SAABsPORTUGAL

Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico iniciado por: orlando em 15 de Janeiro de 2013, 13:39

Título: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 15 de Janeiro de 2013, 13:39
Saab 9-5 strange engine sound (http://www.youtube.com/watch?v=saM35oqVmhg#ws)

O video mostra o som que o carro está a fazer a frio desde que foram trocadas as correntes as rodas dentadas e os plásticos que esticam as respectivas (árvore e veios de equilíbrio).
Achei que com o tempo isto iria desaparecer (Já lá vai um ano e tal) convenci-me que o esticador da corrente da árvore-de-cames deveria estar a recuar, este fim de semana troquei-o e verifiquei que afinal o que estava está bom...

Sendo o esticador da corrente da árvore empurrada por uma mola com dentes para não recuar isto significa que basta o motor rodar para ficar logo esticada. Correcto?
No caso do esticador da corrente dos veios de equilíbrio, qual é que será o seu funcionamento real, vi o WIS, mas fiquei pouco esclarecido em especial a parte que diz que a pressão do óleo alivia a força da mola o que garante um funcionamento suave.

Obrigado.
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: teco em 15 de Janeiro de 2013, 13:56
Não sei o nome... Mas não tear ficado com aquele eixo que sincroniza os pistoes mal?
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: svidinha em 15 de Janeiro de 2013, 14:39
Boas,

Não sei identificar os sons correctamente, por isso aqui vai algo que até poderá não ser, mas sei que quando no arranque a frio a pressão de óleo não está bem é na cabeça do motor que se ouve o barulho metálico, válvulas ou parecido que depois com a subida normal do óleo desaparece.

Penso também que se devesse a mudança da corrente e rodas dentadas dos veios de equilibrio o barulho seria permanente, como um dos rolamentos estar gripado, mas isso não deveria desaparecer com o aquecimento do carro.

Mas também não percebo quase nada, deixemos ver o que dizem mais.
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 15 de Janeiro de 2013, 14:59
Não consigo ver aqui o video, vou tentar ver em casa...

Como diz o Vidinha é comum os carros "baterem válvulas"...
quando o carro fica frio e o óleo escorre para o cárter, ao ligarmos o carro a árvore de cams bate nas touches e fazem essa batida...
tal como o barulho do video que coloquei do fosco na secção de entretenimento...

Mas penso que esse som tu sabes bem identificar.

Na corrente de distribuição pode ser também divido à lubrificação da corrente/veios.

Uma coisa comum é trocarmos o tensor, corrente e guias sem trocar as rodas dentadas...
Mas os dentes das rodas dentadas também têm desgaste e podem produzir esse barulho (bem mais baixo que o bater de válvulas)...

Não te sei dar certezas quanto aos esticadores do 9-5, mas no 9000 o esticador do da distribuição é feito com a mola e dos veios pela pressão e óleo. Penso que o sistema seja idêntico em ambos os motores.

E sim, basta o motor rodar e tem que estar sempre esticado... excepto caso a corrente esteja alargada ou as guias gastas, nesse caso é necessário substituir (cerca de 200.000 kms +/- nos gasolina e penso que 150.000 nos diesel)

os veios de equilíbrio nos 9000 trabalha através da pressão de óleo também, é injectado no tensor óleo à pressão do motor que o faz abrir.

Só mesmo ouvindo o barulho.... talvez pelo video possa tentar perceber, mas penso que seja difícil...
Quando cá vieres daqui a 15 dias diz-me alguma coisa, talvez possa ajudar alguma coisa :|

Mal possa deixo-te aqui fotos dos tensores e rodas dentadas.

Abraço


 
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: Guest em 15 de Janeiro de 2013, 17:58
Não poderá ter a haver com a viscosidade do óleo ou com os vedantes de válvulas? Alguma vez trocaste e rodaste válvulas?

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: Nicodemus em 15 de Janeiro de 2013, 18:19
Há uma coisa que faz um barulho parecido com este, mas não sei se desaparece com o aquecimento, que é um plástico que vai na tampa de válvulas, por cima da corrente, que com o tempo fica dura e faz barulho ao roçar contra a corrente.

Ao meu ver, esse barulho só pode vir da colassa (pelo que ouço pelo vídeo) mas o problema é que desaparece quando aquece (http://i28.servimg.com/u/f28/11/58/70/59/u_thin10.gif) (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=231&u=11587059)

Boa sorte!
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: teco em 15 de Janeiro de 2013, 18:58
Eu sugeri o que sincroniza os pistoes dos diferentes cilindros porque me acontecia uma parecida e desde que o veloso foi aos vedantes dos injectores e tirou e recolocou esse veio....PAROU de acontecer
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: castelar em 15 de Janeiro de 2013, 20:35
Pouco óleo nas "touches" antigamente nós os mais velhos dizíamos martelinhos que afinam as válvulas.
Mas atenção julgo ser, não digo que é.
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 15 de Janeiro de 2013, 20:56
Não poderá ter a haver com a viscosidade do óleo ou com os vedantes de válvulas? Alguma vez trocaste e rodaste válvulas?

Abraço

O óleo é o tri sintetico da mobil1 Tez ajudas aki na viscosidade, pf? Julgo que é 5w50? Não nunca fiz isso de rodar ou etc etc.
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: SMAP em 15 de Janeiro de 2013, 21:18
O óleo é o tri sintetico da mobil1 Tez ajudas aki na viscosidade, pf? Julgo que é 5w50? Não nunca fiz isso de rodar ou etc etc.

Sim é 5w50 (eu tambem tenho desse que o Tes tinha) e provavelmente usavas 10w40

Trocar e rodar valvulas so tem sentido quando se troca a junta de cabeça, eu so fiz isso no meu 9000 aos 230.000 km quando troquei pela primeira vez a junta da cabeça
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: Guest em 15 de Janeiro de 2013, 21:27
Eu acho que não tem sentido usar o 5w50 em PORTUGAL... Sempre usaste esse óleo ou usavas outro? Por ventura não trocaste de óleo sem tomar as devidas "medidas"?
Na minha opinião (de azeiteiro ;D) poderá haver desgaste nos vedantes das válvulas e não está a haver correcta lubrificação em frio. Quantos kms tem o carro Orlando?

Smap, trocar vedantes e rodar válvulas faz sentido quando é necessário segundo muitos, mas não te esqueças que os vedantes são de um material tipo "borracha" que por muito durável que seja, desgasta-se...

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: SMAP em 15 de Janeiro de 2013, 21:28
Há uma coisa que faz um barulho parecido com este, mas não sei se desaparece com o aquecimento, que é um plástico que vai na tampa de válvulas, por cima da corrente, que com o tempo fica dura e faz barulho ao roçar contra a corrente.

O meu 9000 tambem já teve esse problema, acho que os mecanicos chamam aquilo "almofada" da corrente. Mas isso é facil de ver basta tirar a tampa de valvulas (aproveitar para limpar) e voltar a por, o custo é só uma junta de borracha e a mão de obra (30 minutos tirar, verificar e voltar a colocar). Se for para limpar tampa de valvulas vai demorar mais um bocado, eu perdi horas a limpar a minha
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: Guest em 15 de Janeiro de 2013, 21:41
Se fosse daí fazia sempre esse barulho Smap, penso eu...

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 15 de Janeiro de 2013, 22:22
A ultima vez que limpei a tampa das valvulas foi o ano passado em agosto e estava tudo ok com a dita almofada por isso sempre suspeitei do esticador...

Sabem se existe forma de verificar o caminho de oleo das para as tuches?
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: Guest em 15 de Janeiro de 2013, 22:25
Quantos kms tem o carro Orlando?

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 15 de Janeiro de 2013, 23:23
Quantos kms tem o carro Orlando?

Abraço

340k
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 15 de Janeiro de 2013, 23:32
Orlando, como já percebeste isto é uma equipa de "bitaites", sem vermos o carro podemos apontar tudo o que nos vem à cabeça numa tentativa de ajudar, contudo é muito falível...
podemos apontar tudo menos o que é mesmo... :p
podemos não ser mecânicos de profissão mas o intuito é mesmo reforçar a entre-ajuda :)

uma coisa... como não consigo ver o video...
estamos a falar da tua carrinha 2.2 tid ou do teu 9-5 aero?
(editado - o smap disse-me que era o 9-5 gasolina)

Vamos tentar ajudar ao maximo para poderes resolver esse teu problema...

Como já dito, a maior probabilidade de isto acontecer a frio é mesmo as touches...

As touches nos Saabs são de afinação automática, são hidráulicas e são preenchidas com o nível certo de óleo para permitirem a abertura certa das válvulas.

uma situação que costuma provocar isto são filtros de óleo da concorrência...
Os filtros originais ou de qualidade como os MAN têm uma membrana de anti-retorno que não permitem que o óleo da cabeça do motor desça para o carter, impedindo que a cabeça esteja sem óleo ao pegar.
Caso o problema persista temos mesmo que trocar as touches.

(os anteriores azuis acho que não tinham)

(http://schoolworkhelper.net/wp-content/uploads/2011/05/Oil-Filters.jpg)

"Silicone Anti-Drainback Valve"

Mas... acho que se fosse este problema já qualquer pessoa to teria diagnosticado...
Como já foste ao veloso, pelo ouvido diria-te logo do que se tratava.

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Rodas dentadas gastas

Nunca vi isto em um SAAB... era necessário ter usado óleo muito mau e durante muitos quilómetros... ou o carro andar sempre a fundo...
Mas já me aconteceu na R6...

As rodas dentadas das transmissões e veios têm desgaste... quando os dentes ficam afiados, a corrente em vez correr na ponta dos dentes da roda, corre a bater no espaço entre dentes que faz barulho, especialmente ao relanti quando a corrente está em menos esforço...
Também já vi uma das rodas dentadas de um veio de equilíbrio com os dentes partidos...

Roda dentada transmissão árvores de cams:

(http://www.partsforsaabs.com/images/large_images/PFS902308_large.jpg)

Roda dentada transmissão na cambota:

(http://www.partsforsaabs.com/images/large_images/PFS902311_large.jpg)

Rodas dentadas dos veios de equilibrio:

(http://www.partsforsaabs.com/images/large_images/ASY.TIM.KIT.SUPPLEMENT_larg.jpg)

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outro barulho como bem lembrado pelo nicodemus pode vir da tal almofada situada na cabeça das válvulas, costuma ter desgaste rápido...

(http://www.partsforsaabs.com/images/large_images/PFS903161_large.jpg)

Mas se estava boa quando trocaste descarta-se o problema...

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Kamuma

Do óleo não é de certeza... claro que para as temperaturas que atingimos seria completamente escusado usar óleo tão bom (maior grau, mais caro é), é quase que deitar "óleo ao lixo"...
Mas como o Orlando disse ele já tem este barulho há mais de um ano... e ele está a usar este óleo há 1 ou 2 meses (se tanto)...
Do óleo posso dar certezas que não é, tenho nos meus dois carros (peugeot e SAAB) e mudei a mais 5... todos ficaram a fazer foi menos barulho a trabalhar... o catavares também usa nos dois carros dele (sempre usou).

Quanto aos vedantes das válvulas, elas vedam para que o óleo não passe da cabeça do motor para a câmara de combustão pelo veio da válvula...
Se os vedantes dele não estiverem a fazer o seu trabalho, não ouviria barulho, via era fumo azul no escape, especialmente em altas rotações e relanti (quando parava e escorria, queimaria)

Quanto a rodar válvulas... é mesmo como o smap referiu...
é quando a junta é trocada ou caso o lixo entre a válvula e a colaça esteja a obrigar à operação... (perda de pressão de turbo pelas válvulas de escape ou falta de compressão)
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Quanto ao barulho metálico em si... não sei se ajuda, mas o da transmissão costuma fazer um "roçar ou correr" e as tuches fazem um "bater"

isto de descrever sons é da coisa mais cómica no mundo automóvel... adoro chegar a uma oficina e ouvir os proprietários a imitarem os sons ao mecânico :D Prometi a mim mesmo nunca fazer essa figura publicamente desde que vi um terceiro fazer-lo :D :D :D

Como estive o dia e noite todo no hospital foi impossível ver o video, tentarei amanha ouvir o barulho.

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Referente à tua pergunta do funcionamento do tensor dos veios de equilíbrio, no meu motor é assim:

(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2942)
Legenda:
Verde: Rodas dentadas veios de equilíbrio
Vermelho: Local do sensor, o furinho é por onde sai a pressão do óleo que faz abrir o sensor

(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2943)
Legenda:
Verde: Rodas dentadas veios de equilíbrio
Vermelho: Sensor montado dos veios de equilíbrio
azul: roda dentada da transmissão

Nas imagens não vês as guias dos veios de equilíbrio nem as rodas dentadas das árvores de cams.

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Perguntaste se era possível seguir o caminho do óleo, ser é... mas é preciso desmontar...
Esses motores com problemas propícios a oil sludge têm sempre a probabilidade de entupimento do sistema... é uma questão de medires a pressão do óleo para ver se é a correcta, pode estar baixa... culpa da bomba ou algo entupido :(

Espero ter ajudado :|

Quando vieres cá em cima traz carro e avisa.

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 16 de Janeiro de 2013, 05:15
Estive a ler agora um pdf que me enviaram de tarde sobre um problema semelhante ao teu em outro fórum e....

Imagina que te dizem que o óleo 5wXX não seja recomendado para o teu carro... bem... tira tu conclusões sobre isso mesmo sem que penses assim só porque eu direi o contrario...

O inicio de venda concreta de óleos sintéticos, especialmente para veículos de uso diário teve inicio desde há 10... 15 anos...
logo é muito difícil a Saab (ou qualquer outra marca) venha recomendar no manual usar um óleo que não existe à venda ou dificilmente se encontra à data do lançamento...
Se repares agora, mesmo nos 9-5 mais recentes (mesmo antes do novo modelo de 2010) com o mesmo motor 4 cyl já é recomendado óleo 5wXX. Até o peugeot 1.4 hdi recomenda 5wXX...

1970´s - A Mobil lança pela primeira vez o seu Mobil 1 Systético, devido ao preço deixaram de fabricar, ficava mais barato para os clientes mudar o óleo mais vezes com mineral / semi-sintético do que comprar 100% sintético

1990 - 1996 - Voltaram a aparecer e começou a ser bastante usado, desapareceu novamente em 1996 devido às apertadas normas de emissões aplicadas nesses ano, logo todas as formulas tiveram que ser alteradas.

1998 - saiu o teu carro

2000 - Voltou "à moda" e a ser mais comercializado embora com preços altos, foi descendo ao longo dos tempos sendo que marcas de renome mantêm à data de hohe o preço/qualidade perto dos 70€...100€ 4 litros.

Os óleos sintéticos quando vendidos (e mesmo hoje) eram extremamente caros, o que elevaria em muito o custo de manutenção da marca, óbvio, esse não era o interesse... ninguém iria comprar um carro em que fosse recomendado usar um óleo com valor superior a 20 contos 4 litros... Ainda hoje o preço de 4 litros ronda os 70€ - 100€, imagina em 1998 (ano do teu carro)....

O teu carro usa a primeira geração dos motores B2x5x... logo é "vitima" propícia para Oil Sludge....
Como sabes é extremamente recomendado o uso de óleo de qualidade 100% sintética neste tipo de motor para evitar sujar / entupir as tubagens/canais do motor... Eu pelo menos não conheço nenhum óleo 100% sintético que seja 10wXX conforme recomenda o manual. Não só a qualidade importa, mas também o tempo de manutenção é mais reduzido, sendo que neste é apontado para 10.000 km +/-

e... não sou só eu a dizer-to:

SaabCentral (http://www.saabcentral.com/forums/showthread.php?t=58536)

"Preventative Maintenance
Always use fully synthetic oil
Always use a genuine saab oil filter
Always drain the oil via the sump plug (renew the washer)
Change the oil every 6,000 miles (or sooner if very short journeys are undertaken)
Check the condition of the PCV system (Breather Pipework)
Owners of cars without a meticulous history may wish to have the sump removed and the oil strainer and pick up tube cleaned"

_________________________________________

SaabScene (http://www.saabscene.com/forum/threads/144127-2002-9-3-Oil-Sludge-Problem...-can-I-save-my-beloved-Saab)

"The sludge problem on the 9-3 can be dealt with by dropping the sump, cleaning the oil strainer, using fully synthetic oil and fitting the modified crankcase breathing system."

_________________________________________

Serioussaab (http://www.serioussaab.co.uk/articles_pages/sludge.html)

"The service intervals crucially, were also revised from 6,000 to 12,000 miles. Although the Aero service schedule specifies fully synthetic oil, there appeared to be no such stipulation for lesser models - even though every new SAAB had left the factory filled with fully synthetic oil since 2000."

"As stated previously, SAAB acted on the problem as long ago as 1999 by issuing a bulletin advising dealers to check sumps and strainers during oil changes. This was followed up by changes to the recommended lubricant specification from semi-synthetic to fully synthetic engine oil."

" the use of fully synthetic oil, changed more frequently than the original schedule of 10,000 miles (6,000 mile intervals are recommended) is essential."
________________________________________

Wikipédia 9-5 (http://en.wikipedia.org/wiki/Saab_9-5)

"The B205 & B235-based 9-5 models have suffered a high rate of engine failures due to engine oil sludge. This primarily affected the 1999–2003 models.Saab refined the engine's positive crankcase ventilation system (PCV) for the 2004 and later model years and required use of fully synthetic oil."

________________________________________

Automotiveforuns - Técnico da Saab (http://www.automotiveforums.com/t505271-warning_to_99_2003_9_3_and_9_5_owners.html)

"i recommend that EVERY saab owner switch to full synthetic oil and change it every 5k miles."

________________________________________

SaabWorld (http://saabworld.net/f29/saab-9-5-oil-pan-sump-drop-check-sludge-7/)

"Synthetic oil was required for oil changes."

________________________________________

Quanto ao óleo e recomendações penso que tenha ficado tudo esclarecido, especialmente por ter sido eu a recomendar-te esse mesmo óleo (como a muita gente dentro e fora da Saab)

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: teco em 16 de Janeiro de 2013, 13:04
Sempre defendi bom 100% sintético.... Nunca me arrependi
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 16 de Janeiro de 2013, 16:58
Só vi agora o video.
não é que vá acrescentar mais ao que escrevi, porque o som era o que eu imaginava ser +\-...
mas só mesmo ouvindo ao vivo para tentar perceber de onde vem...

podem ser as touches a baterem (pouco), como a transmissão ou até injectores...
tem que se perceber de onde vem mesmo o barulho...

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 16 de Janeiro de 2013, 18:21
É no 2.0 a gasolina quanto ao caso Veloso ele disse-me que seria o tal esticador que mudei... Mas afinal não resolveu o dito barulho... Os filtros que ando a usar são os da marca e já troquei de filtro 3 vezes mas dia 25 volto à carga e vou ver um dos outros para ver se têm essa membrana.

Tenho é pensado é em trocar a bomba de óleo, sempre tirava a duvida!

O problema de quando levo o carro para ouvirem é que tenho de esperar muitas horas para aquela cena fazer um pouco do barulho! Imagina que leva o carro até ti, só no dia seguinte é que poderia dar à chave para ouvires! ;)
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: SMAP em 16 de Janeiro de 2013, 19:44
"avarias" o SAAB e chamas o reboque, quando chegar ao mecanico ainda tem o motor frio.

Solução para o "avariar" desliga o cabo da centralina :D

Solução mais facil tira o fusivel da bomba de gasolina, e se o "profissional" do reboque quiser andar a verificar dizes simplemente que ja ligaste para o mecanico e que pelos sintomas é um problema tipico de avaria de bomba de gasolina. Portanto o "profissional" do reboque so tem mesmo que que levar o carro para o mecanico e pronto :D
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: svidinha em 17 de Janeiro de 2013, 08:53
"avarias" o SAAB e chamas o reboque, quando chegar ao mecanico ainda tem o motor frio.

Solução para o "avariar" desliga o cabo da centralina :D

Solução mais facil tira o fusivel da bomba de gasolina, e se o "profissional" do reboque quiser andar a verificar dizes simplemente que ja ligaste para o mecanico e que pelos sintomas é um problema tipico de avaria de bomba de gasolina. Portanto o "profissional" do reboque so tem mesmo que que levar o carro para o mecanico e pronto :D

Estava a ler isto e fizeste-me logo lembrar daquela noticia a 1 ou 2 anos atrás sobre o final de férias de alguns portugueses que para não terem despesas na volta simulam avarias nos carros e chamam a assistência.

No caso aqui em questão, como disse antes, a primeira coisa a descartar seria mesmo a questão do óleo na cabeça do motor para alimentação das touches, e volto a dizer isto pelo facto de ser um barulho que se ouve apenas a frio e que desaparece.

Não deverá de ser muito complicado veres isso, é o nível do óleo e talvez os canais que alimentam óleo a cabeça do motor, que no teu motor costumam ficar sujos mas para isso penso que nem precisas de desmontar nada, acho que existe um produto para isso que adicionas ao óleo.

A bomba de óleo penso que só deverias colocá-la na equação se o barulho fosse persistente (mesmo a quente), ai sim poderias por em causa se estaria a ter o desempenho necessário.

Não estou a tirar relevância nenhuma as outras hipóteses, mas como isto já não é uma situação nova, tens tempo para resolver uma a uma.
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 17 de Janeiro de 2013, 10:05
"avarias" o SAAB e chamas o reboque, quando chegar ao mecanico ainda tem o motor frio.

Solução para o "avariar" desliga o cabo da centralina :D

Solução mais facil tira o fusivel da bomba de gasolina, e se o "profissional" do reboque quiser andar a verificar dizes simplemente que ja ligaste para o mecanico e que pelos sintomas é um problema tipico de avaria de bomba de gasolina. Portanto o "profissional" do reboque so tem mesmo que que levar o carro para o mecanico e pronto :D


Impec é tudo à grande!!!
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 17 de Janeiro de 2013, 11:16
"avarias" o SAAB e chamas o reboque, quando chegar ao mecanico ainda tem o motor frio.

Solução para o "avariar" desliga o cabo da centralina :D

Solução mais facil tira o fusivel da bomba de gasolina, e se o "profissional" do reboque quiser andar a verificar dizes simplemente que ja ligaste para o mecanico e que pelos sintomas é um problema tipico de avaria de bomba de gasolina. Portanto o "profissional" do reboque so tem mesmo que que levar o carro para o mecanico e pronto :D

Estava a ler isto e fizeste-me logo lembrar daquela noticia a 1 ou 2 anos atrás sobre o final de férias de alguns portugueses que para não terem despesas na volta simulam avarias nos carros e chamam a assistência.

No caso aqui em questão, como disse antes, a primeira coisa a descartar seria mesmo a questão do óleo na cabeça do motor para alimentação das touches, e volto a dizer isto pelo facto de ser um barulho que se ouve apenas a frio e que desaparece.

Não deverá de ser muito complicado veres isso, é o nível do óleo e talvez os canais que alimentam óleo a cabeça do motor, que no teu motor costumam ficar sujos mas para isso penso que nem precisas de desmontar nada, acho que existe um produto para isso que adicionas ao óleo.

A bomba de óleo penso que só deverias colocá-la na equação se o barulho fosse persistente (mesmo a quente), ai sim poderias por em causa se estaria a ter o desempenho necessário.

Não estou a tirar relevância nenhuma as outras hipóteses, mas como isto já não é uma situação nova, tens tempo para resolver uma a uma.

Sabes o nome do liquido que se poderia usar no óleo?
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: svidinha em 17 de Janeiro de 2013, 11:56
Sabes o nome do liquido que se poderia usar no óleo?

Não sei o nome ao certo, qualquer coisa relacionada com "stop fumos", "doutor fumos", por ai.
Sei que serve entre outras coisas como um agente de limpeza.
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: Guest em 17 de Janeiro de 2013, 12:05
Eu no meu pus um produto da "Liqui Molly" que custou 17eur e era para adicionar ao óleo antes da muda do mesmo durante 15min... O que aconteceu foi acabar de vez com a junta da colassa :D Por isso, tem mesmo a certeza que tens os "internos" do motor a 100% antes de usares produtos do género.
Mas que funcionam, é verdade! Quando "drenámos" o óleo (com água, claro, devido á junta ter "morrido") vinha lá cada  "côdea"  :D

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: svidinha em 17 de Janeiro de 2013, 12:44
Não é algo tão agressivo como o que tu falas, até porque neste caso em questão não é preciso tanto, o que falo e tenho pena de não saber o nome junta-se após uma muda de óleo e aquilo com o passar dos kms vai fazendo o seu serviço.
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: Nicodemus em 17 de Janeiro de 2013, 17:48
Eu não punha a bomba de óleo em questão, porque o óleo a frio é mais viscoso e mais fácil de bombear.

A tal borracha da tampa de válvulas é que custuma fazer uns barulhos estranhos quando é velha, até porque ela não apresenta desgastes, ou quase nenhuns, mas o problema é que ela fica mesmo muito rija e quando a corrente roça nela faz barulho. Quando é nova é tenra como borracha.

O kit de distribuição vem com os pinhões todos (exepto o de veio de equilibrio lado admissão), por isso acho que quem mudou a distribuição deve ter metido tudo novo. o kit SAAB não tras o esticador de óleo.

Se tudo começou quando se trocou a distribuição, acho que o problema vem daí.

Mas o andamento mantem-se igual ou notas algo de diferente?
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 17 de Janeiro de 2013, 19:27
Boas.

Realmente existe um lubrificante / detergente para as válvulas. Mas nenhum fabricante de óleos aconselha a mistura de aditivos... A mobil inclusive tinha ou tem mesmo no site isso expresso.

Kamuma, a tua junta foi a vida porque estava podre, mal abriste o capô disse-te isso, acho que foram as primeiras palavras que te disse quando te conheci... que a junta ia rebentar... Coincidiu por teres colocado isso nessa altura.

O que acho esquesito nisto tudo é que quando o problema é a corrente gasta ou mal esticada... faz sempre barulho e não só a frio...

Apontava mesmo para a tal almofada ou para as válvulas...

Pelo video, tu filmaste na zona dela, penso que tenhas filmado o mais próximo possível do local que te parece ter visto o barulho...

Se quiseres fazer isso bem feito, é quando trocares a junta de novo rodares válvulas e limpares as touches.

As touches recebem o óleo por uma conduta com menos de 1 mm de diâmetro na lateral da mesma e sai por baixo o excesso de óleo, mantendo-se assim afinadas. Podes ter essas condutas com residos ou as touches sujas.

Quanto à bomba de óleo é uma questão de testares a pressão do óleo... penso que o veloso tenha como fazer-lo...
No caso dos 9-5´s, atendendo à probabilidade de falha das mesmas, eu não hesitaria em colocar um sensor de pressão do óleo com ligação a manómetro, nem que fosse para consultar de longe a longe... (pergunto-me se no Sid não tem essa informação...)

Nicodemus, quando o óleo está frio o óleo é mais espesso... torna-se mais liquido a quente...
A pressão de óleo é maior em todos os motores a frio do que a quente por esse mesmo motivo... para compensar a maior viscosidade. Com mais pressão, é levado mais rapidamente onde é preciso...
Motivo pelo qual não devemos de abusar com o carro a frio... o óloe não está quente, logo mais espesso...

Abraço




Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 17 de Janeiro de 2013, 21:09
Já me veio à cabeça o produto...

é isto: wynns hydraulic valve lifter treatment (http://Wynn_s_Hydraulic_Valve_Lifter_Treatment.html)

Atenção...

que existem dois tipos de produtos para válvulas com finalidades diferente...

Existem produtos para:

válvulas - é colocado no combustível ou através de um tubo de vácuo... ele tem que entrar pela admissão... por isso junta-se à gasolina ou ar. As válvulas costumam ganhar sujidade nas "costas" por onde entra o ar, por vezes impedindo mesmo de fecharem completamente.

Touches - As touches embora estejam em contacto com a válvulas, não são limpas da mesma forma, visto estarem no compartimento das arvores de cams e não na câmara de combustão... motivo pelo qual, sendo hidráulicas é misturado no óleo.

Se fosse no meu motor e precisa-se mesmo de usar este produto (preferia desmontar tudo a usar) colocaria o produto e usaria durante uns 500 kms... depois mudava o óleo...

_________________________________________________________

No post anterior disse uma asneira...
Não precisas de tirar a colaça fora para limpares as touches...

Simplesmente:
- retiras a tampa de válvulas
- retiras os 2 vedantes da mesma
- tiras a duas rodas dentadas onde corre  a corrente de distribuição
- tiras as 2 arvores de cams fora
- tiras as touches uma a uma limpando-a e colocando-a exatamente no mesmo sitio onde estavam.

Atenção:
- usa chave dinamométrica
- limpa bem os parafusos antes de os colocar ao sitio (senão alteras força de aperto)
- Usa os parafusos nos mesmos buracos de onde saíram
- Não troques as peças que prendem a arvore de cams, estão marcadas e não se trocam.
- cuidado para ao montares as rodas dentadas não tirares o motor do ponto (ver marca da poly e rodas dentadas desmontadas)
_______________________________________________________________

o que eu faria:

- compraria novos vedantes da tampa de válvulas DA ELRING: 25€ no Ebay :
Vedantes da tampa de valvulas ebay alemão (http://www.ebay.de/itm/SAAB-9-3-9-5-900-ELRING-VENTILDECKELDICHTUNG-SATZ-/290672841079?pt=DE_Autoteile&fits=Make%3ASaab%7CModel%3A9-5&hash=item43ad739177)
Vedantes da tampa de valvulas ebay inglês (http://www.ebay.co.uk/itm/Rocker-Cover-Gasket-Set-SAAB-900-9000-9-5-9-3-ELRING-892-930-/310550560878?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3ASaab%7CModel%3A9-5&hash=item484e41806e)

- compraria uma nova almofada da tampa das válvulas:
encontrei esta no ebay mas não deve de ser original: Ebay (http://www.ebay.co.uk/itm/Upper-Timing-Chain-Rail-Guide-For-SAAB-/300824567924?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3ASaab%7CModel%3A9-5&hash=item460a8aa074)
Tens esta na pfs, não faz referência que seja para 9-5... mas acho que é a mesma... PartsforSaabs - 9000 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_118&products_id=3161)

eee... fazia o procedimento acima descrito...

com este procedimento ou resolves o problema ou:
- garantes que não é da almofada porque a substituiste
- garantes que não é sujidade das válvulas porque as limpaste
- que o tensor está a fazer o trabalho dele caso não exista folga na corrente

_______________________________________________________________

Para limpar as touches deves de:

- tirar a touche fora
- comprares um daqueles apontadores com iman e na parte de baixo da touche fazer-la abrir e fechar com água.
- Se a válvula não reter o liquido / óleo tem que ser substituída.
- antes de montares a touche ela tem que estar já com óleo dentro.

_______________________________________________________________

(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2944)

_______________________________________________________________

Foi o que fiz no meu carro... O catavares obrigou-me a fazer isto uma a uma...
e a rodar válvulas...
Não andei a pesquisar para colocar aqui.
o mérito de eu saber fazer é todo do catavares

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 17 de Janeiro de 2013, 23:38
Eu não punha a bomba de óleo em questão, porque o óleo a frio é mais viscoso e mais fácil de bombear.

A tal borracha da tampa de válvulas é que custuma fazer uns barulhos estranhos quando é velha, até porque ela não apresenta desgastes, ou quase nenhuns, mas o problema é que ela fica mesmo muito rija e quando a corrente roça nela faz barulho. Quando é nova é tenra como borracha.

O kit de distribuição vem com os pinhões todos (exepto o de veio de equilibrio lado admissão), por isso acho que quem mudou a distribuição deve ter metido tudo novo. o kit SAAB não tras o esticador de óleo.

Se tudo começou quando se trocou a distribuição, acho que o problema vem daí.

Mas o andamento mantem-se igual ou notas algo de diferente?


O andamento é fantastico pena é o preço do combustivel... ;)
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 17 de Janeiro de 2013, 23:43
Já me veio à cabeça o produto...

é isto: wynns hydraulic valve lifter treatment ([url]http://Wynn_s_Hydraulic_Valve_Lifter_Treatment.html[/url])

Atenção...

que existem dois tipos de produtos para válvulas com finalidades diferente...

Existem produtos para:

válvulas - é colocado no combustível ou através de um tubo de vácuo... ele tem que entrar pela admissão... por isso junta-se à gasolina ou ar. As válvulas costumam ganhar sujidade nas "costas" por onde entra o ar, por vezes impedindo mesmo de fecharem completamente.

Touches - As touches embora estejam em contacto com a válvulas, não são limpas da mesma forma, visto estarem no compartimento das arvores de cams e não na câmara de combustão... motivo pelo qual, sendo hidráulicas é misturado no óleo.

Se fosse no meu motor e precisa-se mesmo de usar este produto (preferia desmontar tudo a usar) colocaria o produto e usaria durante uns 500 kms... depois mudava o óleo...

_________________________________________________________

No post anterior disse uma asneira...
Não precisas de tirar a colaça fora para limpares as touches...

Simplesmente:
- retiras a tampa de válvulas
- retiras os 2 vedantes da mesma
- tiras a duas rodas dentadas onde corre  a corrente de distribuição
- tiras as 2 arvores de cams fora
- tiras as touches uma a uma limpando-a e colocando-a exatamente no mesmo sitio onde estavam.

Atenção:
- usa chave dinamométrica
- limpa bem os parafusos antes de os colocar ao sitio (senão alteras força de aperto)
- Usa os parafusos nos mesmos buracos de onde saíram
- Não troques as peças que prendem a arvore de cams, estão marcadas e não se trocam.
- cuidado para ao montares as rodas dentadas não tirares o motor do ponto (ver marca da poly e rodas dentadas desmontadas)
_______________________________________________________________

o que eu faria:

- compraria novos vedantes da tampa de válvulas DA ELRING: 25€ no Ebay :
Vedantes da tampa de valvulas ebay alemão ([url]http://www.ebay.de/itm/SAAB-9-3-9-5-900-ELRING-VENTILDECKELDICHTUNG-SATZ-/290672841079?pt=DE_Autoteile&fits=Make%3ASaab%7CModel%3A9-5&hash=item43ad739177[/url])
Vedantes da tampa de valvulas ebay inglês ([url]http://www.ebay.co.uk/itm/Rocker-Cover-Gasket-Set-SAAB-900-9000-9-5-9-3-ELRING-892-930-/310550560878?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3ASaab%7CModel%3A9-5&hash=item484e41806e[/url])

- compraria uma nova almofada da tampa das válvulas:
encontrei esta no ebay mas não deve de ser original: Ebay ([url]http://www.ebay.co.uk/itm/Upper-Timing-Chain-Rail-Guide-For-SAAB-/300824567924?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3ASaab%7CModel%3A9-5&hash=item460a8aa074[/url])
Tens esta na pfs, não faz referência que seja para 9-5... mas acho que é a mesma... PartsforSaabs - 9000 ([url]http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_118&products_id=3161[/url])

eee... fazia o procedimento acima descrito...

com este procedimento ou resolves o problema ou:
- garantes que não é da almofada porque a substituiste
- garantes que não é sujidade das válvulas porque as limpaste
- que o tensor está a fazer o trabalho dele caso não exista folga na corrente

_______________________________________________________________

Para limpar as touches deves de:

- tirar a touche fora
- comprares um daqueles apontadores com iman e na parte de baixo da touche fazer-la abrir e fechar com água.
- Se a válvula não reter o liquido / óleo tem que ser substituída.
- antes de montares a touche ela tem que estar já com óleo dentro.

_______________________________________________________________

([url]https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2944[/url])

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Foi o que fiz no meu carro... O catavares obrigou-me a fazer isto uma a uma...
e a rodar válvulas...
Não andei a pesquisar para colocar aqui.
o mérito de eu saber fazer é todo do catavares

Abraço



Espetacular.... Deixa ver se não acontece nada de mal até poder fazer isso!
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 18 de Janeiro de 2013, 10:48
pode ser estúpida a pergunta mas... já tens o kit PCV instalado nesse 9-5, não já?
Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: teco em 18 de Janeiro de 2013, 11:21
Oil sludge a entupir tuches?
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 18 de Janeiro de 2013, 12:18
pode ser estúpida a pergunta mas... já tens o kit PCV instalado nesse 9-5, não já?
Abraço

Sim cheguei a fazer as modificação intermédia e depois instalei o KIT final.
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 18 de Janeiro de 2013, 18:17
O propósito deste meu post é unicamente te elucidar e a todos que tenham a mesma dúvida.

Pelo tema deverás perceber porque é que estou a escrever isto no teu tópico.

o teu motor não precisa de óleo 10WXX... a menos que tenhas fugas e esteja todo "parido"... (embora te tenham informado que é o recomendado) e explico-te de seguida porquê.. (ao contrario de outros lados que só te dizem que "é porque é")
Foi recomendado, como viste nos links em cima, quando o teu carro saiu, mas quando a SAAB se apercebeu do erro passou para 0WXX e 5WXX...

Sendo o valor que antecede o "W" referente à viscosidade, quanto menos for, mais fino é o óleo... e é obvio melhor lubrifica, especialmente a frio quando é mais viscoso... o segundo valor após o "W" referente à temperatura de utilização.

(http://z.hubpages.com/u/223700_f520.jpg)

como escrevi no post anterior penso que já tenhas percebido porque é que a saab tinha no manual 10w40 e 10w30 de recomendação.. assim como após 2003 só passou a recomendar 0w e 5w... sendo o teu motor em termos mecânicos EXACTAMENTE IGUAL...

Quando te disserem que o óleo que tu tens não é recomendado para o teu carro... pede por favor para lerem o manual antes de escreverem...

Aqui fica o printscreen do manual do teu carro:

(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2947)

Como podes ver... JÁ NO TEU MANUAL DO 9-5 DE 2000... te dizem que podes usar óleos tanto de 0W e 5W de viscosidade... com W40 e W50 de temperatura... Isto em um ano que os óleos sintéticos estavam a entrar no mercado...

Manual Saab 9-5 ano 2000 (https://www.saabsportugal.com/manuais/9-5/SAAB%209-5%20Manual%202000%20Eng.pdf) - página 229

Como viste nos links que em cima te deixei a SAAB passou apenas a recomendar óleos 100% sintéticos, a prova disso é esta, por exemplo em um SAAB 9-5 de 2005:

(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2948)

Como podes ver os óleos recomendados passaram a ser somente os 0W e 5W... 100% sintéticos...  deixaram de recomendar 10W semi-sintéticos...
Os tempos evoluem e os manuais no porta luvas não são digitais, logo não se actualizam :P

Manual Saab 9-5 ano 2005 (https://www.saabsportugal.com/manuais/9-5/SAAB%209-5%20Manual%202005%20Eng.pdf) - página 255

____________________________________________________________________

MUITO, mas MUITO dificilmente conseguirás arranjar um óleo 100% sintético 10w40... a menos que compres um óleo próprio para motores com fugas, desgastado e alta quilometragem...

Apareceu agora este da Mobil: Mobil 10w40 full syntethic oil (http://www.mobiloil.com/USA-English/MotorOil/Oils/Mobil_1_High_Mileage_10W-40.aspx)

Deve de rondar os 100€ se quiseres experimentar... Contudo lembra-te que a saab RECOMENDAVA esses 10w antes de se depararem com o problema do OIL SLUDGE.... já não recomenda... vê os manuais dos 9-5´s mais recentes para confirmares sabendo tu que a mecânica é a mesma...

MAS...

1 - Tens esse barulho há mais de um ano e o óleo que tens, e que te dizem não ser recomendado usas-lo há cerca de 1 mês, se tanto...

2 - Eu estou a usar esse óleo tanto no meu saab 9000, no peugeot 207 1.4 hdi, no 9-3 b205 com stage 1 e posso te mostrar mais 4 carros com esse óleo...e NENHUM faz barulho de touches... O meu saab 9000 fica parado aos 2 meses seguidos, ligas o carro e barulhos = ZERO.

quanto à qualidade do óleo também acho que não restam dúvidas : Mobil - comparação de qualidade (http://www.mobil.us/USA-English-LCW/carengineoils_product-comparison-chart.aspx)

Portanto... espero que o mito sobre os óleos esteja desfeito...
E se poderes instruir quem nunca leu o manual do 9-5 e não sabe o que a própria marca recomenda... melhor :D
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: teco em 18 de Janeiro de 2013, 23:58
e depois desta posta tão rica do frater Tes vou lembrar o óbvio...

A MAIORIA DOS SAABS TEM TURBO

o turbo começa a ser solicitado a rotações assutadoras... quanto mais fino (o primeiro numero), mais depressa lá chega, lubrifica e protege o turbo

se tiverem 9000 não usem dez que o smap ja não tem turbos para vender e se for 95... força nisso, tenho um que penso vender e clientes dão jeito  ;D
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 19 de Janeiro de 2013, 18:14
uma coisa que me esqueci de comentar é que a tabela que postei em cima não está em graus celsios... mas sim em fahrenheit...
Obviamente a questão era somente explicar a amplitude de aplicação das viscosidades e suporte de temperatura...

Ou seja... vocês podem usar anticongelante de -15º... embora muito dificilmente no nosso clima passemos a baixo dos 0º (tirando o kamuma)... contudo mal não faz usar-lo...

O mesmo com o óleo... se colocam óleo melhor ou mais caro isso é com vocês... não deixa de ser recomendado para o vosso carro se for melhor do que o anunciado...

Especialmente caso se trate de um 9-5...
ou como diz o teco.. .de um turbo...

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 26 de Janeiro de 2013, 20:15
Bom, hoje fiz mais uns testes carro parado à 2 dias. Removi a Correia dos instrumentos para anular a possibilidades e coloquei a trabalhar o motor. Enfim, mantém o barulho...

Vou tentar resolver o problema com algum produto de limpeza para adicionar ao óleo.

Vou atacar com Slick50. Para ver se ficar mais tranquilo...
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: teco em 26 de Janeiro de 2013, 23:02
Bom, hoje fiz mais uns testes carro parado à 2 dias. Removi a Correia dos instrumentos para anular a possibilidades e coloquei a trabalhar o motor. Enfim, mantém o barulho...

Vou tentar resolver o problema com algum produto de limpeza para adicionar ao óleo.

Vou atacar com Slick50. Para ver se ficar mais tranquilo...

eu usei slik 50 mas o meu carro não tinha tubo e quaisquer tuches sensíveis

ANTES

vé o nivel de óleo e coloca no maximo sem passar (ajudava o meu)

depois, verifica o eixo que ja te disse que sincroniza os cilindros, o meu fazia muito isso e desde que o veloso tirou e voltou a por (alinhando bem) porque foi aos vedantes dos injectores... nuca mais

melhor conselho que posso dar
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 26 de Janeiro de 2013, 23:12
Bom, hoje fiz mais uns testes carro parado à 2 dias. Removi a Correia dos instrumentos para anular a possibilidades e coloquei a trabalhar o motor. Enfim, mantém o barulho...

Vou tentar resolver o problema com algum produto de limpeza para adicionar ao óleo.

Vou atacar com Slick50. Para ver se ficar mais tranquilo...

eu usei slik 50 mas o meu carro não tinha tubo e quaisquer tuches sensíveis

ANTES

vé o nivel de óleo e coloca no maximo sem passar (ajudava o meu)

depois, verifica o eixo que ja te disse que sincroniza os cilindros, o meu fazia muito isso e desde que o veloso tirou e voltou a por (alinhando bem) porque foi aos vedantes dos injectores... nuca mais

melhor conselho que posso dar

Sabes isso do max de óleo. Já esta, isto é, sempre esteve... Sobre o eixo não te entendo, os vedantes dos injectores tb não. Decifras?
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 27 de Janeiro de 2013, 08:29
Teco... o carro dele é gasolina....

E também nunca percebi qual é esse eixo que sincroniza os cilindros!!! lol o único eixo onde estão ligados os cilindros é a cambota... e não é de afinação... lol

Orlando...

As tuas válvulas são hidráulicas... ou seja... anda óleo la dentro, dentro de uma fissura com menos de 1 mm...
Lê o tópico sobre os aditivos que escrevi e depois diz alguma coisa... :)

Se coloca-ses um produto especifico para limpeza de touches... ainda vá que não vá... embora continue a não gostar... mas muito melhor que mandar "teflon" para dentro do motor.... Especialmente com um bom óleo lá dentro para o estragares...

Abraço

Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 27 de Janeiro de 2013, 09:30
Sabes isso do teflon a ideia era tornar o arranque a frio ainda mais leve... O produto de limpeza tenho algum medo por causa da junta da colaça, porque já tem uns bons anos e kms.

Vou ler o post dos aditivos!
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 27 de Janeiro de 2013, 09:37
O teu problema não é teres o arranque "pesado"... por isso porque razão vais contaminar o óleo com o Slick 50?

o teu problema será... quase de certeza... a lubrificação nas touches...

Tens que tentar perceber se o barulho vem realmente dentro da distribuição ou de algum injector (por vezes não é fácil)

O facto de teoricamente baixares o atrito entre peças não te vai aumentar a pressão de óleo e lubrificação como precisas... teoricamente vais mesmo é fazer o contrário...

Faço já um post com fotos a indicar o procedimento que já te indiquei em cima...
Se tas em vila real consegues fazer-lo sem problemas...

15 min...

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 27 de Janeiro de 2013, 10:25
Como te disse uns posts atrás...

isto é o que eu fazia em vez de correr o risco de tapar ainda mais as condutas de óleo:

Limpeza de touches com motor montado (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=461.0)

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: teco em 27 de Janeiro de 2013, 10:54
Teco... o carro dele é gasolina....

E também nunca percebi qual é esse eixo que sincroniza os cilindros!!! lol o único eixo onde estão ligados os cilindros é a cambota... e não é de afinação... lol



Era então a cambota, o que tu disseste acima para não mexer, basta um ligeiro desacerto e da sintomas desses, eu tinha e quando foi mexido desapareceu
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 27 de Janeiro de 2013, 11:50
sabes o que é a cambota teco???

Tens noção do que acontecia se a cambota tivesse um "ligeiro desacerto" ?????

lololololol

nem bronzes gastos pode ter... nem riscos sequer...

vai ver o meu tópico do lpt que tens l´varias fotos da cambota...

alem disso o veloso não te abriu o motor para chegar à cambota de certeza...

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: teco em 27 de Janeiro de 2013, 11:58
Então diz tu o que é

Penso que seja a cam que aciona válvulas, esta bem a vista quando abres só a "tampa" de cima. Depois tem se travar uma peça para a recolocar e alinhar.

E eu só referi porque me acontecia ruído a frio e desque que o veloso realinhou (porque teve de tirar para chegar aos vedantes dos injectores) desapareceu o ruído.

Abracos
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 27 de Janeiro de 2013, 12:26
o que é que a tampa de válvulas, árvore de cams e válvulas tem haver com cilindros e sincronização dos mesmos? :|

eu dizia o que era... se te conseguir perceber :D

explica-me como se eu fosse o kamuma... :D

bem... embora não saibas o que é uma cambota (assustador) já a excluímos então do cenário...

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 27 de Janeiro de 2013, 13:25
Bom vou mandar vir as peças...E Vou me preparar para limpar tudo!
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: teco em 27 de Janeiro de 2013, 18:19


explica-me como se eu fosse o kamuma... :D



a primeira tampa do motor (que tem aquele vedante preto borachento) dá acesso aos injectores , mas há um eixo por cima, é esse. e depois de tirar para voltar a por tem que se travar uma peça e alinhar...

Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 27 de Janeiro de 2013, 22:45
No carro dele, a gasolina como referi, depois de tirares a tampa de válvulas não tens acesso aos injectores... os injectores estão no colector de admissão...

Deves te referir à árvore de cams, no meu tópico tens lá as fotos e com a legenda a tratar as coisas pelos nomes :D

Se leres, podes sempre saber e identificar as peças do motor para comentar :D

Pelo que dizes, deves de te estar a querer referir à árvore de cams... que no caso dele (no meu e no teu 9000 também) são duas... certo?

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: teco em 27 de Janeiro de 2013, 23:23
No carro dele, a gasolina como referi, depois de tirares a tampa de válvulas não tens acesso aos injectores... os injectores estão no colector de admissão...

Deves te referir à árvore de cams, no meu tópico tens lá as fotos e com a legenda a tratar as coisas pelos nomes :D

Se leres, podes sempre saber e identificar as peças do motor para comentar :D

Pelo que dizes, deves de te estar a querer referir à árvore de cams... que no caso dele (no meu e no teu 9000 também) são duas... certo?

Abraço

como so abri o meu 2.2 tid so sei que tem uma

será  arvore de cams se tiver de ser alinhada enquanto uma peça esta travada...

e sim, tinha sintomas que me lembraram o que aqui foi descrito e desapareceram quando foi realinhada
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 28 de Janeiro de 2013, 17:29
Pois isso de alguma das arvores desalinhada até que... Bem vai é dormir ao veloso de sexta demanhã para Sábado para ver o que ele diz, também!

Falei como o meu Pai e ele acha muita fruta mexer nas arvores sem se ter um diagnostico de ouvido do Veloso.

 O carro está mbom eu é que sou picuinhas com ele...
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: teco em 28 de Janeiro de 2013, 20:28
ele de ouvido diz-te logo se tens problema aí... no outro dia não era saab, o caso era muito ligeiro, o miguel tinha duvidas e ele não ;)
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 29 de Janeiro de 2013, 10:44
se te for possível... melhor não podes fazer :D

logo que deixes o slick50 de lado :P ja fico contente, lol

Abraço
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 29 de Janeiro de 2013, 12:08
Ok, homem! Esquecido...
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: orlando em 23 de Março de 2013, 22:05
Amigos, o problema resolveu-se... Não sei como sei é o resultado, já não faz barulho a frio depois de estar parado 24h!

Agora o que desconfio:

- Mudei o óleo e usei o mobil1. Deve ter ajudado a limpar se é tinha lixo nas touches.
- Esticador novo da corrente demorou a acamar. Neste caso demorou mais de 500 km. Só depois desta marca é que me vim queixar para o fórum.

Muitíssimo obrigado a todos. Em conclusão acredito que teria o esticador estragado, como o Mestre Veloso me tinha dito.
Título: Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
Enviado por: TesZero em 23 de Março de 2013, 22:16
Melhor assim :D

Esperemos que continues com muitos e bons quilómetros :)

e... com bom óleo 100% sintético :)

Vai nos mantendo actualizados.

grande abraço