Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

27 de Abril de 2024, 16:14

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

535 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: AJUDA , passagem gases após reparação  (Lida 18663 vezes)

Offline norberto9000CS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 32
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alenquer
AJUDA , passagem gases após reparação
« em: 18 de Novembro de 2013, 11:40 »
Bom dia
Problemas com o meu saab 9000 cs, levaram a uma paragem de 2 meses ( oficina local )
motivo: gases no sistema de arrefecimento; suspeita  possivel passagem ; junta cabeça?
aberto: ligeira passagem junto ao 4ª cilindro
acção: retirar motor / verificar cabeça / bloco
cabeça e bloco entregues  na VEICOMER ( passe a publicidade) , nada a relatar, cabeça rectificada + bloco limpo
testes OK:  limpeza e rodagem de válvulas

Compradas peças Novas na Partsforsaabs ( kits de juntas/ parafusos novos/ alguns extras, pastilhas, retentores , etc )
colocado motor ; apertos conforme dados fabricante +++

Resultado : após trabalhar 3 minutos os tubos de refrigeração começaram a " inchar " - desligado imediatamente
Efectou-se teste gases  no deposito de espansão , detectou novamente presença de gaz e odor a gasolina

 >> mecânico a pensar no faz da vida
 

Aceito sugestoes, opiniões válidas de membros ( antes de o levar p outro médico saab...)
Cumpts
Norb

  • saab 9000 CS 1992
  • Lada Niva 1,9 - 1996
  • Kia Sportage 1995
  • Volvo C30 2012
Norb

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #1 em: 18 de Novembro de 2013, 12:00 »
Resultado : após trabalhar 3 minutos os tubos de refrigeração começaram a " inchar " - desligado imediatamente
Efectou-se teste gases  no deposito de espansão , detectou novamente presença de gaz e odor a gasolina

Quando diz gaz e odor a gasolina, quer dizer Gaz (GPL) ou gases de compressao?

Convinha fazer um teste de compressão ao motor para perceber se todos os cilindros tem a mesma compressão, que deviam visto que foi trocada a junta de cabeça e rodadas as válvulas.

Já agora trocaram também os vedantes das válvulas?

Em relação a ar/gaz no sistema de refrigeração pode ser um caso do gaseficador/vaporizador de GPL estão com problemas e a passar ar/gaz para o sistema de refrigeração. Os gaseficadores/vaporizadores tem que ser arrefecidos e por norma os instaladores de GPL alteram o sistema de refrigeração dos veiculos para passarem a refrigerar o sistema de GPL também.

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #2 em: 18 de Novembro de 2013, 12:11 »
Depois de rectificar o motor que tenho no meu 9000, ao fim de 20km sensivelmente, o carro começou a aquecer e ganhou muita pressão no circuito da água. Saiu água pela tampa do vaso de expansao. Não sei se te ajudará, mas no meu caso foi o termostato que estava colado. Facil resolução... Não entendi de que gases falas também...

Abraço

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #3 em: 18 de Novembro de 2013, 12:18 »
Olá Norberto, antes de mais devias fazer o que foi sugerido pelo smap, um teste de compressão.

Reparaste se tinhas água no óleo (o óleo fica claro, tipo leite com chocolate) ou se tens óleo na água?

Tudo indica à partida que o problema venha da junta... mas se foi trocada... fica mais dificil o diagnostico...
poderá ser alguma fissura no bloco ou na colaça...

Sempre que troco de junta mando trocar e testar a colaça dos meus carros... caso exista uma micro fissura ela só dá passagem depois de quente, após dilatar.

Pode ser relativo ao vaporizador também... O sistema de gpl também usa o sistema de água para saber a temperatura do motor, por norma existe uma ligação nos tubos que vão para o radiador da sofagem...

Elimina essa ligação e anda só com o carro a gasolina a ver se o problema persiste.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline norberto9000CS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 32
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alenquer
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #4 em: 18 de Novembro de 2013, 14:46 »
Boa tarde
antes de mais , obrigado pelo voss feedback
são gases de compressão, o GPL esteve sempre desligado
relativamente a fissuras tanto o bloco como a cabeça foram testados e segundo a empresa que os verificou estavam ok.

dado que esta já é a 2ª passagem na cabeça do meu motor , coloca-se a questão de ser necessário colocar uma junta com mais roscas ??  ( isto apesar do mecanico me garantir que a junta ficou bem "esmagada ")

cumpts
Norb

  • saab 9000 CS 1992
  • Lada Niva 1,9 - 1996
  • Kia Sportage 1995
  • Volvo C30 2012
Norb

Offline norberto9000CS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 32
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alenquer
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #5 em: 18 de Novembro de 2013, 14:53 »
Boas
apenas p acrescentar que o nivel de agua está igual , e n/ tem vestigios de oleo
cumpts
Norb
  • saab 9000 CS 1992
  • Lada Niva 1,9 - 1996
  • Kia Sportage 1995
  • Volvo C30 2012
Norb

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #6 em: 18 de Novembro de 2013, 14:59 »
Eu verificava o termoestato, se estiver colado não passa liquido

Estando bloqueado faz com que o sistema ainda possa ter ar, desde que meteram o liquido de refrigeração.

Fazendo um simples teste de compressão consegue-se avaliar o estado da compressão de cada 1 dos cilindros. Se algum não estiver com a compressão devida, então o problema esta identificado. Se tiverem todas a compressão correcta não existe necessidade de andar a trocar novamente a junta de cabeça, tendo então que perceber de onde vem o ar.

Offline norberto9000CS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 32
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alenquer
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #7 em: 18 de Novembro de 2013, 15:41 »
obrigado smap pela dica, já passei esta info ao mecanico
vamos entao verificar taxa de compressão e termoestato
tks
Norb
  • saab 9000 CS 1992
  • Lada Niva 1,9 - 1996
  • Kia Sportage 1995
  • Volvo C30 2012
Norb

Offline ciber007

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 274
  • Actividade:
    0%
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #8 em: 19 de Novembro de 2013, 00:36 »
Se tens gás, podes fazer um by pass ao sistema de refrigeração que vai para o vaporizador.

Sempre eliminas uma variável.

Abraço.
  • SAAB 9000 2.0T CSE

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #9 em: 20 de Novembro de 2013, 12:27 »
Ok.

ficamos a aguardar resultados do teste de compressão e termostato :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline norberto9000CS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 32
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alenquer
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #10 em: 02 de Dezembro de 2013, 15:33 »
Boas a todos
após verificação de compressão e termostato , tudo ok ( tentou um reaperto +20% ) e continua  com o mesmo problema... elevada compressão e mt ar nos tubos de agua que ligam ao radiador e ao deposito de espansão ( enche  de ar em 3 minutos,, agua mantém o nivel ) , mecânico sem soluções ou ideias , o que me pode levar a pensar em deficiencia na junta .. ou má montagem ( apesar de improvável ) ,,, isto depois de ter tido o motor fora e ter levado juntas, parafusos e vedantes todos novos.. como madam as regras... :(
...em ultima instancia sem outras soluções devo ter que meter o carro no reboque e mandar para Lisboa e entregá-lo às mãos do Gaspar para um 2ª diagnóstico e outra intervenção.

Depois destas intervenções ja tenho a cara metade e dizer para desistir e entregá-lo para abate,,,  :||
  • saab 9000 CS 1992
  • Lada Niva 1,9 - 1996
  • Kia Sportage 1995
  • Volvo C30 2012
Norb

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #11 em: 02 de Dezembro de 2013, 16:15 »
após verificação de compressão e termostato , tudo ok ( tentou um reaperto +20% ) e continua  com o mesmo problema... elevada compressão e mt ar nos tubos de agua que ligam ao radiador e ao deposito de espansão ( enche  de ar em 3 minutos,, agua mantém o nivel ) , mecânico sem soluções ou ideias , o que me pode levar a pensar em deficiencia na junta .. ou má montagem ( apesar de improvável ) ,,, isto depois de ter tido o motor fora e ter levado juntas, parafusos e vedantes todos novos.. como madam as regras... :(

Duvido muito que a junta esteja má montada se o o teste de compressão esta bom, acredito mais que seja um tubo mal ligado que esteja a enviar ar para o sistema de refrigeração

...em ultima instancia sem outras soluções devo ter que meter o carro no reboque e mandar para Lisboa e entregá-lo às mãos do Gaspar para um 2ª diagnóstico e outra intervenção.

Neste momento e visto que o mecânico que montou isso não dá com o problema, também recomendaria a passagem do veiculo pela GasparAuto. O Paulo filho do dono é membro - pjplopes - aqui no forum, e certamente lá o 9000 ficará em condições.

Depois destas intervenções ja tenho a cara metade e dizer para desistir e entregá-lo para abate,,,  :||

As caras metades são assim ... não percebem nada de veículos e dizem coisas dessas ...

A minha também queria um smart ou um mini para ter aqui em Munique para andar, eu comprei-lhe um 9-3 de 2002 e acabou-se a discussão ;)

Offline norberto9000CS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 32
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alenquer
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #12 em: 02 de Dezembro de 2013, 18:59 »
Smap,,, mas a minha cara metade tem um argumento MUITO forte
 o carro dela é o Toyota Avencis D-4D de 2001 ,,novo na mão dela .. já com 245000kms,, oleo e filtros (que eu compro) ,, mas c/ revisões "sempre na marca" ( facturas todas na viatura .. agora até já tem 30% de desconto ) nunca teve um problema até hoje ,, imaginem o que ela se farte de gozar comigo por causa das " constipações" do meu 9000.. , até na garagem ela tem o lugar melhor!!

...é que nem o Volvo C30 que tenho de serviço a convenceu, apesar de ser de Maio de 2012 e já ter 70.000kms em 18 meses sem problemas, ...preciso mesmo do meu saab a 100% , para ter de novo a mitica nordica a meu favor.. 
Abç
  • saab 9000 CS 1992
  • Lada Niva 1,9 - 1996
  • Kia Sportage 1995
  • Volvo C30 2012
Norb

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #13 em: 02 de Dezembro de 2013, 21:04 »
No meu 9000 em pouco tempo também fico com os tubos sobre pressão, duros e "com ar"...

Se desligar o carro e abrir o vaso de expansão, sai sobre pressão...

Não terás as tubagens em mau estado ao ponto de deformarem, sendo que a pressão esteja normal? :|

o carro aquece?

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: AJUDA , passagem gases após reparação
« Responder #14 em: 03 de Dezembro de 2013, 08:08 »
Fizeste o que o ciber007 indicou?

É que o redutor do GPL tambem está ligado ao sistema de refrigeração!
Se tiveres problemas de vedantes ou membranas podes ter fugas por ai.

Nota: Apesar de sofrer do mesmo mal, esse tipo de comparação é completamente descabida! Basta ver a idade de um carro e do outro! E, acima de tudo, a vida que cada um teve.    O:-)
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.