Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 16:38

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

318 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Ultimo lote de Saabs  (Lida 16206 vezes)

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Ultimo lote de Saabs
« em: 15 de Novembro de 2012, 23:54 »

SAAB ainda vive

A SAAB ainda sobrevive através do ultimo lote do elegante desportivo 9-3, este ultimo lote de 26 unidades foram fabricados artesanalmente meses após o encerramento das actividades da fabricante na cidade de Trollhättan, na Suécia.
O 9-3 tem grande importância na história da marca, descendente directo do pop-star 99 que posteriormente se tornou 900 o primeiro carro da marca a ser dotado de injecção electrónica e componentes electrónicos em seu propulsor fizeram dele, um dos automóveis mais velozes já fabricados pela marca, graças ao turbo compressor com resfriador de ar de admissão aliado ao motor DOHC com quatro válvulas por cilindro  desenvolvia 177 cavalos de potencia, levando o modelo aos 220km/h além de trazer consumo contido e dentro das emissões estabelecidas pelas leis norte americanas na época, isto ainda em 1978.
A curiosidade desse inusitado ultima lote fica por conta de todas as unidades serem equipadas com direcção do lado direito, desta forma elas serão comercializadas nas 87 revendas espalhadas pelo Reino Unido.
As unidades tem configurações distintas, partindo desde a básica SE, a desportiva Aero e a edição limitadíssima Independence Edition, que é o toque final da SAAB esta edição especial foi lançada para comemorar o primeiro ano de aliança entre a SAAB e a Skyper e prestar uma homenagem a Suécia, pois ambas as montadoras foram fundadas no pais nórdico.
Com 366 unidades produzidas, uma para cada dia em que a Skyper ficou sobe o comando da montadora sueca apenas sete exemplares estarão a venda, os preços da versão básica começam em 22.750 libras, cerca de 28.270 euros.
Para se diferenciar das demais versões, a Independence Edition incorpora detalhes únicos de acabamento e é facilmente reconhecida pela exclusiva cor Sunset Red e os bancos bege com costura laranja nas extremidades e uma faixa no centro trazem o charme para o conversível.
Mecanicamente, a unidade é equipada com o propulsor 2.0T Biopower que fornece 220 cavalos e é oriundo do hi-tech sedan 9-5 ou o motor a diesel 1.9L que desenvolve 180 cavalos e ficou cerca de 12% mais económico do que o propulsor anterior.

Minha paixão pela SAAB vem de longa data, fico feliz que o museu tenha sido mantido  e suas peças raras preservadas para manter a história desta notável fabricante para as próximas gerações.
 :'( :'( :'(

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2013, 11:59 por TesZero »
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL