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28 de Abril de 2024, 12:27

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Autor Tópico: Corte do motor em aceleração  (Lida 17625 vezes)

Offline TRINITA

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Corte do motor em aceleração
« em: 05 de Janeiro de 2014, 20:19 »
Olá, amigos,
Uma das coisas porque gosto do Saab é o poder brutal de aceleração.
No entanto agora quando piso o acelerador rapidamente, o carro começa aos solavancos, parece que se vai partir. Penso que seja o motor a cortar. Não faço a mínima ideia de como abordar o problema. Tenho um aparelho OBII que faz a leitura dos parâmetros do motor , mas não sei o que medir e quais os valores a ter em consideração.
Aparentemente não vejo problemas de tubos de vácuo. O meu carro é um 9-5 Aero, com BSR Stage 1.
Alguem pode me dar uma pista?

Cumprimentos



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Offline celso

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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #1 em: 05 de Janeiro de 2014, 20:26 »
Bomba de combustivel?
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Offline SMAP

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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #2 em: 05 de Janeiro de 2014, 21:10 »
Estes são os principais problemas que podem originar cortes electricos

Cassette de ignição
Velas usadas ou incorrectas
sensor de cambota

Visto que tem um Stage 1 da BSR pode voltar a por o mapa de origem usando o aparelho que lhe venderam, para testar que com o mapa de origem da Centralina tambem tem os mesmos problemas.

Tambem pode ser a bomba de gasolina como mencionado, que esteja a bombear pouca gasolina dando origem a knocks (detonações). Mas eu verificava antes o que eu os outros 3 componentes.

As velas indicadas são as NGK PFR6H-10 -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - se usar outras velas, é quase certo que terá problemas pois a Cassete DI não trabalha muito bem com velas não indicadas.

Offline TesZero

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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #3 em: 05 de Janeiro de 2014, 22:13 »
O ponteiro do turbo está a subir alem do normal?

Caso a válvula de wastegate esteja danificada fazendo mais pressão do que é pedido, o sensor map faz um corte bastante bruto... até assusta...

Abraço
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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #4 em: 05 de Janeiro de 2014, 22:14 »
Aconselho-te a colocares no teu perfil o SAAB que tens, assim como a localização.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Assim todos podemos te ajudar sem termos que ir procurar a tua apresentação para identificar o teu saab :D

Abraço
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Offline SMAP

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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #5 em: 05 de Janeiro de 2014, 22:43 »
O ponteiro do turbo está a subir alem do normal?

Caso a válvula de wastegate esteja danificada fazendo mais pressão do que é pedido, o sensor map faz um corte bastante bruto... até assusta...

É um 9-5 com trionic 7 que não usa sensor map, mas sim massa de ar. Os Trionic 7 nunca cortam gasolina, como acontece em Trionic 5

Offline TRINITA

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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2014, 01:25 »
Desde já agradeço as dicas que me deram.
No entanto queria complementar um pouco a situação. O carro é um Aero de fins de 2000, mas já pertence ao ano de 2001. Outra particularidade é se eu puxar uma segunda, responde bem mas quando o turbo entra no vermelho começa a cortar. Se for em terceira ou quarta, mas numa velocidade relativamente baixa se acelerar rápido começa logo a soluçar, não desenvolve nada. Parece que ele só quer delicadeza no trato.
Em relação á cassete em 2007 com 178 000 km começou a dar erro e foi substituída na S9. Em Set de 2013 com 225 000 Km começou a dar erro outra vez e foi substituída por uma da concorrência, assim como as velas corretas. No entanto o problema já se mantinha anteriormente.
Quanto ao sensor da cambota não sei.
Bomba de combustível também não sei.
Quanto ao Stage 1 em tempos, voltei a por o software de origem e não deu resultado.
Em tempos montei o filtro de ar JR, talvez tenha posto óleo a mais e quando fui ver o sensor de massa de ar estava bastante sujo limpei-o e acabei por o filtro de origem, na altura melhorou bastante.
Entretanto voltei a por o filtro JR, com menos óleo.
Como é óbvio estou muito confuso.
Será que este tipo de filtro não é adequado?

Cumprimentos
 
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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #7 em: 06 de Janeiro de 2014, 07:55 »
Desde já agradeço as dicas que me deram.
No entanto queria complementar um pouco a situação. O carro é um Aero de fins de 2000, mas já pertence ao ano de 2001.

Perfeitamente normal, basta ter sido produzido apartir de setembro que já vinha com o chassis/especificações do ano seguinte. Aplica-se para todos os SAABs, não só o 9-5.

Offline SMAP

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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #8 em: 06 de Janeiro de 2014, 08:03 »
Quanto ao sensor da cambota não sei.

O sensor da cambota, tem um comportamento tipico quando já não esta muito bom, o carro custa a pegar a quente. Mas mesmo que não tenha este sintoma, convém verificar o mesmo, são raros os 9-5/9-3 com motor B2x5x que nunca sofreram deste mal. Basta ler os valores do sensor com um multimetro para perceber se esta bom ou não.

860ohm +/- 10%

Entre o pino 1 e 2. Com o carro frio.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 08:06 por SMAP »
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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #9 em: 06 de Janeiro de 2014, 08:56 »
Outra particularidade é se eu puxar uma segunda, responde bem mas quando o turbo entra no vermelho começa a cortar. Se for em terceira ou quarta, mas numa velocidade relativamente baixa se acelerar rápido começa logo a soluçar, não desenvolve nada. Parece que ele só quer delicadeza no trato.

O que é velocidade relativamente baixa? a que rotação de motor?

Offline Lfteixeira

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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #10 em: 06 de Janeiro de 2014, 17:52 »
Pela tua descrição eu diria que o sensor de massa de ar já teve melhores dias.

Desliga o sensor de massa de ar e dá uma volta com o carro.
Atenção, não abuses do acelerador, sem essa leitura o carro só tem mapa até 1 bar de pressão do turbo.

Pena a BSR não ativar a função OpenSID, isso daria imenso jeito no diagnostico do problema.

Com um OBD2, presta especial atenção aos valores de massa de ar medidos, pressão atingida pelo turbo e principalmente à adaptação de combustivel (short term e long term).
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Um abraço.

Offline celso

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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #11 em: 06 de Janeiro de 2014, 22:18 »
Verifica as tubagens do IC o 850R do Tcpor uma das coisas que acontecia era o carro soluçar embora não corta-se. Vais metendo a mão a ver se encontras algum corte.
Pois se co carro corta em altas e se o carro corta quando puxas é só mesmo quando esta a puxar ar em força o que por algum rasgo num tubo pode perder ar e corta por não receber ar suficiente.
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Offline TesZero

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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #12 em: 07 de Janeiro de 2014, 16:06 »
ia jurando que os T7 tinham tanto Map como MAF.

Não tens qualquer problema em usares os filtros JR, desde que não os encharques em óleo, claro...
isso não é bom para a MAF...

Estou com o lfteixeira... apontava para o problema da maf...

Se tiveres alguém por perto troca e dá uma volta, ou então desligas-la conforme descreveu o lfteixeira.

Abraço
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Offline TRINITA

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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #13 em: 08 de Janeiro de 2014, 23:55 »
Lfteixeira, desligo o sensor na ficha? como é que a ECU trabalha sem valores da massa de ar? Quanto ás leitura de massa de ar, pressão do turbo e combustível (short term e long term para mim é chinês) não sei bem quais os valores que devem dar. Mas para já vou limpar o sensor com produto de limpeza de circuitos electrónicos.
Quanto ao IC, penso que seja intercoller, vou verificar as tubagens.
Quando substituí a bomba de água não montei corretamente o tubo metálico que liga ao turbo em baixo. Há uma braçadeira com um o ring que é manhoso de meter e aparafusar. desmontei o mesmo e com não tinha o ring e braçadeira nova, coloquei substituto universal de juntas no o ring e tive mais cuidado na ligação e o carro ficou a responder melhor. Mas ainda não está operacional.
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Re: Corte do motor em aceleração
« Responder #14 em: 09 de Janeiro de 2014, 08:46 »
Lfteixeira, desligo o sensor na ficha? como é que a ECU trabalha sem valores da massa de ar? Quanto ás leitura de massa de ar, pressão do turbo e combustível (short term e long term para mim é chinês) não sei bem quais os valores que devem dar. Mas para já vou limpar o sensor com produto de limpeza de circuitos electrónicos.

Agora tenho que me corrigir, Trionic 7 tem sensor de MAP, mas supostamente só usa como backup. Para todas as leituras de ar na admissao é usado o sensor de massa de ar. Ao desligarmos o sensor de massa de ar, a centralina nao tendo valores de massa de ar usa os valores do MAP. O que o lfteixeira diz sobre desligar o sensor pode ser feito sem problema para perceber se o sensor de massa de ar esta avariado, eu proprio ja o fiz no 9-3 da minha mulher.

Quanto ao IC, penso que seja intercoller, vou verificar as tubagens.

Sim é o Intercooler

Quando substituí a bomba de água não montei corretamente o tubo metálico que liga ao turbo em baixo. Há uma braçadeira com um o ring que é manhoso de meter e aparafusar. desmontei o mesmo e com não tinha o ring e braçadeira nova, coloquei substituto universal de juntas no o ring e tive mais cuidado na ligação e o carro ficou a responder melhor. Mas ainda não está operacional.

Isso tem que levar o o-ring e sem bem posto pois provavelmente é mesmo ai a fuga do sistema de ar
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2014, 08:58 por SMAP »
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