Forum > Saab 9000

Upgrade de travões - SAAB 9000

(1/6) > >>

TesZero:
Bem.. postei na secção dos 9000 em vez na secção de travagem pois a furação e compatibilidade dos sistemas são diferentes dos Saabs a partir de 1998.... de 4 para 5 furos.

Andei durante muito tempo a ponderar jantes 18 unicamente por causa de colocar discos maiores...
Talvez desnecessariamente... grrrr

actualmente sonho ter uma jantes de 6 braços originais SAAB Alo36 no meu 9000 e para isso vou ter que usar discos compatíveis com tal... 336 mm de disco em vez dos 360mm...

Claro, temos a opção da maptun:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn por 1800€ +/-...
(estes gajos são malucos... há uns anitos atrás andavam por 1100€ +/-.

depois temos a opção do nicodemus, comprar um kit e adaptar...

o meu objectivo sempre foi ir para kit de 6 pistões...

Nicodemus - olha a solução para os travões traseiros:



"well, the BBK just got here, from Abbott Racing, which did a great job!
some pics, more details later
front: 356mm/32mm thick, 6pot CP5575 calipers with Ferodo DS2500 pads
rear: 300mm/28mm thick, 4pots for hydraulic brake and mechanical calipers for hand/parking brake"

Fonte:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Ou.....

porque raio... no travão de mão... não colocar outro slave cylinder, como no travão de pé???
e ficamos com travão de mão às 4 rodas?
Nos saabs 99 por exemplo o travão de mão actua somente nas rodas da frente quando aind tinha cintas atrás...

___________________________________________________________________

Outra opção... o kit de travões do peugeot v6 (é o 406???? nunca decorei)

disseste que eram plug and play, certo?

pelo menos a furação é a mesma... 4 x 108...

qual o modelo e quantos pistões?

Abraço

Nicodemus:
Aí rapaz! só pica!  ;D

os travões do peug 406 são monocoque 4 pistões.
O kit dos travões de trás são conhecidos, já tinha falado em dupla maxila. tens que deixar o circuito de óleo principal intacto, por outra bomba no circuito é impossível, porque se pensares bem, o óleo ou não vai passar, ou não vai ganhar pressão.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Tu não precisas de 6 pistões para um disco de 336mm.. os 6 pistões são para discos grandes e calços enormes, tambem há 6 pistões com calços pequenos, mas isso é porcaria.

Vou expor o que sei sobre os travões:

A quantidade de pistões é relativa a banda de passagem do calço e do tamanho do mesmo, essa medida é bem pensada, sendo que não convem usar um grande calço num disco pequeno por motivos de problemas de dissipação de calor.
4 pistões requerem menos pessão que os 6 para o mesmo resultado, logo favorecer os 4 pistões num disco pequeno quando se usa bomba primária/servo de origem.

 favorecer os monocoque.

ao inves dos bipartidos

a razão é simples, basicamente tem os problea dos monipistão, que é "abrem" sobre efeito do elevado calor e do esforço realizado pelo(s) pistons(pistões), porque as maxilas são meramente duas metades aparafusadas uma a outra, eles acabam por perder a sua estrura e o esforço é apenas realizado em cima, com uma pequena parte do calço, fazendo assim um sobreaquecimento na zona superior do disco e do calço. O bipartido tem o problema dos parafusos serem flexível e vergarem sobre a forte pressão realizado em cada lado da maxila. Tal não acontece nos monocoque porque são um bloco completo, logo não tem pontos fracos (estruturalmente)

os discos têm que ser grossos, para poderem suportar o desgaste e o calor sem se deformarem. um disco nunca empena, isso é apenas um mito, o que acontece quando pensamos que os discos estão empenados, é apenas a deformação dos mesmos, é como se o disco ganhasse umas "mamas" em certos sítios. A ventilação central tem que ser larga e com umas "curved vents" de preferência, sendo que essas ventilam melhor o ar.

Se há discos perfurados, é apenas porque inicalmente eram usados em carros de corrida onde o peso é importante, e os furos era uma maneira de retirar peso ao disco, fazendo com que o peso total que a suspensão levanta é menor. Outros discos que usam furos, mas que esses são sobre 2 ou 3mm de profundidade, serviam para poder ventilar os gazes que os calços produziam. Com um calço moderno isso já não acontece, logo o uso dos furos faz apenas com que a banda passagem (travagem) seja mais pequena.

Discos com ranhuras. Esses discos servem para retirar o pó que o calço está a depositar no disco. as ranhuras são eficazes em carros de corrida ou para track day onde o desgaste dos calços é enorme e um calço limpo trava melhor. É recomendado um máximo absoluto de ranhuras numa quantidade de 7. Mais uma vez a banda de passagem é menor, em condições normais existe menos poder de travagem é menor e o desgaste do calço maior.

Discos flutuantes: Esses discos são muito bons, sobretudo num carro de corrida/track day. Sendo que quando o disco está gasto (basicamente, apenas a banda de travagem), pode se substituir sem mudar o centro. a vantagem desses discos é que o calor é menos dissipado para o cubo da roda, e a ventilação é maior, sendo que o centro é relativamente fino. o pêso total do disco é muito baixo.

Se me lembrar de alguma coisa, posto aqui.

Abraço

Nicodemus:
Os discos furados são frágeis, porque começam a fissurar entre furos. já vi uns Porsche's em pista onde faltavam mesmo pedaços de discos.

eis um exemplo de disco furado em mau estado.


Aspecto de um disco furado.


Discos semi-furados. Nesse caso ranhurado.


Discos ranhurados da boa forma


Discos com uma quantidade estupida de ranhuras. estruturalmente esse disco é bastante desiquilibrado.


Ventilação de disco direita e outra curvada (Curved vents). as curvadas conseguem bombear mais ar, logo trabalhare mais frios.




Discos flutuantes. há inumeros feitios de discos.

Sendo que o expoente máximo do automóvel é a f1, podem ver o sistema de travagem dos mesmos e tirarem as vossas próprias conclusões:


Espero ter ajudado com qualquer coisa  :D

Nicodemus:
Agora tez, depois de ler isso tudo, o que te recomendo para o teu 9000 é um bom grande 4 pistões, uns discos de 320mm (senão não vai caber) ou ranhurados ou simplesmente cheio, e se possível flutuante com centro em alumínio.

Se ponderares os travões do pigeot 406, tens que ter em mente que as maxilas são um pouco "pequenas" quando comparadas ao kit maptun e afins, mas que são monocoque, os discos tem um diâmetro engraçado, tem a furação certa, e pouco ET. e isso joga muito, porque se tiver muito, vais ter que compensar com espaçadores entre o disco e o cubo, senão o disco vai bater no sensor de abs. se o centro for mais pequeno que o do 9000, alargas, se for maior, fazes um anílho em aluminio para meter no disco.

Outra coisa, o problema dos discos grandes com muito et é que quando estão mesmo muito quentes, podem se desformarem se o carro passar numa "boa" lacada ou que, por exemplo, falhes uma travagem e subas um grande corrector (isso em pista). Foi o que me disseram os gajos que me fizeram o trabalho, porque ambos eles tem um escort cosworth com kit de travões, e aparentemente tem que fazer muito cuidado com os discos.

Se um disco se desformar dessa forma, em conjunto com umas maxilas 4/6/8 pistões o carro não sai do sítio, porque a maxila não vai deixar passar um disco que não seja direito, ao contrário aos travões de origem que funcionam por "corrediças"

TesZero:
Bolas... quase que me senti reduzido à minha insignificancia no que toca à redacção de testamentos :D

muito bom tópico sobre travões...
PARABÉNS :D

então... quanto aos do 406:

- que diâmetro máximo suportam mesmo? os 320mm?
- os apoios das maxilas têm que ser alterados ou encaixam nos 9000?
- onde tropeço em uns?

Abraço

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa