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23 de Abril de 2024, 23:51

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Autor Tópico: Historial SAAB 1937 - 2003  (Lida 18370 vezes)

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Historial SAAB 1937 - 2003
« em: 26 de Outubro de 2012, 04:29 »
Historial SAAB

1937

SAAB ( Svenska Aeroplan Aktiebolaget ) foi criada como fabricante de Aviões Militares.

1946

Depois da Guerra a decisão de fazer automóveis foi a mais lógica. A experiência adquirida da construção de Aviões deu à SAAB uma posição única.

1947

* O primeiro SAAB - o 92001 - foi um protótipo construído manualmente em 1946 que, em conjunto com o segundo protótipo - o 92002 - foi apresentado à imprensa a 10 de junho de 1947. Este possuía um motor bi-cilíndrico transversal a dois tempos, tracção dianteira, linhas aerodinâmicas e uma carroçaria extremamente rígida e linhas aerodinâmicas em forma de Asa.

1949

* O SAAB 92 - o primeiro automóvel SAAB produzido em série (a produção iniciou-se em Dezembro de 1949). As linhas aerodinâmicas da carroçaria monobloco e afundo plano conferiram a este automóvel um coeficiente aerodinâmico extremamente reduzido, mesmo inferior à de muitos automóveis modernos.

1950

* K. G. Svedberg ganha as provas de Habilidade de Östergötland Runt num SAAB 92, apenas algumas semanas após o início da produção.

* As equipas constituídas por K. G. Svedberg/Rolf Mellde e Greta Molander/Margaretha von Essen participam no Rali de Monte Carlo com os seus SAAB 92, terminando em 69º e 55º lugares, respectivamente.

* Rolf Mellde (chefe das operações de desenvolvimento de motores SAAB) e Bengt Carlqvist asseguram o primeiro lugar no rali de Rikspokalen ao volante do SAAB 92.  A SAAB ganhou ainda o prémio da melhor equipa mono-modelo.
 
1952

* Greta Molander ganha a Classe das Senhoras no Rali de Monte Carlo com um SAAB 92.
 
1953
* Rolf Mellde e Bengt Carlqvist ganham o campeonato nacional de ralis da Suécia com um SAAB 92.

* O SAAB 92 de 1953 é denominado 92B. Este possuía um óculo traseiro maior, uma chapeleira (!) e passou a estar disponível noutras cores, para além do verde, que era a única cor disponível até então.
 
1954

* A produção de motores e caixas de velocidades é transferida para Gotemburgo.
 
1955

* Inicio da produção do SAAB 93 em finais de 1955. Este modelo estava equipado com um motor de três cilindros a dois tempos montado longitudinalmente, nova transmissão e pneus "Tubeless" (sem camara)..

* Erik Carlsson ganha o rali de Rikspokalen ao volante do SAAB 92.
 
1956

* A SAAB cria uma subsidiária nos EUA - a SAAB Motors Inc.

* A dupla Rolf Mellde/Sverker Benson chega à meta em primeiro lugar no extenuante rali Volta à Europa com 13 000 km de extensão.

* A SAAB assegura a vitória na geral, a vitória na classe e a vitória por equipas no Grande Rali Americano de Montanha.
 
 * O SAAB Sonett, foi uma sensação no Salão Automóvel de Estocolmo, na Primavera de 1956. Estabeleceu o recorde de velocidade do quilómetro com partida largada na Suécia, que se manteve até 1996. Na classe abaixo dos 750 cc, o Sonett registou uma velocidade média de 159,400 km/h.

* O SAAB 92 é retirado de produção após um total de 20.128 unidades construídas.
 
1957

* Embraiagem automática Saxomat opcional (Abril).

* Pontos de fixação de cintos de segurança disponíveis nos modelos de 1958.
 
1958

* O SAAB 93 Granturismo 750 - o primeiro modelo desportivo produzido em série, com um motor extremamente potente. Volante desportivo, conta-rotações, controlo da velocidade de cruzeiro e faróis auxiliares montados de série.
 
1959

* O SAAB 95 – a primeira carrinha. Caixa de quatro velocidades e uma capacidade de carga de mais de 500 Kg. Compartimento para bagagem com assento rebatível, virado para trás, para dois ocupantes, dando a possibilidade de optar por 7, 5 ou 2 lugares.

* É inaugurada a “nova” linha de montagem em Trollhättan.

* Erik Carlsson ganha o Rali da Meia-noite na Suécia e o Rali Jyväskylä na Finlândia ao volante de um SAAB 93.
 
1960

* É apresentado o SAAB 96 (a 1 7 de Fevereiro). Grandes alterações e melhoramentos, incluindo recirculação de ar e um motor maior e mais potente. O 96 viria a ser o campeão de vendas SAAB ao longo da década de 60.

* Carl-Magnus Skogh ganha o Rali da Meia-noite na Suécia e Carl-Otto Brehmer ganha o Rali Jyväskylä na Finlândia, ambos ao volante de um SAAB 96.

* O SAAB 93 é retirado de produção. Tinha sido construído um total de 52.731 unidades.

* A SAAB adquire a ANA e constitui a SAAB-ANA.
 
1961

* Erik Carlsson ganha o Rali da Acrópole e o Rali do RAC ao volante de um SAAB 96.

* Carl-Magnus Skogh ganha o Rali da Meia-noite na Suécia ao volante de um SAAB 96.
 
1962

* Os cintos de segurança passam a fazer parte do equipamento de série, muitos anos antes de a legislação sueca obrigar à sua instalação.

* Erik Carlsson ganha o Rali do RAC ao volante de um SAAB 96.

* Erik Carlsson ganha o Rali de Monte Carlo ao volante de um SAAB 96.

* É lançado o SAAB Sport – baseado no SAAB 96 e sucessor do Granturismo 750 – com um motor extremamente potente, com lubrificação independente (reservatório de óleo separado), três carburadores e travões de disco à frente.

1963

* É introduzido nos modelos de 1964 o sistema de travões de circuito duplo repartido diagonalmente.

* Erik Carisson ganha o Rali do RAC ao volante de um SAAB 96, passando a ser o primeiro piloto a ganhar este rali em 3 anos consecutivos.

* Erik Carlsson ganha o Rali de Monte Carlo ao volante de um SAAB 96.

* Simo Lampinen ganha o Rali Jyväskylä na Finlândia, ao volante de um SAAB 96.
 
1965

* A Svenska Aeroplan AB passa a denominar-se SAAB Aktiebolag.

* SAAB Monte Carlo 850 é a nova denominação do SAAB Sport a partir do modelo de 1966. Esta denominação foi um tributo a Erik Carlsson e às suas vitórias em ralis.

* Pat Moss Carlsson ganha a Classe das Senhoras e termina o Rali de Monte Carlo no 3º lugar da classificação geral ao volante de um SAAB Sport.
 
1966

* O SAAB Sonett II, um coupé desportivo de 2 lugares com uma carroçaria em fibra de vidro.

* Com os SAAB 95 e 96 são introduzidos os motores V4 a quatro tempos. O V4 torna-se imediatamente um sucesso, tanto ao nível comercial como dos ralis, vindo a substituir rapidamente os motores a dois tempos em todos os modelos SAAB.

* Åke Andersson arrebata o primeiro lugar da classificação geral no Rali da Suécia e no Rali de Inverno da Noruega com o seu SAAB 96.
 
1967

* O SAAB 99 (o último modelo concebido por Sixten Sason) é apresentado à imprensa a 22 de Novembro. O novo SAAB é maior que os anteriores. Travões de disco às quatro rodas e coluna de direcção deformável de segurança. Introduz uma característica exclusiva da SAAB: a chave de ignição localizada na consola central entre os assentos dianteiros.
 
1968

* Após ensaios intensivos, é iniciada em Agosto a produção em série do modelo de 1969 do SAAB 99.

* Simo Lampinen ganha o Rali do RAC ao volante de um SAAB 96 V4.
 
1969

* A SAAB AB e a Scania-Vabis AB reúnem-se para constituir a SAAB-Scania AB. É criada uma nova divisão, que reúne os Camiões Scania e os Automóveis SAAB, com sede em Södertälje.

* Faróis automáticos (introduzidos no modelo de 1970) as luzes são ligadas e desligadas automaticamente quando a ignição é ligada ou desligada.

* Sai da nova fábrica de automóveis SAAB de Valmet, na Finlândia, o primeiro SAAB aí produzido (50% do capital detido pela SAAB-Scania).

* Ingvar Lindqvist ganha a classe de produção e Erik Carlsson termina em terceiro lugar - ambos ao volante de um SAAB 96 V4 - no rali Baja 1000, realizado no deserto mexicano.
 
1970

* O SAAB Sonett III - desenvolvido a partir do SAAB Sonett II. As novas linhas foram produzidas com a colaboração do estilista italiano Sergio Coggiola. Este automóvel pesava apenas 770 kg.

* O SAAB 99 E modelo de 70 apresenta inovações como a injecção de combustível com controlo electrónico e a primeira caixa de velocidades automática a equipar um SAAB.

* Sai da linha de produção de Trollhättan o 500.000º automóvel SAAB - um SAAB 99.
 
* É introduzido nos modelos de 1971 o sistema de limpa/lava faróis.
 
1971

* São introduzidos nos modelos de 1972 os pára-choques auto-reparáveis, absorsores de energia e os assentos aquecidos electricamente.

* Stig Blomqvist ganha o Rali da Suécia e o Rali do RAC ao volante de um SAAB 96 V4. (Stig Blomqvist viria a ganhar seis vezes o Rali da Suécia e sete vezes o Campeonato Nacional de Ralis da Suécia para a SAAB.)
 
1972

* É criada a Divisão de Automóveis SAAB como unidade separada, com sede e departamento de marketing em Nyköping.

* No início do ano é lançado o SAAB 99 EMS, uma versão de luxo e altas performances do modelo 99.

* São introduzidos nos modelos de 1973 a protecção contra impactos laterais, através de barras nas portas, os faróis de halogéneo e o revestimento interior integral do tejadilho, feito de materiais absorventes de energia.

* É lançado o SAAB 99 EMS com um motor de 2 litros, projectado e produzido na nova fábrica de motores de Södertälje, inaugurada neste ano.
 
1974

* O SAAB 99 passa a estar disponível na versão Combi Coupé - uma concepção que suscitou um interesse considerável e tem sido uma chancela dos automóveis SAAB desde essa altura.

* O SAAB Sonett III é retirado de produção, após terem sido produzidas 10.219 unidades.
 
1976

* Em Agosto, a SAAB revela à imprensa o seu inovador Conceito Turbo, entrando numa nova era da história da SAAB.

* Conversor catalítico com sensor de oxigénio de sonda Lambda.

* Stig Blomqvist ganha o Campeonato Nacional de Ralis da Bélgica ao volante de um SAAB 99 EMS.

* Per Eklund ganha o Rali da Suécia com um SAAB 96 V4.
 
1977

* O SAAB 99 Turbo - o turbo da primeira geração debitava 145 cv e atingia a velocidade máxima de 200 km/h. Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. Recuperação de 60 a 100 km/h em 9 segundos, proporcionando maior segurança para as ultrapassagens. Este automóvel causa sensação no Salão Automóvel de Frankfurt de 1977.
 
* A SAAB foi a primeira marca a produzir um automóvel de série com sistema Turbo para condução diária.

1978

* É lançado o modelo de 1979 da série SAAB 900. Este satisfazia as mais rigorosas regulamentações de segurança existentes. Duas versões de carroçaria, quatro motores: carburadores simples e duplos, injecção de combustível e Turbo. Caixa de velocidades manual ou automática, espelhos retrovisores exteriores com comando eléctrico, vidros fumados, farolins traseiros duplos, revestimento interior de luxo e, normalmente, equipado com tecto de abrir e direcção assistida.

* Filtro do ar de ventilação do habitáculo (como standard) outra inovação mundial da SAAB. Extremamente apreciado pelos alérgicos ao pólen.
 
1979

* O SAAB 96 é retirado de produção ao fim de 20 anos, após terem sido produzidas 547.221 unidades desta série.

* Stig Blomqvist ganha o Rali da Suécia com um SAAB 99 Turbo, o primeiro modelo com turbo a ganhar uma prova do Campeonato do Mundo.
 
1980

* O SAAB 900 Sedan - um automóvel de 4 portas com um porta bagagens convencional e caixa manual de 5 velocidades ou automática. Encostos de cabeça ajustáveis em altura.

* A SAAB apresenta o sistema APC (Automatic Performance Control) o motor turbo pode agora consumir todo e qualquer tipo de gasolina. Introduzido no modelo de 1981.

* A regulamentação desportiva é alterada, passando a ser possível construir automóveis de rali especiais. A SAAB retira-se de todas as competições oficiais.
 
1981

* São introduzidos nos modelos de 82 espelhos retrovisores exteriores com secção convexa.  O Automóvel Clube da Alemanha atribuiu o seu prémio de segurança a esta inovação.

1982

* São introduzidos nos modelos de 83 as placas dos travões isentas de amianto.

* A SAAB foi a primeira a introduzir espelho retrovisor tipo esférico (prémio de segurança AvD Alemão).
 
1983

* O SAAB 900 Turbo 16S - modelo também conhecido como Aero. Carroçaria de 3 portas.  Novo motor de 16 válvulas com sistema APC debitando 175 cv. Spoilers e saias laterais aerodinâmicos extremamente arrojados.

* A introdução dos novos motores SAAB de 16 válvulas suscitou considerável interesse. Este era o primeiro motor turbo de 16 válvulas na história do automóvel moderno e outro marco na história da SAAB.
 
1984

* O SAAB 9000 Turbo 16S é lançado era Maio como modelo de 85, escrevendo um novo capitulo da história da SAAB. O SAAB 9000 é classificado como um automóvel Topo de Gama nos EUA e, com este novo automóvel, a SAAB faz uma entrada triunfal neste segmento dos automóveis de prestígio. Hatchback de 5 portas e motor turbo de 2 litros, debitando 175 cv.

* O SAAB 99 é retirado de produção, sucedendo-lhe o SAAB 90. Tinha sido produzido um total de 588.634 unidades do SAAB 99.

* A SAAB produz pela primeira vez mais de 100.000 automóveis num só ano.
 
1985

* É apresentada a Ignição Directa SAAB (SAAB DI), que suscita grande interesse no Salão Automóvel de Estocolmo. Um sistema de ignição capacitivo, com uma bobina por vela de ignição, produzindo uma faísca 20 vezes mais rápida e com uma tensão de ignição 60% superior à de um sistema convencional.

* É apresentado o SAAB EV- 1 (Veículo Experimental). Velocidade máxima de 270 km/h. Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

* São introduzidos no modelo de 86 do SAAB 9000 os tensores automáticos dos cintos de segurança.
 
1986

* O SAAB 900 Turbo 16 Cabrio entra na produção em série na SAAB - Valmet, na Finlândia. Construído de raiz como um cabrio, possui 300 componentes a diferenciá-lo do SAAB 900 Turbo 16 Sedan correspondente.

* São introduzidos os travões com ABS no SAAB 9000. O primeiro automóvel de tracção dianteira com ABS.

* Três SAAB 9000 Turbo batem 2 recordes do Mundo e estabelecem 21 novos recordes internacionais na pista de Talladega, no Alabama, EUA. O mais rápido alcançou uma velocidade média de 213,299 km/h, percorrendo uma distância de 100.000 km.
 
1987

* O SAAB 90 deixa de ser produzido, depois de construídas 25.378 unidades.
 
1988

* O SAAB 9000 CD – um familiar clássico de 4 portas com um porta - bagagens especialmente grande. Importantes alterações ao nível da estrutura da carroçaria tornam este modelo ainda mais seguro contra impactos do que o 9000.

* Sistema optimizado de depuração dos gases de escape.

* É introduzido o Sistema de Controlo de Tracção da SAAB (TCS), que impede a patinagem, das rodas quando a força de tracção excede o atrito das rodas com a superfície da estrada.

* O Sistema de Ignição Directa da SAAB (SAAB DI) passa a ser produzido de série.

* Airbag para o condutor.
 
1989

* SAAB 900 com turbo de baixa pressão.

* Os componentes plásticos passam a ser marcados com código de reciclagem.
 
1990

* A Divisão de Automóveis SAAB é alvo de reestruturação, tornando-se independente, sob a designação de SAAB Automobile AB, com a SAAB-Scania e a General Motors a deterem 50% do capital cada uma.

* É introduzido o filtro electrostático do ar do habitáculo.

* A SAAB é a primeira marca a receber o Prémio de Automóvel Seguro da Companhia de Seguros Sueca Folksam.
 
1991

* O SAAB 9000 CS de 5 portas. Uma carroçaria praticamente toda nova, em comparação com o SAAB 9000 anterior, com secções dianteira e traseira redesenhadas. Segurança contra impactos si aumentada significativamente, incluindo um sistema inovador de protecção contra impactos laterais. Lançado como modelo de 92.

* É introduzido nos modelos de 92 o sistema de ar condicionado isento de CFC.
 
1992

* É introduzido o sistema de gestão do motor SAAB Trionic. O microprocessador do sistema Trionic regula a injecção de combustível e, nos modelos com turbocompressor, controla ainda a ignição e a pressão do turbo.
 
1993

* A segunda geração do SAAB 900 - um modelo completamente novo, lançado durante o Verão como modelo de 94 - não renega a herança do seu antecessor. Este introduz o motor SAAB com turbocompressor de baixas emissões, o primeiro motor SAAB V6 de 2, 5 litros, o Assento de Segurança SAAB, a função Black Panel e caixa de velocidades manual sem embraiagem SAAB Sensonic.
 
* A SAAB é uma das primeiras marcas a cumprir com os padrões suecos de baixa emissão M1.

1994

* O SAAB 900 Cabrio - um descapotável de quatro lugares com capota de lona eléctrica, totalmente isolada e espaçosos assentos traseiros, lançado em Janeiro como modelo de 95.

* Foi introduzido um novo motor V6 de 3 litros no SAAB 9000, modelos de 1995.
 
1995

* O turbocompressor, a tecnologia de quatro válvulas por cilindro e o Sistema de Gestão do Motor Trionic conjugam-se para constituir o novo conceito de motor "SAAB EcoPower".  Preservador do ambiente, mas produzindo performances excitantes.
 
1996

* É apresentado o Encosto de Cabeça Activo da SAAB.

* O SAAB 900 estabelece 40 recordes internacionais de velocidade, na pista de Talladega, no Alabama, EUA. Este automóvel percorreu 40.000 km à velocidade média de 226,450 km/h.
 
1997

* O SAAB 9-5 - um familiar completamente novo, que introduz, entre outras características, o primeiro motor turbo de baixa pressão V6 assimétrico do Mundo, o Encosto de Cabeça Activo da SAAB (encostos de cabeça que reduzem consideravelmente o risco de danos na coluna) e dianteiros ventilados.

1998

* SAAB 9-5 Wagon - passados 39 anos nasceu a nova carrinha da SAAB.

* Foi lançado o SAAB 9-3 Cabriolet com poucas diferenças em relação ao novo SAAB 900 lançado em 1993 e 1994 (Cabriolet).

2000

* A General Motors Corporation (GM) adquiriu os 50 % que lhe faltavam da SAAB Automobile AB à Investor AB (esperemos que esta aquisição só traga vantagens para os automóveis SAAB e não o contrário).

* O emblema da SAAB mudou. O emblema que representou a marca de 1980 a 2000, foi desenhado por Carl Fredik Reutersward e representava o Grupo SAAB-Scania.

2001

* Foi lançado o novo SAAB 9-3 TiD com algumas diferenças, das quais se destacam : 125 cv (em vez de 115 cv), nova gestão electrónica, novo Turbo de geometria variável, novo controlo electrónico de recirculação dos gases de escape e um sensor do nível de óleo no cárter.

* O motor SVC - SAAB Variable Compression foi premiado pela "Popular Science", a maior revista do mundo em ciência e tecnologia, com o titulo de «Best of What's New» como uma das grandes inovações do ano 2000 ( incluído no top 100).

* Foi lançado o novo SAAB 9-5 TiD - 3.0 V6 com 176cv. Foram feitas 1265 alterações desde o exterior, sendo a grelha a continuação do para-choques da cor da carroçaria, passando pelo chassis e também transmissão.

* O SAAB 9X - a SAAB lançou no dia 11 de Setembro no salão de Frankfurt um "Concept Car". O SAAB 9X pode-se chamar 4 em 1, consegue incorporar num único automóvel um coupé, um roadster, uma wagon e até uma pick-up. O SAAB 9X é um automóvel compacto, desportivo e com linhas características da SAAB. Este automóvel faz parte duma estratégia ofensiva por parte da SAAB que se compromete a lançar (nos próximos 6 anos) um novo automóvel por ano.

2002

* Foi introduzido no SAAB 9-5 o motor que equipa o SAAB 9-3 TiD com 2200cc e com 120cv.

* O SAAB 9-3X - O SAAB 9-3X tem uma caracteristica que o diferencia do SAAB 9X, que é a grande capaciadade de carga e a facil plataforma deslizante.

2003

* Benfiquistas utilizaram carros da SAAB - Manuel Vilarinho, Zahovic, Drulovic, Armando, Moreira e Andersson passaram a utilizar viaturas SAAB, fruto de um acordo comercial celebrado entre o Benfica e a SAAB. Nem todos os modelos são iguais e a hierarquia foi respeitada, cabendo ao presidente um veículo topo de gama. O acordo foi publicitado na Luz, restando agora saber se a filosofia da escolha terá sido sugerida por Jesualdo Ferreira, principal interessado na segurança da equipa, uma das características anunciadas pela SAAB.

* O SAAB 9-3 Sport Sedan. O modelo da SAAB que teve o maior programa de investimento e desenvolvimento da história.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2012, 04:33 por kamuma »

Offline svidinha

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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #1 em: 26 de Outubro de 2012, 09:32 »
Boas Kamuma,

Muito bom, apenas detestei a parte final (2003), convinha retirar para não estarmos a salientar o quanto a Saab desceu de nível  ;D.
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Um abraço,
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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #2 em: 26 de Outubro de 2012, 12:04 »
Foi o possivel aquela hora manha... :)

Abraço

Offline castelar

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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #3 em: 27 de Outubro de 2012, 13:33 »
Muito completo, bom post sim senhor
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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #4 em: 27 de Outubro de 2012, 13:40 »
Muito completo, bom post sim senhor
Obrigado :)
Mas deixo o repto: se faltar alguma coisa, ou se quiserem acrescentar algo, ponham cá que eu actualizo o primeiro post ;)

Abraço

Offline teco

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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #5 em: 27 de Outubro de 2012, 21:43 »
preferi esquecer a parte em que a GM acabou de vez com saabs e começou a ser demasiado GM

ursaab       15 April 1946     (primeiro protótipo)
Ursaab 92.001   Verão 1946    (primeiro registado)
Ursaab 92.002   1947
Ursaab 92.003   1947
Saab 92      10 June 1949     (apresentação)
Saab 92    12 December 1949 (início de produção)
Saab 92      1950      1952
Saab 92b   1953      1956
Saab 93      1956      1958
Saab 94 Sonett    1956       (protótipo super sport)
Saab 93b   1957      1960
Saab GT750   1958      1960
Saab Monstret   1959       (protótipo 93 sport)
Saab 95      1959       1966
Saab Formula Jr   1960      (corrida)
Saab 93f   1960      1960
Saab 96      1960      1966
Saab Catherina   1964      (protótipo pré 99)
Saab MFI13   1965      (protótipo pré Sonett II)
Saab Paddan   1966      (protótipo chassis 99 corpo 96)
Saab Sonett2 V4 1966      1970
Saab 95V4   1967      1978
96V4 95v4   1967      1980
Saab 96V4   1967      1980
Saab 97Sonett 3 1970      1974
Saab 98      1974      (protótipo hatchback)
Saab 99      1969      1984
Saab 90      1985      1987
Saab 900Classic 1979      1993
Saab EV-1   1986      (protótipo 900 COUPÉ)
Saab 9000   1985      1998
Saab GM900   1994      1997
Saab 9-3Classic   1998      2002
Saab 9-5Classic   1998      2010
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #6 em: 27 de Outubro de 2012, 21:52 »
Boa teco ;)

Abraço

Offline amreal

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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #7 em: 27 de Outubro de 2012, 22:20 »
Bom post!!

Abraço
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  • SAAB 93 2.0t Coupé - 2002
  • Daelim S2 125cm3 - 2011
    

Offline teco

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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #8 em: 27 de Outubro de 2012, 23:59 »
Boa teco ;)

Abraço

ainda bem que gostaste, foi trabalho que ja tinha feito, depois querem fotos e especificações de cada um?
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Offline castelar

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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #9 em: 28 de Outubro de 2012, 00:16 »
Seria engraçado e até útil mas deveria ser feito com um post para cada, foto e especificações :D
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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #10 em: 28 de Outubro de 2012, 01:25 »
Sim... Poe la...
Abraco

Offline teco

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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #11 em: 28 de Outubro de 2012, 20:59 »
ver se durante esta semana preparo a coisa para o tes colocar...
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Offline castelar

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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #12 em: 06 de Novembro de 2012, 12:38 »
Encontrei esta página onde tem tudo que gostaríamos de ter aqui pois acho que está muito bem feita,é só copiar e traduzir. Que acham?
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Abraço e bom trabalho ;)
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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #13 em: 06 de Novembro de 2012, 12:49 »
Castelar, muito boa descoberta :D :D :D

Abraço

Offline teco

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Re: Historial SAAB 1937 - 2003
« Responder #14 em: 06 de Novembro de 2012, 18:51 »
o que eu tinha sacado (e ia continuar a tirar tralha) era deste

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