Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 10:20

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

311 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004  (Lida 11682 vezes)

Offline Ricardo

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 90
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Santo Tirso
Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« em: 07 de Dezembro de 2016, 12:52 »
Boa tarde a todos,

Já alguém considerou em colocar estes chips de potência.
Isto é de confiança?
Alternativas fiáveis?
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Já sei que este motor é problemático para este tipo de alterações, mas merecia em baixas rotações.

Cumprimentos

  • SAAB 93 2.2 TID (2004)
  • SAAB 93 CABRIO 2.0t (2001)

Offline Ricardo

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 90
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Santo Tirso
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #1 em: 27 de Janeiro de 2017, 19:25 »
Boas,

Agradeço algum feedback da vossa parte.

Cumprimentos,
  • SAAB 93 2.2 TID (2004)
  • SAAB 93 CABRIO 2.0t (2001)

Offline Rui Henriques

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 308
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loulé
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #2 em: 27 de Janeiro de 2017, 21:00 »
Boas Ricardo, toma a minha opinião como quem é uma pessoa leiga nesta matéria, mas que já ouviu opiniões de outros. Os chips são algo que nunca me interessaram porque não tenho confiança neles. Se alguma vez pusesse um chip no meu 9-3 era um da Hirsch ou da MapTun, que essas eu confio que resultam nos Saabs e que têm garantia. Para que queres esse chip? Potência? Economia?

Outra alternativa, e que se calhar é a melhor de todas é fazer uma reprogramação em banco de potência. Lá eles mexem-te no carro à tua frente e tu decides como queres que ele fique, coisa que num chip não consegues. Imagina que queres pôr o teu com mais potência eles fazem uma reprogramação mais virada para lá, enquanto que se quiseres uma coisa mais económica podes ficar com menos CV e binário do que na opção anterior, mas que te reduza os consumos.

Espero que te tenha ajudado de alguma forma, cumprimentos,
Rui Henriques
  • Saab - 9-3 SS Vector - 2004

Offline Ricardo

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 90
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Santo Tirso
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #3 em: 30 de Janeiro de 2017, 09:33 »
Boas Rui, obrigado pelo teu feedback, o meu objetivo com o chip potência não é andar a 200kmph/300kmph é simplesmente conseguir que o carro seja mais rápido em baixas rotações se é que isso é possível, como faço algum percurso em cidade o carro é algo lento. Vou-me informar melhor quanto às reprogramações, mas tenho algum receio quanto a isso penso que mexer com estas bombas injetoras pode ser a "morte do artista" ;)...
De qualquer forma obrigado pelo teu feedback.

Cumprimentos,
Ricardo
  • SAAB 93 2.2 TID (2004)
  • SAAB 93 CABRIO 2.0t (2001)

Offline Rui Henriques

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 308
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loulé
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #4 em: 30 de Janeiro de 2017, 12:48 »
Eu sei que o teu motor, o 2.2 TiD não é o mais fácil de mexer no que toca a isso. De qualquer das maneiras devias-te informar numa casa de reprogramações que tenha algum mérito.

Cumprimentos,
Rui Henriques
  • Saab - 9-3 SS Vector - 2004

Offline Ricardo

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 90
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Santo Tirso
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #5 em: 31 de Março de 2017, 13:16 »
Boas,
Caso alguém esteja interessado aconselho vivamente a colocarem este acessório no vosso carro, faz toda a diferença.
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Problem solved.

Ricardo

  • SAAB 93 2.2 TID (2004)
  • SAAB 93 CABRIO 2.0t (2001)

Offline Rui Henriques

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 308
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loulé
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #6 em: 31 de Março de 2017, 15:12 »
Ricardo, fala-nos mais sobre esse chip. Tens instalado? Que diferenças notas?
  • Saab - 9-3 SS Vector - 2004

Offline Ricardo

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 90
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Santo Tirso
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #7 em: 31 de Março de 2017, 19:14 »
Sim, já instalei há uns dias o carro está completamente diferente, responde muito melhor, anda muito bem.
O aparelho tem seis configurações, eco, sport I e sport II x2.
Também estou a conseguir fazer melhores médias.
Têm a possibilidade de experimentar e se não gostarem podem devolver.
Neste carro e neste motor faz toda a diferença.



  • SAAB 93 2.2 TID (2004)
  • SAAB 93 CABRIO 2.0t (2001)

Offline Rui Henriques

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 308
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loulé
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #8 em: 31 de Março de 2017, 22:24 »
Ainda bem que encontraste uma solução para ti. O teu motor é algo chato para mexer como já disse, mas se esse chip te dá tantas vantagens, muito bem O0 . Eu ainda estou algo recetivo a isso.
Com quantos cavalos ficou?
  • Saab - 9-3 SS Vector - 2004

Offline Ricardo

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 90
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Santo Tirso
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #9 em: 31 de Março de 2017, 23:37 »
Este chip não altera a potência, simplesmente atua no pedal do acelerador, alterando a resposta quando pressione o pedal, não há alterações na centralina.
  • SAAB 93 2.2 TID (2004)
  • SAAB 93 CABRIO 2.0t (2001)

Offline Rui Henriques

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 308
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loulé
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #10 em: 01 de Abril de 2017, 00:10 »
 :o Nunca antes tinha visto algo assim.
  • Saab - 9-3 SS Vector - 2004

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #11 em: 03 de Abril de 2017, 08:25 »
As reprogramacoes no trionic 7 faz activar a funcao overboost no pedal o problema e saber que mapa eles usam....a melhor pessoa para falar desses assuntos e o   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  , no meu caso foi ele que fez a reprogramacao para o meu 95.
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #12 em: 07 de Abril de 2017, 17:42 »
As reprogramacoes no trionic 7 faz activar a funcao overboost no pedal o problema e saber que mapa eles usam....a melhor pessoa para falar desses assuntos e o   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  , no meu caso foi ele que fez a reprogramacao para o meu 95.

Ahhh, pois, não é bem isso.  ;)
No caso especifico dos Trionic 7, o que a reprogramação faz (em niveis baixos, tipo Stage 1 / 2), é dizer que o pedal do acelerador pode pedir mais massa de ar (que depois se irá traduzir em binário) na fase final do acelerador.

Depois podemos brincar com isso, como por exemplo, a 20% da viagem do acelerador pedir a potencia máxima... Ai sim, o pessoal pode dizer que o carro "puxa bem". No entanto o que realmente acontece é que se perde sensibilidade na aceleração. Mas há gostos para tudo.

Este chip não altera a potência, simplesmente atua no pedal do acelerador, alterando a resposta quando pressione o pedal, não há alterações na centralina.

Isto não pode ser verdade. Estás a falar de uma coisa que se chama "chip de potencia", muito ou pouco mexe.
Alias, nestes motores a ligação do acelerador é mecanica, portanto o "chip de potencia" não tem como alterar a sensibilidade do pedal!

O que ele faz é enganar a bomba injectora, levando-a a injectar mais combustível e com isso aumentar pressão do turbo, tendo como consequência mais binário!
Isto é o 1 +1 das alterações dos motores a gasóleo mais antigos.

Quanto ao D223L só posso alertar que as bombas injectoras são muito "manhosas" e avariam com alguma facilidade.

De resto, diverte-te com o bicharoco.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline Ricardo

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 90
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Santo Tirso
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #13 em: 07 de Abril de 2017, 18:16 »
Boas,
Não percebo de mecânica nem electrónica, este acessório para mim neste carro faz toda a diferença, o carro responde muito bem e anda muito bem.
Penso que isto não é um chip de potência, porque não altera a potência do carro... altera sim a resposta do carro quando pressionamos o acelerador.
O acessório está ligado ao pedal e foi instalado por alguém que acho que percebe destes carros, "Veloso".
...eu não ganho nada com isto... somente estou a dar a minha opinião...

Ab.


  • SAAB 93 2.2 TID (2004)
  • SAAB 93 CABRIO 2.0t (2001)

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Chip Potência (moror D223L) 2.2TID 2004
« Responder #14 em: 09 de Abril de 2017, 00:48 »
Nos 2.2TiD, pelo menos nas versões de 125CV, o acelerador é fly-by-wire, ou seja, não tem cabo, é eletrónico.

RR
  • Saab 93 2.2TiD 2001