Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Abril de 2024, 17:30

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

534 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Água no motor SAAb Enduro  (Lida 3573 vezes)

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Água no motor SAAb Enduro
« em: 25 de Outubro de 2013, 19:28 »
O que se descobre por aí
Há alguns anos, a Saab teve uma ideia: por que não injectar água para dentro do motor, resfriando a câmara, para evitar a detonação, e ainda melhorar o consumo em situações de pé na tábua?
Nos motores experimentais de 1996, a injecção de água do lavador do pára-brisa era accionada quando se pisava no acelerador até o fundo, ou quando se passava de 200 km/h.
Injectada no colector de admissão, permitia redução de consumo entre 20 e 30%, justamente em condições de  maior gasto de combustível.
A injecção de água é bastante antiga. Usava-se em motores aeronáuticos desde a Segunda Guerra Mundial, e antes disso experimentalmente.
Nos dragsters é normal ver um mecânico esguichando água nas borboletas de admissão de ar. Nesse caso, justamente para baixar a temperatura na câmara antes da prova cronometrada.
A Saab foi além com as pesquisas, incluindo o aditivo anti-congelamento na água do lavador, uma absoluta necessidade em climas frios, e verificando o que ocorria com o motor tendo que admitir a água com o aditivo.
Nas páginas do boletim fica claro que deveria ser usado apenas o anticongelante derivado do álcool de madeira, sendo o etileno-glicol não permitido, pois poderia causar danos ao motor.
Na época, Per Gillbrand declarou que ele tinha certeza que havia ainda muito campo para desenvolver os motores de combustão interna, e que o uso cada vez mais difundido dos turbo-compressores permitiria atingir óptima eficiência, tanto de consumo quanto de emissões.
Isso fica a cada dia mais claro, basta ver o contínuo trabalho das fábricas em projectarem e produzirem motores de menor tamanho. Há exemplos em todas as marcas mais conhecidas.
Já há bastante tempo, o principal componente adicionado a motores para baixar a temperatura de admissão é o trocador de calor ar-ar, conhecido como intercooler, ou, se quisermos usar termo em Português, inter-resfriador. É o mais comum, sendo de baixo custo e não sofrendo com a possibilidade de vazamentos de líquidos, o que é sempre bom para a fiabilidade mecânica do veículo.
A eficiência do trocador ar-ar não depende de quantidade de água, e permite uma redução de temperatura importante na admissão, melhorando muito a eficiência da queima, já que a densidade do ar admitido é maior. Mais moléculas de oxigénio em um mesmo volume.
Por que esse trabalho não foi em frente não sabemos. Podemos apenas especular que a possibilidade de ter essa ajuda da água por período limitado, devido à capacidade do reservatório do lavador, deve ter levado a uma decisão de não produzir. Clientes poderiam reclamar, dizendo que o carro apresentava algum comportamento muito variável entre as duas condições, com e sem injecção de água.
A Saab era realmente uma empresa diferente. Mantinha a imagem de experimentar, e divulgar o que estava tentando fazer funcionar.
Apenas na Austrália, a Saab local modificava o 900, criando o modelo  Enduro, uma versão bastante limitada e desportiva, que já vinha com esse kit montado. Registos mostram que apenas 11 carros foram fabricados.
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Para quem quiser transformar
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)




  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Água no motor SAAB Enduro
« Responder #1 em: 25 de Outubro de 2013, 20:00 »
Sim, esses sistemas são conhecidos, a partsforsaabs vende ou vendia um kit.

Quem andava com essas ideias era o teco...

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Mas sendo o teco...
deve ligar directamente dos esguichos ao colector de admissão...

:P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL