Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 de Março de 2024, 14:26

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

468 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Saab 2.0t ou 2.3i  (Lida 42347 vezes)

Offline guerreiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 216
  • Actividade:
    0%
Saab 2.0t ou 2.3i
« em: 26 de Outubro de 2013, 23:49 »
Olá a todos,
conforme disse na minha apresentação estou a pensar em adquirir um carro no inicio do ano de 2014. Pretendo que seja uma viatura descapotável de 4 lugares, fiável e com uma manutenção não muito dispendiosa.
Estou a pensar na possibilidade de um Saab 900 2.0t de 1996 com 185cv ou no 2.3i do mesmo ano com 150cv.
À partida o 2.0t parece-me bastante mais interessante, uma vez que ambos têm o mesmo equipamento, são do mesmo ano e quase com os mesmo km, na casa dos 120000km e preços também muito semelhantes. O 2.0t no papel tem umas performances muito mais interessantes e com consumos semelhantes, médias na casa dos 8,7l/100km.
As minhas dúvidas prendem-se com a fiabilidade. Embora o 2.0t seja mais interessante penso que o 2.3 será muito mais fiável, estou correcto?
Gostaria também que me indicassem se estes motores são de corrente ou correia de distribuição? No caso de ser de correia de quantos em quantos kms deve ser mudada?
Quais os cuidados a ter com a compra destes modelos, para além dos cuidados habituais em qualquer carro usado? Quais os pontos fracos e onde deverei ter mais atenção, quer a nível de motor que a nível de carroçaria?
Obrigado desde já às vossas respostas

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #1 em: 27 de Outubro de 2013, 08:09 »
Olá guerreiro.

Obviamente a opção certa é o 2.0 T :D

quanto à resistência, sendo que os pistões são das mesmas dimensões, a SAAB joga com a cilindrada a nível de curso dos mesmos. Logo a diferença entre ambos a nível de cilindrada é o tamanho das bielas.
Dita a lógica que quanto mais curtas forem, mais resistentes se tornam.
isto na teoria, porque na prática não vejo diferenças de resistência entre 2.0 e 2.3...
São ambos muito resistentes, posso te dizer que com elementos internos originais aguentam cerca de 450cv...
portanto para andares com 185cv irá durar anos sem fim :P

Esses motores usam corrente de distribuição, devem de ser mudadas na casa dos 250.000 a 300.000. Vai contar muito a qualidade do óleo usada até à data. Quanto melhor for o óleo, mais tudo dura... corrente, segmentos, turbo...

Se comprares a versão Turbo... que espero vivamente que o faças, vê o estado do mesmo. Deves de ver a forga vertical, horizontal e longitodinal do veio do mesmo.
Mas isso deves de ver em todos os carros turbo.

Esse carro usa o motor b204, um dos motores mais resistentes que a SAAB já construiu...
Não tens nenhum ponto em especifico, deves avaliar o carro como um outro carro usado qualquer.
Se servir de ajuda, podes ler este tópico:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


 e este ajudará no futuro próximo :) :

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Quanto aos motores em si...

certamente já conduziste carros atmosféricos e carros turbos...
A qualidade de condução é completamente diferente.
As médias nos atmosféricos são superiores e a gestão electrónica da versão Turbo muito melhor e personalizar.
Aliás... somente por causa da gestão electrónica já vale a pena a compra da versão turbo.

O 900 cabrio é um carro lindíssimo, podes ver os diários de bordo dos nossos amigos Quimavr e Castelar pois eles também têm um.

Podes encontrar-los através do índice de todos os diários de bordo:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Espero ter esclarecido as tuas duvidas.

Grande abraço e boa compra.

Qualquer coisa dispõem :D

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline guerreiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 216
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #2 em: 27 de Outubro de 2013, 18:26 »
Antes do mais obrigado Teszero pela extensiva explicação.
Após ter lido alguns posts penso que o turbo que vi é o mesmo que o user Limas andou a ver há uns tempos:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Sendo a fiabilidade identica sem dúvida que penso ir para o 2.0T, a minha questão tinha a ver pelo facto de no geral sempre ter ouvido falar em menor fiabilidade dos turbos em relação a atmosféricos. Não tenho por objectivos grandes potencias e penso em ficar com o carro por muitos anos pensando na questão de clássico (uma vez que é um carro que não se vê muito a circular) e como tal pretendo manter o mais original possível.
Como se podem avaliar essas folgas do turbo e o que será considerado normal?

Uma outra questão tem a ver com o facto da fábrica ter falido... é fácil arranjar peças originais para mecânica e carroçaria? Penso que estes motores ainda são de origem Saab, sei que nos de origem GM as peças são fáceis de encontrar e baratas porque na maioria são Opel... agora nestes modelos mais antigos como funciona?

Obrigado mais uma vez TesZero pelas tuas explicações. :)

Abraço

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #3 em: 27 de Outubro de 2013, 19:15 »
Uma outra questão tem a ver com o facto da fábrica ter falido... é fácil arranjar peças originais para mecânica e carroçaria? Penso que estes motores ainda são de origem SAAB, sei que nos de origem GM as peças são fáceis de encontrar e baratas porque na maioria são Opel... agora nestes modelos mais antigos como funciona?


A divisão de peças da SAAB nunca chegou a falir, e continuam a produzir peças que podes encontrar a venda facilmente.

Por exemplo no nosso parceiro -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Ou noutros sites

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Ou mesmo no EBAY

A parte da SAAB que abriu falência (nomeadamente a fabrica e outros departamentos) foi comprada pela NEVS (National Electric Vehicle Sweden) e ja começou a produzir novamente SAABs em modo pre-produção. Na tardará muito para que novos SAABs voltem a ser produzidos e vendidos.

Aqui tens o site da NEVS -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
« Última modificação: 28 de Outubro de 2013, 08:28 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #4 em: 27 de Outubro de 2013, 23:32 »
As peças já o smap te informou correctamente.

Quanto à questão da fiabilidade de que falas... é que um carro turbo tem mais um elemento susceptível a falhas... o  turbo...
é mais um elemento que temos que manter.

Agora... se vale a pena... claro que sim...

Um turbo dura bastante, especialmente se usares sempre bom óleo...

E esses motores são muito resistentes mesmo :D

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline guerreiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 216
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #5 em: 28 de Outubro de 2013, 00:22 »
E como poderei ver essas folgas que falaste? Só em oficina?

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #6 em: 28 de Outubro de 2013, 09:40 »
Não, podes ver na hora...
basta levares uma chaves de fendas...

Desapertas a abraçadeira metálica que prende o tubo de admissão ao turbo e desengatas o mesmo.

Depois vais ver as pás do turbo e o veio.

Esse veio não pode ter folga horizontal, vertical ou longitudinal.

Tendo tempo faço um DIY disto.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline guerreiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 216
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #7 em: 28 de Outubro de 2013, 14:41 »
Obrigado mais uma vez...
Imagino é o stress do dono ao ver a desmontar-lhe o carro!!! LOLOL
Pelo menos eu que pouco percebo destas coisas se estivesse a vender o meu e visse um gajo a desmotar... entrava em paranoia!!  :||

Talvez seja aconselhavel pagar 50€ e ir a uma oficina Bosch... acham que vale apena ou pouco veem?

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #8 em: 28 de Outubro de 2013, 15:52 »
Não te devem de pedir 50€ para ver isso.. lolol

Mas se chegares lá e pedires, vão ver, claro.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline guerreiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 216
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #9 em: 28 de Outubro de 2013, 19:06 »
Não é pagar 50€ para ver isso... é para fazerem a inspecção dos 100 pontos ou que é para ver se o carro esté em condições!

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #10 em: 28 de Outubro de 2013, 22:59 »
Ligas-lhes e perguntas :D

O turbo é um elemento de manutenção.

Existem outros elementos também caros que os atmosféricos também têm...

embraiagem ronda os 300€... distribuição ronda também os 300€...
Reparar o turbo também ronda esses valores...

portanto... vê o carro num todo e não só o turbo...
Esses carros aguentam muito... já por isso só trocam a distribuição perto dos 300.000 kms...

Um bom óleo de motor e ainda podem durar mais...
e o turbo nem precisar de ser reparado tão cedo...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline guerreiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 216
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #11 em: 30 de Outubro de 2013, 15:54 »
Continuando com as minhas dúvidas existenciais...
ando de olho em 3 possíveis candidatos, gostaria que me indicassem as vossas opiniões, claro que são sempre muito relativas uma vez que só vêem fotos... mas às vezes pode ser que algum deles seja de algum membro do fórum... o que por si já poderia ser uma garantia:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
(parece-me muito bem... estofos um pouco gretados mas em principio nada que um detalhe não resolva...)

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
(estive muito inclinado para este excepto pela questão de não ser turbo... parece-me muito bom e bem tratado, excepto uns pormenores na pele do volante e o banco do condutor... 90000km à partida não é nada, mas tendo em atenção a idade do carro da para desconfiar um pouco... ou mto tempo parado ou kms mexidos!!)

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
(este foi o que foi falado no tópico do Lamas, também me parece bom, mas há a questão de ser importado... mais dificil de confirmar os kms)

Ainda não experimentei nenhum, nem sequer os fui ver ao vivo... mas para ser sincero estou mais inclinado para começar a ver pelo primeiro... turbo, parece bem tratado...

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #12 em: 30 de Outubro de 2013, 16:06 »
Se queres um saab... nao ligues muito a quilometros... mas sim ao estado geral do carro...

é muito dificil dar cabo de um carro desses... especialmente o motor...

para mim o atmosferico estaria fora de questao completamente... mas é a minha opiniao pessoal...

o cabrio importado deves de ver quando foi importado por causa do pagamento do selo...

O primeiro parece estar muito bom e devido a quantidade de fotos e promenores nao pareca que o dono tenha algo a esconder...

Abraco
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline guerreiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 216
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #13 em: 30 de Outubro de 2013, 16:45 »
Nos meus poucos conhecimentos sobre carros também concordo contigo... o primeiro foi o que me chamou mais a atenção...
No importado, segundo o post do lamas acho que foi importado em 1998...

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
« Responder #14 em: 30 de Outubro de 2013, 17:38 »
O que me parece estar mais original é sem dúvida o primeiro, quanto ao importado a meu ver não o quereria pois tem muitos problemas, o outro preto o que deu para ver foi que a pintura não é de origem assim como as jantes, e a falta do turbo não ajuda nestes carros.
Boa sorte na escolha
Abraço
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL