Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Abril de 2024, 05:48

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

542 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Desenvolvimento - Criação do 9000  (Lida 27213 vezes)

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #45 em: 19 de Junho de 2014, 15:44 »

À época os Estados Unidos eram provávelmente o país mais exigente do mundo no que se refere a essa matéria.


Concordo contigo nesta informação, mas e apenas se estivermos a falar da discussão sobre a matéria e legislação que surgiu depois.

Infelizmente dados comparativos sobre Saabs e carros americanos se existem não estão logo disponíveis numa breve procura, mas por exemplo num estudo elaborado lá com carros de 95 a 98 aparece o Volvo bem melhor colocado que outros americanos.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Consulta lá na página 32.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #46 em: 20 de Junho de 2014, 23:21 »
mas se o embate do SAAB fosse contra um carro americano do mesmo tamanho, já não sei como seria o desfecho e no site não encontrei mais crash-tests do mesmo tipo com o SAAB.


Boas,

Ora aqui vai uma pergunta de quem nada percebe disto, estamos aqui a falar de deformações, etc, etc.
Então pegando aqui na tua afirmação, e só para ter a certeza de que estamos a falar da mesma coisa, questionas tu se o embate fosse contra uma carro americano, depreendo eu que para sermos correctos estamos a falar de carros da mesma época de construção, correcto? Convêm para sermos minimamente justos.

Assim sendo responde-me lá então, qual era o carro que ficava mais deformado?

Parto eu do princípio pelo que li até agora do que fostes escrevendo que será o SAAB, ou enganei-me?

Ainda nessa linha de raciocínio e sendo um pouco batoteiro porque entretanto até temos quase 30 anos de evoluções e conhecimentos que na altura não existiam, não será muito dificil de prevermos onde existem mais probabilidades de os passageiros terem lesões, pois não?

Eu explico-me:
 - primeiro, partimos da premissa que ambas as viaturas em questão são da mesma época
 - segundo, os americanos ainda hoje são resistentes à mudança, e na altura em questão era ainda forte e bruto é que era bom
 - terceiro, partimos de segmentos iguais e consideramos que ambos mais ou menos protegeram o habitáculo

Assim sendo pergunto, e recorro-me ao que escreveste, e ao que sabes sobre absorção de energia e estruturas deformáveis, sim, convêm não esquecer esta última, estruturas deformáveis, em qual dos dois o impacto negativo sobre os ocupantes seria maior, o SAAB ou o americano da mesma época? Eu respondo no americano.

Não tenho dúvida que hoje as abordagens são diferentes no que concerne à segurança dos passageiros, mas isso em nada minora o esforço anteriormente desenvolvido, e as grandes diferenças pela positiva que os Saabs já nessa altura apresentavam.

Só para finalizar, uma longarina de nada serve por muito boa que seja se não estiver bem acompanhada por todos os outros orgãos que estão no carro. E isto dou-te como exemplo, já que falamos de americanos, temos a fórmula Indy e a resistência que esses carros têm num embate. Apenas conseguimos valores de segurança medidos em G's para o piloto depois de adicionarmos todas aquelas estruturas deformáveis à volta da célula de segurança. Sim, aquelas coisas todas que vemos a desfazerem-se por completo estão lá para poderem absorver o máximo de energia possível do impacto, mais uma vez estamos a falar de estruturas que são de propósito deformáveis, e não esquecendo que estamos em 2014.


Sim claro que tinha que ser um carro americano da mesma altura e tamanho, não ia ser logicamente comparar com um carro moderno. Não ia fazer muito sentido.


O carro que me lembrei foi do ford taurus de 1985, e tive que ver na net mais outros modelos, como pontiac 6000 de 1982, chevrolet impala de 1977-1985(mas este não deve tar incluido pois é considerado full-size), Chevrolet Monte Carlo de 1982-1988, e chrysler new yorker de 1983-1988.

Não acho que um carro deva ser um tanque. O habitáculo deve ser o mais rígido possível e as estruturas de absorção de energia devem ser o mais eficientes possível. Eu por acaso nos tempos livres leio sobre crash-tests, e se os carros europeus tivessem inovações que os carros americanos dos anos 80 já traziam, as mortes nas estradas da europa tinham sido menos, quase de certeza. Já vi alguns pdf's do nhtsa de carros americanos do anos 80 e 90, e mesmo nos modelos com airbag o volante costuma colapsar em direção ao painel de instrumentos. Todos os carros pequenos na europa deviam ter o mesmo sistema. Mas como não há muitas fotos pormenorizadas dos crash tests feitos pelo euro-ncap, não posso saber com certeza se nos anos 90 carros pequenos e médios já tinham um sistema parecido. Há uns que dizem que têm, mas as fotos dos testes é que mostram o real desempenho.

Aqui um crash test frontal não desfasado do pontiac 6000 de 1982:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


E aqui um acidente entre um pontiac 6000 e uma mini-van:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Se tivessem lido o crash test feito pela auto motor und sport deviam ter lido que a carroceria apresenta deformações elevadas e que o risco de ferimentos é elevado. A apologia da segurança tá no título, mas o título não é tudo. Mas como disse, a saab esforçou-se bastante para melhorar uma plataforma concebida na sua maioria pelo grupo fiat.

O mesmo grupo que se lembrou de criar o alfa romeo 156 na base (plataforma) do fiat tipo/bravo/brava, para competir com o bmw e-46 e audi a-4, e os restantes do segmento. E nunca houve um crash test oficial deste carro. Foi só criar um carro bonito mas cortando talvez, ao máximo, no mais importante para mim, a estrutura.


E isso de eu ser quase engenheiro não conta, pois licenciado não é ter o mestrado feito, é só os primeiros 3 anos. Conta apenas o que eu fui lendo sobre carros ao longo dos anos, para formar opinião, mas mais que isso, foi para aprender.

Não esperava era que levassem isto tão a peito. Mas deve ser de serem de outras gerações.

Também quando digo ao meu pai que ele devia trocar o golf por outro carro ele fica meio lixado, e então quando começo a falar que se sente um pouco a estrada e que a carroceria podia ser um pouco mais rígida....




  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #47 em: 20 de Junho de 2014, 23:46 »
Aqui deixo a carroceria do austin metro, e um pormenor da estrutura frontal do mesmo carro:

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #48 em: 21 de Junho de 2014, 00:29 »


E isso de eu ser quase engenheiro não conta, pois licenciado não é ter o mestrado feito, é só os primeiros 3 anos. Conta apenas o que eu fui lendo sobre carros ao longo dos anos, para formar opinião, mas mais que isso, foi para aprender.

Não esperava era que levassem isto tão a peito. Mas deve ser de serem de outras gerações.

Também quando digo ao meu pai que ele devia trocar o golf por outro carro ele fica meio lixado, e então quando começo a falar que se sente um pouco a estrada e que a carroceria podia ser um pouco mais rígida....

Tenho 30 anos. Somos de geraçoes diferentes?
A minha Licenciatura foi de 5. O mesmo curso agora tem 3anos de licenciatura mais 2 para o mestrado.
Queres falar sobre formaçao? Esquece, nao estou para aí virado.

Se calhar entendeste mal. O que te disse é que em Saabs, tens bastante que aprender e que nao sao carros iguais aos outros. Nós lidamos com eles á mais tempo, e nao falo de mim pois ando nesta vida á tres anos apenas. Eu tambem andei com teorias no inicio, mas nao podes descobrir a polvora, se esta ja tiver sido descoberta... Entendes? E nao leves a mal a minha "agessividade" pois as vezes o que se escreve, soa de outra maneira se for dito e eu tenho a mania de ser direto demais...

Mas olha, um Abraco e continua que vais bem ;)

Abraco

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #49 em: 22 de Junho de 2014, 00:41 »
E nao leves a mal a minha "agessividade" pois as vezes o que se escreve, soa de outra maneira se for dito e eu tenho a mania de ser direto demais...

"agessividade" - acto de encher os outros de gesso por meio de porrada que lhes parte os ossos  :)))

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #50 em: 22 de Junho de 2014, 00:44 »
Lololl... Agressividade...

Abraco

Offline Aero74

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 334
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Maia
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #51 em: 22 de Junho de 2014, 01:23 »
"Agessividade" ???
Jé estás a pensar em gesso??  :)))

Agora a sério: todos têm a ganhar com todos, este é um espaço de partilha onde se podem trocar impressões...

Quem se lembra há 3 anos quando o Kamuma apareceu por cá com as suas "ideias inovadoras" como aquela famosa (quase milagrosa!!!) torneirinha!!  :>S

Ia-nos deixando doidos  :))) :)))

Um grande abraço!
  • Audi A4 Cabriolet 1.8T S-line 11/2004
  • Smart cdi 07/2002
  • Fiat 500 Lounge

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #52 em: 22 de Junho de 2014, 01:31 »
Pois foi... É disso que falo, sem problemas... E das velas! Ainda hoje falei nisso no Encontro ;)
Por isso digo, os Saabs nao sao como os outros, sao diferentes... Para melhor :)

Abraco

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #53 em: 22 de Junho de 2014, 20:11 »
Todos os carros pequenos na europa deviam ter o mesmo sistema. Mas como não há muitas fotos pormenorizadas dos crash tests feitos pelo euro-ncap, não posso saber com certeza se nos anos 90 carros pequenos e médios já tinham um sistema parecido. Há uns que dizem que têm, mas as fotos dos testes é que mostram o real desempenho.

Se apontas a conversa para os carros pequenos da época de 90 na Europa, então esqueçe, nem percas tempo, digo-te já, não tinham nada.
Era uma filosofia completamente diferente e em nada relacionada com orgãos de segurança ou a vida dos ocupantes. Aqui sim, era leve e rápido, seguro era uma expressão que não existia. Basta recordar o antigo grupo B de rally e já diz tudo.

Não estamos a falar de coisas diferentes, mas esta preocupação com a segurança que tu falas irás descobrir que já existia na Suécia a par dos americanos, e à semelhança deles com toda a certeza nem todos os caminhos percorridos tiveram sucesso.

Tenho eu a certeza que os caminhos percorridos pela Saab na época em questão foram bons, claro que hoje já fazemos algumas coisas de forma diferente, teoricamente mais eficientes mas a isso chamamos de aprendizagem e experiência acumulada. Tinha também a impressão que depois confirmei que os Suecos não estavam de forma alguma desfazados com os americanos, no entanto não confundas nunca Suecos e o resto da Europa, acredita que não é bem a mesma coisa e não estamos apenas a falar de carros.

O facto de levarmos isto tão a sério é próprio de quem gosta do que fala, e isso não é de forma alguma impeditiva de que outras opiniões existam, claro que as discutimos também, mas não penses que existem verdades absolutas. Por exemplo, eu gosto do azul, tenho como uma verdade absoluta (para mim claro, tenha essa conciência) que de todas é a melhor cor, e se quiser começar agora aqui uma discussão para provar aquilo que eu digo basta-me dizer que é usada mundialmente nas suas variações possíveis como fundo de menus em softwares criados e isto não acontece de forma ingénua. Mas isto apesar de ser verdade, porque até existem estudos que levaram a que isto acontecesse, faz com que a pessoa ao meu lado deva ter exactamente a minha opinião?

Claro que não, nem tudo é simplificado a um valor mensurável e indiscutível, caso contrário todos seriamos rôbos e gostariamos do azul  ::P
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #54 em: 22 de Junho de 2014, 22:06 »
é sempre bom ouvir / ler a opinião de quem gosta de carros em geral e não "perde tempo" somente com saabs. :D

Eu também já fui assim :P

Depois experimentei um saab e esqueci tudo o resto...

gosto de os ver passar, gosto de ler algo sobre eles... mas o meu tempo livre é sobre saabs que leio :P
e... 90% dos membros ativos daqui  fazem o mesmo :P

E voltando ao assunto da segurança :P
Os saabs podem ter alguns defeitos, claro, todos os carros têm :)
Mas MUITO dificilmente conseguiremos comprar um outro carro com a mesma relação de qualidade (segurança tb) / preço... especialmente se estivermos a falar dos 9000... só se compararmos a volvos mesmo...

engraçado falares do azul...
Vidinha, sabes que a cor do fórum também foi escolhida conciência? :P muitas e muitas horas de estudos científicos :P
ou só disseste isso para o kamuma não ser agessivo contigo?

:D :D :D
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #55 em: 22 de Junho de 2014, 22:14 »
Vidinha, sabes que a cor do fórum também foi escolhida conciência? :P muitas e muitas horas de estudos científicos :P
ou só disseste isso para o kamuma não ser agessivo contigo?

Não disse à sorte, existem mesmo estudos que associam cores a emoções.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #56 em: 23 de Junho de 2014, 13:49 »
dai o carro vermelho do kamuma.....o "tipo" ta sempre mal disposto......e quando nao esta , esta enjoado....dai o punto amarelo!!!!!  :))) :))) :))) :))) :))) :))) :)))
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #57 em: 23 de Junho de 2014, 14:05 »
dai o carro vermelho do kamuma.....o "tipo" ta sempre mal disposto......e quando nao esta , esta enjoado....dai o punto amarelo!!!!!  :))) :))) :))) :))) :))) :))) :)))

Não o diria melhor  ::P
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #58 em: 23 de Junho de 2014, 15:52 »
Olha que estou prestes a  :)| :)| :)| em alguem...

Abraco

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #59 em: 23 de Junho de 2014, 16:21 »
Olha que estou prestes a  :)| :)| :)| em alguem...

Se não encontrares ninguém para :)| podes sempre :)| em ti :)))