Não há duvida que a Volvo tem conseguido manter um nÃvel de qualidade bastante elevado de forma a conseguir preencher os requisitos de quem pretende um carro de qualidade, seguro e ao mesmo tempo distinto. Agora, não podemos menosprezar a qualidade dos carros alemães que a meu ver, continuam a ser uma referência do que melhor se faz no ramo automóvel. Os carros suecos continuam a ser uma boa alternativa para quem quer um estilo exclusivo, requintado e discreto. A Saab tinha a vantagem de preservar algumas caracterÃsticas muito especificas ao nÃvel de design exterior/interior que lhe permitiram garantir uma imagem bastante própria e distinta.
Bem, quanto aos alemães trata-se da minha opinião pessoal. Do mesmo modo que a volvo e a saab sofriam/sofrem enorme desvalorização no mercado dos usados, acho que os alemães são sobrevalorizados.
Um povo que matou mais de 6 milhões de pessoas, na minha opinião, não merece um investimento da minha parte, e evito mesmo comprar coisas made in Germany. Foram muitas as empresas que se aproveitaram de trabalho escravo e salvo erro, apenas uma, pediu publicamente desculpa. Tal como no sharktank e citando o mister "wonderful": "For this reason, I'm out"
Quanto à Volvo acho que conseguiram beneficiar bastante com o desprendimento da Ford, principalmente pela possibilidade de conceberem os seus próprios motores em vez de recorrer aos 1.6 e 2.0 (Ford/PSA).
Talvez os Volvos já não sejam o que eram, mas pelo menos garantem a exclusividade para quem quer um carro diferente e com qualidade. Estive recentemente no ártico, no norte da Escandinávia, e aquilo não é brincadeira. A noite polar é agreste e nota-se que os carros suecos foram desenhados para o que eles têm de superar no dia-a-dia. Fiz mais de 1000 km numa Volvo V40 cc sem qualquer problema em estradas geladas abaixo dos -32ºC. Muitas marcas vão a Kiruna testar os carros em situações adversas, mas para eles, aquilo é a casa deles. Acredito que o knowhow não seja comparável.
Abraço,
Tiago