Hoje estou numa de "citações", já trabalhei tudo de manha... lol
então:
Uma das alterações que vou fazer no meu mondeo é colocar um regulador de pressão gasolina de 4 bar (de origem 2,7 bar), atenção que não é uma fse. Por fora é igual ao regulador de origem mas está calibrado para abrir a uma pressão mais alta.
Já li noutros fóruns (de outros carros a gasolina) e há quem diga que o consumo baixa e o carro responde melhor. Quase de certeza que é verdade, mas vou contactar quem vende o regulador e perguntar se é seguro em relação aos tubos, injectores e à bomba de combustÃvel.
As modificações que falo para o mondeo também dão para o SAAB, em princÃpio. Aumentar a pressão da gasolina pode dar, mas é preciso ver se a bomba aguenta.
Ao que respondi:
Não sou apologista de fazeres nada a nÃvel mecânico sem alteração electrónica, muito menos em saabs...
O carro sabe que tens lá um fpr de 2.8bars...
ou seja, se os injectores forem de 345cl com 2.8 bars...
se colocares 4 bars vais aumentar o caudal injectado...
alem dos consumos ficarem mal calculados, sendo calculados tendo em conta os cl gastos por km, a injeção também vai ficar alterada...
ao injectares a injecção, a sonda lambda vai detectar excesso de gasolina, mistura mais rica do que é normal, logo a ecu vai aumentar o tempo de injecção para que voltes a ter a mesma gasolina, mesmo com os 4 bars...
e tu....
Ok. Mas não é bem assim.
Os consumos aumentariam se o sistema de injecção funcionasse apenas em open-loop, mas como tem a sonda lambda, quando é detectada mistura rica o tempo de abertura dos injectores tem de diminuir para corrigir a mistura. Só vai gastar um pouco mais quando o sistema recorrer aos mapas guardados na memória (apropriados para a situação de open loop) quando por exemplo o motor estiver a acelerar, e não em regime de cruzeiro.
tentando explicar melhor...
Para fazer melhor as contas, usando números redondos...
Se usas injetores de 300cc a 2 bars de pressão... cada vez que o injetor abre, vai injetar 300 cc de combustivel..
Se vai aumentar a pressão, imaginando neste caso para 4 bars... em vez de 300cc vais passar a injetar perto de 600cc (ou o que os injetores conseguirem antes de estourarem...)
ou seja... a centralina manda injetar 300cc e tu vais injetar 600cc...
obviamente a mistura estará rica... quase em dobro...
temos uma sonda lambda que mede isso e corrige a mistura...
obviamente, a sonda lambda vai
Aumentar o tempo de injecção, imaginando que a 2 bars injetava 300cc de combustivel a cada 20 ms... com o 600cc detetados a 4 bars passaria a injetar a 40ms... isto para manter o mesmo afr (air fuel ratio, tu já leste sobre isto certamente)
Obviamente os números não serão estes, mas penso que percebes o que quero dizer.
Marco antes demais , e para registo , obrigado pelos teus comentários e pelas ideias que colocas.
Mas seguindo os comentários feitos pelo lfteixeira , o smap e o teszero, tens de entender que o SAAB não e um carro normal,
O Marco é insistente... mas vocês também exageram a dizer que o carro não é um carro normal....
cada uma... lol
Sim... tem um sistema de injecção muito avançado para a época em que só se usava jetronic e motronic (isto já nos carros mais evoluÃdos)...
Mas o que tem assim tão de anormal?
não consigo perceber :| :| :| :|
vou ler sobre isso
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Quanto às cassetes de ignição, sendo que a saab substituir uma única bobine por 4 em cada vela evoluindo dessa forma em grande escala a rentabilidade da ignição, não vejo por que razão inventar neste caso...
a cassete de origem consegue debitar mais de 500 cv garantindo o bom funcionamento do motor sendo parte integrante do sistema de gestão electrónica que é quase que perfeita... (já li muito sobre outras e deixei de ler ao conhecer esta, lol)
Podem vir a ser melhoradas, mas pelo que li até hoje... não vejo qualquer vantagem na troca....
Abraço