Boas!
Não contava encontrar tantas respostas a um tópico deste género! Mas procurarei responder gradualmente a todos e dar uma ideia geral e alguma precisa do trabalho de emergência médica, particularmente das VMER.
VMER do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Helicóptero da Base permanente de Santa Comba Dão são os meus locais de referencia.
Talvez um principio de esclarecimento antes dos carros!!
Quem liga para 112, antes de o fazer deve saber o que dizer e o porquê de o fazer.
Em qualquer situação de aflição se liga 112 (desde uma porta fechada com a chave por dentro, um dedo entalado num carro, um incendio, um assalto, um acidente,...) Nesta perfeita amalgama de informação quem primeiro atende uma chamada 112 é um posto PSP de georeferênciação (4 zonas em PORTUGAL conrrespondentes e ligados a 4 CODU "Centro Orientador de Doentes Urgêntes") quando o mesmo é feito de telemóvel ou num dos postos do indicativo. Esta a primeira triagem. Toda e qualquer primeira informação é a um policia que cabe o seu encaminhamento. Normalmente são duas perguntas, saúde, vitimas, são palavras que são reencaminhadas imediatamente.
Já todos ouvimos falar dos tempos e o quanto esperam. Em aflição 30 segundos são 30 minutos e os carros por vezes voão "baixinho" mas não são intantâneos.
O primeiro atendimento pode realmente demorar até alguns minutos dependendo da afluencia de chamadas ao posto, mas o reencaminhamento saúde e atendimento é quase imediato. (Exemplo em dia chuva,(Inundações, acidentes, avarias, pessoas perdidas, objetos perdidos,...) o número de chamadas à central PSP múltiplica por 1000 em poucas horas. Não há ouvidos para tanta chamada ao mesmo tempo
Não vou falar do que se fala porque cada situação é diferente, mas há algumas transversais a todas.
O
que se passa,
quantas pessoas são vitimas, o
local onde se encontram (estou aqui! Mesmo ao lado... mas estão a falar para um posto a 150Km de distância) e
um contacto. Isto permite saber o que ativar e assegurar que os meios certos vão para o lugar certo! De nada serve "pedir meios", é preciso informar de forma a ser ajudado a saber ajudar enquanto esses meios não chegam!
Primeira abordagem...