Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 de Abril de 2024, 05:17

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

501 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Desenvolvimento - Criação do 9000  (Lida 27102 vezes)

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #15 em: 12 de Junho de 2014, 19:42 »
Deixo aqui alguns crash tests com o saab 9000:

um feito em 1992 pelo NHTSA, entre um saab 9000 hatch e um honda accord, crash frontal desfasado e a 57km/h:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

e um crash test frontal feito pela auto motor und sport, a um 9000 cs, a 50km/h desfasado contra uma barreira indeformável:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #16 em: 12 de Junho de 2014, 19:47 »
Mais um excelente post :)

Obrigado pela partilha :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #17 em: 12 de Junho de 2014, 21:31 »
As fotos tirei do tópico dos crash tests do fórum autohoje, que não frequento, mas o crash test da nhtsa tirei da base de dados deles, que é de aceso público.

É que nos tempos livres costumo ler um pouco sobre crash tests, e no site da nhtsa tem informação muito detalhada sobre todos os crash tests que eles fazem desde o fim dos anos 60. Agora cá na europa o euro-ncap não tem informação detalhada e imagens de grandes dimensões e pdf's nem vê-los.

Aqui a base de dados. É só escolher a marca e o modelo correcto dessa marca:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

E o .dot. que aparece no link significa D.O.T., (united states) Department Of Transportation, por isso quando comprarem óleo de travão, ser dot qualquer coisa significa que cumpre os requisitos exigidos por este departamento de estado americano.
E os crash tests e muita da investigação que este departamento efectua são financiados com dinheiro público.

Se ao menos o governo português dedicasse algum do dinheiro arrecadado com o IA e IUC na segurança automóvel, acho que era dinheiro bem gasto pois penso que ia diminuir as mortes nas estradas e diminuir os gastos em saúde dos feridos graves, e o país poderia poupar alguns milhões, mas como o estado só curte receber.... e os políticos curtem andar de mercedes classe S.... e ainda se queixam da reforma.....
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #18 em: 13 de Junho de 2014, 12:48 »
Muito interessante!!
Obrigado pela partilha!!
 O0
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #19 em: 13 de Junho de 2014, 22:33 »
Alguns vídeos acerca do modelo 9000 e do seu desnvolvimento:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn



  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #20 em: 13 de Junho de 2014, 22:43 »
continuação:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
(crash test frontal pelo nhtsa não desfasado contra barreira rígida)

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
(avaliação do saab 900 e 9000 usados)
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #21 em: 13 de Junho de 2014, 23:20 »
Obrigado pelos videos, mas no que fazem avaliação do 900 e do 9000 como usados o apresentador não percebia nada de  9000. Disse imensos disparates em meu entender sobre o 9000, mas nada que já não esteja habituado a ouvir da boca de imensas pessoas que não conheçem SAABs ...

Como é que ele me fala de versão exclusiva Carlson e não me fala do 9000 Aero?

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #22 em: 13 de Junho de 2014, 23:35 »
É como um tópico num certo fórum, que andei a ver novamente, em que dizem que o 9000 é menos fiável e confortável que um nissan primera da primeira geração. E que vai gastar muito mais e tem peças mais caras.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Eu se calhar nem devia ter posto esse vídeo, pois foi o único que não vi, mas pensei que ia ser honestos, mas geralmente nos jornalistas europeus do mundo automóvel não se pode confiar minimamente nas opiniões destes.

Se não é feito na alemanha por uma marca do mesmo país então tem de ser obrigatoriamente inferior.

  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #23 em: 13 de Junho de 2014, 23:44 »
Carroceria do lancia thema:

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #24 em: 16 de Junho de 2014, 08:55 »
Esse tópico do AutoHoje deu frutos, o lionbest comprou um 9000 cs que depois vendeu ao chicsaab, depois foi vendido ao jmcatroia e agora foi vendido novamente.
Entretanto ele emigrou para a Suiça, comprou lá outro 9000, desta vez aero.

e... isto não se devia de dizer... uma carrinha bmw serie 3 :P
lol

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline ciber007

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 274
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #25 em: 16 de Junho de 2014, 10:42 »
A plataforma não foi desenvolvida pela Fiat, foi desenvolvida por todos os que faziam parte do acordo.

No entanto, no fim de a desenvolverem, para grupo Fiat e para a Alfa Romeo era muito boa e os níveis de segurança excelentes para a altura.

Sabem o que fez a SAAB? Meteu SÓ mais 400Kg em reforços estruturais em vários pontos da carroçaria, tais como barras longitudinais ao longo do chão, pilares A,B e C reforçados e com aço de qualidade exemplar para o caso de capotamento, etc. Tem uma barra que não sei se já não será em magnésio para evitar a intrusão do habitáculo e um cabo de aço a unir os 2 pilares A. Não foram só barras nas portas!  ;D A própria mala do 9000 não é retirada sem pelo menos 3 pessoas, 1 para desapertar os parafusos e os outros 2 para segurarem.

Haverá muito mais a falar mas ficam aqui alguns exemplos. Se a segurança era excelente antes disso...então o que dizer do 9000?

Derivado de um Fiat? Plataformas iguais? É isso!  8))
  • SAAB 9000 2.0T CSE

Offline Dhc

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 763
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #26 em: 16 de Junho de 2014, 13:38 »
Pessoalmente o que incomoda bastante é o desconhecimento de quem quer fazer perguntas com afirmações... só mesmo quando se desmonta/desmantela um SAAB é que se tem a real percepção de toda a engenharia envolvida na criação de cada automóvel SAAB, os vídeos para mim e para qualquer possuidor de SAAB's, acabam por já não ter qualquer interesse (acho que parte da minha careca foi conseguida a vê-los à muitos anos atrás... enfim!), melhor seria para quem NADA percebe de SAAB's fazer perguntas em lugar de afirmações/sugestões completamente descabidas.

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #27 em: 16 de Junho de 2014, 20:50 »
SIm... mas isso é a opinião comum à qual estamos habituados...
muitos programas de televisão e esse mesmo tópico postado pelo Marco são exemplos disso mesmo...

"Não conheço... é uma porcaria"

:D

Ainda bem para nós, que sabemos o que temos :D

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Aero74

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 334
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Maia
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #28 em: 17 de Junho de 2014, 00:14 »
Pois bem, se me permitirem e uma vez que eu gosto de SAAB´s  mas acima de tudo gosto de automóveis, permitam-me que revele a minha opinião:

Dos 4 automóveis derivados da plataforma, reforçada ou não, com aço de boa ou má qualidade e mais sei lá o quê, o mais belo automóvel era o Alfa 164 (Pininfarina).
Os restantes eram feios e por mim estão quase empates no que se refere à estética.  V:
Pós restyling, o SAAB ficou com umas linhas fantásticas aliadas a motores igualmente fantásticos.

Tanto o Alfa, como o Lancia e até o Fiat tiveram motorizações brutais com especial destaque, a meu ver, para o Thema 8.32.

Abraço.
« Última modificação: 17 de Junho de 2014, 00:16 por Aero74 »
  • Audi A4 Cabriolet 1.8T S-line 11/2004
  • Smart cdi 07/2002
  • Fiat 500 Lounge

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #29 em: 17 de Junho de 2014, 08:10 »
Sim, na primeira versão do 9000, embora atual para a epoca, o que safa aos holhos de hoje será o kit airflow.
Já o alfa tinha um desenho da grelha mais inovador.

Contudo é dessa epoca que gosto e custou-me muito começar a olhar para o restyling do 9000... tanto que quando adquiri este meu LPT o objectivo era retirar o motor para o fosco e vender-lo...
Hoje já não consigo pensar da mesma forma... começei a gostar mais das linhas.

O motor ferrari vejo como um simbolo e não uma utilidade... é grande... é "rápido" mas... tal como o motor v6 da SAAB... são muitos cm3 mal aproveitados... Considero de longe mais eficientes os motores 2.0 / 2.3 face à relação cv/nm/cm3.

Abraço :)
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL