Bem, tal como disse, insistente.
Insistes nas teorias quando tens pessoas a responder-te com a prática.
Sondas wideband colocadas do downpipe já vários usamos (eu, SMAP, teszero, etc).
Alias, no meu SAAB nem preciso de mostrador adicional, vejo a AFR em tempo real no próprio SID.
Isto é vantajoso porque a AFR ideal a gasolina é diferente da AFR ideal a GPL. No caso de Trionic 7 é possÃvel desactivar a adaptação do combustÃvel para puder gerir a AFR só no sistema de GPL, mas assim o motor fica vulnerável a falhas "catastróficas"...
Nas tuas teorias, o que tens em falta é a relação custo/beneficio.
Uns coletores em condições sim, fazem diferença, mas em relação ao que custam a relação cv/€ é má.
As limitações e restrições dos injectores também são mais que conhecidas.
Exemplo:
Injectores vermelhos ou castanhos utilizados nos SAAB B2x5:
- Debito a 3 bar: 261
- Debito a 3,5 bar: 286
Ou seja, para um incremento de 16.6% na pressão tens um aumento de 9.5% no debito do injector.
Outra informação errada que tens é a questão de centralinas, as gestão Trionic 5 e 7 é das melhores que existem no mercado, mesmo pelos padrões atuais.
Já no tempo de 9000 (século, alias, milénio passado) era o único carro do mercado que conseguia "limpar" os gases de escape de outros carros...
Acredito que as tuas teorias se apliquem noutros motores, noutros carros e noutros conceitos, mas aqui não.
A minha sugestão é que te deixes de livros e papeis, e apliques as tuas dicas no teu SAAB e depois vais perceber o que quero dizer...