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Caixas de velocidade 9000 - Ratios

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SMAP:
Os 9000 de 1994 a 1998 usaram 3 tipos de caixas de Velocidades:
- FM51 - pelo que sei só foram usadas nos modelos com motor B204S que so existiram em 1994
- FM54 - Standard nos 2.0
- FM57 - Standard nos 2.3

Nesta tabela tem as relações de caixa em cada mudança

Caixa 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª FM51 15 7,8 5,2 4 3,1 FM54 13,7 7,1 4,5 3,6 2,8 FM57 12,2 6,3 4 3,2 2,5

Aqui tem a explicação matematica para explicar a velocidade do SAAB em função da rotação e relação de caixa usada


Voltas de roda por minuto = Voltas de motor por minuto / relação de caixa

Voltas de roda por minuto = 3000 / 2.5 (caixa FM57 em 5ª)

Voltas de roda por minuto = 1200

Voltas de roda por segundo = Voltas de roda por minuto / 60 (numero de segundos por minutos)

Voltas de roda por segundo = 1200 / 60

Voltas de roda por segundo = 20

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 2 * pi (valor matematico) * raio da roda

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 2 * pi (valor matematico) * 316 mm (205/55 R16 - 9000 Aero)

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 1985,4865570687493267083906182326 (mm)

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 1,985 (metros)

Distancia percorrida por segundo = Distancia percorrida por uma volta completa de um roda * Voltas de roda por segundo

Distancia percorrida por segundo = 1,985 * 20

Distancia percorrida por segundo = 39,7 (metros)

Distancia percorrida por hora (metros) = Distancia percorrida por segundo * 3600 (numero de segundos por hora)

Distancia percorrida por hora (metros) = 39,7 (metros) * 3600 (numero de segundos por hora)

Distancia percorrida por hora (metros) = 142920 (metros)

Distancia percorrida por hora (KM) = Distancia percorrida por hora (metros) / 1000 (numero de metros por KM)

Distancia percorrida por hora (KM) = 142920 (metros) / 1000 (numero de metros por KM)

Distancia percorrida por hora (KM) = 142,920 Km/h


Aqui fica as velocidade em KM/h tendo por base a velocidade de caixa e a rotação de motor

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


PS: No Excell que usei para criar a imagem as rodas defenidas são as que tenho actualmente no meu 9000 (215/45 R17), que tem um raio de 312,6 mm e não 316 mm (como na explicação matematica).

TesZero:
O meu "grande dilema" é... ter a caixa que gaste menos aos 100 km/h...

1º - porque é a velocidade a que normalmente circulo e, antes que gozem, não me chateia nada...
2º - porque faço cerca de 3.000 kms - mês.

Então, segundo a tua tabela...

A 100 km/h com as referidas caixas irei a:

FM51 - que tenho actualmente instalada: 100 km/h às 2369 rpms
FM54 - que tenho para instalar de lado: 100 km/h às 2369 rpms
FM57 - A que gostaria de ter: 100 km/h às 2121 rpms

Caraças... tens certezas desses valores???

atendendo que a transmissão é composta por rodas dentadas que não alteram de tamanho...

por exemplo... se às 1000 rotações vais a 100... ao dobro da rotação tens que ir obrigatoriamente ao dobro da velocidade... ou seja, 2000 - 200 km/h (exemplo claro)...

Olha o caso dos valores da FM51 que colocas-te..

As 2000 vais a 84,41 km/h... logo, as 4.000 terias que ir ao dobro, 168,82 e nunca 152,49...

Ou tens os dados mal os dados da FM54 ou na FM51...

e... tinha ideia que aos 100 km/h na FM57 iria a menos rotação... ou seja, que entre a FM54 e a FM57 a diferença de rpms a 100 km/h seria superior...

Confirma que também vou confirmar o mesmo...

Abraço

SMAP:
Como disse irei mais tarde expor a forma de calculo para ter este valores. Estes valores são com as rodas com as dimensoes originais.

Eu depois publico o excell para poderem alterar a vontade.

Mas olha que o que publiquei esta bem, basta veres que as 6000 rpm em 5ª a velocidade é sempre o dobro da velocidade as 3000 rpm em 5ª, provavelmente as tuas contas para veres a rotação a 100 Km/h é que estão mal

TesZero:
Então...

como é que em 5ª às 1500 e 2000 rpms a velocidade é igual na FM51 e na FM54 e depois difere?

conforme te disse em cima, na FM51 As 2000 vais a 84,41 km/h... logo, as 4.000 terias que ir ao dobro, 168,82 e nunca 152,49...

Aos 100 km/h as rpms nunca serão iguais na FM54 e FM51, portanto essa relação não pode estar correcta...

Pelo menos para os cálculos das rotações que me interessa...

Abraço

SMAP:
Ainda bem que estavas atento, nao tinha actualizado no excell as 2 primeiras colunas da caixa de velocidades FM51 e como era uma copia da FM54 estava igual.

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