Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 20:01

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

311 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Luz do motor liga e desluga sozinha  (Lida 6423 vezes)

Offline RuiCoelho

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 12
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Samora Correia
Luz do motor liga e desluga sozinha
« em: 19 de Abril de 2017, 01:17 »
Tenho um saab 93 2.2 tid de Março de 2003 e o mesmo perde potência junto às 1500/1800RM, contudo quando ele perde potência se eu tirar o pé do acelerador e tornar a acelerar ele responde. Avaria que deu e continua a dar é  ( medidor de massa de ar intermitente. Já o troquei e continua igual. Também tinha um tubo do intercooler rasgado e foi trocado e troquei os tubos de vácuo. Alguém já se deparou com uma avaria deste tipo que me possa ajudar. Obrigado
  • saab 93  2.2TID de Março de 2003

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2017, 10:19 »
Com que equipamento foram vistos os erros e quais os respetivos códigos?

Rui Ribeiro
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline Rui Henriques

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 308
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loulé
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #2 em: 19 de Abril de 2017, 10:47 »
Boas Rui. Sendo o teu um 2.2 TiD, poderás querer ver o estado da EGR, que é uma das situações mais comuns para esses sintomas de perda de potência. Dou-te o meu exemplo. Tenho um 9-3, mas um 1.9 TiD. No meu, também perde potência às 1500 RPM e até às 1900-2000 RPM é lentinho a desenvolver, mas não me aparece nenhuma luz do motor (até mais porque a luz do motor está sempre ligada no meu :))) ) com esse erro. Já andei à caça do gato por todo o lado e ainda não o encontrei: EGR, FAP, intercooler, tudo OK. O próximo passo é o turbo. Quando subsitui a eletroválvula do turbo por uma da Renault, só para experimentar, essa perda de potência desapareceu completamente e o carro puxava que nem um bicho, uma coisa lindear mesmo... Até ter entrado em safe mode na estrada. Válvula fora e de volta à origem.

Espero que te tenha ajudado.

Cumprimentos,
Rui Henriques
  • Saab - 9-3 SS Vector - 2004

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #3 em: 19 de Abril de 2017, 11:26 »
Nada como passar pela Auto-Gaspar em Xabregas pedir para lhe ligar o carro ao tech2 (maquina) e ver que erros da......pode ate ser do mesmo sintoma que o companheiro   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  referiu.  ^-^
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #4 em: 19 de Abril de 2017, 13:07 »
Eu seguia o conselho do Rui Henriques, fazia uma limpeza a valvula Egr e a admissão porque estes motores acumulam muito carvão e pode ser uma das causas dessa falta de potência em baixas!
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline RuiCoelho

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 12
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Samora Correia
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #5 em: 19 de Abril de 2017, 14:14 »
Com que equipamento foram vistos os erros e quais os respetivos códigos?

Rui Ribeiro
Boa tarde, foi visto numa máquina normal de um amigo.
  • saab 93  2.2TID de Março de 2003

Offline RuiCoelho

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 12
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Samora Correia
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #6 em: 19 de Abril de 2017, 14:19 »
Eu seguia o conselho do Rui Henriques, fazia uma limpeza a valvula Egr e a admissão porque estes motores acumulam muito carvão e pode ser uma das causas dessa falta de potência em baixas!
Boa tarde em relação à EGR já a anulei com um módulo que anula e só depois de muito tempo que apareceu esta avaria. obrigado
  • saab 93  2.2TID de Março de 2003

Offline RuiCoelho

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 12
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Samora Correia
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #7 em: 19 de Abril de 2017, 14:24 »
Boas Rui. Sendo o teu um 2.2 TiD, poderás querer ver o estado da EGR, que é uma das situações mais comuns para esses sintomas de perda de potência. Dou-te o meu exemplo. Tenho um 9-3, mas um 1.9 TiD. No meu, também perde potência às 1500 RPM e até às 1900-2000 RPM é lentinho a desenvolver, mas não me aparece nenhuma luz do motor (até mais porque a luz do motor está sempre ligada no meu :))) ) com esse erro. Já andei à caça do gato por todo o lado e ainda não o encontrei: EGR, FAP, intercooler, tudo OK. O próximo passo é o turbo. Quando subsitui a eletroválvula do turbo por uma da Renault, só para experimentar, essa perda de potência desapareceu completamente e o carro puxava que nem um bicho, uma coisa lindear mesmo... Até ter entrado em safe mode na estrada. Válvula fora e de volta à origem.

Espero que te tenha ajudado.

Cumprimentos,
Rui Henriques
Boa tarde em relação à EGR a mesma foi anulada com um módulo que a anula mas esta avaria apareceu muito depois. o que me parece que a geometria não abre quando dá esta varia mas quando acontece desacelero e torno a acelerar e ela depois abre e ele responde bem. até estou a duvidar que seja alguma válvula de vácuo. Poderá ser?
  • saab 93  2.2TID de Março de 2003

Offline RuiCoelho

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 12
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Samora Correia
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #8 em: 19 de Abril de 2017, 14:28 »
Eu seguia o conselho do Rui Henriques, fazia uma limpeza a valvula Egr e a admissão porque estes motores acumulam muito carvão e pode ser uma das causas dessa falta de potência em baixas!
Boa tarde este carro já não tem a EGR a mesma encontra se anulada. A algum tempo troquei os tubos de vácuo e ele ficou muito melhor mas depois voltou ao mesmo.....obrigado
  • saab 93  2.2TID de Março de 2003

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #9 em: 19 de Abril de 2017, 15:03 »
Não tem Egr, mas tem um emulador! Será que está a funcionar corretamente! A partida tudo indica que sim porque não existem erros na centralina relacionados com a Egr

Quando eliminaram a Egr limparam o coletor de admissão?
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, 15:07 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline RuiCoelho

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 12
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Samora Correia
Re: Luz do motor liga e desliga sozinha
« Responder #10 em: 19 de Abril de 2017, 15:16 »
Não tem Egr, mas tem um emulador! Será que está a funcionar corretamente! A partida tudo indica que sim porque não existem erros na centralina relacionados com a Egr

Quando eliminaram a Egr limparam o coletor de admissão?
Sim ele tem um emulador que até agora nunca mais deu avaria relacionado com EGR. E uns tempos antes tinha feito limpeza no coletor e o mesmo tinha bastante porcaria.....quando acendeu avaria foi uma rotura de um tubo do intercooler mas depois de ser mudado tem esta falha que eu acho que a geometria não abre, e tiro o pé do acelerador e torno a acelerar ele responde. o senso do pedal está ok.....
  • saab 93  2.2TID de Março de 2003

Offline saurio33

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 34
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    S. Joao da Madeira
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #11 em: 19 de Abril de 2017, 15:50 »
Esse motor é Common Rail não é? Nos Renault as valvulas ou sensores de pressão quando dão problemas costumam ter um comportamento parecido. Já tentaste ver por esse lado?

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #12 em: 19 de Abril de 2017, 16:19 »
O 2.2 tid não é de tecnologia Common Rail, mas tem valvula de pressão do turbo que, quando avaria, revela sintomas parecidos, agora não sei se é apenas em baixos regimes

O erro de Maf é que não é normal, será que instalaram a maf correta. Há tempos comprei uma piersburg e constatei que o modelo indicado pelo fornecedor não é o correto! E apercebime disso porque a ref. não era compatível com a ref da bosch.

Entretanto não cheguei a usar a maf porque a falha estava relacionada com uma fuga do tubo de admissão, muito comum nestes modelos, talvez devido à pressão da proteção do motor
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, 22:03 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline RuiCoelho

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 12
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Samora Correia
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #13 em: 19 de Abril de 2017, 22:56 »
O 2.2 tid não é de tecnologia Common Rail, mas tem valvula de pressão do turbo que, quando avaria, revela sintomas parecidos, agora não sei se é apenas em baixos regimes

O erro de Maf é que não é normal, será que instalaram a maf correta. Há tempos comprei uma piersburg e constatei que o modelo indicado pelo fornecedor não é o correto! E apercebime disso porque a ref. não era compatível com a ref da bosch.

Entretanto não cheguei a usar a maf porque a falha estava relacionada com uma fuga do tubo de admissão, muito comum nestes modelos, talvez devido à pressão da proteção do motor
O 2.2 tid não é de tecnologia Common Rail, mas tem valvula de pressão do turbo que, quando avaria, revela sintomas parecidos, agora não sei se é apenas em baixos regimes

O erro de Maf é que não é normal, será que instalaram a maf correta. Há tempos comprei uma piersburg e constatei que o modelo indicado pelo fornecedor não é o correto! E apercebime disso porque a ref. não era compatível com a ref da bosch.

Entretanto não cheguei a usar a maf porque a falha estava relacionada com uma fuga do tubo de admissão, muito comum nestes modelos, talvez devido à pressão da proteção do motor
Boa noite por acaso a maf é piersburg mas foi confirmada que era a indicada. Vou mais para válvula de pressão do turbo porque me parece que a geometria não abre. Obrigado
  • saab 93  2.2TID de Março de 2003

Offline Rui Henriques

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 308
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loulé
Re: Luz do motor liga e desluga sozinha
« Responder #14 em: 20 de Abril de 2017, 10:48 »
Foi essa válvula que eu substitui. O percurso foi: velha, original = poço ; nova, Renault = Bicho a puxar, safe mode ; nova, original = algumas ligeiras melhorias, mas faz a mesma coisa.
 Ao menos não tem tanta coisa para andar à procura.
  • Saab - 9-3 SS Vector - 2004