Forum > Performance

pequenas alterações no motor do 9000 pra reduzir consumos e aumentar potencia

<< < (4/37) > >>

SMAP:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogInOk. Mas não é bem assim.

Os consumos aumentariam se o sistema de injecção funcionasse apenas em open-loop, mas como tem a sonda lambda, quando é detectada mistura rica o tempo de abertura dos injectores tem de diminuir para corrigir a mistura. Só vai gastar um pouco mais quando o sistema recorrer aos mapas guardados na memória (apropriados para a situação de open loop) quando por exemplo o motor estiver a acelerar, e não em regime de cruzeiro.

O filtro vai ser um cilíndrico de papel, e não um de alto rendimento tipo k&n. Se não der, ao menos vou abrir a caixa do filtro de ar.

--- Fim de Citação ---

O que tu vais conseguir ao mudar a FPR é uma bela porcaria para não dizer um nome feio. Trocar a FPR e/ou injectores sem mudares o mapa da centralina dá um disparate imenso para a centralina. O que tu dizes de open-loop é WOT (wide open throttle), mas os mapas não se alteram sozinhos nas centralinas.

Tem um mapa definido e quanto muito tens um mapa que se ajusta, mas ajusta-se até um limite percentual definido.

E trocar a FPR de 2.8 bar para 4 bar é uma péssima ideia, pois o sistema de combustível está preparado para trabalhar a 2.8 bar. Ao pores uma FPR de 4 Bar arriscaste a rebentar alguma coisa no sistema de combustível, e nunca mas nunca a troca de FPR vai fazer reduzir consumos como está descrito no assunto do tópico.

Marco Gonçalves:
Eu só falei de mudar a FPR, e não os injectores.

Isto vai ser feito para o mondeo, mas não sem perguntar primeiro a quem vende a peça.

Já li noutros fóruns e para motores atmosféricos aumentar a pressão de combustível costuma resultar. Mas como tinha dito, para motores turbo tenho de me informar melhor.

Li num fórum que havia pessoal que montava FSE´s e depois regulavam a pressão para 5, 6 bar, o que eu acho excessivo.

O que funciona em motores atmosféricos nem sempre se aplica a motores sobre-alimentados.

Marco Gonçalves:
Uma cena que tem algum custo mas que serve de base para modificações futuras é trocar a K7 ou bobine, por uma que dê uma descarga de maior voltagem.

Quando se aumenta a pressão na câmara de combustão, para uma descarga da mesma voltagem, a folga da vela tem ser reduzida, pois a faísca tem mais dificuldade em "saltar".

Por acaso para o meu mondeo, e apesar de não ter alterado a taxa de compressão nem o motor não ter turbo, tou a pensar em meter uma bobine msd.

É pesquisarem e verem se há k7 para a ignição directa da saab.

o site da msd:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Lfteixeira:
Marco, tu efectivamente prestas atenção ao que lês?

A única forma de melhorar/manter o consumo do carro é efectivamente fazer uma manutenção cuidada do mesmo.

Ora vê:
 - Cassete de ignição: Degrada-se com o tempo, substituindo tudo melhora.
 - Sonda lambda: No manual recomenda a troca de 80k em 80k, de forma a que a mistura de combustível esteja sempre dentro dos valores ideais.
 - Velas: Não inventar aqui, velas NGK R (BCP ou PFR), tudo o resto não resulta (Carros com cassete de ignição)

Depois disto tens:
 - Pneus (pressão e qualidade)
 - Tubagens de ar e vacuum.
 - Rolamentos (+ fricção)
 - Etc...

Adicionalmente, se mexeres na pressão do combustível sem informar a centralina, vais injectar sempre MAIS combustível. E mesmo com a adaptação que algumas centralinas fazem, a mesma tem um limite. No caso dos SAABs esse limite é 25%. Com essa medida NÃO melhoras o consumo NEM melhoras a performance.

Filtro de ar "xpto", não faz NADA. Só a nível psicológico.

Escape? A única modificação que faz sentido é a remoção do catalisador e aumentar o diâmetro do downpipe, tudo o resto é psicológico...

NOTA: Isto tudo até potencias de 300cv, acima disso a história muda um pouco...

Resumindo, tal como disse na tua apresentação: "muita teoria"... Tens por cá muitos colegas que efectivamente sabem e gostam de partilhar informação, principalmente a nível de SAAB... Aproveita, e o que fores aprendendo (não é lendo) partilha connosco.

darioglv:
Marco antes demais , e para registo , obrigado pelos teus comentarios e pelas ideias que colocas.
Mas seguindo os comentarios feitos pelo lfteixeira , o smap e o teszero, tens de entender que o SAAB nao e um carro normal, muitas das vezes os conceitos gerais que aplicas nas outras marcas , muitas das vezes nao podem ser colocados nestes carros.
Falo por experiencia, que para chegar aos numeros (cv's) que cheguei no meu 9000 tive de estoirar 3 motores , eu a queimar neuronios e muitos daqui estiveram nesse processo, um motor com pressao a mais, um motor com gasolina a mais , e um motor com a ecu a nao entender nada do que estava a fazer....  :(||
A modificacao de um automovel comeca no para-choques traseiro e acaba no para-choques da frente , tudo tem de ser mudado para que aguente. E isto tem de ser como o nosso corpo humano, se te por a correr comecas com uma palhinha de agua e uma respiracao calma, se em vez da palhinha te colocar a garrafa de 2l na boca nao vai adiantar nada..... o que eu quero dizer com isto e que a mecanica destes carros e tao,tao delicada que se nao fizeres bem arrebenta. E este processo e bastante dispendioso e tem de ser feito com conta peso e medida...

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa