SAABsPORTUGAL

SAABs - Modelos => Saab 9000 => Tópico iniciado por: fp9000 em 05 de Janeiro de 2015, 17:14

Título: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: fp9000 em 05 de Janeiro de 2015, 17:14
Olá a todos.

Alguém me sabe dizer quantos tipos de molas há para o 9000?
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: SMAP em 05 de Janeiro de 2015, 17:22
Tens que ser mais especifico, por ano. Um Talladega tem um chassi diferente de um 9000 CS pois é um 9000 CC
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: fp9000 em 05 de Janeiro de 2015, 19:27
Vamos por partes então.
Nos modelos de 1992(CS), sabe-se que as molas do Aero são diferentes das do CS. Mas por exemplo: as molas do Aero são iguais às do turbo S? Entre um CS de 92 e um de 97, há diferenças? Ou mesmo entre o CS e o CSE?
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: SMAP em 05 de Janeiro de 2015, 22:26
Já te disse que tens que ser expecifico por ano ... diverte-te só com as molas/amortecedores do 9000 de 1997 a 1998

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

E olha só para que saibas em anos anteriores havia molas especificas caso o 9000 tivesse 2 airbags ou não
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: Dhc em 07 de Janeiro de 2015, 08:39
Estás a ser mauzinho por 1 milímetro.......  :))) :)))
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: joseglv em 07 de Janeiro de 2015, 12:53
Mauzinho? A pergunta não foi "...quantos tipos de molas há para o 9000?"

Então a resposta deveria ser:
Consoante o ano do carro podem existir 6 a 8 molas diferentes para a frente/traseira.

A verdadeira pergunta não deveria ser só a que o fp9000 fez...
Deveria ser "Porquê tantas possibilidades diferentes de fábrica?"
A resposta é que já exige mais "carne no lombo" para responder/explicar.

Claro que na concorrência ( entenda-se tudo o que se vende como opção em qq loja como a Eibach ou H&R ) é mais económico meter somente um ou dois tipos de mola à venda e dá para todos... e aí sim a diferença é só 1 mm ...  ;)  Nesse caso compras o que queres e assumes que podes estar a comprar mal.... mas isso é outro testamento. ::)

Já agora fp9000, sabes que para ser preciso e comprar tal e qual como saiu de fábrica, sabes onde encontrar os códigos das molas que diferenciam umas das outras certo? Na imagem que o SMAP mostra tens 6 possibilidades... na designação tens lá umas letras (AA; AB; AC;AD;AE e AF para as molas da frente e BA; BB; BC; BD e BH para trás ) certo? Sabes que essas informações são relativas ao tipo de mola específica... e que no carro tens quais as molas que a fábrica meteu ( não são umas qq  :) ) Sabes onde encontrar?
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: SMAP em 07 de Janeiro de 2015, 13:01
Já agora fp9000, sabes que para ser preciso e comprar tal e qual como saiu de fábrica, sabes onde encontrar os códigos das molas que diferenciam umas das outras certo? Na imagem que o SMAP mostra tens 6 possibilidades... na designação tens lá umas letras (AA; AB; AC;AD;AE e AF para as molas da frente e BA; BB; BC; BD e BH para trás ) certo? Sabes que essas informações são relativas ao tipo de mola específica... e que no carro tens quais as molas que a fábrica meteu ( não são umas qq  :) ) Sabes onde encontrar?

Eu confesso, não sei :D

Acho que é naquela chapa que tem o numero de motor no compartimento do motor, mas não tenho a certeza e tambem não sei "ler" a cahpa completamente.
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: joseglv em 07 de Janeiro de 2015, 13:30
Sim SMAP é a "chapa branca"
Lá vem a dizer o tipo de molas, amortecedores e barras estabilizadoras que equipa o carro quando saìu de fábrica...

Agora a minha pergunta mantêm-se..... Porquê tantas opções?? Porquê 6 a 8 opções por componente??  DHC, sabes responder a esta não sabes??
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: Dhc em 09 de Janeiro de 2015, 01:19
Peso, comprimento, altura ao solo, capacidade de reboque, RH, LH, entre outras...
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: fp9000 em 16 de Janeiro de 2015, 15:33
É bom saber que há algo colado ao chassis do carro que diga quais são as molas que o carro trazia de fábrica. Era a essa informação que eu queria chegar. Isto porque não tenho as molas originais do carro e um dia que o queira colocar "stock" sei qual é a designação das molas.
(entretanto, obigado a todos pela partilha)

Por outro lado queria perceber se valia a pena tentar encontrar umas molas para as mandar prensar a um individuo no Porto que, dizem, faz um excelente trabalho.
Mas a informação que encontrei acerca de molas prensadas é um bocado inconsistente, portanto não me meti nessas andanças.
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: Guest em 16 de Janeiro de 2015, 18:33
Molas prensadas são melhores que molas cortadas. Perdem a dureza e ficam mais elásticas.

Abraço
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: fp9000 em 16 de Janeiro de 2015, 22:38
Molas cortadas nem pensar!
Mas explica-me... como é que umas molas presadas têm mais elasticidade que as mesmas sem serem prensadas?
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: Guest em 16 de Janeiro de 2015, 22:42
Molas cortadas nem pensar!
Mas explica-me... como é que umas molas presadas têm mais elasticidade que as mesmas sem serem prensadas?

O carro fica mais dançarino. É essa elasticidade que te quero dizer... Passas em lombas e "boimmm Boimmm ..." Entendes?

Abraço
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: joseglv em 16 de Janeiro de 2015, 23:25
Mas isso é pior para o carro e o seu comportamento dinâmico!

Se querem fazer alguma coisa ás molas que têm, o correcto é tirarem as molas, levar a uma das pessoas que trabalham com elas, explicar o que querem e mandar temperar as molas de acordo com o que querem.

Quando é com segurança, não se metam em atalhos!
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: Guest em 16 de Janeiro de 2015, 23:34
Sim, eu disse que não gosto... :) mas se calhar não me fiz entender...

Abraço
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: fp9000 em 30 de Janeiro de 2015, 03:21
Pois, parecia que a elasticidade era uma boa caracteristica! :))
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: mferraz em 30 de Janeiro de 2015, 07:57
O Kamuma disse que prensadas tem mais elasticidade/curso do que as cortadas e não como tu entendeste em relação a molas normais :)|
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: Dhc em 30 de Janeiro de 2015, 15:51
Mas também não entendo como é que sendo prensadas tem mais elasticidade... é que é exactamente o contrário!!! quando cortadas sim, ficam mais elásticas, se repararem, as primeiras expiras da molas são mais apertadas para dosearem os limites de elasticidade, quando são cortadas, são precisamente essas expiras que cortam, daí que ficam mais maleáveis!
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: joseglv em 30 de Janeiro de 2015, 16:37
As pessoas não cortam as molas pela elasticidade...
Cortam apenas para rebaixarem o carro....
 :|@ :(|| ::P
Se as pessoas entendessem um bocadinho apenas de suspensão e dos seus compromissos, não faziam 90% das asneiras que por aí se vê
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: Dhc em 30 de Janeiro de 2015, 19:44
:|@ :(|| ::P
Se as pessoas entendesem um bocadinho apenas de suspensão e dos seus compromissos, não faziam 90% das asneiras que por aí se vê



Tens que ver as ''novas'' engenhocas que estou a planear/construir para o meu ''brinquedo'' de testes (o verde)  O0 O0 sem alterar significativamente a suspensão, isto é: mantendo os valores de origem.......   ;) 
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: mferraz em 30 de Janeiro de 2015, 21:45
só estava a interpretar o português, não partilho de nenhuma das opiniões faladas, mas respeito que aja diferenças
gostava de ver essas inovações 8) 8)
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: joseglv em 30 de Janeiro de 2015, 23:26
:|@ :(|| ::P
Se as pessoas entendessem um bocadinho apenas de suspensão e dos seus compromissos, não faziam 90% das asneiras que por aí se vê



Tens que ver as ''novas'' engenhocas que estou a planear/construir para o meu ''brinquedo'' de testes (o verde)  O0 O0 sem alterar significativamente a suspensão, isto é: mantendo os valores de origem.......   ;)

 ^-^ anda a cozinhar qq coisa...
 O0
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: fp9000 em 31 de Janeiro de 2015, 06:07
Inicialmente lancei o bitaite para perceber um bocadinho mais do que sustenta um 9000 no ar. Isto porque tenho umas molas Kilen no meu. E é porreiro a curvar mas as irregularidades sentem-se muito. E como eu faço muito circuito de cidade não é agradável.

Como tal, e depois de perquisar no site www.garaget.org (http://www.garaget.org) (que é uma espécie de facebook dos carros suecos que só Saabs são 8mil) e de ir dar uma volta no carro do Nicodemus, equipado com molas Eibach, gostei do que vi e senti e mandei vir umas.

Quando fui levantá-las, a referência era do SAAB 900 (E 7804-140). Alertei os responsáveis da loja para a falha e, à minha frente, ligaram para o importador ao que este responde que estas molas também dão para o 9000. Ha realmente uma referência para o 9000, E 7803-140. E o aspeto dumas e doutras, nem primas são.
Eu não percebo muito disto mas parece-me que estou a ser aldrabado.

Saab 900
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Saab 9000
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: SMAP em 31 de Janeiro de 2015, 08:32
TAS A SER ROUBADO
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: Guest em 31 de Janeiro de 2015, 10:06
TAS A SER ROUBADO

Essas molas nunca darão no 9000. Devolve e que te peçam as indicadas...
As de trás pelo menos nunca as irás conseguir montar...

Abraço
Título: Re: Tipos de molas 9000: "standard"; Aero; Talladega; CDE....
Enviado por: darioglv em 02 de Fevereiro de 2015, 12:05
Eis um assunto que tenho mesmo que pensar nele no futuro....