SAABsPORTUGAL

Oficina => Performance => Tópico iniciado por: Guest em 30 de Janeiro de 2013, 22:40

Título: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Guest em 30 de Janeiro de 2013, 22:40
A partsforsaabs tem estas velas á venda para 9000 alterados... Não consigo ver a partir de que potência serão vantajosas.

É este o link:
http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=4036 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=4036)

Alguém já experimentou?

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: TesZero em 31 de Janeiro de 2013, 17:31
A única diferença é o índice de temperatura...

essas velas são mais frias, portanto têm melhor performance em temperaturas de combustão mais quentes...

tendo pressão de turbo e consequente injecção alteradas, vais ter temperaturas mais quentes de combustão do que se tiveres pressão de admissão mais baixa...

ou seja... as originais do teu carro são as BCPR7ES-11 e as de "performance" as BCR8ES

o 7 e o 8 são o índice de temperatura de combustão...

Com o seguinte esquema percebes o que te expliquei em cima:

(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3251)

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Nicodemus em 31 de Janeiro de 2013, 19:50
Eu meti... ficou exactamente igual... não mexi.  O0
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: teco em 31 de Janeiro de 2013, 23:44
mas as de base não são 6?
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: TesZero em 01 de Fevereiro de 2013, 12:11
NGK BCPR6ES-11 - NGK Spark Plug 9000 90'-98' (Non Turbo-with DI)

NGK BCPR7ES-11 - NGK Spark Plug 9000 90'-98' (Turbo-with DI)

NGK BCR8ES  - NGK Spark Plug Highly Tuned 9000 90'-98' (Turbo-with DI)

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Guest em 01 de Fevereiro de 2013, 12:34
Esclarecido... Mas no ponto que me faz "confusão", não >:D
Eles deviam especificar a partir de que potência consideram o "highly tuned" >:D

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: TesZero em 01 de Fevereiro de 2013, 13:18
Desde o stage 1 :P :P :P

lol

Desde que aumentes a pressão na admissão, aumentas consequentemente a temperatura :P

podes sempre usar velas mais frias :D

As melhorias são imperceptíveis...

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Guest em 01 de Fevereiro de 2013, 14:25
Mas se em termos de performance e benefícios não se nota nada, qual a vantagem???? Bah... Deixa mas é usar as originais na mesma :D

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: TesZero em 01 de Fevereiro de 2013, 14:31
Se as tuas estiverem boas... deixa-as estar... quando estiverem gastas metes as 8...
é melhor a nível de combustão/eficiência , é melhor para o motor, mas como dito pelo nicodemus a nível pratico pouco ou nada sentes, talvez um pouco em consumos (para melhor) mas pouco perceptível.

como muitas outras coisas no carro... é melhor :)

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Guest em 01 de Fevereiro de 2013, 14:42
As minhas são novas... Têm 2 mil e tal kms... Foram postas quando se pôs o motor a trabalhar depois de rectificado. Daqui a uns tempos poderei trocá-las. Apenas queria tirar as dúvidas pois se tiver de mandar vir alguma coisa de lá nos próximos tempos, mando vir essas, pois aqui em Viseu é difícil arranjar, e sendo peças de desgaste, ficam á espera do momento :D

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: TesZero em 01 de Fevereiro de 2013, 14:44
então... estas esclarecido.... tens velas novas, deixa-as estar :)

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Guest em 01 de Fevereiro de 2013, 14:47
então... estas esclarecido.... tens velas novas, deixa-as estar :)

Abraço

Claro que estou, como sempre fico :)
Obrigado

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Nicodemus em 01 de Fevereiro de 2013, 19:25
quando tiveres tudo instalado e correres outros stage, vai verificando de vez em quando o estado das velas, as vezes podem te aparecer coisas estranhas (tipo sobraquecer a vela e ela furar-te um pistão)

olha eu a stressar o homem. lol

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Guest em 01 de Fevereiro de 2013, 19:28
Isso é a sério ou estás a meter veneno?

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: teco em 01 de Fevereiro de 2013, 19:38
não ponhas iridium num saab 9000... ja o disse
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Guest em 01 de Fevereiro de 2013, 19:40
Ninguém falou em Irydium teco... Apenas estamos a discutir o uso das BCR8ES...

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: teco em 01 de Fevereiro de 2013, 22:20
o que ouvi pior foi de malta a usar iridium e lixar pistões, daí o meu comentário

sobre 8's não vi nada (mas ausencia de prova não é prova de ausência)
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Nicodemus em 02 de Fevereiro de 2013, 01:32
As velas de irridium fazem uma faísca bem maior do as de platina, logo inicia a combustão mais rapidamente. já usei bastante velas de irridium num 2 tempos (as BR9EIX) com problemas de carburação, portavam-se mesmo muito bem, o único contra é que não duravam nada... e muitas vezes tirava-as e estavam pálidas. Mas como é num 2 tempos, é caso aparte, o óleo arrefece-as sempre um bocado.

Regra geral, o que derrete na vela, é (peço imensa desculpa pela falta de identificação técnica) a perna que está por cima do polo, e como é aço, pode derreter, cair uma pinga de metal em fusão e pousar em cima do lindo pistão que é em alumínio. Traduzindo para a vida real, numa fracção de segundo tens um pistão furado e uma dor de cabeça pela frente.

Resumindo, se não queres gastar dinheiro a toa, deixa ficar as originais que são muita boas.

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: teco em 02 de Fevereiro de 2013, 04:29
Foi o que eu li noutros lados e transmiti...

As velas indicadas são as mais adequadas (não é o caso em certas motas)
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: TesZero em 02 de Fevereiro de 2013, 10:21
Teco... onde leste que as velas de iridium furavam pistões???

Eu sempre referi para não usarem velas sem o "R" Resistor....
caso não o tenha a DI não consegue identificar o knock caso o mesmo ocorra...

e como diz aqui e é bem verdade: Saab Scene - Velas Iridium (http://www.saabscene.com/forum/threads/146156-Iridium-plugs-NGK...)

"I was initially a little worried about some claims that would interfere with trionic 5 knock sensing. However, a lot of people think they know things, but they don't. I looked into how the spark plug sensors actually work."

Usei durante mais de 100.000 kms velas de iridium no meu B202... que tem como diferença para os b2x4x o facto de usarem trionic 5 com sensor de knock na DI e a própria DI...
Se estragasse DI´s... ainda seria plausível, que era a diferença para o b202 que usei bastante quilómetros...
Mas furar pistões... nop... não acredito...

Agora... velas que de 4 pólos e da feira que até motores normais danifica... obviamente que não são recomendadas para motores SAAB...

Quando lerem que uma vela de iridium adequada ao motor deu problemas...
postem aqui sff.

Quando tiver as minhas originais gastas que coloquei há 5.000 kms coloco iridium e depois tira-se as teimas...

Abraço

Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Guest em 02 de Fevereiro de 2013, 14:47
Desde que tenham sensor de knock, não estou a ver porque não se possa usar de irydium, mas cada tolo com a sua mania...
Desde Junho de 2012, digo, NGK :D

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: teco em 02 de Fevereiro de 2013, 18:19
Se calhar de voltar a encontrar eu posto link, conforme sabes eu sempre fui apologista de iridium noutros contextos.

Andei a ver N forums e diziam que não dava ganho nenhum e pontualmente falaram de lixar os pistoes. Porque eu até ia mandar vir 4 para o 9000 é desisti.

Lamento mas não guardei link, foi há 2 meses e tal e não encontro. Mas muitos defeitos que me atribuas sabes que frequentemente faço pesquisas no que estou a pensar fazer e fica a conclusão....
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: TesZero em 03 de Fevereiro de 2013, 04:55
Kamuma... podes continuar a dizer NGK... sejam normais, platima ou iridium, tem de tudo, lol

eu cá prefiro as denso, mas por vezes não justifica a relação qualidade / preço...

Teco... eu acredito-me nas tuas pesquisas... não sei é se leste as coisas com olhos de ver... :P
(olha o manual das T5 como exemplo...)
lol

Se colocaram velas em iridium.... ou platina.... ou ouro... no motor sem "R" resistor... é simples... houve knock e PUMBA.... motor à vida... não precisa de ser iridium para isso acontecer...

Alem de que... num motor de 200cv era muitos estranho alguém dizer que sente a potência das velas... ou mesmo que se consiga distinguir em teste de potência... não são motores 125cc... :P

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: Nicodemus em 03 de Fevereiro de 2013, 15:35
Não é a resistência da vela que permite a DI de fazer leitura  :P a resistência serve para a vela não emitir tanta frequência que, com o tempo, vai danificar a electrónica da DI por estar tão exposta.

O mesmo nas motos que têm o CDI perto da vela  :P

Abraço
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: teco em 03 de Fevereiro de 2013, 17:52
Não é a resistência da vela que permite a DI de fazer leitura  :P a resistência serve para a vela não emitir tanta frequência que, com o tempo, vai danificar a electrónica da DI por estar tão exposta.

O mesmo nas motos que têm o CDI perto da vela  :P

Abraço

Exactamente,  o R é para proteger o resto da electrónica do carro

Penso que a detecção de knock é por iões...
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: joseglv em 19 de Junho de 2014, 14:23
António, eu usei essas velas no meu 9000 por 3 razões:
-Estava a fazer 1.5Bar constantes com o T25 no limite...
-Tinha GPL ( dava jeito uma vela + fria )
-As velas tinham resistência ( o R )
Por isso era o melhor para mim... usei a partir da altura que apareceram e sempre sem problemas... Tens o meu feedback.

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Outro assunto....Pistons furado por causa de velas erradas.... eu já vi...
Estavam todos picadinhos e no sítio que picou mais furou...
Eu já vi... não era num SAAB mas serviu-me de aviso...
Em carros normais, velas indicadas....
A partir de um Stage 2 se houver meto velas mais frias com o R
Título: Re: Velas NGK BCR8ES
Enviado por: TesZero em 19 de Junho de 2014, 15:25
joseglv, fiquei sem perceber o teu feedback :P

pistões picados por norma são sinonimo de knock e explosões fora do tempo... :|

Abraço