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Oficina => Travagem / Ligação ao solo => Tópico iniciado por: TesZero em 06 de Março de 2013, 20:16

Título: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 06 de Março de 2013, 20:16
Pneus - Dados úteis

Embora por muitas vezes descurados, os pneus são mesmo o elemento mais importante no nosso veiculo.

É o elementos que:
- Nos liga ao solo
- Que absorve todas as irregularidades do piso
- Suporta mais de uma tonelada de peso dividida pelos 4 pontos
- Transmite a potência do motor ao solo
- É responsável pela eficácia da imobilização do veiculo

Como ler as inscrições dos pneus:

Alem de várias inscrições com menos utilidade, existem algumas inscrições às quais devemos tomar atenção.

Olhando para o pneu e lendo as medidas, tendo a foto como exemplo: 205 / 60 / 16 R 92 H

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o que representa:

205 - Largura em milímetros, neste caso 205 milímetros, 20,5 centímetros de largura

60 - altura do pneu em percentagem face à largura, neste caso 60% de altura dos 205 milímetros de largura representa 123 milímetros de altura de pneu, 12,3 centímetros.

16- Representa o diâmetro da jante sempre em polegadas.

R - Tipo de construção do pneu. neste caso é (R) Radial, pode ainda ser (D)Diagonal, (B)belted (cintas).

92 - representa o índice de carga, para cada numeração corresponde um valor em quilos, neste caso 92 = 630 kg de carga máxima sobre cada pneu:

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H - representa o incide de velocidade máxima segura para o pneu. Para cada letra é atribuído mediante uma tabela a velocidade máxima, neste caso h = 210 km/h de velocidade máxima:

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Mas.. o mais importante é mesmo a data de construção.
Os pneus guardados em armazém são protegidos por uma resina que retarda a degradação dos mesmos, contudo a mesma não é de duração ilimitada.
Nas inscrições podemos ver, normalmente dentro de um rectângulo saliente no pneu:

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Neste exemplo: 0707 representa que o pneu foi fabricado :
07 - 7ª semana do ano, estimando 4 semanas por mês, representa ser de finais de Fevereiro
07 - Do ano de 2007

Os pneus são fabricados e atestados para cumprirem funções durante 4 anos, após esse tempo não existem garantias de segurança. Em alguns países é mesmo proibido circular com pneus que ultrapassem esse tempo.

Estrutura:

A pequena área de contacto com o chão para permitir aceleração, imobilização em piso seco e molhado, mudanças de direcção, suporte de altas temperaturas, conforto e durabilidade do pneu tem que ter uma estrutura que o permita.

A estrutura do pneu é composta por:

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Carcaça do pneu - a carcaça do pneu é composta normalmente por nylon ou poliéster sendo a estrutura interna do pneu. É sua função manter a pressão do pneu e suportar a carga do veiculo e amortecimento das irregularidades da estrada.

Piso - cobertura exterior que protege a carcaça do pneu sendo fabricado com borracha especialmente concebida para resistir a todo o desgaste imposto. As ranhuras servem unicamente para canalizar a água da estrada evitando aquaplanagem.
O piso deve de ser verificado periodicamente, praticamente todas as marcas de pneus têm entre ranhuras do pneu um sulco que marca o limite mínimo de 1,6 mm de piso legal para circulação.
Quando detectada qualquer degradação no piso deverá ser trocado imediatamente o pneu afectado, de preferência a pares para manter o mesmo nível de piso.

Ombros - extremidade do pneu concebido para dissipar o calor e prevenir a carcaça de danos laterais.

Telas estabilizadoras - As telas estabilizadoras, normalmente fabricadas em aço, garantem a rigidez do pneu dando maior firmeza. Situam-se entre o Piso e a Carcaça do pneu.

Talão - é composto por diversos fios de aço onde ligam as diversas capas da carcaça unindo o pneu à jante.

Paredes laterais - embora a borracha das paredes laterais não entre em contacto com o chão, são construídas de borracha apropriada para suportarem a máxima tensão de flexão.

Válvulas:

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Estando submetidas a uma força centrifuga enorme, estas têm um desgaste acentuado. Devem de ser substituídas a cada troca de pneus, nunca reutilizadas.
Para testar as mesmas, a cada confirmação/rectificação de pressão devem de as molhar, tanto a válvula em si, como na sua base, caso faça bolhas é sinal que está a sair ar pela mesma sendo necessário substituir.

Pressão dos pneus:

Grande parte do desgaste dos pneus acontece pela utilização dos mesmos com pressões incorrectas.
Deve de ser usada a pressão recomendada pelo fabricante, não só para uso normal, como para transporte de cargas ou condução a maior velocidade.
A pressão deve de ser verificada pelo menos a cada 2 semanas mediante um manómetro fiável, de preferência na mesma bomba.
A verificação da pressão deve ser feita sempre com os pneus frios, nunca após circular mais de 3 km´s. Atendendo que com a temperatura o ar expande, a pressão do pneu a quente poderá aumentar até 20%.

Consequências da pressão baixa:

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- Desgaste mais rápido e disforme do pneu devido a aumento da temperatura e contacto disforme com o solo. O desgaste é mais acentua nos ombros do pneu
- Maior consumo de combustível devido ao maior atrito
- Menos estabilidade
- Direcção mais pesada devido ao maior atrito
- Diminuição do tempo de reacção, especialmente quando se trata dos pneus frontais
- Aparecimento de fissuras devido a aumento de temperatura, maior flexão dos flancos e consequente risco de rebentamento
- Desgaste prematuro da direcção devido a maior esforço

Consequências da pressão alta:

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- Maior desgaste no centro do pneu
- Aparecimento de fissuras nos sulcos devido ao seu alongamento
- Menor protecção contra cortes e perfurações
- Menor conforto na condução

Alinhamento das rodas:

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O desalinhamento mecânico nas rodas alem de tornar o automóvel mais instável provoca também desgaste prematuro nos pneus. Um alinhamento correcto permite prolongar a vida útil do pneu devido a forçar um desgaste regular do mesmo.

A direcção deve de ser alinhada quando:
- Se sofre impactos fortes na suspensão
- Sempre que se troca de pneus
- Sempre que exista desgaste irregular nos pneus
- Sempre que houver substituição de componentes na suspensão
- Sempre que a direcção não estabilize em linha recta
- Ou cada 10.000 kms percorridos

Equilíbrio das rodas:

Uma roda equilibrada consiste na distribuição o mais acertada possível do peso a nível dos centros radiais e laterais.

O desequilibro das rodas (pneu e jante) resulta em:
- Vibração do veiculo
- Maior desgaste de componentes mecânicos
- Maior desgaste dos pneus

Existem dois tipos de desequilíbrios:
- Desequilíbrio estático: quando o pneu se encontra mais leve de um lado do que de outro na roda, isto provoca desregulamento na rotação do mesmo levando mesmo a perdas de tracção.
- Desequilíbrio dinâmico: Desequilíbrio lateral que causa vibração, desgaste sinuoso do pneu e componentes da suspensão.

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As rodas devem de ser equilibradas:
- Sempre que surjam vibrações
- Na troca de pneus
- Ou cada 10.000 quilómetros

Rotação dos pneus:

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É aconselhada a rotação dos pneus para assim prever um desgaste uniforme entre eixos e alcançando uma maior durabilidade e estabilidade.
É aconselhada a rotação dos pneus a cada 10.000 kms.
Nos carros de tracção frontal existe um acréscimo de desgaste devido ao facto dos pneus frontais não serem só responsáveis pela mudança de direcção como também pela tracção do veiculo. Um desgaste desequilibrado frontal aumenta a distância de travagem, um desgaste desequilibrado traseiro diminui a aderência em curva.
Sempre que existe rotação de pneus, além da maior durabilidade dos mesmo, existe menos diferenças de piso entre eixos, salvaguardado um maior equilíbrio entre travagem e aderência em curva.
Desta forma é aconselhado fazer a troca sempre dos 4 pneus na mesma altura mantendo a aderência equilibrada.
Se existir maior preferência pela troca de 2 pneus de cada vez, os novos devem sempre de ser montados no eixo traseiro aumentando o nível de segurança do veiculo pois reduz a probabilidade do carro deslizar em curva.

Pneus Runflat:

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Os pneus Runflat permitem continuar a condução após um furo. É uma tecnologia da qual a Bridgestone foi pioneira e equipou de série pela primeira vez o Prosche 969 em 1986.
Devido ao reforço das paredes laterais, mesmo após um furo, o pneu consegue cumprir a sua função continuando viagem em segurança até um ponto de assistência sempre com controlo do veiculo. A utilização de pneus Runflat invalidam a necessidade de pneu suplente. 

Condução com piso molhado:

Alguns pontos a ter em atenção quando à condução em piso molhado:
- Atenção aos primeiros dias de chuva, existem óleos e outros produtos na estrada que a tornam ainda mais perigosa
- Atenção quanto ao desgaste dos pneus pois diminui o atrito dos mesmos
- Atenção quanto ao excesso de pressão pois diminui a área de atrito
- Atenção especial a lençóis de água que provoquem aquaplanagem
- Nunca travar a fundo com piso molhado
- Aumentar distância de segurança
- Cuidado após instalação de pneus novos, estando estes protegidos para não se degradarem em armazém, serão bastante escorregadios até que gastem a resina protectora

Antes de fazer uma viagem longa:

Antes de sair para uma viagem longa deve-se confirmar:
- Pressão dos 4 pneus a frio
- Avaliação dos pneus quanto a fissuras
- Avaliação do desgaste do pneu
- Verificar se existe desgaste disforme
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rater em 06 de Março de 2013, 21:51
Bom tópico, TesZero  O0. Já agora podia-se fazer um feedback de marcas que o pessoal usa. O que achas?
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 06 de Março de 2013, 22:17
Olá rater, obrigado.

Eu desde que experimentei GoodYear F1... não quero outra coisa...
Uso desde 2005.

Uso eu, o lfteixeira e penso que o Vidinha também.

Os Goodyear F1 Gsd3 eram bons... mas os Assimétricos são 10 vezes melhores....

Sim, são pneus para fazermos cerca de 30.000 - 40.000 quilómetros... mas tem uma aderência tanto em solo seco como molhado fenomenal....

Há alguns membros a usarem Michelin Energy também com bom feedback, bons a nível de longevidade, mas não tão bons na aderência, especialmente na chuva(uso em outro carro não carro este modelo)...

Quanto a mim, reforço... prefiro perder na longevidade ganhando na aderência :)

Eu sou gozado por andar só a 100 km/h... mas não esquecer que ando a 100 km/h sempre... independentemente da curva :P

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rater em 06 de Março de 2013, 22:49
Eu cá só posso falar no 325 Tds o meu feedback até agora:

1ª Bridgestone POTENZA 225/50 R16 do melhor até hoje então em seco trazem "cola" . Excelente Grip.

2º KUMHO ECSTA SPT KU31 225/50 R16 91 W, boa relação preço aderência tanto em seco como em chuva. Muito bom Grip. Numa cafezada de BMW´s em Viseu aconselharam-me a marca Toyo bons baratos e de excelente relação preço qualidade. No SAAB (quando comprar) marca a comprar.

3º Firestone FIREHAWK SZ 90 205/55 R16 91 V, não aconselho de todo, para quem gosta de grip no carro, borracha muito dura e demora a aquecer ao fim de aquecer é "comestível" , até podem durar muitos km´s, mas não compro mais.
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: contribuinte em 07 de Março de 2013, 12:02
Boas pessoal,
E que tal se a gente desse uma ajudinha á economia nacional???? Já ouviram falar da CONTINENTAL?
São pneus Portugueses, e muito conceituados lá por fora, não sei se já viram algum programa da http://www.westcoastcustoms.com/ (http://www.westcoastcustoms.com/) ? Eles normalmente usam pneus da continental nos seus bolides O0

Abraço.
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: Guest em 07 de Março de 2013, 13:26
Tenho ideia da Continental ser alema... tem é submarcas que sao feitas ca como a Mabor se nao me engano.

Abraco
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 07 de Março de 2013, 13:54
Contribuinte,

Pelo menos 2 ou 3 Saabs dos que tenho feedback... nenhum aprova Continental...

penso que o Neo2k4 tinha no dele e... ia trocar...

Reaper,

os Toyo são muito bons... fazes é 20.000 kms com eles e acabam :D

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: contribuinte em 07 de Março de 2013, 15:14
Boas,
Sim, a continental tem sede na Alemanha, mas tambem tem pelo menos uma fabrica de pneus aqui em PORTUGAL, e temos de zelar pelos nossos postos de trabalho.
Se a qualidade for igual, eu escolho dar dinheiro a ganhar aos nossos.

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rater em 07 de Março de 2013, 18:54

Reaper,

os Toyo são muito bons... fazes é 20.000 kms com eles e acabam :D

Abraço
[/quote]

Rater  ;D
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 09 de Março de 2013, 15:47
Era para ver se estavas atento :P

muito bem :)

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: castelar em 09 de Março de 2013, 18:52
Bem a título informativo meti 4 pneus 225/45R17 91Y Dunlop SP Sport
Fiquei com muito ruído de rolamento, para já parece que tirando esse "grande" problema são mais ou menos.
Paguei pelos 4  €380 com alinhamento e calibragem.
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 09 de Março de 2013, 19:04
Muito bom preço, pelo que estive a ver na pneucity o preço mais baixo anda pelo 100€ por pneu: Dunlop Sp - Pneucity  (http://www.pneucity.com/cgi-bin/rshop.pl?suchen=Ordern&cart_id=44947064.134.30389&ranzahl=4&Breite=225&Quer=45&Felge=17&Transport=P&dsco=134&Herst=Dunlop&sowigan=So&kategorie=6&Ang_pro_Seite=20&sort_by=preis)

eu estou tão satisfeito com os meus goodyear que tenho medo de experimentar o que quer que seja...

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rater em 10 de Março de 2013, 11:39
Eu quando comprei os 4 Firestone paguei 260 € em Viseu, já com calibragem, mas alinhamento. Achei um bom preço.
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: Guest em 10 de Março de 2013, 12:15
Qual medida rater? 225/45 17? Onde foi que montaste? Foi muito bom preco mesmo... O0

Abraco
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: orlando em 10 de Março de 2013, 20:07
Amigos e preços para michelin primacy 3 215/55 R16 em V ou W... Para já a melhor é a Norauto!
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 11 de Março de 2013, 08:35
na norauto chegaram-me a pedir 320€ por cada pneu... comprei mais acima, na PneusCidade (areosa) por 160€ cada....
Desde então tenho colocado lá esta marca e modelo faz já 6 anos :)

Querias dizer 205 de largura, certo? :D

Se os tiveres arranjado a menos de 96€ é bom preço - Preço pneucity (http://www.pneucity.com/cgi-bin/rshop.pl?details=Ordern&cart_id=9065130.134.10199&typ=R-217674&ranzahl=4&Breite=205&Herst=Michelin&Quer=55&Felge=16&Speed=H&weiter=0&kategorie=6&Ang_pro_Seite=20&Transport=P&dsco=134&sowigan=So)

A pneucity tem se andado a esticar um pouco nos preços...

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: Lfteixeira em 11 de Março de 2013, 15:38
O Teszero já falou por mim, mas é verdade.

Desde que experimentei os Goodyear Eagle F1 Assimetricos, não quis outra coisa.
Estão num preço razoavel e teem durado cerca de 45 a 50k.

Eu gosto de fazer as curvas à mesma velocidade que faço as retas e, até há data, ainda não me deixaram ficar mal.
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rater em 11 de Março de 2013, 19:02
Qual medida rater? 225/45 17? Onde foi que montaste? Foi muito bom preco mesmo... O0

Abraco

260 € por 4 Firestone 205/55 R16

260 € por 2 Kumho 225/50 R16
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: orlando em 11 de Março de 2013, 21:51
Bom no livrete do meu carro o pneu é o 215 55 R16, que bate com o que tenho no carro...  Eu sei que 205 é bem mais económico. De qualquer forma o os michelin primacy hp que gastei fez 50k. Logo queria repetir com o novo modelo Primacy 3, que segundo as leitura da nova rotulagem tem melhores consumos e aderência em piso molhado e também é mais silencioso que os meus actuais.
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 11 de Março de 2013, 22:50
o meu espanto foi por ser uma medida pouco vulgar e... consequentemente mais cara.

Talvez te compensasse alterares a medida de pneumáticos, ou seja, o que gastarias na homologação pouparias sempre nos pneus.

Quanto te pedem na norauto por essa medida?

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: Lfteixeira em 12 de Março de 2013, 12:54
Eu deixei de usar a medida do 9-3 e passei a usar a do 9-5.

De 215/45 R17 para 225/45 R17, os pneus são mais baratos cerca de 20€ o pneu.
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: orlando em 12 de Março de 2013, 23:29
A NorAuto está a pedir 150€ +- por cada pneu. Isto é tudo montado menos de 350€...
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: Guest em 12 de Março de 2013, 23:36
Orlando, 4x150 da 600... Ou estas a falar de 2 apenas?

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: orlando em 12 de Março de 2013, 23:46
Orlando, 4x150 da 600... Ou estas a falar de 2 apenas?

Abraço

2, :-D Era bom era... 350 pelos 4....
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 14 de Março de 2013, 09:22
Quando vires ao porto avisa que vamos a 2 sitios.

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: Charliee.brown em 17 de Fevereiro de 2014, 22:23
Caros saabistas, meti agora 4 pneus Continental PremiumContact2, e o carro ficou MUITO mais macio, super confortável e a agarrar bem a estrada. Tinha antes um par de Triangle atrás e frente nem me lembro da marca mas eram mesmo muito duros comparados com os continental, parece outro carro,
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 25 de Fevereiro de 2014, 16:24
Obrigado pelo feedback :D

em quanto ficou o orçamento e onde os colocaste?

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rodinhas em 21 de Março de 2014, 14:00
Será que é legal montar medidas a cima do que está no livrete e continuar a andar legal?

Por exemplo a minha medida é 195/60 R15 se mudasse para 205/55 R15 teria problemas, ou há uma formula para aumentar dentro da legalidade?

Obrigado
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: Guest em 21 de Março de 2014, 14:11
Estaria dentro da tolerância de 5%, mas na inspecção ficas com anotação tipo 1. No entanto, se apanhares um policia marreta podes ser multado por nao teres a medida no livrete. A legalização da medida no livrete custa 55eur por medida na TDS e 30 para homologar no IMTT. Aconselho a que aumentes para jante maior e pneu mais largo se for para legalizares.

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rodinhas em 21 de Março de 2014, 14:18
Estaria dentro da tolerância de 5%, mas na inspecção ficas com anotação tipo 1. No entanto, se apanhares um policia marreta podes ser multado por nao teres a medida no livrete. A legalização da medida no livrete custa 55eur por medida na TDS e 30 para homologar no IMTT. Aconselho a que aumentes para jante maior e pneu mais largo se for para legalizares.

Abraço

Era o que gostava mas os euros não abundam  ;) , era mais para esclarecer pois ainda tenho 4 pneus novos.... gostava de meter umas 17 mas não aparece nada de jeito para a furação do 9000 , se aparecessem umas 17 já com pneu que desse para desenrascar até haver novamente euros para pneus ainda me fazia pensar.
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: Guest em 21 de Março de 2014, 14:25
A furaçao dos 9000 é igual à da Peugeot e Ford de 4 furos, ou seja 4x108, por isso nao é assim tão dificil de encontrar ;)
Mas... ja te divertes mais com o 9000 que com o Puma? >:D >:D

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rodinhas em 21 de Março de 2014, 14:31
A furaçao dos 9000 é igual à da Peugeot e Ford de 4 furos, ou seja 4x108, por isso nao é assim tão dificil de encontrar ;)
Mas... ja te divertes mais com o 9000 que com o Puma? >:D >:D

Abraço

A curvar não  :D

Puma : 195/50 R15 brigestone ER300, amortecedores Koni sport com afinação dureza

9000 : 195/50 R15 (marca de me**a) , amortecedores bilsten linha de origem

Mas se comprar Ford ou peugeut tenho de ter atenção ao et da jante certo? não é igual.
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: Guest em 21 de Março de 2014, 14:34
Sim, tem atenção ao ET, pois as de outras marcas podem ser diferentes, no entanto podes sempre experimentar antes de montar. Podes tambem compensar com alargadores... deveras ainda por anilhas centradoras. Isto so nao acontece se meteres original Saab, mas a Saab nao tem 17 para 9000.

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 24 de Março de 2014, 08:58
Desde que tenhas o furo central da mesma medida assim como o et... não precisas de nada...

Existem antes com a mesma furação, et e centro que a saab sem ser original saab.

As MOMO que usava em 17 tinha tudo igual, só usava espaçadores para as rodas de trás em pneus 235.

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rodinhas em 29 de Julho de 2014, 14:13
qual é o feedback que tem deste pneu : Toyo proxes CF1 ? são bons ou valem apenas pela marca?

Tenho que trocar os 2 da frente e ando a sondar o mercado, encontrei estes a um bom preço. a minha ideia eram os bridgestone turanza ER 300 mas como vi os toyo a um preço aliciante ......... fiquei na duvida.

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: mferraz em 29 de Julho de 2014, 17:07
grande topico
obrigado por esta aula de pneus O0 O0 O0
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rodinhas em 29 de Julho de 2014, 17:54
o site onde vi é este:

http://www.toopneus.com/ (http://www.toopneus.com/)

Em relação ao da pneucity tem uma grande diferença.
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 30 de Julho de 2014, 09:06
Rodinhas, os Toyo Proxes "são praticamente" pneus de competição "low cost", têm MUITO BOM feedback. Mas... se queres uns pneus que façam muitos quilómetros... conta que com estes farás cerca de 35.000... 40.000 se tiveres sorte...
Embora esse modelo seja mais estradista, tu fazes muitas curvas na tua zona....

Eu tenho em casa 4 T1R´s para colocar :P
estes é que vão desaparecer rápido.. :P
Estou ansioso por experimentar... :P

Abraç
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rodinhas em 30 de Julho de 2014, 09:34
35 mil Km !? era bem bom,ai era era  :D

Não consigo fazer muitos Km com o mesmo par de pneus, talvez as estradas contem muito para isso. mas se estes me fizerem 20 mil ou 25 mil já fico muito feliz, acredita  ;) .

Os PROXES NE ficam cada um a 54 euros, duvido que consiga mais barato que isso.

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: Dhc em 30 de Julho de 2014, 19:36
Ó Pedro és tão... simpático/crente... 30000km com uns pneus?? em Dezembro meti uns à frente e quando chegar a casa no próximo mês a minha carteira vai ''chiar'' outra vez... acho que nem 15000 ainda lhes meti!
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: rodinhas em 30 de Julho de 2014, 20:06
Os que tenho atualmente já me fizeram mais de 25 mil (não estou bem certo) mas não valem nada , bem agora com o tempo quente até agarram alguma coisinha mas  V: .

Os bridgestone turanza ER 300 faziam no maximo 20 mil o que já acho bom. atenção eu não troco pneus para gastarem por igual, falo só o que fazem no eixo da frente.

Nesse site que deixei em cima os preços são dos mais baixos que encontrei, muito bons mesmo.

A diferença para a pneucity é de 30 euros por pneu  :D , e em outras medidas a diferença é sempre grande. 

Na medida que é bastante usada nos Saab 225/45 R17 , vejam a diferença  ;)  :

http://www.pneucity.com/cgi-bin/rshop.pl?dsco=134&cart_id=27508050.134.22425&sowigan=So&Breite=225&Quer=45&Felge=17&Speed=&Load=&kategorie=6&Marke=Toyo&ranzahl=4&tyre_for=&x_tyre_for=&Herst=Toyo&m_s=3&rsmFahrzeugart=ALL&filter_preis_bis=&filter_preis_von=&homologation=&search_tool=standard&Label=F-E-71-2&details=Ordern&typ=R-119077 (http://www.pneucity.com/cgi-bin/rshop.pl?dsco=134&cart_id=27508050.134.22425&sowigan=So&Breite=225&Quer=45&Felge=17&Speed=&Load=&kategorie=6&Marke=Toyo&ranzahl=4&tyre_for=&x_tyre_for=&Herst=Toyo&m_s=3&rsmFahrzeugart=ALL&filter_preis_bis=&filter_preis_von=&homologation=&search_tool=standard&Label=F-E-71-2&details=Ordern&typ=R-119077)



http://www.toopeneus.com/pneu-barato/toyo-proxes-t1r-225-45-r17-pneu-turismo-p475977.html (http://www.toopeneus.com/pneu-barato/toyo-proxes-t1r-225-45-r17-pneu-turismo-p475977.html)
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: svidinha em 31 de Julho de 2014, 08:45
Boas,

Aproveitem e vejam isto, têm resultados de tempo por volta, travagam dos 100-0 Km/h e durabilidade.

https://www.youtube.com/watch?v=0493TvdSKYA (https://www.youtube.com/watch?v=0493TvdSKYA)


A escolha não é fácil.
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 31 de Julho de 2014, 08:51
Boas...

DHC e Rodinhas... quando eu digo fazerem 40.000 refiro-me a troca de eixos...

Normalmente gasto 75% dos pneus da frente e depois troco-os para tras.

Desta forma ambos chegam aos 90% ao mesmo tempo e troco os 4.

isto passado 35.000 - 40.000 kms...

Coloquei pneus em novembro no cabrio, Goodyear F1 Assymetricos para não variar muito, já os troquei de trás para a frente no mês passado... pelas minhas contas... próximo mês é altura de comprar pneus novos... 8 meses depois :P

E... achava eu que gastava muito pneus... depois de ler os vossos depoimentos estou mais tranquilo, :P

No fosco era certinho, a cada 2 anos eram 4 pneus novos.
Agora faço mais quilómetros, espero em breve dividir melhor entre 2 / 3 saabs a rolarem diariamente :D

Abraço
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: mferraz em 31 de Julho de 2014, 11:59
....só faço um pequeno reparo, em minha opinião devias manter os pneus com melhor piso no eixo trazeiro, e tracava dois a dois, quando  os da frente tiverem gastos, novos para tras e os de tras para a frente e assim sucessivamente, minha opinião apenas...~
abraços :)
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: TesZero em 31 de Julho de 2014, 12:44
Eu sei disso, mas prefiro sempre colocar os 4 pneus novos, não gosto de trocar 2 a 2.

Contudo eu nunca ando com pneus com mau piso, seja a trás, seja à frente, estando a começar a ficar mau... troco os 4.
Não hesito muito em questões de segurança.

Além disso, prefiro de LONGE, mas de LONGE mesmo uns goodyear F1 gastos, usados por mim... do que pneus de marca branca baratos novos... ou mesmo uns quaisquer pneus usados em condições que desconheço e com muitos anos...

Abraço :)
Título: Re: Pneus - Dados úteis
Enviado por: Dhc em 31 de Julho de 2014, 21:27
Eu nos meus carros só meto Bridgestone, logo, não são assim tão maus como isso, mas é diferente rolar poucos km's diariamente a baixas velocidades e levar os pneus ao limite durante 15/20 horas. Mesmo assim tenho em atenção a forma como carrego o carro de modo a ficar equilibrado.
Mas também mais que 18000/20000 (equivale a 3/4mm de piso) não me sinto confortável para o tipo de condução que faço.