Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

27 de Abril de 2024, 20:56

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

546 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Luz do Motor  (Lida 23920 vezes)

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Luz do Motor
« Responder #15 em: 01 de Maio de 2013, 17:34 »
Até agora não apareceu a luz, mas se calhar deveria comprar uma cassete nova. O que acham?

Acho que deves começar a procurar uma, quando vires um bom negocio compra

Offline Cobalto

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 60
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Algueirão
Re: Luz do Motor
« Responder #16 em: 01 de Maio de 2013, 20:15 »
Nova atualização.
Não andei com o carro 20 km é tenho novamente a luz do motor acesa >:(
Lá terei que comprar uma DI nova. :'(
  • Saab 9-5 Wagon 2.3 TS AERO, 12-2001 - GPL com selo
  • Rover 45 1.4 Connoisseur 01-2002- GPL com Tókolante

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Luz do Motor
« Responder #17 em: 01 de Maio de 2013, 20:34 »
______________________________________________________

Erro P1110 - troca da válvula de bypass.

podes começar por ver como tens os tubos de vácuo... é comum teres algum roto/desgastado/ressequido e nem dares fé disso pois por vezes só com pressão/vácuo abrem.
Como escrevi no   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Tubos de vácuo ressequidos são causadores da maior parte das anomalias, visto que a gestão electrónica comunica com vários elementos mecânicos por vácuo e pressão.

Podes também tirar fora a dump valve e testar a estanquecidade da mesma.
é comum a membrana interna da mesma romper e termos que trocar por outra...

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

ou seja... para apagar este erro... deves trocar os tubos de vácuo e, se necessário, trocar dump valve.

Chgaste a trocar os tubos de vacuo? ou mesmo a ver o estado deles?

Offline Cobalto

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 60
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Algueirão
Re: Luz do Motor
« Responder #18 em: 01 de Maio de 2013, 20:54 »
Fiz uma inspecção visual, a todas as tubagens e pareceram-me todas OK.
A válvula de Bypass não consegui identificar na meu.
Aselhice minha. :-[
Mas achas que devo levar a alguém para ver isto antes de trocar a DI. É que me parece que a maior parte dos erros estão associados à DI.
  • Saab 9-5 Wagon 2.3 TS AERO, 12-2001 - GPL com selo
  • Rover 45 1.4 Connoisseur 01-2002- GPL com Tókolante

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Luz do Motor
« Responder #19 em: 01 de Maio de 2013, 21:23 »
Fiz uma inspecção visual, a todas as tubagens e pareceram-me todas OK.
A válvula de Bypass não consegui identificar na meu.
Aselhice minha. :-[

Tens a certeza que verificaste os tubos correctos? é que um dos tubos de vacuo liga a valvula de bypass (dump valve). Na imagem em baixo podes ver a valvula identificada pelo quadrado a verde

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

E nao conheço um unico SAAB onde estas tubagens nao tenham tido que ser substituidas, no 9-3 da minha mulher de 2002 que comprei no ano passado tive que troca-las todas

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Luz do Motor
« Responder #20 em: 03 de Maio de 2013, 17:59 »
Cassete DI

Como vês... o problema é mesmo da cassete, se a limpaste e melhorou...

Se está rachada, ou caiu ou sobreaqueceu... troca-a...
não deve de ter óleo nas bobines já...

Quanto aos tubos de vacuo...
não inspeciones...

TROCA-OS...

não era manutenção usual da SAAB, por isso nunca ninguém os trocou...

Experimenta agarrar em um, apertar-lo com dois dedos e esfregar o mesmo...
vais ver que se vai começar a esfarelar nos teus dedos.

Inspecção visual de nada vale, se eles estiverem furados não vais detectar, só mesmo se estiverem rachados / rotos.

Com o tempo, o calor do cofre do motor faz com que os tubos normais de borracha fiquem ressequidos furando sobre pressão / vácuo.

Aconselho a que troque os tubos de vácuo por tubos em silicone.
São muito mais resistentes ao calor do que os de borracha cumprindo melhor a sua função.

e.. como a dump valve trabalha por vácuo...
tanto pode ser um tubo roto como a dump valve com a membrana estragada.

Não tens que levar o carro a lado nenhum...
São coisas simples que tu mesmo podes facilmente despistar.
Guardas esse dinheiro e pagas-me o café quando for a Lisboa... :P

Mal possa faço-te um tópico sobre esses 2 assuntos (tubos de vácuo e dump valve) com fotos para leres.
Tenho um saab em casa que penso ter tubos de vácuo ressequidos, vou te tirar fotos e explicar como fazes para os avaliar e trocar.

Quanto à DI...
Sim... compra uma... e guardas essa para ficar como suplente...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Cobalto

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 60
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Algueirão
Re: Luz do Motor
« Responder #21 em: 03 de Maio de 2013, 18:33 »
Mais uma vez obrigado Tes.
Fico então à espera das fotos para que eu possa entrar no "faça você mesmo". ;)
PS: Não abusando, gostaria que me desses a indicação de quais o tubos e onde comprar. O:-)
Ab
  • Saab 9-5 Wagon 2.3 TS AERO, 12-2001 - GPL com selo
  • Rover 45 1.4 Connoisseur 01-2002- GPL com Tókolante

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Luz do Motor
« Responder #22 em: 03 de Maio de 2013, 19:10 »
Os tubos de vácuo são de 3.8mm, mas deves de conseguir arranjar só de 4mm, podes usar sem problema.

Compras em qualquer casa que venda borrachas.

Caso não encontres, eu consigo-te arranjar em Alfena mais baratos, são é em branco...

todos ficam por 5 ou 10 euros...  talvez menos... já não me recordo...
Mas são em branco.

Kamuma, recordas-te quantos metros compramos para o 9-5 do Tuek? quanto pagamos e se sobrou alguma coisa?

Podes, se quiseres, mandar vir de fora...
Mas pagas bastante de portes por causa do volume:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Abraço


SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Luz do Motor
« Responder #23 em: 03 de Maio de 2013, 19:12 »
Foram 2 metros... Sobraram cerca de 10cm... Sim, rondou os 5/10eur.

Abraço

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: Luz do Motor
« Responder #24 em: 03 de Maio de 2013, 23:32 »
Bem uma cassete estalada vai acabar por dar problemas, acho que devia andar com uma usada como suplente pois essa vai acabar por falhar.
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Luz do Motor
« Responder #25 em: 04 de Maio de 2013, 12:16 »
Ela já está a dar problemas...

ele tem é que comprar uma nova ou usada e ficar com essa para suplente...
porque com ela o carro anda... não se sabe é quanto tempo...
por isso fica com ela na mala para dessenrrascar caso a principal falhe...

Hoje de tarde ja tiro fotos e amanha de manha já tas mando.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Luz do Motor
« Responder #26 em: 05 de Maio de 2013, 14:34 »
Descobri agora que foi aqui que te falei da dump valve e dos tubos de vácuo.

Como podes ver coloquei os links directos na tua apresentação.

Podes encontrar os tópicos nesta mesma secção, Motor/Escape/Admissão

Espero que consigas resolver facilmente o problema.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Cobalto

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 60
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Algueirão
Re: Luz do Motor
« Responder #27 em: 03 de Junho de 2013, 22:40 »
Boas a todos
Já não dava sinais de vida a algum tempo.
No FDS semana passado substitui a cassete por uma nova vinda da Alemanha. Trazia um pequeno saco com massa dieléctrica que coloquei.
Substitui tubos que ligava a Dump Valve pelos de silicone.
Aproveitei para substituir outros tubos que apresentavam o mesmo diâmetrio. Num desses tubos, parti o que penso que seja um pequeno filtro e que está assinalado na imagem abaixo
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Tive que arranjar uma marosca com cola tudo e parece que resultou pois este não saiu do lugar nem se desconectou.

Par minha infelicidade a luz ficou sem acender certa de 60 Km. No Domingo passado e numa subida tentei esticar o carro. Não senti perda de potência e pensava que estava tudo OK. Passado meia dúzia de metros a luz lá acendeu. :||
Tou completamente à nora.
Vou levar o carro ao Serra e logo vejo o que ele diz.
  • Saab 9-5 Wagon 2.3 TS AERO, 12-2001 - GPL com selo
  • Rover 45 1.4 Connoisseur 01-2002- GPL com Tókolante

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Luz do Motor
« Responder #28 em: 04 de Junho de 2013, 08:15 »
Boas a todos
Já não dava sinais de vida a algum tempo.
No FDS semana passado substitui a cassete por uma nova vinda da Alemanha. Trazia um pequeno saco com massa dieléctrica que coloquei.
Substitui tubos que ligava a Dump Valve pelos de silicone.
Aproveitei para substituir outros tubos que apresentavam o mesmo diâmetrio. Num desses tubos, parti o que penso que seja um pequeno filtro e que está assinalado na imagem abaixo
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Tive que arranjar uma marosca com cola tudo e parece que resultou pois este não saiu do lugar nem se desconectou.


Isso é uma valvula de nao retorno e o fluxo da mesma so deve passar num sentido. É comum essa valvulas começarem a dar passagem nos 2 sentidos o que não é nada bom.

Essa valvula faz parte do sistema PCV que pelo que percebo ainda não trocaste, como te recomendamos.

podes comprar só a valvula

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

podes comprar a valvula com o tubo

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

podes compra o kit auxiliar de PCV

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

E devias comprar o KIT PCV e trocar para não teres surpresas desagradaveis

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


Par minha infelicidade a luz ficou sem acender certa de 60 Km. No Domingo passado e numa subida tentei esticar o carro. Não senti perda de potência e pensava que estava tudo OK. Passado meia dúzia de metros a luz lá acendeu. :||
Tou completamente à nora.
Vou levar o carro ao Serra e logo vejo o que ele diz.


Se vais ao Serra fala primeiro com ele, vais ver que ele te recomenda mudar o kit PCV tambem e assim fazes tudo de uma vez.

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Luz do Motor
« Responder #29 em: 10 de Junho de 2013, 12:35 »
Ja falaste com o Serra? ja compraste o KIT PCV? o carro ainda continua com a luz acessa?