Forum > Saab 9-5
Conselhos para uma possível compra de SAAB 9-5 2.0T SW ou 2.3T aero SW a GPL
Squirrel:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInCaríssimos,
Estou a equacionar adquirir uma carrinha a GPL e gostaria de ter o vosso precioso contributo.
A viatura em vista é um SAAB 9-5 2.0T SW (2000-2005), ou 2.3T Aero (embora seja mais gastadora >:D), para posteriormente colocar a GPL. Estou a fazer em média cerca de 30000 km por ano, 60% auto-estrada, 30% estradas nacionais e 10% em cidade.
...
Obrigado pela atenção!
--- Fim de Citação ---
Viva,
Antes de mais, lamento ter encurtado o seu post, mas como está disponível em cima, pode ser lido por quem assim o entender.
Tenho um 9.3 2.0T de 10/2000 modelo de 2001, que adquiri ao 2.º proprietário com cerca de 204kkms e que dado ser carro para trabalho e muitas e longas deslocações, assim que me foi possível recebeu GPL.
É absolutamente necessário mudar o PCV, aconselho a levantar a tampa do motor e olhar bem lá para dentro, o meu trazia tubos do PCV rotos e um de vácuo desligado e mesmo assim andava bem, excepto pelos vapores de óleo e algum óleo que teimavam em não ficar dentro do motor.
Para a instalação do GPL não existem apenas os instaladores muito conhecidos, há outros que por o serem menos, têm mais disponibilidade para os clientes, também são excelentes técnicos e e trabalham há muitos anos no ramo.
De referir que são amplamente referidos como os mais indicados para os Saab e Volvo, por exemplo, os sistemas da Landi-Renzo, que é o que tenho instalado no meu, não podendo opinar sobre outros.
Tirando a afinação inicial e uma outra que entendi fazer aquando da alteração do meu motor de 150hp (B205E) para 185hp (B205L), não tenho tido qualquer problema e conta agora com cerca de 45kkms feitos a GPL, tendo passado as deslocações a serem muito menores e de curta duração.
Quando começa a falhar, é sinal que o pólo da velas está grande e afino se ainda tiver alguma margem, senão, leva novas.
Também eu procurei / procurarei um dia uma 9.5 e eventualmente a Aero, mas temos por aqui um amigo que tendo utilizado ambos os motores com várias modificações de potência, afirma não justificar racionalmente a utilização do 2.3 de 250hp, por comparação com um 2.0 com upgrade digamos 210hp, dados os consumos habitualmente mais elevados.
Não quer dizer que um 2.0 com upgrade não gaste mais, mas se se conseguir ser suave com o pé direito consegue-se atingir consumos com médias atraentes.
Em estrada nacional consigo fazer fácilmente 8,5 a GPL, enquanto que chegava a conseguir fazer 7,5 a gasolina antes da instalação.
Mas também gasta 12 / 14 em estrada ou auto-estrada, se não houver cuidado com o pé direito...
Uma outra opção mais arriscada, mas seguramente mais abrangente em termos de diversidade de modelos e preços, seria aguardar pelo próximo ano, pelo menos, e ver como ficará o mercado dos importados, dada a alteração já publicada e que elimina os impostos adicionais que existiam nessa importação, o que também tenho andado a analisar.
Pode encontrar esta por exemplo e muitos mais neste site, inclusivé nos Países Baixos algumas já com GPL instalado:
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No Reino Unido ainda conseguem ser bem mais baratas, mas a mania de terem o volante no lado errado do carro, não ajuda...
Lamento o meu testamento, Boa sorte e Felicidades na procura!
Abraço!
AB
LA7:
Squirrel, só posso agradecer o testamento, que para mim foi precioso. O0
Quanto mais informações reunir sobre a máquina melhor será a minha decisão.
Pondero seriamente em adquirir uma 9-5 SW para fazer muitos e bons kms com conforto, segurança, espaço de bagageira e exclusividade. Os consumos que indicou para mim são mais que aceitáveis e era o que tinha em mente, pois tenho uma condução cuidada sem excessos, mas uma vez por outra gosto de fazer uso ao pé direito...
Quanto ao instalador do GPL, desde que tenha boas referências, seja de confiança e dê boa assistência, não tenho preferência por nenhum em especial. Até prefiro ter a assistência de um técnico que tenha disponibilidade para resolver algum imprevisto.
Relativamente à alteração da lei dos carros importados, por acaso já me tinham falado do tema, mas apenas no que toca ao pagamento IUC. Vou estudar melhor o assunto, pois também já vi (aparentemente) grandes oportunidades nos Países Baixos e fico sempre na dúvida se depois não pago o valor equivalente ao legalizar em PORTUGAL. Coincidência ou não, também já tinha visto o anúncio desta Aero azul, muito bonita e a um excelente preço! Pois é, no Reino Unido é que as oportunidades de negócio abundam, mas enganaram-se no lado... No entanto, por esse motivo, também pode ser que se encontre por lá um bom negócio com o volante à esquerda, tal como por cá se vai encontrando carros que vieram de lá... quem sabe! A única desvantagem é o clima mais propenso à ferrugem!
Também pondero adquirir uma 2.0 t (mais comum no mercado português) e fazer um aumento de potência, e do que li, creio que não vá aumentar significativamente o consumo. Não tenho a certeza, mas creio que o consumo da 9-5 2.3T Aero (230hp) de 2001 é ligeiramente mais baixo que da 2.0t (150hp), estou certo?
Vou continuar a procura, mas sem grande pressão.
Uma vez mais obrigado por toda a informação.
Abraço,
LA
Squirrel:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInSquirrel, só posso agradecer o testamento, que para mim foi precioso. O0
Quanto mais informações reunir sobre a máquina melhor será a minha decisão.
Pondero seriamente em adquirir uma 9-5 SW para fazer muitos e bons kms com conforto, segurança, espaço de bagageira e exclusividade. Os consumos que indicou para mim são mais que aceitáveis e era o que tinha em mente, pois tenho uma condução cuidada sem excessos, mas uma vez por outra gosto de fazer uso ao pé direito...
Quanto ao instalador do GPL, desde que tenha boas referências, seja de confiança e dê boa assistência, não tenho preferência por nenhum em especial. Até prefiro ter a assistência de um técnico que tenha disponibilidade para resolver algum imprevisto.
Relativamente à alteração da lei dos carros importados, por acaso já me tinham falado do tema, mas apenas no que toca ao pagamento IUC. Vou estudar melhor o assunto, pois também já vi (aparentemente) grandes oportunidades nos Países Baixos e fico sempre na dúvida se depois não pago o valor equivalente ao legalizar em PORTUGAL. Coincidência ou não, também já tinha visto o anúncio desta Aero azul, muito bonita e a um excelente preço! Pois é, no Reino Unido é que as oportunidades de negócio abundam, mas enganaram-se no lado... No entanto, por esse motivo, também pode ser que se encontre por lá um bom negócio com o volante à esquerda, tal como por cá se vai encontrando carros que vieram de lá... quem sabe! A única desvantagem é o clima mais propenso à ferrugem!
Também pondero adquirir uma 2.0 t (mais comum no mercado português) e fazer um aumento de potência, e do que li, creio que não vá aumentar significativamente o consumo. Não tenho a certeza, mas creio que o consumo da 9-5 2.3T Aero (230hp) de 2001 é ligeiramente mais baixo que da 2.0t (150hp), estou certo?
Vou continuar a procura, mas sem grande pressão.
Uma vez mais obrigado por toda a informação.
Abraço,
LA
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Viva Caríssimo LA,
Na minha opinião e tendo conduzido apenas uma única vez uma 9.5 Aero, que estava com problemas na caixa automática, o "truque" dos consumos do 2.0 vs o 2.3 é o turbo de baixa pressão.
Ao fazer um upgrade de por exemplo 150hp para 185hp, o que eu fiz e segundo o técnico que a fez no meu, vai notar um ligeiro aumento de consumos, para mim negligenciável.
Em condições práticas e atenção que ressalvo não ter esse conhecimento, mas haverá quem tenha, acredito qualquer dos 2.3 gastará mais que o 2.0.
Relativamente aos impostos sobre os importados, não é só a questão do IUC, são também os montantes de impostos que são / eram cobrados à cabeça por uma viatura mais antiga e supostamente mais poluente, conforme preconizavam os impostos auto a partir de Julho de 2007, inclusivé.
Ou seja, na prática já não lhe aplicam o exagero de quase €10.000, que eu me recorde era o que resultava da importação de uma 2.3 Aero até Junho de 2007, mais o IUC actualizado.
Deixo aqui um link rápido que tinha guardado nos meus favoritos, mas que sinceramente ainda não li na totalidade:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Eu como também estou no seu "clube", o de pensar um dia adquirir uma 9.5, vou aprendendo com este que agora tenho e que já não faz tantas deslocações como fazia, o que vai dando para ir mudando o que há a mudar com calma e apreendendo alguns tiques e nuances que os Saab têm e realmente aqui o Fórum é um espaço de excelência, quer ao nível dos administradores, quer ao nível dos utilizadores no esclarecimento de dúvidas.
Abraço!
AB
LA7:
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Viva Caríssimo LA,
Na minha opinião e tendo conduzido apenas uma única vez uma 9.5 Aero, que estava com problemas na caixa automática, o "truque" dos consumos do 2.0 vs o 2.3 é o turbo de baixa pressão.
Ao fazer um upgrade de por exemplo 150hp para 185hp, o que eu fiz e segundo o técnico que a fez no meu, vai notar um ligeiro aumento de consumos, para mim negligenciável.
Em condições práticas e atenção que ressalvo não ter esse conhecimento, mas haverá quem tenha, acredito qualquer dos 2.3 gastará mais que o 2.0.
Relativamente aos impostos sobre os importados, não é só a questão do IUC, são também os montantes de impostos que são / eram cobrados à cabeça por uma viatura mais antiga e supostamente mais poluente, conforme preconizavam os impostos auto a partir de Julho de 2007, inclusivé.
Ou seja, na prática já não lhe aplicam o exagero de quase €10.000, que eu me recorde era o que resultava da importação de uma 2.3 Aero até Junho de 2007, mais o IUC actualizado.
Deixo aqui um link rápido que tinha guardado nos meus favoritos, mas que sinceramente ainda não li na totalidade:
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Eu como também estou no seu "clube", o de pensar um dia adquirir uma 9.5, vou aprendendo com este que agora tenho e que já não faz tantas deslocações como fazia, o que vai dando para ir mudando o que há a mudar com calma e apreendendo alguns tiques e nuances que os Saab têm e realmente aqui o Fórum é um espaço de excelência, quer ao nível dos administradores, quer ao nível dos utilizadores no esclarecimento de dúvidas.
Abraço!
AB
--- Fim de Citação ---
Ora Viva, Squirrel,
Nem sei como agradecer todo o feedback!
Eu também presumo que o 2.3T gaste mais do que o 2.0t, mesmo que este último tenha um aumento de potência de 150hp para 185hp (ou 210hp), aliás, essa é também a minha intenção caso encontre uma boa oportunidade de uma 9-5 sw 2.0t.
Fui ver uma 9-5 2.0t de 2003 (não consigo partilhar o link do OLX porque já não se encontra ativo), com caixa automática, e não notei nada de muito anómalo no seu comportamento, respondendo bastante bem ao pé direito. Estava preservada q.b. por dentro e por fora, apenas o motor é que estava babado com óleo em alguns pontos, mas não me pareceu crítico. Eu tenho um 9-3 2.0T SE 2002 Cabrio com caixa automática, pelo que já estou familiarizado com a mesma e até à data zero problemas, muito rápida e precisa. No entanto, ao contrário do 9-3, como a SW é para fazer muitos kms e temo que a caixa automática precise de outros cuidados em intervalos mais curtos, o que vai certamente deixar de ser uma opção mais económica, para não falar que a automática gasta sempre um pouco mais.
Tenho visto vários SAAB (a gasolina) à venda com mais de 400.000kms, sinal de que são resistentes. Nesta lógica, ainda ponderei comprar uma 9-5 muito barata para projeto de fim-de-semana, por forma a ir conhecendo melhor o potencial da máquina, mas a minha pouca experiência em matéria de engenharia mecânica e a necessidade de ter uma unidade em bom estado para fazer muitos kms, obrigou-me a por de lado essa ideia.
Quanto ao sistema GPL, têm aconselham sempre arranjar uma unidade com poucos kms para depois transformar, mas não é fácil encontrar uma unidade de fim-de-semana (é um achado). Por isso, pergunto se uma viatura com mais 200.000 kms, após os devidos testes e verificações ao motor, garante uma boa resposta por mais 200.000kms.
Entretanto, vou analisar as alterações à lei e esperar até janeiro! As oportunidades fora de PORTUGAL são muito promissoras! Obrigado pelo link O0
No que toca ao Fórum, é sem sombra de dúvida um espaço de excelência a todos os níveis.
Só com partilha de experiências reais de utilização e conhecimento dos 'defeitos e virtudes' das máquinas, é possível deter um conjunto de informações de qualidade sobre o assunto. Neste aspeto o SAABsPORTUGAL é uma referência incontornável e tem sido a minha base de dados ;)
Voto de muitos e bons kms com 9-5!
Abraço,
LA
Squirrel:
Ora Viva, Squirrel,
Nem sei como agradecer todo o feedback!
Eu também presumo que o 2.3T gaste mais do que o 2.0t, mesmo que este último tenha um aumento de potência de 150hp para 185hp (ou 210hp), aliás, essa é também a minha intenção caso encontre uma boa oportunidade de uma 9-5 sw 2.0t.
Fui ver uma 9-5 2.0t de 2003 (não consigo partilhar o link do OLX porque já não se encontra ativo), com caixa automática, e não notei nada de muito anómalo no seu comportamento, respondendo bastante bem ao pé direito. Estava preservada q.b. por dentro e por fora, apenas o motor é que estava babado com óleo em alguns pontos, mas não me pareceu crítico. Eu tenho um 9-3 2.0T SE 2002 Cabrio com caixa automática, pelo que já estou familiarizado com a mesma e até à data zero problemas, muito rápida e precisa. No entanto, ao contrário do 9-3, como a SW é para fazer muitos kms e temo que a caixa automática precise de outros cuidados em intervalos mais curtos, o que vai certamente deixar de ser uma opção mais económica, para não falar que a automática gasta sempre um pouco mais.
Tenho visto vários SAAB (a gasolina) à venda com mais de 400.000kms, sinal de que são resistentes. Nesta lógica, ainda ponderei comprar uma 9-5 muito barata para projeto de fim-de-semana, por forma a ir conhecendo melhor o potencial da máquina, mas a minha pouca experiência em matéria de engenharia mecânica e a necessidade de ter uma unidade em bom estado para fazer muitos kms, obrigou-me a por de lado essa ideia.
Quanto ao sistema GPL, têm aconselham sempre arranjar uma unidade com poucos kms para depois transformar, mas não é fácil encontrar uma unidade de fim-de-semana (é um achado). Por isso, pergunto se uma viatura com mais 200.000 kms, após os devidos testes e verificações ao motor, garante uma boa resposta por mais 200.000kms.
Entretanto, vou analisar as alterações à lei e esperar até janeiro! As oportunidades fora de PORTUGAL são muito promissoras! Obrigado pelo link O0
No que toca ao Fórum, é sem sombra de dúvida um espaço de excelência a todos os níveis.
Só com partilha de experiências reais de utilização e conhecimento dos 'defeitos e virtudes' das máquinas, é possível deter um conjunto de informações de qualidade sobre o assunto. Neste aspeto o SAABsPORTUGAL é uma referência incontornável e tem sido a minha base de dados ;)
Voto de muitos e bons kms com 9-5!
Abraço,
LA
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Viva novamente,
Concordo e eu também procurei carros com poucos klms, para a instalação posterior do GPL, mas simplesmente não há desses à venda.
Os que já estão a GPL, por alguma razão receberam o sistema, normalmente é para fazer klms...
Adquiri o que estava (relativamente) com melhor aspecto e de mecânica para a minha carteira.
Já se sabe que há sempre algo a fazer, daí que fui mudando algumas coisitas, fui andando a gasolina mesmo em trabalho e depois instalei o sistema que tem agora.
Fazia por vezes deslocações de cerca de 800 / 900 klms num dia, por vezes mais do que uma por semana, pelo que estou à vontade para afirmar que os motores são resistentes qb, mesmo com mais de 200.000 o que o meu já tinha.
A alteração para 210hp já implica ter atenção ao kit a instalar, uma vez que são sistemas mais caros.
Abraço!
AB
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