Isso é fácil de mudar... O preço será cerca de 45-50€ na pfs, já com a junta vedante. Demoras cerca de uma manhã se calhar a andar ás aranhas como eu por isso se perceberes de mecânica é ainda mais fácil.
DE UM MODO GERAL (SAAB 9000 2.0 Turbo de 1989):
- Prepara-te para teres muita porcaria e chão sujo de ferrugem e anti-congelante
- Retiras a roda dianteira direita e respectiva cava da roda (basta a parte direita da cava da roda penso eu de que)
- Desapertas o tensor da correia estriada para retirares a correia.
- Retiras a polie da bomba de água (4 parafusos)
- O tubo que vai da bomba ao radiador da chaufage tem um aperto na parte de trás do bloco do motor que convem retirar para conseguires retirar este tubo sem esforçares.
- Nesse tubo tens um o-ring que penso que o kit da bomba de água já traz um lá para substituires. Como estraguei pelo menos um o-ring na montagem aconselho-te a teres um de "suplente".
- Esvazia o circuito do anti-congelante (Se não souberes como se faz tens no site um DIY)
- Desapertas os dois tubos que vão da bomba de água para o circuito do anti-congelante
- Retiras penso que 5 parafusos da bomba de água e retiras a mesma.
- Limpa bem a fixação do sítio da bomba para colocares o vedante e montas a nova (O aperto não sei os Nm mas como diz o meu pai "é antes de partir")
- Monta o resto pela ordem inversa e aproveita para substituires o anticongelante e limpar o circuito (nunca é demais)
Deixo-te aqui um DIY doutra maneira:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInEsta eu não experimentei. Do que me lembro á 2 anos foi assim, mas que também oiço essas boas do "porque não te desfazes do carro", etc. eheheh
Qualquer dúvida ou ajuda diz