usa 6

Necessário:
...
- No caso do FTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno


será No caso dos LPT, od FPT já trazem (t5, mas já vem e com tubos)
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Grrr... tens toda a razão... alterei a denominação em cima e não em baixo... Desculpa... erro meu...

Quanto à velas também acho melhor... mas não encontrei nada escrito a recomendar.

Que pressupostos?

Abraço
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O meu vinha com BCPR7ES e depois de andar a inventar com as Bosch >:D >:D >:D aquando da rectificação do motor, voltei a por BCPR7ES novas... Penso serem as mais indicadas :)|

Tenho em Stage 3 e as alterações que tenho são mesmo essas, Filtro KN, Escape 3" desde o turbo até á panela final e repro... Depois tem tubos de vácuo em silicone, dump valve de pistão, e outras coisas que não alteram em nada a potência do carro  O:-) O:-)

Abraço

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Grrr... tens toda a razão... alterei a denominação em cima e não em baixo... Desculpa... erro meu...

Quanto à velas também acho melhor... mas não encontrei nada escrito a recomendar.

Que pressupostos?

Abraço

não venhas sempre a desconfiar do esquilo, se falo tenho uma justificação, posso até não ter razão mas há uma base... e não tenho problema em explicar o porquê

quanto às velas julgo que de stage 3 para cima (pelo que me lembro, depreendo que com pressões >= 1,27 a temperatura exija outras velas... talvez não seja necessário se em vez de simples DP e turboback tenha linha directa em 3', mas não arriscava)

já agora....

quando referes 450 Nm.... arriscavas isso numa transmissão stock com quase 20 anos?

abraços



P.S. KAMUMA o teu tinha 1,35 bar>1,26, não inventes BCPR7ES



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Teco, eu escrevi que voltei a por BCPR7ES, logo é as que tenho, já tenho a minha dose de invenção na parte de velas :))) :))) :)))

Abraço

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Teco, eu escrevi que voltei a por BCPR7ES, logo é as que tenho, já tenho a minha dose de invenção na parte de velas :))) :))) :)))

Abraço

mas com o td04, se ainda tiveres injectores de origem, e não quiseres valores desalmados abaixo das 4.500 voltas a 6's porque fica stage 2 ;)
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Nunca tive BCPR6ES... Stage 2?? Estás a falar de quê? Não vou baixar a "carga". É para ficar sempre com o "software" máximo que o "hardware" aguentar  ;)

Abraço

Offline teco

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Nunca tive BCPR6ES... Stage 2?? Estás a falar de quê? Não vou baixar a "carga". É para ficar sempre com o "software" máximo que o "hardware" aguentar  ;)

Abraço

Kamuma, que injectores tens? É a caixa e embraiagem?

TES no stage 4 td04 parar lpt E FPT

Uma clarificacao, tenho a impressão de ter lido que a admissão de ar do 9000 é. Boa até quase 400 cvs... Tu aconselhas logo filtro sport. Comentários de 3os?

Por último parece optimista falarem de 270 cvs num stage 3 t25. Mesmo ignorado o mapa da suite que coloca o limite do t25 dos 9000 nas 25 libras minuto e arriscando ser o de 28 libras, um td04 da bem 31.... Ora 280 cvs num td04 implica 250 num t25... E a ter temperaturas giras... SMAP ajuda o esquilo nesta...

TES uma vez clarificado o roadmap dos stages podes por a discussão de turbos onde quiseres, mas até lá espera (e pode ser que vejas que o esquilo não é totalmente acefalo e estuda, mesmo fora do manual) abracos
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quanto ao comentário da transmissão com 20 anos... acho que não preciso de colocar aqui as revisões que são preciso ser feitas... senão tinha que explicar primeiro como mudar a junta da colaça antes de incremento da pressão de turbo...

Alem de que conheço caixas a partirem de Lpt´s com mapas stock...
Nisso... cada uma sabe de si... podem sempre gastar 400€ por carreto e colocar a caixa a aguentar 1000 nm... é simples...


TES no stage 4 td04 parar lpt E FPT

Não percebi.

Abraço
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