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SAAB ng900 (1994-1997)

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TesZero:
História:

Em 1937 a "Svenska Aeroplan Aktiebolaget" (Swedish Aeroplane Corporation) é criada na Suécia. O principal objectivo era fornecer aeronaves para a Força Aérea Sueca. A guerra estava a aproximar-se.

Alguns anos mais tarde, quando a guerra estava a terminar, havia a necessidade de ampliar a base de produtos SAAB. A indústria automobilística estava em crescimento e havia um monte de possibilidades.

A missão de desenvolver um protótipo de carro foi destacada ao Sr. Ljungstrom Gunnar. Gunnar só tinha desenvolvido aviões antes essa tarefa. Ele e uma equipa de 15 engenheiros e técnicos começaram a missão. Segundo a lenda, dois dos membros da equipe não tinha sequer uma carta de condução.

A 10 de Junho de 1947 as portas do hangar abriram-se, e foi lançado o primeiro SAAB. O 92,001 SAAB nasceu!

Um óptimo começo!

No início dos anos 70, a SAAB começa a experimentar motores turbo. Bem, foi um homem de nome "Gillbrand por" quem pensou e experimentou.
O uso de um turbo não era algo novo, já existiam em camiões, em comboios e em aviões. Também outros fabricantes de automóveis o tentaram mas sem sucesso.
Muitos motores foram destruídos sem sucesso, e até os líderes corporativos pensaram que seria impossível. Então veio a ordem superior para, parar de "brincar" e fazer algo real.
Bem, durante o dia, os engenheiros faziam outras tarefas, mas à noite, alguns não queriam parar, investindo o tempo livre em pesquisa e criaram o projecto secreto "turbo".

E em 1977 o primeiro SAAB Turbo apareceu!

1979, a SAAB primeiro 900 foi lançado.

1984, o Aero desembarcado.

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Dados técnicos
2.0i (B206i)------1985cc--133 hp--180/4,300 Nm/rpm--200 Km/h--Bosch Motronic
2.3i (B234i)------2,290cc-150 hp--210/4,300 Nm/rpm--205 Km/h--Bosch Motronic
2.0 Turbo (B204L)-1985cc-185 hp--263/2,100 Nm/rpm--240Km/h--SAAB Trionic with SAAB Direct Ignition (DI) Turbo with intercooler
2.5i V6 (B258i)--2,498cc--170 hp--227/4,200 Nm/rpm--225Km/h--Bosch Motronic

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Versões

900 aero



1984 O Aero foi mostrado ao público. O carro era branco e foi equipado com um kit estético chamado "airflow". O motor era uma nova versão do motor de 2 litros turbo mas com 16 válvulas e Intercooler. O motor debitava 175 cv.

1985 A válvula de trem foi alterada e agora o motor já poderia ser abastecido com gasolina sem chumbo. Foi também lançada uma nova versão, SPG "Performance Group Especial" extensível a todo o mundo com uma potência limitada aos 160 cv.

1987 Foi efetuado um reestyling à frente. Faróis maiores e a frente inclinada tornou o carro um pouco mais aerodinâmico. O Chassis foi melhorado e o AERO recebeu amortecedores e molas com uma configuração mais desportiva.

1988 O turbo ficou refrigerado a água, e os travões foram melhorados. Os cubos, discos e pinças foram retirados do SAAB 9000. Um conversor catalítico introduzido em alguns modelos fez a potência reduzir para 160 cv. Esta versão do 900 SAAB Aero foi chamada de 88-B.
O SPG agora recebeu um upgrade de 5 cv.

1989 Todos os carros com conversores catalíticos.

1990 O ultimo ano de produção do SPG. E voltaram a ter 175 hp.

1991 A SAAB 900 AERO cabriolet foi introduzido no mercado.

1992 Foram introduzidos travões com ABS em todos os modelos

1993 Foi produzido o ultimo SAAB 900 AERO.

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Videos comerciais/históricos/documentários

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Dicas para o 900aero O0
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amreal:
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Agora só falta a tradução!

PS - podes apagar esta resposta caso o entendas ;)

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