Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

27 de Abril de 2024, 20:50

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

540 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: perca de potência  (Lida 5773 vezes)

Offline tmf9-3

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 8
  • Actividade:
    0%
perca de potência
« em: 23 de Abril de 2014, 10:38 »
Bom dia, tenho um pequeno problema, tenho um 93 ss 1.9Tid vector de 2005 neste momento tá com 161000 km e quando o comprei com 130000, tive alguns problemas na admissão mais propriamente nas borboletas do colector pois pela indicação que o mecânico me deu as mesmas ficavam presas devido às impurezas no colector. 
 Mas agora sinto que o carro até às 2000 rpm tá muito lento e quando chega às 2000 rpm sinto tipo um poço e o carro não desenvolve como devia desenvolver, nem parece que tem 150 HP...  algum diagnóstico assim por alto... Obrigado
  • SAAB 93 SS 1.9Tid Vector -2005

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: perca de potência
« Responder #1 em: 23 de Abril de 2014, 12:59 »
Bom dia, tenho um pequeno problema, tenho um 93 ss 1.9Tid vector de 2005 neste momento tá com 161000 km e quando o comprei com 130000, tive alguns problemas na admissão mais propriamente nas borboletas do colector pois pela indicação que o mecânico me deu as mesmas ficavam presas devido às impurezas no colector.


E o que fez o mecânico na altura para resolver o problema? a forma correcta é tirar o colector fora e limpar o mesmo, para ficar a funcionar em perfeição como no video

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn



Em relação as peças de plástico que accionam as borboletas que muitas vezes partem podes substitui-las por umas de metal

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


Mas agora sinto que o carro até às 2000 rpm tá muito lento e quando chega às 2000 rpm sinto tipo um poço e o carro não desenvolve como devia desenvolver, nem parece que tem 150 HP...  algum diagnóstico assim por alto... Obrigado


A minha opinião é se o mecânico nunca limpou o teu colector de admissão que o faça, limpar também a válvula EGR. E esperar que o teu FAP não esteja estragado.

Lê este topico -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn caso sejas adepto de bricolage.

E podes também eliminar a EGR com uma "junta cega" e uma repro da centralina (para eliminar electronicamente a EGR dos mapas da centralina), se não fizeres a reprogramação terás sempre uma luz acessa no painel de controlo e a combustão não será deita de forma eficiente como podes ler neste tópico -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Como podes ver no tópico anterior o user joaofcouto dizia que após ter removido a EGR ficou a gastar mais, mas neste tópico -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - já diz que após ter feito a repro tudo melhorou.

Em relação a FAP, podes remover guardando a mesma. Pois um tubo directo no lugar pois antes de ires a inspecção convém podes de volta a FAP.


Duvido que seja um problema da haste da wastegate do turbo como aqui (podes carregar no link da citação para ler melhor o tópico)

ora bem

turbo e FAP fora para limpeza...o turbo aparentemente não estava a fazer o curso completo...estava perro!
a FAP estava limpa...agora tudo pro sitio outra vez para testar

tirar o turbo a um 93 é praticamente desmontar meio carro..como diria o mecanico..se fosse um VW tinha tirado 4 fora no mesmo espaço de tempo  :P





PS: vês como é muito mais fácil ajudar-te que no Facebook, pois o forum tem muito mais informação.

Offline tmf9-3

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 8
  • Actividade:
    0%
Re: perca de potência
« Responder #2 em: 23 de Abril de 2014, 13:29 »
Na altura, o colector foi limpo e as borboletas foram eliminadas "acho eu".....
  • SAAB 93 SS 1.9Tid Vector -2005

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: perca de potência
« Responder #3 em: 23 de Abril de 2014, 13:51 »
Na altura, o colector foi limpo e as borboletas foram eliminadas "acho eu".....


Não me parece que isso seja algo bom de fazer, como podes ler na wikipedia -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - a função das borboletas é melhorar a combustão a baixas rotações e providenciar mais binário a baixas rotações.

Por norma vão abrindo progressivamente até as 2000 rpm, se o teu não as tem então a combustão ja chega "adulterada" as 2000 rpm sitio onde sentes o poço.

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: perca de potência
« Responder #4 em: 23 de Abril de 2014, 14:22 »
Não sei como foi feita a eliminação, se for retirado completamente, se for deixado numa posição estatica (meio fechado/aberto)

Mas sou da opinião que as borboletas deviam de funcionar da forma correcta, ou para serem retiradas então que se refaça o mapa da centralina para compensar.

Tens aqui um exemplo de um forum BMW onde falam destas borboletas que são usadas nos motores diesel até 2008

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

E onde é dito isto

Swirl flaps can be removed safely and in most cases when removed properly there is no noticeable loss of performance, but if some performance change is noticed this can be overcome with a tailored remap to compensate for any noticed performance issues and is advisable to have the flaps removed anyway before proceeding or planning a remap of the car as the increased boost pressure will fatigue the swirl flaps even faster


Eu tive um VW golf 1.6 GT de 101 CV a gasolina que também tinha umas borboletas deste género na admissão, que porcaria de sistema que aquilo era. Ou ficavam presas ou a peça que fazia aquilo actuar avariava. Mas garanto-te que sem elas aquilo ainda tinha menos força, pois cheguei a exprimentar.

Offline tmf9-3

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 8
  • Actividade:
    0%
Re: perca de potência
« Responder #5 em: 23 de Abril de 2014, 14:54 »
Tudo bem, eu vou falar com o mecânico para voltar a colocá-las mas neste caso ainda vou comprar primeiro as de metal pra não partir....
  • SAAB 93 SS 1.9Tid Vector -2005

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: perca de potência
« Responder #6 em: 24 de Abril de 2014, 10:47 »
Tudo bem, eu vou falar com o mecânico para voltar a colocá-las mas neste caso ainda vou comprar primeiro as de metal pra não partir....

Desculpa so responder hoje.

Se estás a pensar desactivar a válvula EGR, e claro alterar a programação da centralina para a desligar electronicamente, acho que não vale a pena pores as borboletas funcionais. Basta simplesmente compensarem no mapa da centralina a baixas rotações, visto que não tens as borboletas no sitio.