Realmente... ao menos podias ter a decência de fazer perguntas de maneira imparcial...
Comentas... comparas, vais buscar tópicos de ouros fóruns... secção dos 9000, influencias a resposta e depois fazes a pergunta??
E já vi que perdi 1.5h ao
para nada porque o que falei, para ti foi só "Blá blá blá whiskas saquetas..."
Enfim... não me surpreendeste em nada: igual a ti próprio.
Vamos lá "meter carne no grelhador"
Resumidamente, o Dário tem a opinião que o 9000 é melhor que o 9-5.
Se a frase
ficasse só por aqui eu digo que a opinião que tem ( e tem direito a tê-la ) está mal fundamentada e por consequência ERRADA.
As opiniões valem o que valem... são à borla...
Seja quem for... se quizer têr razão na opinião, o melhor é fundamentar bem a sua opinião.
Há aspectos em que o 9000 é superior ao 9000. Isso é ponto assente. Mas tb há o oposto... e tem de ser aceite.
E o que o Dário defende,
depois de bem fundamentado/argumentado pode ser a opinião de algumas pessoas. Mas tb há o oposto... e tem de ser aceite!
Não podemos caÃr no ridÃculo de sermos fanáticos do 9000 nem fanáticos da Saab!. A indústria automóvel tem muita coisa melhor que a Saab e que nos deixa completamente envergonhados!
O que falámos foi:
- O 9000 é o último verdadeiro/puro Saab
Falso. O 9000 foi resultado de um acordo entre 4 constructores ( Alfa Romeu, Fiat, Lancia e a Saab ) em redução de custos em 1978 (!!)
Os efeitos desse acordo só foram vistos mais tarde... na Saab, o 9000 começou a ser produzido em 1984 e claro que a mesma base durou até ao fim da produção em 1998.
- O 9000 transmite mais segurança e é mais responsivo de direcção que o 9-5
Baseado em quê? Num 9000 com 300cv vs um 9-5 com 235cv?
Além disso se vires o vÃdeo do 9000
E o vÃdeo do 9-5
Podes ver que a segurança do 9-5 é muito maior... basta ver que o boneco do 9000 parte o volante e bate no tablier...
E não só... uma das limitações do 9000 é a sua suspensão traseira e o seu eixo sólido. E quem não concordar com isto simplesmente não sabe de suspensões...
- O motor do 9000 é muito melhor que o do 9-5
Mais uma vez errado.... Que seja mais resistente e que possas extrair mais potência... até concordo porque é a realidade... mas dizer que é melhor por causa disso é não saber argumentar. Posso contrariar dizendo que os motores do 9000 no seu pico tiveram 225cv e os motores do 9-5 tiveram 259cv... com maior eficiência e melhores resultados de CO2 ( o que sabemos que restringe muito os motores ).
Dizer que é melhor? Depende da argumentação.
- O 9000 dá mais gozo de conduzir que o 9-5
Errado... isso é subjectivo e pessoal. "Gozo de conduzir" mede-se em quê? cm? dB? Lt? E baseado nos teus 300cv?
Se calhar 98% do fórum recordam carros com metade ou 1/3 da potência que os Saab´s que têm agora mas que deram um gozo imenso!
- O 9-5 é um "produto diluÃdo" da Saab! O 9000 é muito melhor!
Lá está... falta de argumentação... Se dizes isso por causa da GM, não e esqueças que a GM está envolvida na Saab desde 1989 com a compra de 50% das acções...
Sim, o envolvimento da GM se não existisse na altura, se calhar hoje não existia Saab... É óbvio que muita da qualidade "SAAB" que existia anteriormente foi-se perdendo sob o reino da GM... mas daà a dizer que o 9000 é melhor porque o 9-5 é "diluÃdo"... Ainda bem que temos um 9-5 para comparar!
- No tempo do 9000 Airflow ou 9000 Aero, não havia nada no mercado melhor que a Saab!
Errado... por acaso o termo de comparação foi o BMW M3... mas o Pico do Airflow foram 204cv por volta da época de 1990/1 do Kit de potência da Saab e o 9000 Aero teve 225cv por volta de 1993/4 sendo o "flagship" da Saab.
Tendo o tal termo de comparação, o BMW M3 E30 começou por ter 192cv, e sem Cat tinha 212cv. Mais tarde o EVO2 teve 217cv e o EVO3 ( ou Sport Evolution ) teve 235cv. Tudo isto versões de estrada sem kit´s de potência, sem sequer falar no peso, sua distribuição e tipo de tracção ( dianteira/traseira ).
E se quizermos falar do M3 de 1992 ( o E36 ) tinha 282cv ( 6 cilindros em linha, 2990cc ), e em 1994 saÃu o M3 GT com 291cv
Já para nem falar da Mercedes da mesma época ( os 190E Evo 1 com 200cv e Evo 2 com 224cv )
Não se esqueçam que a Saab nunca foi adversário real aos modelos premium... embora fosse uma viável alternativa... e o facto do departamento de publicidade ter feito um excelente trabalho a anunciar que a Saab tinha carros mais rápidos que o Porsche Carrera 4 e o Ferrari Testarossa... se formos a ver era apenas em recuperação dos 80 aos 121 km/h (50 to 75 mph).
Bananas a parte, o Décio perguntou-me uma vez o seguinte:
Se te desse a escolher um 9000 de 1998 com 0 km ou um 9-5 de 1998 com 0 km, o que levavas para casa?
Eu fiquei em silêncio.... e provavelmente na escolha pesaria bastante um modelo com 20 anos de produção ou um carro acabado de produzir... e o meu silêncio diz tudo.
Não podemos estar a escolher/comparar entre dois modelos distintos de épocas distintas.
Para mim são ambos bons e da mesma marca ( GM´isses à parte sff ) pois ambos têm o mesmo sÃmbolo. Gosto de ambos e podemos ver uma evolução de um modelo para o outro. Tive 2 9000... tenho 2 9-5... e a vida continua.
Quem gosta dos 9000 são meus amigos... e quem gosta dos 9-5 tb!
Por isso Dário...
Qual o carro que da mais gozo a conduzir...9000 ou 95?
Na vossa opiniao qual deles tem mais essencia da Saab? 9000 ou 95?
Resposta: O Saab!
Por isso é que tivemos 1.5 horas o telefone....
E podem ter a certeza que não acabou... é que ele não dá o braço a torcer...