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10 de Dezembro de 2024, 06:06

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Autor Tópico: pequenas alterações no motor do 9000 pra reduzir consumos e aumentar potencia  (Lida 108793 vezes)

Offline Guest

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Ja pensei em por as bobines de igniçao do Ibiza em vez da K7 do 9000 :>S
Estou a brincar... Nao discuto sobre Saabs pois nao percebo nada :-[
Mas tambem nao leio livros...lol... So percebo de gelados  >:D

Abraco

Offline Lfteixeira

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Bem, tal como disse, insistente.

Insistes nas teorias quando tens pessoas a responder-te com a prática.

Sondas wideband colocadas do downpipe já vários usamos (eu, SMAP, teszero, etc).
Alias, no meu SAAB nem preciso de mostrador adicional, vejo a AFR em tempo real no próprio SID.
Isto é vantajoso porque a AFR ideal a gasolina é diferente da AFR ideal a GPL. No caso de Trionic 7 é possível desactivar a adaptação do combustível para puder gerir a AFR só no sistema de GPL, mas assim o motor fica vulnerável a falhas "catastróficas"...



Nas tuas teorias, o que tens em falta é a relação custo/beneficio.
Uns coletores em condições sim, fazem diferença, mas em relação ao que custam a relação cv/€ é má.

As limitações e restrições dos injectores também são mais que conhecidas.
Exemplo:
Injectores vermelhos ou castanhos utilizados nos SAAB B2x5:
 - Debito a 3 bar: 261
 - Debito a 3,5 bar: 286

Ou seja, para um incremento de 16.6% na pressão tens um aumento de 9.5% no debito do injector.

Outra informação errada que tens é a questão de centralinas, as gestão Trionic 5 e 7 é das melhores que existem no mercado, mesmo pelos padrões atuais.
Já no tempo de 9000 (século, alias, milénio passado) era o único carro do mercado que conseguia "limpar" os gases de escape de outros carros...

Acredito que as tuas teorias se apliquem noutros motores, noutros carros e noutros conceitos, mas aqui não.

A minha sugestão é que te deixes de livros e papeis, e apliques as tuas dicas no teu SAAB e depois vais perceber o que quero dizer...
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Um abraço.

Offline darioglv

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Outra coisa que posso deixar o meu exemplo , e para isso (pedro ou lfteixeira) corrigam-me pff se estiver errado em questao dos valores....
O ultimo motor que estoirou foi precisamente por causa disso.....
Apc alterada (pressao turbo) , colectores de escape , escape, intercooler etc....e ate tinha uma fpr que mandei vir da bosch da alemanha de proposito, bem superior ao que o carro tinha, acho que era 2.6 ou 2.7 e passou para 3 ou 3.2 qq coisa assim, e ate na altura estava a trabalhar com os injectores vermelhos que debitam mais. Resultado o gajo morreu....num dos e-mails que troquei com a speedparts (especialistas em tunning de saabs na suecia) explicaram-me que o erro era que o chip da unidade lh , ou seja para a unidade combustivel , continuava a pensar , apesar de todas as alteracoes que fizeste que os injectores deveriam estar abertos, por ex: 1 ,2,3,4 tempos e depois fechar outra vez , mesmo com a fpr superior, o que tinhas de fazer era que a unidade deixasse os injectores mais tempo abertos....eles enviaram-me um chip que deixa os injectores de origem abertos mais 15%. Depois dessa alteracao nunca mais tive problemas com os motores....como te dizemos , estes sao carros que o normal , nao se aplica aqui...
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Offline Marco Gonçalves

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"Já no tempo de 9000 (século, alias, milénio passado) era o único carro do mercado que conseguia "limpar" os gases de escape de outros carros..."

Qualquer carro que tenha sonda lambda tenho quase a certeza que faz o mesmo.

Só vos tentei ajudar, faltam-vos as bases. E dizer que os saab são diferentes dos outros não tá muito certo. Os principios do motor de combustão ciclo otto aplicam-se a qualquer motor a gasolina.

Deixo aqui uma colecção de livros:

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Espero que vos dê algumas luzes.
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Offline Marco Gonçalves

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Encontrei este site que vende algum material pra alterar o motor da maioria dos saab's:

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E aqui um exemplo de um colector de escape:

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Offline SMAP

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Só vos tentei ajudar, faltam-vos as bases.

Nós agradecemos todas as ajudas, mas a ti por exemplo falta-te humildade ... O que sabes tu sobre nós para nos dizeres que nós faltam bases?

E dizer que os SAAB são diferentes dos outros não tá muito certo. Os principios do motor de combustão ciclo otto aplicam-se a qualquer motor a gasolina.

Deixo aqui uma colecção de livros:

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Espero que vos dê algumas luzes.

Diz-me lá tu que outro construtor automóvel usou desde 1979 motores turbo com performance/economia? não me venhas falar de nenhum construtor americano que mando-te nadar nos rios de gasolina que os motores deles gastam ...

Não me venhas falar de nenhum construtor europeu, que só por comparação os motores BMW quer a gasolina quer a gasóleo desfazem 10 vezes mais turbos do que um motor SAAB. E Sinceramente tanta conversa para quê? tas nos a dar conselhos sobre alterações no motor de um 9000 quando ainda nem sequer tens o teu a andar? Põe o teu 9000 a andar, faz as experiências que só um entendido cheio de bases como tu terá capacidade tecnica para fazer ... eu volto-te a fazer a oferta que fiz anteriormente ... 250€ pelo teu 9000 quando tiveres dado cabo do motor ...

Offline SMAP

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« Última modificação: 02 de Julho de 2014, 09:37 por SMAP »
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Offline Marco Gonçalves

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Espero não ter dito nada para vos ofender.

"Nós agradecemos todas as ajudas, mas a ti por exemplo falta-te humildade ... O que sabes tu sobre nós para nos dizeres que nós faltam bases?"

Como já disse antes, várias cenas que li neste fórum levaram-me a esta conclusão.
Não quero apontar dedos a ninguém mas por acaso aquilo de dizerem que há motores em V em que apenas metade dos cilindros alimenta a turbina do turbo (há pessoal que pensa que também o 164 v6 turbo tem um turbo alimentado só por 3 cilindros), e outras cenas, como fazer várias alterações num motor de uma só vez, aquela cena dos travões, etc...

Se eu fosse outro tipo de gajo nem vinha cá dizer nada, e fazia como muita gente cá neste país, que quando vê que os outros podem tar um pouco "desorientados" resolve nada dizer para depois poder rir das asneiras ou erros dos outros. Mas acho que não sou assim.

Apercebi-me de que vos faltava algum conhecimento e resolvi ajudar, nada mais. E espero que não levem este conselho como arrogância pura, mas quando resolvi deixar algumas orientações sabia que este tipo de atitude podia acontecer, tá enraizado na nossa cultura.

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Offline SMAP

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Como é que tu queres que alguém aceite os teus conselhos, se tu proprio não aceitas os conselhos de ninguem?

Por mim chega de tanta conversa da treta ... queres ter sempre a ultima palavra e achas que tens sempre razão ... ganhaste uma bicicleta ...


Offline Marco Gonçalves

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Obrigado pela bicicleta, é pena ser só uma imagem....

Mas não levo a mal. E tou a ser bastante compreensivo com vocês. Se esta situação fosse ao contrário nem imagino nos nomes que me teriam chamado e o que teriam pensado acerca da minha pessoa.


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Offline SMAP

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Mas não levo a mal. E tou a ser bastante compreensivo com vocês. Se esta situação fosse ao contrário nem imagino nos nomes que me teriam chamado e o que teriam pensado acerca da minha pessoa.

Compreensão há de lado a lado, o que não há é entendimento :P

Mas ninguém aqui foi e espero que ninguém seja mal educado, discussões (não em sentido prejurativo) acessas fazem bem ao raciocionio  :D

Offline Marco Gonçalves

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Também concordo que haja bom comportamento, apesar de opiniões divergentes.

Eu insisto em que leiam certos livros, pois estes deram-me algumas bases e trouxeram-me conhecimentos quase impossíveis de obter por outra forma. E tou a "dar" uma coisa que procurei/aprendi sozinho e não foi ninguém que me aconselhou a ler tal livro, não tive essa ajuda. E não são livros da treta, na minha opinião. Acabam por ter grande aplicação na prática.

As bases e o conhecimento não fazem mal a nimguém.
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Offline Marco Gonçalves

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Aqui deixo a fita de fibra de vidro, sendo que a côr deve ser branca, para reduzir as perdas por radiação (perguntar ao vendedor qual a emissividade da fita), e já agora, perguntar se ele aconselha para o colector que têm montado (se fôr de ferro fundido)(aprendi no segundo site):

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e sobre a fita:

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PS: esta fita pode ajudar a que o oleo dos motores do 9000 e 9-5 turbo aqueça menos, depois de parar o motor, pois o tubo de escape passa por baixo do carter.

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Offline castelar

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Também concordo que haja bom comportamento, apesar de opiniões divergentes.

Eu insisto em que leiam certos livros, pois estes deram-me algumas bases e trouxeram-me conhecimentos quase impossíveis de obter por outra forma. E tou a "dar" uma coisa que procurei/aprendi sozinho e não foi ninguém que me aconselhou a ler tal livro, não tive essa ajuda. E não são livros da treta, na minha opinião. Acabam por ter grande aplicação na prática.

As bases e o conhecimento não fazem mal a nimguém.

Eu nem devia dizer nada pois sou um mero utilizador/condutor e acho que com tanta sapiência junta com tantos livros lidos deves mesmo ser uma enciclopédia ambulante, mas é como tudo, resumindo e espremendo não deve sair mesmo nada.

Sim acho que a minha idade me dá direito a ser mais directo contigo e pergunto-te o que já fizeste/disseste de útil aqui no fórum além de mandares o pessoal ler livros.

Acredita que quando tenho um problema seja ele onde for prefiro ajuda de quem já sujou as mãos do que ajuda dos teóricos que nada sabem de útil, nada dizem de útil só usam os saberes de outros como sendo seus.

Acho que já todos te dissemos que chega de teoria, começa a sujar as mãos, põe fotografias tuas dos problemas que tu ajudaste a resolver e assim podes ajudar toda esta comunidade.

Não sei se percebeste que aqui ninguem quer construir um carro de raiz nem fazer um motor, aqui todos nós agradecemos que as pessoas que resolveram/descobriram um barulho uma falha nos diga como fez e não que nos mande ler seja o que for.

Haja paciência para estes miúdos que acham que são donos de todo o saber só porque tiveram acesso a meia dúzia de livros.

Abraço
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:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline Marco Gonçalves

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Leiam os livros modern engine tuning, Automotive - Performance Tuning in Theory & Practice, Automotive - Turbochargers, Designing and Tuning High-Performance Fuel Injection Systems - Greg Banish, Supercharging_Turbocharging_and_Nitrous_Oxide_Perfomance_Handbook, Automotive - How To Make Your Car Handle e depois digam alguma coisa. Assim não iam cair no "erro" de andar a colocar escapes de 3'' sem melhorar o lado da admissão do motor.

E sujar as mãos, já ando farto de as sujar.

Depois vou deixar o que tenho andado a fazer no mondeo. Por acaso a buzina do alarme ficava sempre a tocar, e o antigo dono tinha tirado o fusível do fecho central, que também alimenta o módulo do alarme/fecho central.

Andei a ler na net sobre o funcionamento do sistema de alarme e num site fixe só diziam que o problema podia ser do interruptor do capô, mas nada diziam acerca de tirar o barulho da buzina sem ficar sem fecho central.

O que eu fiz foi andar a desligar as fichas do módulo do alarme até ver quando é que a buzina se calava e eu ainda tinha o fecho central a funcionar. Como são 3 fichas tive que andar a desligá-las de forma lógica, e vendo os resultados. Eu não tenho nenhum esquema do alarme/fecho central mais detalhado, para eu saber quais as fichas da alimentação e quais são as dos sensores e dos actuadores.

E isso de eu ser uma enciclopédia é uma boca baixa, pra não dizer mais. Acho que todas as pessoas tiveram que ler para adquirir conhecimentos.
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