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SAAB 9-3 (1998-2002)

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História:

O SAAB 9-3 é um carro do segmento pequeno executivo produzido pela SAAB em Trollhättan, Suecia desde 1998 até 2003.
O 9-3 partilha da plataforma GM com o Opel Vectra.


A primeira geração do 9-3 é uma versão melhorada significativamente do 900 anterior. A SAAB anunciou mais de 1100 alterações em relação ao modelo 900, incluindo uma suspensão revista para melhorar o comportamento. Tinha também ligeiras alterações a nível estético, como por exemplo spoiler no portão traseiro e remoção das palas nas rodas da frente.
O 9-3 estava disponível em 3 versões, 3 portas, 5 portas e cabrio.

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Dados técnicos

Em termos de motores, o 9-3 foi o primeiro SAAB a dispor de motor a gasóleo.

Lista de motores disponíveis:
1998 a 2000
* B204i - Motronic - 130cv
* B204E - Trionic 5 - Turbo T25 - 154cv
* B204L - Trionic 5 - Turbo T25 - 185cv
* B204R - Trionic 5 - Turbo T25 - 200cv
Nota: Entre o B204L e o B204R a principal diferença é o software da centralina, intercooler e a afinação da pressão base da wastegate.

2000 a 2002 (2003 nos Cabrio)

* B205E - Trionic 7 - Turbo GT17 - 150cv
* B205L - Trionic 7 - Turbo GT17 - 185cv
* B205R - Trionic 7 - Turbo TD04 - 205cv
* B235R (Desde 1999) - Trionic 7 - Turbo TD04 - 230cv
* D223L (2000/2001) - 115cv
* D223L (2001/2002) – 125cv
Nota: Entre o B205E e o B205L, a unica diferença é a programação da centralina.

SAAB 9-3 Viggen

Em 1999 foi lançado o 9-3 mais potente de sempre, o "Viggen", o nome foi escolhido em homenagem ao avião SAAB 37 Viggen. A produção terminou em 2002.
O Viggen vinha equipado com um motor turbocomprimido de 2300cc (B235R) com 230cv e 350Nm, debitando 1,1 bar do turbo Mitsubishi TD04HL-15t.

Anunciava uma aceleração dos 0 aos 100Km/h em 6,4 segundos com uma velocidade máxima de 250Km/h (limitada eletronicamente).

Foram alterados os seguintes componentes mecânicos para lidar com a performance adicional:

* Embraiagem e prensa reforçadas
* Suspensão rebaixada e com uma taragem mais elevada
* Amortecedores mais firmes
* Juntas homocinéticas e transmissões da frente reforçadas
* Discos da frente de 308mm
Para ajudar os pneus da frente a lidar com a quantidade de binário disponível, o mesmo foi limitado eletronicamente:
1ª limitada a 250 Nm
2ª limitada a 330 Nm
3ª em diante tinham o binário complete de 350 Nm

Em 1999, o Viggen foi o primeiro 9-3 a usar o sistema de gestão Trionic 7, que processa 2 milhões de cálculos por segundo, para analisar temperaturas de combustão, gestão do turbo, controlo do binário e outras informações criticas ao funcionamento do motor. O Viggen em 2001 também recebeu TCS (Sistema de controle de tração).

O Viggen tambem disponha de uma asa traseira especial, aumentando a pressão gerada pelo vento (downforce) em 50%.
Tinha também para-choques e saias laterais especificas. (A partir de 2001 a versão AERO também tinha esse kit em opção).

Os interiores estavam disponíveis em 4 cores: Preto, Preto/Azul, Preto/Laranja e Creme.
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Outras informações

Algumas curiosidades:
O motor B205R da SAAB debitava uma potencia especifica superior ao Audi RS4 do mesmo ano (102cv/l contra 100cv/l).
O motor B235R da SAAB debitava menos 6Nm que um M3 E46.
Foram produzidos 326370, dos quais apenas 4600 são Viggens.

26fatboy:
Fantástico! Bela apresentação deste modelo!

Guest:
Muito boa apresentação :D

Obrigado

Abraço

teco:
3 comentários

já que referiste a versão trionics nos outros colocas

2.2. tid 115cvs EDC15 (centralina à parte)
2.2 tid 125 PSG16 (centralina em cima da bomba)

viggen, o avião com a pior barra estabilizadora traseira que alguem colocou num saab com aquela cavalagem. A TROCAR SEMPRE

mpinto:
o spoleir traseiro também existe no 900 e as palas nas rodas da frente existem no 9-3.
As alterações são a colocação da matricula traseira que passou do para choques para a tampa da mala, os para-choques são diferentes assim como a grelha da frente.
o mecanismo da direção e da suspensão sao diferentes e passou a contar com a barra establizadora de série e no 900 era opcional   

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