Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 16:10

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

305 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Comportamento da valvula swirl ao ralenti (2.2 TID)  (Lida 5681 vezes)

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Comportamento da valvula swirl ao ralenti (2.2 TID)
« em: 17 de Fevereiro de 2013, 10:59 »
Viva, na passada semana perguntaram-me qual era o comportamento do actuador da minha válvula de swirl quando o motor está ao ralenti.

Olhei para a mesma e até cheguei a mexer nela e observei que a dita cuja está completamente distendida ao ralenti. (sem que o vácuo a faça retrair)

Após mais algum dialogo foi me afirmado que o comportamento normal da dita seria encolher da mesma forma que o actuador do turbo, que no meu carro encosta totalmente ao parafuso afinador (ao ralenti).

Como sei que existem alguns proprietários de 2.2 TID pelo forum gostaria que testemunhassem o comportamento das mesmas.

Um muito muito obrigado desde já!

Ps. Este actuador regula a abertura/fecho de um segundo canal de enchimento na altura da admissão do pistão.
Ps1. O acuador está do lado direito de quem olha de frente para o motor próximo da ficha que liga ao sensor do posição da cambota.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2013, 11:30 por orlando »
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Comportamento da valvula swirl ao ralenti (2.2 TID)
« Responder #1 em: 19 de Fevereiro de 2013, 20:20 »
Ok, fiz mais um teste e fiquei a pensar...

Explico:

Motor parado, coloco a trabalhar, e o actuador não mexe, acelero até às 4000 rpms , não mexe.
Entro no carro coloco em D vou até ao fim da rua e venho.
Vou olhar para o actuador novamente e pronto já lá está colado ao fundo (porta fechada) peço a alguém para acelerar até ás 3500 e de volta ao ralenti e lá está ela a mexer como é suposto.

Teco, ajudas?
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Comportamento da valvula swirl ao ralenti (2.2 TID)
« Responder #2 em: 19 de Fevereiro de 2013, 20:32 »
I had the Swirl Valve (in the Inlet Manifold) removed, cleaned and freed up (it was seized) - that's supposed to improve combustion at higher speeds and might also be an improvement - not had a chance to notice at night yet. The actuator for that is behind the EGR valve, on the right side (looking from the font under the bonnet) and is vacuum operated - if you cannot move it with your fingers then it is clogged up and could be the culprit also.

tira e limpa se não mexe bem à mão...

p.s. procurei nunca olhei para a minha
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Comportamento da valvula swirl ao ralenti (2.2 TID)
« Responder #3 em: 19 de Fevereiro de 2013, 22:54 »
 :(

O que gostava mesmo é que tu olhasses para a dita...
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Comportamento da valvula swirl ao ralenti (2.2 TID)
« Responder #4 em: 19 de Fevereiro de 2013, 23:12 »
:(

O que gostava mesmo é que tu olhasses para a dita...

quando for ao veloso peço que explique o que pode ser visto... e como, até lá... não sei
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Comportamento da valvula swirl ao ralenti (2.2 TID)
« Responder #5 em: 19 de Fevereiro de 2013, 23:46 »
OK ok, é simples na zona da frente do motor mesmo por debaixo da tampa do motor canto inferior direito tens lá um actuador de membrana (vácuo) de cor preta. O veio deve estar distendido quando tens o motor parado.

Deu para identificar, qual é?
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998