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Trionic 7 - B2x5

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Lfteixeira:
Vamos lá então começar a debitar informação sobre Trionic 7.

Primeiro:
Para todas as pessoas que querem fazer as suas proprias programações, já existem alguns foruns com imensas informações sobre o assunto. De como fazer e guias para tal.
Nomeadamente
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Segundo:
Não usem este tópico para pedir ajuda a programar ou pedir mapas alterados. Criem um tópico para o efeito ou usem um dos foruns que indico acima.

Terceiro:
Para quem não quer se chatear com isso, existem programadores no nosso forum para Trionic 7.

Lfteixeira:
Algumas noções importantes.

Ao contrário do Trionic 5, o Trionic 7 é orientado á massa de ar e não á pressão do turbo.

Por exemplo, em Trionic 5, define-se a pressão do turbo que queremos e tudo o resto gira em torno disso (mapas de combustivel, etc).
No caso do Trionic 7, define-se a massa de ar que pretendemos obter, e o sistema de gestão gere a pressão do turbo e mapas de combustivel para obter esse valor.

A principal vantagem deste sistema é que mesmo que existam pequenos problemas (fugas de ar) ele consegue compensar para obter o mesmo desempenho.
O mesmo tambem é valido para quando temos temperaturas ambiente muito altas ou estamos em locais com muita altura.
Como o alvo é sempre a massa de ar, ele tenta sempre obter isso, independentemente das restantes condições.


Exemplo:
O meu carro, com um mapa B205L (185cv e 263Nm), para obter os valores de potencia pedidos, em dias frios gerava cerca de 0,6 bar. Mas em dias quentes, para obter a mesma potencia, chega aos 0,85 bar.

Lfteixeira:
Outra informação importante.

Todos os mapas SAAB para Trionic 7, já vem preparados em termos de mapas de combustivel para serem "puxados" até 1300 mg de ar, que corresponde +/- a 420Nm.
Mas só mesmo nessa questão, ignição, mapas de pressão de turbo e etc, tem que ser regulados consoante a potencia/binário desejado.

Lfteixeira:
Uma curiosidade.

O Trionic 7 tem uma caracteristica que nem o Trionic 5 nem o Trionic 8 possuem.
Que é a habilidade de ativar a função OpenSID.

Esta função permite ver informações do motor em tempo real no SID.
Tanto podem ser valores directos de alguns sensores, como valores calculados.

É muito util para monitorização de performance, procura de problemas e inclusivamente dá informações de quantos erros existem na centralina e qual o valor do ultimo.

Uma pesquisa por OpenSID no youtube e já percebem.


É preciso ter em conta que em carros pré 2000, as informações do SID são limitadas e não se podem alterar.
Em versões posteriores, já se podem alterar os valores apresentados.

Lfteixeira:
Para terminar por hoje.

Tambem existem disponiveis, mapas que possibilitam a alteração do modo de funcionamento do motor entre E / N / S.
Alegadamente é Economico / Normal / Sport.

Mas na pratica é uma aldrabice.
Porque a unica coisa que faz, é alterar o maneira que o pedal do acelerador responde e nada mais.

A potencia máxima é sempre a mesma em qualquer um dos modos.

A diferença é esta:
Em modo Economico, a 50% do acelerador estás a pedir 30% da potencia maxima.
Em modo Normal, a 50% do acelerador estás a pedir 50% da potencia maxima.
Em modo Sport, a 50% do acelerador estás a pedir 80% da potencia maxima.

Não faz mais do que isto, para além de serem uns mapas base muito instaveis, pois tem comportamentos diferentes em carros iguais.
Por essa razão, eu não uso esses mapas nas minhas repros.

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