Troca de Sensor de Temperatura - Motor b205 / b235
Ferramenta necessária:Roquete pequeno com chaves: 7.
Chave de bocas: 18
Alicate grande
Chave de Fendas Grande
Tempo Necessário: 20 min
Funcionamento:O sensor de temperatura mede a temperatura através de uma resistência. Mediante a resistência (ohm) enviada para a ecu, esta irá ter informação sobre a temperatura do liquido de refrigeração do motor.
Ao mudar o sensor irá sair o liquido refrigerante, contudo os termostatos dos Saabs não implicam sangrar o sistema da água, situados em um ponto alto do motor fazem esse trabalho por nós.
Quando um sensor de temperatura avaria, a informação é enviada erradamente para a ecu e calculada de forma errada a injecção de combustÃvel.
Sintomas:Embora possa estar tudo bem (atenção porque pode estar também o termostato estragado) o carro pode apresentar temperaturas baixas ou altas.
quando o carro "não aquece", a temperatura indicada deverá ser mais baixa que o normal. Isto irá criar aumento nos consumos , visto que a ecu pensa que não se encontra na temperatura normal de combustão.
A temperatura estando a baixo do normal o carro usa o mapa de enriquecimento, para que o motor aqueça, aumentando a percentagem do combustÃvel injectado mediante a temperatura lida.
O carro pode soluçar ou ir mesmo a baixo como medida preventiva.
Custos médios de um termostato novo:
gasolina: +/- 35€
Como proceder à troca por um novo:Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento:
Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento.
Com um alicate grande abrir abraçadeira metálica para desencaixar a dump valve e desligar ficha do sensor de temperatura do ar:
Para facilitar o trabalho retirar o tubo de agua que se encontra em frente ao sensor, caso contrário desapertar o sensor será muito difÃcil. usar alicate grande para alargar abraçadeira e chave de fendas grande para retirar o tubo que pode estar colado devido à cera vedante. Usar chave de fendas grande para não rasgar/cortar o tubo.
Usar chave 18 para desapertar o sensor após retirar a ficha eléctrica:
Após retirar substituir por um novo.
(sendor de temperaturo do lado esquerdo velho, sendor de temperaturo do lado direito novo):
Fazer todo o processo de forma inversa para voltar a montar.
Abraço