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Mudancaca óleo cx aut Saab 9-3 1.9 tid 2005

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joseglv:
Ok... cá vai os meus 2 cents ...  ;)


 => Se diz para mudar aos 120 mil, eu mudava. A saúde da caixa automática é a qualidade do óleo... Pode ter feito uma condução suave... mas o tempo tb tem efeitos na qualidade do óleo 8)

 => O melhor óleo é o recomendado... com a cx automática não se brinca. Óleo Mineral ATF AW-1 para caixas de 6 velocidades. Referência Saab 93165147 ( emb de 1 Lt )
Embora a caixa tenha a capacidade de 7 Lts ( incluíndo o conversor de binário e o radiador de óleo da cx ), em cada mudança só se muda cerca de 2.85 Lts. Precisa de comprar 3 Emb. de 1 Lt ( ver nota final )

 => Não encontrei filtro para a caixa. Não o vi nem no EPC nem no WIS: No meu entendimento a cx de 6 velocidades não usa. ( a cx de 5 sim... tem um "filtro" mas a de 6 não encontrei )

Nota final 1
Se o carro leva 7 Lts e uma mudança de óleo leva 2.85, o ideal seria fazer 3 mudanças para deixar apenas 10% do óleo velho no sistema. No entanto uma mudança de óleo da caixa usual será apenas os 2.85 Lts. Podes tirar uma ideia do que digo neste tópico:    Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Em 3 mudanças deixará o óleo da caixa quase como novo. É um óleo caro mas pode procurar em vários sítios... deixo aqui uma hipótese    Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  mais portes ( cerca de 30 euros )

Nota final 2
Não sei se tem o carro desde novo... mas se alguma vez se queixou/notou uma "agressividade" na passagem de caixa de 5ª para 6ª e de 6ª para 5ª, e já que vai a um concessionário oficial, pergunte se foi feito ao carro a intervenção do Boletim Técnico 440-2696 que envolve a substituição da peça 93183641. Isso tem que estar marcado numa das chapas do carro. Se foi sempre assistido no mesmo sítio, consegue ver detalhadamente.
Agora isso está fora da garantia... mas seria interessante saber se o seu carro teve essa substituição... ok  O0

Uma pessoa informada é uma pessoa prevenida... e "...a sorte favorece a mente bem preparada "  !

 O0

joseglv:
Então mais uma informação
A bem da ciência fui queimar neurónios para descobrir quantas mudas de óleo deveriam ser feitas para substituir todo o óleo desta cx automática. E para não publicar apenas as % dos resultados aqui fica como lá cheguei ( para referência futura )

Então é assim... se utilizarmos a regra de 3 simples....
7Lt/100% então 2.85/x
x = 40.71% ( 1ª muda equivale a 40.71 óleo novo )
Isso equivale a 58.29% de óleo velho ( 100%-40.71%=58.29% )

Agora os 7Lt/58.29 então 2.85/x
x = 23.73% ( a 2ª muda retira mais 23.73% óleo velho, o que equivale agora a 64.44% de óleo novo na caixa )

Entenderam? Mais uma... ( isto parece mm uma aula de matemática!! )

Então 58.29%-23.73%=34.56% óleo velho nos 7 Lt
Assim...
7Lt/34.56 então 2.85/x
x = 14.07% ( a 3ª muda retira mais 14.07% de óleo velho, o que equival agora a 78.51% de óleo novo na caixa.

Para não maçar mais, deixo aqui os resultados:

1ª muda - 40.71% óleo novo ( nos 7 Lt )
2ª muda - 64.44%  "      "        "   "   "
3ª muda - 78.51%
4ª muda - 86.85%
5ª muda - 91.80%
A partir daqui já é ridículo... mas para matar a curiosidade....
6ª muda - 94.73%
7ª muda - 96.47%
8ª muda - 97.50%
9ª muda - 99.00%
10ª muda - 99.61%
11ª muda - 99.97%


No caso que assinalei da Skandix no post anterior o óleo está no momento a 16.51€/Lt e nesse eu confio. Mas vamos fazer as contas desta maneira...
Para ficarmos com 91.80% de óleo na caixa gastamos:
16.51€/Lt x 5 = 82.55 € + 30.00€ Portes = 112.55€
Lindo serviço!  Mas tb é para durar mais 120.000 km
Há outras marcas que dizem que têm "equivalentes" a 8.45€/Lt mas eu desconfio. Não digo a marca nem onde comprar para não induzir em erro... mas cada um pôe no carro o que quizer!

Já não punha o "tico e o teco" a trabalhar assim faz tempo!!
 ;D ;D ;D

Agora dá que pensar.... Porque é que a Saab só mandava substituir os 2.85Lts aos 120000km deixando a caixa com 40.71% de óleo novo? Não é? No mínimo mudava duas vezes....  MISTÉRIO!!!!!!!
 :D
Sei que a cx tinha uma verificação de 60 em 60 mil mas se o cliente não se queixasse de nada, não se mexia... apenas se via o nível....

Enfim.... Tá na hora da caminha!
A mulher já está  :|| :|| :|| :|| :|| :|| :|| :||
( é quase 01:00 da manhã! )

darioglv:
Realmente estavas inspirado....os livros que leste hein?  :(||
Uma data de tempo livre na ponta dos dedos é o que é!

Dhc:
Ó Zé, e se despejares o radiador do óleo, soprares toda a tubagem com ar comprimido, secares por completo o cárter da caixa, quantas mudas terás de fazer?  ??? será possivel essa operação?

joseglv:
Eu entendo a ideia... mas não sei se será possível...
Mas este execício tb podia ser feito por ex. para uma mudança de óleo do motor...
No 9-5 a gasolina o ,motor usa 5.4Lts e a mudança de óleo é de 4 Lts...
O 9000 a mudança de óleo deixa sempre algum óleo velho no motor ( radiador de óleo e zonas onde o óleo não passa para o carter...)
Como disse... não sei se é possivel.

Fiz as contas por mero exercício matemático.
Já apanhei carros com caixas automáticas que tinham problemas nas passagens de caixa ( e foram vendidos ao desbrato por causa disso mm ) .... ao retirar o óleo era preto/castanho e até cheirava a queimado ( péssimo sinal ) mas com 3 ou 4 mudanças de óleo voltavam á normalidade e sem estragar nenhumas das válvulas de controle...
Daí a importância de óleo de qualidade no carro e mudanças atempadas....

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