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29 de Abril de 2024, 14:24

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Autor Tópico: Teste de compressão  (Lida 6475 vezes)

Offline guerreiro

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Teste de compressão
« em: 02 de Dezembro de 2013, 18:32 »
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Não sou mecânico e por isso peço que algum entendido em mecânica me corrija se estiver errado...
Pedi para fazerem o teste de compressão a um carro que estou para a adquirir brevemente e cujo objectivo é colocar a GPL. Tenho lido que um dos factores fundamentais para o motor trabalhar bem a GPL será ter uma boa compressão...

O gráfico do motor em causa (Saab 900 2.0Turbo de 1995 com 70500km) indica que os cilindros tem uma compressão entre 166PSI (o mais elevado) e 152PSI (o mais baixo). Segundo li:
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Um motor em excelente estado deve ter uma compressão acima dos 135PSI e a diferença entre a maior e menor deve ser inferior a 21PSi... desta forma isto demonstra-me que o motor está em excelente estado... pelo menos a nivel de segmentos e cilindros...

A minha questão é se estou a ter o raciocionio correcto ou nem por isso?

Obrigado a todos

Offline TesZero

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Re: Teste de compressão
« Responder #1 em: 02 de Dezembro de 2013, 21:09 »
A maior preocupação nos testes de compressão é a comparação entre cilindros.

O teu, como vês pelo grafico, tem boa compressão.

A compressão não avalia só os segmentos, avalia também:
- estado da junta da colaça
- da própria colaça
- dos vedantes de válvulas
- das próprias válvulas

Portanto deverás ter tudo direitinho.

Não sei se o carro esteve parado muito tempo ou se usou agua...

Estamos a falar de um carro com já alguns anos, uma troca da junta da colaça nunca será mal pensado...
Independentemente do estado do teste de compressão.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline guerreiro

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Re: Teste de compressão
« Responder #2 em: 03 de Dezembro de 2013, 01:03 »
À partida e uma vez que a compressão está dentro da normalidade penso que uma mudança de junta poderá ser adiada até uma kilometragem mais elevada aproveitando para mudar tb a correia de distribuição. Correcto?

Obrigado mais uma vez Teszero.

Offline SMAP

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Re: Teste de compressão
« Responder #3 em: 03 de Dezembro de 2013, 08:23 »
À partida e uma vez que a compressão está dentro da normalidade penso que uma mudança de junta poderá ser adiada até uma kilometragem mais elevada aproveitando para mudar tb a correia de distribuição. Correcto?

O que acontece muitas vezes é que a junta começa a apodrecer se tiver sido usada agua no sistema de refrigeração. Como o carro não tem andado muito não é notório, no entanto quando começar a andar todos os dias logo se percebe se a junta cede a pressão ou não. Não estou a dizer que vai ceder, só estou a dizer que pode acontecer.

Offline TesZero

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Re: Teste de compressão
« Responder #4 em: 03 de Dezembro de 2013, 10:53 »
Se a junta for de origem ou se o carro esteve parado... vai ceder de certeza....

Estamos a falar de um carro com cerca de 14 anos...

As juntas apodrecem de dentro para fora, por norma está tudo bem até entrar água para o óleo...

Mas isso acontece em todos os carros que possas ver para comprar... os SAABs até são bem resistentes nesse aspecto...

Sendo turbo, maior esforço tem a junta...

O meu motor esteve parado 6 anos com anti-congelante, não tinha água sequer... Tinha 75.000 kms... Optei por trocar a junta e colocar tudo direitinho e a secção junto aos cilindros e bocais de água... PODRES...
Mas... um motor com 16 anos... é óbvio que ia encontrar isso...

Isto é uma sugestão , obviamente :)

Abraço
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Offline guerreiro

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Re: Teste de compressão
« Responder #5 em: 03 de Dezembro de 2013, 11:31 »
E para fazer uma substituição dessas poderá custar quanto? No caso de avançar com essa reparação aconselhariam também a mudar já a correia de distribuição só com 70000km ou mudar só a junta?
No caso de ir deixando andar se a junta ceder começo a notar uma pasta na vareta do óleo e óleo no anticongelante certo? Eu já tive um MG TF e tenho uma certa experiencia em juntas!! Eles são famosos nisso  ???
Para fazer um trabalho desses quem aconselhariam na zona de Mafra/Loures/Lisboa?

Abraço

Offline SMAP

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Re: Teste de compressão
« Responder #6 em: 03 de Dezembro de 2013, 14:31 »
E para fazer uma substituição dessas poderá custar quanto? No caso de avançar com essa reparação aconselhariam também a mudar já a correia de distribuição só com 70000km ou mudar só a junta?

Quem quer que te mude a junta pode avaliar o estado da corrente de distribuição, mas a partida eu não vejo necessidade

Para fazer um trabalho desses quem aconselhariam na zona de Mafra/Loures/Lisboa?

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Offline TesZero

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Re: Teste de compressão
« Responder #7 em: 04 de Dezembro de 2013, 00:11 »
Olá, estive a ver o carro e está impecavel...

Mas... um carro de 1995 com 70.000 kms...
Bem... aquele caro esteve MUITO tempo parado....

Eu mudava isso sem pestanejar... não ia esperar que rebentasse... mas o mais certo é dizerem-te na oficina para andares até dar sinais :P

Sim, pode juntar água no óleo e vice-versa.
Começar a borbulhar no vaso de expsansão.
Perderes pressão de turbo.

Abraço
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Offline guerreiro

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Re: Teste de compressão
« Responder #8 em: 04 de Dezembro de 2013, 00:18 »
Obrigado.
Chegaste a fazer test drive? Está a andar normalmente?

Offline TesZero

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Re: Teste de compressão
« Responder #9 em: 04 de Dezembro de 2013, 00:21 »
mais novo... só se esperes que os voltem a importar da suécia e vás ao stand :P :P :P

Agora... só se fores muito picuinhas mesmo irás encontrar defeitos que te chateiem...

eu preocupei-me com a parte mecânica visto que de aspecto geral o carro aparenta estar novo...

Abraço
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