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SAAB 9000/900 - 1993 - 1998 - Stages e Alterações necessarias - TRIONIC 5

Iniciado por TesZero, 19 de Novembro de 2012, 18:03

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TesZero

Stages possíveis e Alterações necessárias para os atingir.

Versão Trionic 5 - 1993 - 1998


_____________________________________________

Stage 1

Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
potência original: 150/185/200 cv
Objectivo de potência: 235cv

Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
potência original: 225cv
Objectivo de potência: 260cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

_____________________________________________

Stage 2

Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
potência original: 150/185/200 cv
Objectivo de potência: 250cv

Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
potência original: 225cv
Objectivo de potência: 270cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Downpipe 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

_____________________________________________

Stage 3

Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
potência original: 150/185/200 cv
Objectivo de potência: 270cv

Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
potência original: 225cv
Objectivo de potência: 280cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

_____________________________________________

Stage 4

Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 300cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 413 cc/min
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- No Caso do FTP/LTP: Turbo Mitsubishi TD04
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

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Stage 5

Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 350cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 413 cc/min
- Turbo TD04 com compressora 18t / 19T
- Intercooler reforçado de maior dimensão
- Embraiagem Reforçada (600 nm)
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

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Stage 6

Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 400cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 630 cc/min
- Turbo Garrett GTBB 30
- Alteração arvore de cams
- Intercooler reforçado de maior dimensão
- Bomba de gasolina Walbro 255 (255 litros hora)
- Embraiagem Reforçada (600 nm)
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

_____________________________________________

Stage 7

Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 500cv

Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 750 cc/min
- Turbo Garrett GT30R
- Colector de escape tubolar
- Alteração arvore de cams
- Intercooler reforçado de maior dimensão
- Bomba de gasolina Walbro 255 (255 litros hora)
- Embraiagem Reforçada (700 nm)
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- Alteração do tubo de admissão
- Alargamento das condutas de admissão e escape na cabeça do motor
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

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Informação retirada do manual Trionic 5 : Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Para todos os stages é recomendado o uso da válvula apc T7, ver link: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
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:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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TesZero

Dicas pessoais:

- usar filtro K&N ou JR desde o primeiro stage
- eliminação dos veios de equilíbrio
- ao mexer no escape... colocar logo completo em inox (dura porque não oxida, melhor investimento)
- eliminar tubagens de água que vão à borboleta de admissão (aquecem o ar = ar mais quente = menos denso = menos o2 por cm3 = menos potência)
- Alterar ventilação do carter para que não envie óleo e ar quente para a admissão
- Usar uma Dump valve "BOV - blow off valve" de pistão "forge" porque a de ventosa originalnão irá durar...

Se me lembrar de mais alguma coisa... acrescento...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
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  Saab 9000 Carlsson 1988
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  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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teco

  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
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  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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teco

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
nop... quero mesmo dizer lpt/ftp...

vou corrigir

Corrige, e já agora confirma com o smap, ele não considera exactos estes pressupostos, e já agora stage 3 não obriga a linha de escape de 3, so cat-back, mesmo no manual.

E esqueceste a partir de 3 de velas com índice de temperatura diferente...

E nao te queixas de ser crítico, sem valor ou OT :p
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

a correcção já foi feita há 1 mês... vê data da edição...

A que "pressupostos" te referes?

Quanto ao escape...

Stage 2:



Stage 3:





Quanto às velas... mostra-me.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
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teco

BCPR7ES... normalmente o 9000 usa 6

Necessário:
...
- No caso do FTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno


será No caso dos LPT, od FPT já trazem (t5, mas já vem e com tubos)
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

Grrr... tens toda a razão... alterei a denominação em cima e não em baixo... Desculpa... erro meu...

Quanto à velas também acho melhor... mas não encontrei nada escrito a recomendar.

Que pressupostos?

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
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Guest

O meu vinha com BCPR7ES e depois de andar a inventar com as Bosch >:D >:D >:D aquando da rectificação do motor, voltei a por BCPR7ES novas... Penso serem as mais indicadas :)|

Tenho em Stage 3 e as alterações que tenho são mesmo essas, Filtro KN, Escape 3" desde o turbo até á panela final e repro... Depois tem tubos de vácuo em silicone, dump valve de pistão, e outras coisas que não alteram em nada a potência do carro  O:-) O:-)

Abraço

teco

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Grrr... tens toda a razão... alterei a denominação em cima e não em baixo... Desculpa... erro meu...

Quanto à velas também acho melhor... mas não encontrei nada escrito a recomendar.

Que pressupostos?

Abraço

não venhas sempre a desconfiar do esquilo, se falo tenho uma justificação, posso até não ter razão mas há uma base... e não tenho problema em explicar o porquê

quanto às velas julgo que de stage 3 para cima (pelo que me lembro, depreendo que com pressões >= 1,27 a temperatura exija outras velas... talvez não seja necessário se em vez de simples DP e turboback tenha linha directa em 3', mas não arriscava)

já agora....

quando referes 450 Nm.... arriscavas isso numa transmissão stock com quase 20 anos?

abraços



P.S. KAMUMA o teu tinha 1,35 bar>1,26, não inventes BCPR7ES



  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Guest

Teco, eu escrevi que voltei a por BCPR7ES, logo é as que tenho, já tenho a minha dose de invenção na parte de velas :))) :))) :)))

Abraço

teco

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Teco, eu escrevi que voltei a por BCPR7ES, logo é as que tenho, já tenho a minha dose de invenção na parte de velas :))) :))) :)))

Abraço

mas com o td04, se ainda tiveres injectores de origem, e não quiseres valores desalmados abaixo das 4.500 voltas a 6's porque fica stage 2 ;)
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Guest

Nunca tive BCPR6ES... Stage 2?? Estás a falar de quê? Não vou baixar a "carga". É para ficar sempre com o "software" máximo que o "hardware" aguentar  ;)

Abraço

teco

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Nunca tive BCPR6ES... Stage 2?? Estás a falar de quê? Não vou baixar a "carga". É para ficar sempre com o "software" máximo que o "hardware" aguentar  ;)

Abraço

Kamuma, que injectores tens? É a caixa e embraiagem?

TES no stage 4 td04 parar lpt E FPT

Uma clarificacao, tenho a impressão de ter lido que a admissão de ar do 9000 é. Boa até quase 400 cvs... Tu aconselhas logo filtro sport. Comentários de 3os?

Por último parece optimista falarem de 270 cvs num stage 3 t25. Mesmo ignorado o mapa da suite que coloca o limite do t25 dos 9000 nas 25 libras minuto e arriscando ser o de 28 libras, um td04 da bem 31.... Ora 280 cvs num td04 implica 250 num t25... E a ter temperaturas giras... SMAP ajuda o esquilo nesta...

TES uma vez clarificado o roadmap dos stages podes por a discussão de turbos onde quiseres, mas até lá espera (e pode ser que vejas que o esquilo não é totalmente acefalo e estuda, mesmo fora do manual) abracos
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

quanto ao comentário da transmissão com 20 anos... acho que não preciso de colocar aqui as revisões que são preciso ser feitas... senão tinha que explicar primeiro como mudar a junta da colaça antes de incremento da pressão de turbo...

Alem de que conheço caixas a partirem de Lpt´s com mapas stock...
Nisso... cada uma sabe de si... podem sempre gastar 400€ por carreto e colocar a caixa a aguentar 1000 nm... é simples...


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TES no stage 4 td04 parar lpt E FPT

Não percebi.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
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