SAABsPORTUGAL

Oficina => SAABs a Gpl => Tópico iniciado por: Reaper em 20 de Maio de 2013, 14:26

Título: Sistema Landi
Enviado por: Reaper em 20 de Maio de 2013, 14:26
Bem , agora que me preparo para meter o TD04-15, tenho estado a pensar até onde posso ir com o GPL...e não encontro em lado nenhum dados acerca dos injectores nem qual é o limite de cv/nm que posso ter na nova ECU.

Encontrei este:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

mas não faço ainda ideia de quantos cv posso ter como limite reprogramados.

Alguém conhece o sistema ou sabe que injectores usam e especificações?
Infelizmente não tenho documentação nenhuma que especifique o que foi instalado no meu mas todo o sistema, inclusive a régua de injectores que tenho no motor parece ser igual aos que um outra pessoa que conheço tem no 9-5 aero dele com 230cv.

Quais podem ser as implicações de fazer repro para 250cv e 350/370 nm se o GPL não aguentar?
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 20 de Maio de 2013, 14:45
Vê o part number do vaporizador/gaseficador para termos mais informação, pelo que percebi no PDF que enviaste existe o IG1 e o LI 02
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Reaper em 20 de Maio de 2013, 14:50
Vê o part number do vaporizador/gaseficador para termos mais informação, pelo que percebi no PDF que enviaste existe o IG1 e o LI 02


pelo que lá está eu devo ter o IG1, para carros turbo :
CYLINDERS      KIT              CODE             REDUCER                   INJECTOR
4 cylinders  - Turbo IG1 - 604784000 - IG1PRV turbo 536725000 - 632101001

quando chegar a casa já vou tentar confirmar.
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 20 de Maio de 2013, 14:55
O sitema que tens devera ser este - http://www.landi.it/ita/GPL/Impianto-GPL-ad-iniezione-multipoint-Landirenzo-Omegas-Plus.jsp (http://www.landi.it/ita/GPL/Impianto-GPL-ad-iniezione-multipoint-Landirenzo-Omegas-Plus.jsp)

A rampa de injectores é esta - http://www.landi.it/ita/GPL/Impianto-GPL-ad-iniezione-multipoint-Landirenzo-Omegas-Plus/Rail-iniettori.jsp (http://www.landi.it/ita/GPL/Impianto-GPL-ad-iniezione-multipoint-Landirenzo-Omegas-Plus/Rail-iniettori.jsp)

Que aguenta ate 250 kPA (kilo pascal) = 2,5 bar (conversão feita na internet), perfeitamente dentro dos limites normais de pressao. Agora resta saber qual é o fluxo do injectores a pressao que normalmente se utiliza nos sistemas de GPL (2.0 bar)

Em relação aos vaporizadores - http://www.landi.it/ita/GPL/Impianto-GPL-ad-iniezione-multipoint-Landirenzo-Omegas-Plus/Riduttore-vaporizzatore.jsp (http://www.landi.it/ita/GPL/Impianto-GPL-ad-iniezione-multipoint-Landirenzo-Omegas-Plus/Riduttore-vaporizzatore.jsp)

O IG1 aguenta 40 KG/h
O LI02 ageunta 30 Kg/h

Seria bom que tivesses o IG1

Vou verificar os valores do meu da PRINS que sei que aguenta 450 CV, se o teu for proximo já é bom
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Reaper em 20 de Maio de 2013, 15:08
vou ver se encontro alguma referência algures para tentar perceber. Não ter documentação nenhuma da instalação é uma chatice :(

qual é o nick do gaspar-auto aqui?acho que li algures que ele tem um 9000 com landi que estava no limite.
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Guest em 20 de Maio de 2013, 15:13
É o pjplopes...

Abraço
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: TesZero em 20 de Maio de 2013, 16:05
A grande consequência que podes sofrer é a ecu ao detectar que tens a mistura pobre... saltar para gasolina...

Logo que não debites o total do binário / cavalagem da ecu de gasolina, não fazendo uso de combustível superior ao que os injectores do gpl possam debitar... ele não deve de trocar para gasolina...

Obviamente que se conseguires ter o sistema a suportar o total exigido pela ecu da gasolina... melhor...

Abraço
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 20 de Maio de 2013, 21:56
qual é o nick do gaspar-auto aqui?acho que li algures que ele tem um 9000 com landi que estava no limite.

Sim o sistema do Paulo não aguenta, mas se queres mesmo falar com alguem entao é melhor falares com o Sergio Gomes (instalador de GPL) que lhe arranjou o sistema. Ele trabalhava na gasmotor em Santarém, mas acho que já nao trabalha.

O Sergio Gomes tem um 9000 Aero com um Stage 3 (feito por mim) a GPL, ninguem melhor que ele para te informar sobre isso. Eu tenho o contacto dele se precisares.
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: teco em 26 de Maio de 2013, 22:57
por acaso a questão de aguentarem os cvs é importante mas tenho uma duvida

o gpl arrefece menos que a gasolina (a menos que seja de ultima geração de injecção de gpl liquido)

que AFR precisa lá em cima para não fazer EGTs doidas?
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 26 de Maio de 2013, 23:18
por acaso a questão de aguentarem os cvs é importante mas tenho uma duvida

o gpl arrefece menos que a gasolina (a menos que seja de ultima geração de injecção de gpl liquido)

que AFR precisa lá em cima para não fazer EGTs doidas?

Constroes o mapa de gasolina para ter folgas e o GPL tem que acompanhar, isto no caso do PRINS VSI que é o sistema que tenho instalado
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: teco em 27 de Maio de 2013, 23:21
chega com AFR target?

13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;13,00;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,64;13,42;13,20;12,98;12,76;12,54;12,32;12,10;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,54;13,32;13,10;12,88;12,67;12,45;12,23;12,01;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,49;13,27;13,06;12,84;12,62;12,40;12,18;11,96;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,45;13,23;13,01;12,79;12,57;12,35;12,13;11,91;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,35;13,13;12,91;12,69;12,48;12,26;12,04;11,82;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,26;13,04;12,82;12,60;12,38;12,16;11,94;11,72;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,16;12,94;12,72;12,50;12,29;12,07;11,85;11,63;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,07;12,85;12,63;12,41;12,19;11,97;11,75;11,53;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;12,97;12,75;12,53;12,31;12,10;11,88;11,66;11,44;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,03;12,81;12,59;12,37;12,15;11,93;11,71;11,49;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,12;12,90;12,68;12,46;12,25;12,03;11,81;11,59;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,22;13,00;12,78;12,56;12,34;12,12;11,90;11,68;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,31;13,09;12,87;12,65;12,44;12,22;12,00;11,78;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,41;13,19;12,97;12,75;12,53;12,31;12,09;11,87;
15,00;15,00;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;14,70;13,50;13,28;13,06;12,84;12,63;12,41;12,19;11,97;
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 28 de Maio de 2013, 10:18
Respondendo a tua questao que embora seja um pouco de Trionic tambem se enquadra aqui visto que queres saber como faze o mapa para evitar problemas a GPL

O AFR Target é isso mesmo um Target (objectivo), o que interessa é fazer com que o mapa de gasolina consiga produzir esses valores de AFR.

Podes criar os AFR Target que quiseres, mas não existe no Binario, só existe em TSuite para te ajudar. Ou seja desenhas o mapa de gasolina (que existe no Binario) desenhas o mapa de AFR Target e depois vais testar com uma wideband. Se tivres o Tsuite em "autotune" ele vai alterar o mapa de gasolina para cumprir o AFR target, se estiver em manual ele indica-te o que deves mudar e tu mudas o mapa de gasolina.
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: TesZero em 28 de Maio de 2013, 22:53
Não acho que te devas de preocupar com o mapa de gasolina...

é suposto teres a centralina de gpl lá para fazer isso mesmo...
interpreta o valor de injecção de gasolina e njecta mais X% para que a afr seja perfeita a gpl...
é essa a função da ecu de gpl... não é só desligar os injectores de gasolina...
Se queres mexer isso explora como mexer na tua ecu de gpl.
Senão vais andar sempre com as 2 ecu´s desreguladas...
quando andares somente a gasolina a ecu do teu carro não vai saber e vais andar com gasolina a mais em todo o mapa...

Abraço
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: teco em 28 de Maio de 2013, 23:32
tes

a minha centralina é só de %


não tem mapa autonomo

eu so perguntei se o target parecia aceitável ao smap.

de resto ja tenho as peças para o cabo de live tune e já coloquei no escape o bung para a wideband

mas tambêm posso rever a que tinha que me dava uns cels mas era engraçada
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: TesZero em 28 de Maio de 2013, 23:34
O gpl tem que se adaptar à gasolina...
a gasolina não tem que se adaptar ao gpl...

a centralina de gpl tem que garantir que a percentagem é correcta, desde que não andes a inventar na ecu de gasolina...
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 28 de Maio de 2013, 23:38
Nao tem qualquer problema por um AFR target com folga a gasolina, aquilo é usado em WOT (wide open throttle) de resto ele tenta ajustar sempre para a AFR de 14,7
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 29 de Maio de 2013, 10:10
ON Topic :D

pelo que lá está eu devo ter o IG1, para carros turbo :
CYLINDERS      KIT              CODE             REDUCER                   INJECTOR
4 cylinders  - Turbo IG1 - 604784000 - IG1PRV turbo 536725000 - 632101001

quando chegar a casa já vou tentar confirmar.

Chegaste a ver que sistema tens? se for o IG1 acredito que ageunte os 250 CV, mas pouco mais que isso deve aguentar?
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Reaper em 29 de Maio de 2013, 11:29
ON Topic :D

pelo que lá está eu devo ter o IG1, para carros turbo :
CYLINDERS      KIT              CODE             REDUCER                   INJECTOR
4 cylinders  - Turbo IG1 - 604784000 - IG1PRV turbo 536725000 - 632101001

quando chegar a casa já vou tentar confirmar.

Chegaste a ver que sistema tens? se for o IG1 acredito que aguente os 250 CV, mas pouco mais que isso deve aguentar?

acredites ou não ainda não verifiquei, entre falta de tempo e sobretudo esquecimento ainda não fui ver. Tenho quase a certeza que é IG1, sobretudo porque já tinha verificado que o meu sistema é igual ao que está montado no Aero de um user do outro forum. Ver se não me esqueço de confirmar isso hoje :)

De qq forma o que me fez confusão foi que da ultima vez que estive na Cuco a afinar o sistema para dar resposta aos 220cv, me foi dito que o sistema só ia até aos 190cv e que precisava ir lá novamente para actualizar o software para dar abertura máxima aos injectores.

A verdade é que não noto diferença entre o GPL e a Gasolina no andamento quando o sistema está afinado e sobretudo se o sistema é igual ao de um aero de 230cv há qq coisa que não bate certo :)

Serão as electroválvulas diferentes? o exterior é igual mas não sei como ver o interior da régua de injectores GPL.
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 29 de Maio de 2013, 12:58
acredites ou não ainda não verifiquei, entre falta de tempo e sobretudo esquecimento ainda não fui ver. Tenho quase a certeza que é IG1, sobretudo porque já tinha verificado que o meu sistema é igual ao que está montado no Aero de um user do outro forum. Ver se não me esqueço de confirmar isso hoje :)

Deves estar a falar do apathy98, ou pelo menos eu não me consigo lembrar de mais niguem que tenha GPL num 9-5 Aero com sistema Landi

De qq forma o que me fez confusão foi que da ultima vez que estive na Cuco a afinar o sistema para dar resposta aos 220cv, me foi dito que o sistema só ia até aos 190cv e que precisava ir lá novamente para actualizar o software para dar abertura máxima aos injectores.

Basicamente acho que te vao mexer no vaporizador/gaseficador para ter mais pressao e por consequencia os injectores mandarem mais combustivel

A verdade é que não noto diferença entre o GPL e a Gasolina no andamento quando o sistema está afinado e sobretudo se o sistema é igual ao de um aero de 230cv há qq coisa que não bate certo :)

Não assumas que o sistema de GPL nesse carro foi bem montado, o do aquilles tambem foi montado por um instalador de renome - FrontFuels - no mundo de GPL em PORTUGAL e como sabes tambem se enganaram nos injectores.


Como ultima nota deixo-te aqui um problema tecnico que não estas a incluir na tua equação. Um 9-5 Aero com motor 2.3 não precisas de tanta pressao de turbo para atingir os 250 CV, como um motor 2.0 precisara.

A questão a saber é se os injectores conseguiram enviar combustivel quando o colector de admissão tem mais pressao, ou seja os injectores podem ter força/fluxo para injector combustivel com o colector de admissão esta com 1,0 bar de pressão mas não quando ele esta com 1,2 bar

Como sabes o AFR é conseguido em função de X partes de ar para X partes de combustivel, se tens mais pressão logicamente tens mais ar resta saber se tens combustivel para esse ar
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Reaper em 29 de Maio de 2013, 13:08
yup, é o do Apathy, nao me lembrava do nome.
A questão é mais , se o sistema vai só até 190cv como me disseram na cuco como é que equipa um carro com 230cv? mas sobretudo, se vai só até 190cv (e para ter tudo a funcionar em condições ainda preciso ir acualizar o software) como é que eu não noto diferença no andamento a gasolina e a gpl quando o meu carro tem repro de 220cv?
Ou o carro não está  debitar 220cv a gasolina por alguma razão ou o gpl dá mais do que os 190 que ele me disse.

Eu vou verificar daqui a bocado mas se é o IG1, deve ser tb o que o 9000 da gaspar auto com 400cv tem? então ainda mais confuso fico :)
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 29 de Maio de 2013, 13:23
Eu vou verificar daqui a bocado mas se é o IG1, deve ser tb o que o 9000 da gaspar auto com 400cv tem? então ainda mais confuso fico :)

O do Paulo não aguenta a cavalagem que o motor tem, ele so usa o sistema de GPL quando anda devagar.

Quando ele carrega no acelarador com força e aquilo começa a produzir muita pressão na admissão o sistema muda para gasolina
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 29 de Maio de 2013, 14:20
A questão é mais , se o sistema vai só até 190cv como me disseram na cuco como é que equipa um carro com 230cv? mas sobretudo, se vai só até 190cv (e para ter tudo a funcionar em condições ainda preciso ir acualizar o software) como é que eu não noto diferença no andamento a gasolina e a gpl quando o meu carro tem repro de 220cv?

O sistemas tem folga para suportar mais, os fabricantes quando anunciam os valores fazem no com o sistema a trabalhar entre 65% a 75% da sua capacidade. Mas não convém andarmos as testar os limites dos sistemas :D

Ou o carro não está  debitar 220cv a gasolina por alguma razão ou o gpl dá mais do que os 190 que ele me disse.

Tens varias formas de ver se esta ou não a dar isso através do Open SID

Verifica se este 2 valores se encontram a par
- o mReq (massa de ar requerida pela centralina)
- o mAir (massa de ar dentro da admissão)

Se não estiverem entao claro nunca iras chegar aos 220 CV

Para perceber se a centralina por trabalhar a GPL não se esta a adaptar demasiado verifica este valores
- o amul (adaptação multiplicativa (long term))

Entre -500 e 500 - considerados normais e equivale a -5% e 5% visto que estes valores tem uma unidade metrica em 0,01%

Se os valores forem muito grandes é claro que o teu carro não esta a trabalhar como devia.

Mas acho que não vais ter esse valor disponivel no tem Open SID devido ao ano do teu 9-5, certo valores só apareceram nos mapas mais recentes
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Reaper em 29 de Maio de 2013, 15:46
A questão é mais , se o sistema vai só até 190cv como me disseram na cuco como é que equipa um carro com 230cv? mas sobretudo, se vai só até 190cv (e para ter tudo a funcionar em condições ainda preciso ir acualizar o software) como é que eu não noto diferença no andamento a gasolina e a gpl quando o meu carro tem repro de 220cv?

O sistemas tem folga para suportar mais, os fabricantes quando anunciam os valores fazem no com o sistema a trabalhar entre 65% a 75% da sua capacidade. Mas não convém andarmos as testar os limites dos sistemas :D

Ou o carro não está  debitar 220cv a gasolina por alguma razão ou o gpl dá mais do que os 190 que ele me disse.

Tens varias formas de ver se esta ou não a dar isso através do Open SID

Verifica se este 2 valores se encontram a par
- o mReq (massa de ar requerida pela centralina)
- o mAir (massa de ar dentro da admissão)

Se não estiverem entao claro nunca iras chegar aos 220 CV

Para perceber se a centralina por trabalhar a GPL não se esta a adaptar demasiado verifica este valores
- o amul (adaptação multiplicativa (long term))

Entre -500 e 500 - considerados normais e equivale a -5% e 5% visto que estes valores tem uma unidade metrica em 0,01%

Se os valores forem muito grandes é claro que o teu carro não esta a trabalhar como devia.

Mas acho que não vais ter esse valor disponivel no tem Open SID devido ao ano do teu 9-5, certo valores só apareceram nos mapas mais recentes

Pois mas considerando que o carro, quando o fui buscar estava com 150cv e me disseram na cuco que os 190 era o débito máximo, que dariam "talvez" mais 10% com o update de software para abrir os injectores ao máximo, acho isto estranho. Ainda mais quando os 2.0t tb têm uma versão de 192cv (e o apathy tem sistema igual com 230cv) e o que está na documentação da landi para IG1 parece permitir até aos 300cv? Começo a achar que na Cuco quem me atendeu estava baralhado ou eu não tenho IG1...não sei. Deveria ser notória a diferença quando vou a gasolina.

Vou tentar ver esses valores do SID e qual a referência do sistema daqui a bocado. No limite vai-me acontecer o que está a acontecer ao 9000 o que não deve dar muita saúde ao carro.
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: teco em 29 de Maio de 2013, 17:35

A questão a saber é se os injectores conseguiram enviar combustivel quando o colector de admissão tem mais pressao, ou seja os injectores podem ter força/fluxo para injector combustivel com o colector de admissão esta com 1,0 bar de pressão mas não quando ele esta com 1,2 bar



acho que era isso que acontecia na minha  primeira repro em reles 1,13,1,14, 1,15 (só a gás e principalmente quando entrava o gpl)....porque em FPT já não dava CEL  e com uma nova em que  não dou mais de 1,12 tb não....

se for para por 1,15 ou para cima tenho mesmo de pedir para aumentarem a pressão....

tenho de experimentar a velha só com 1,12 e tirar teimas....
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Reaper em 30 de Maio de 2013, 11:10
my head hurts  ::P

já meto aqui as fotos do sistema que tirei ontem :)
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Reaper em 30 de Maio de 2013, 11:32
fotos do sistema que tenho:

injectores E13 1.10 R- 000057  / 67 (?) R 01233 Class2 ?
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

referencia sensor de pressão (pelo que encontrei vai até 350 Kpa - 50...350- 2 Integral temperature sensor- 3 -0 281 002 456
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

centralina gpl
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Gdinis em 30 de Junho de 2014, 14:32
boa tarde pessoal, ontem fui meter GPL no meu S40, quando me deparei com um senhor (ja nao me lembro do nome sei que anda aqui no forum) com um Saab 9-3 2.0T a GPL um azul bastante diferente do normal, que me falou neste sistema Landi, vale mesmo a pena? a conversão de GPL do meu 9000 vale a pena? ou o 9000 de 90 da-se mal com o GPL? já me disseram que o 9000 depois passa a vida a ser afinado e nunca está bom devido ao GPL!
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 30 de Junho de 2014, 16:25
a conversão de GPL do meu 9000 vale a pena? ou o 9000 de 90 da-se mal com o GPL? já me disseram que o 9000 depois passa a vida a ser afinado e nunca está bom devido ao GPL!

A quantos anos tens o 9000? quantos km fizeste com ele? se gastares 1500€ (valor muito baixo para uma conversão) sem andares com o 9000 nunca iras recuperar o dinheiro investido.

Quem te disse que com GPL o 9000 passa a vida a ser afinado? alguém que nunca teve um 9000 a GPL ou alguém que teve um 9000 a GPL com um sistema mal instalado?
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Gdinis em 01 de Julho de 2014, 00:57
a conversão de GPL do meu 9000 vale a pena? ou o 9000 de 90 da-se mal com o GPL? já me disseram que o 9000 depois passa a vida a ser afinado e nunca está bom devido ao GPL!

A quantos anos tens o 9000? quantos km fizeste com ele? se gastares 1500€ (valor muito baixo para uma conversão) sem andares com o 9000 nunca iras recuperar o dinheiro investido.

Quem te disse que com GPL o 9000 passa a vida a ser afinado? alguém que nunca teve um 9000 a GPL ou alguém que teve um 9000 a GPL com um sistema mal instalado?

foi um amigo do meu pai que teve dos primeiros kits de GPL em PORTUGAL... o carro nao anda neste momento exactamente por ser a gasolina e a gasolina estar ao valor que está... tenho um S40 com um kit da BRC o bicho é um 1.6 de 115cv e consome como um porsche... 12/13L/100km calculo que o meu 9000 consumiria menos.
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 01 de Julho de 2014, 08:40
foi um amigo do meu pai que teve dos primeiros kits de GPL em PORTUGAL... o carro nao anda neste momento exactamente por ser a gasolina e a gasolina estar ao valor que está... tenho um S40 com um kit da BRC o bicho é um 1.6 de 115cv e consome como um porsche... 12/13L/100km calculo que o meu 9000 consumiria menos.

Grande dica (estou a ser muito irónico) vindo de uma pessoa que teve dos primeiros kist de GPL em PORTUGAL, tem importância 0. O primeiros kit de GPL não tinham centralinas, era o mesmo que pegares no 9000 tirar a toda a injecção e substituir por um carburador.

Em relação ao 1.6 de 115 CV gastar é porque é uma motorização fraca para o peso do carro. Eu tive um VW Golf III 1.6 GT de 101 CV e também gastava 12. Já exprimentaste andar só com o S40 a gasolina? vais ver que as medias também serão altas.

Se gastares 1500€ numa conversão terás que fazer no mínimo 15.000 Km para recuperares o dinheiro da instalação e só apartir dai é que o custo por Km é realmente mais baixo entre GPL e gasolina.
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Gdinis em 01 de Julho de 2014, 16:04
foi um amigo do meu pai que teve dos primeiros kits de GPL em PORTUGAL... o carro nao anda neste momento exactamente por ser a gasolina e a gasolina estar ao valor que está... tenho um S40 com um kit da BRC o bicho é um 1.6 de 115cv e consome como um porsche... 12/13L/100km calculo que o meu 9000 consumiria menos.

Grande dica (estou a ser muito irónico) vindo de uma pessoa que teve dos primeiros kist de GPL em PORTUGAL, tem importância 0. O primeiros kit de GPL não tinham centralinas, era o mesmo que pegares no 9000 tirar a toda a injecção e substituir por um carburador.

Em relação ao 1.6 de 115 CV gastar é porque é uma motorização fraca para o peso do carro. Eu tive um VW Golf III 1.6 GT de 101 CV e também gastava 12. Já exprimentaste andar só com o S40 a gasolina? vais ver que as medias também serão altas.

Se gastares 1500€ numa conversão terás que fazer no mínimo 15.000 Km para recuperares o dinheiro da instalação e só apartir dai é que o custo por Km é realmente mais baixo entre GPL e gasolina.

sim o S40 a gasolina consome tambem bem, mas baixa cerca de 1Litro aos 100 a gasolina, mas continua a compensar, nem com o Clio que tive o quilometro me saia tao barato, eu quero um carro a gasolina agora viável (dai estar a falar no meu 9000) para largar o S40 certezamente que se ja fiz cerca de 30.000km com o volvo obvio que o saab fica carregado em menos de nada!
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: SMAP em 01 de Julho de 2014, 16:29
sim o S40 a gasolina consome tambem bem, mas baixa cerca de 1Litro aos 100 a gasolina, mas continua a compensar, nem com o Clio que tive o quilometro me saia tao barato, eu quero um carro a gasolina agora viável (dai estar a falar no meu 9000) para largar o S40 certezamente que se ja fiz cerca de 30.000km com o volvo obvio que o SAAB fica carregado em menos de nada!


Quanto gastas por norma aos 100 com o teu 9000, somas 20% e ficas a saber quanto vais consumir a GPL

Um carro a GPL devera gastar entre 15 a 20% mais que a gasolina, um 2.3 em consumo citadino gasta bem mais do em autoestrada. Se só andar com o 9-5 em cidade ele pode fazer medias de 11 a gasolina que por sua vez corresponde a 13,2 a GPL (mais 20%)

Em auto-estrada um 2.3 a 120 Km/h faz medias de 7/8 litros pois vai a cerca de 2500 rpm. Em cidade andamos sempre a mudar de mudanças e em praticamente todas as mudanças passamos as 2500 rpm, como é obvio os consumos seram sempre superiores.
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Gdinis em 02 de Julho de 2014, 01:18
sim o S40 a gasolina consome tambem bem, mas baixa cerca de 1Litro aos 100 a gasolina, mas continua a compensar, nem com o Clio que tive o quilometro me saia tao barato, eu quero um carro a gasolina agora viável (dai estar a falar no meu 9000) para largar o S40 certezamente que se ja fiz cerca de 30.000km com o volvo obvio que o SAAB fica carregado em menos de nada!


Quanto gastas por norma aos 100 com o teu 9000, somas 20% e ficas a saber quanto vais consumir a GPL

Um carro a GPL devera gastar entre 15 a 20% mais que a gasolina, um 2.3 em consumo citadino gasta bem mais do em autoestrada. Se só andar com o 9-5 em cidade ele pode fazer medias de 11 a gasolina que por sua vez corresponde a 13,2 a GPL (mais 20%)

Em auto-estrada um 2.3 a 120 Km/h faz medias de 7/8 litros pois vai a cerca de 2500 rpm. Em cidade andamos sempre a mudar de mudanças e em praticamente todas as mudanças passamos as 2500 rpm, como é obvio os consumos seram sempre superiores.

ainda não consegui estabelecer uma media, pois sempre que ando com o carro meto gasolina! mas irei fazer isso, em principio compensa a conversão para GPL!
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: TesZero em 02 de Julho de 2014, 22:25
Hooo Gonçalo...

Desculpa-me... mas tu nunca paras de me espantar com a preguiça que demonstras a cada post por falta de leitura...

Tu sabes que eu tenho um 9000 de 1988, certo?
Sabes que tenho esse mesmo 9000 a gpl, certo?
Sabes que esse mesmo 9000 a gpl, tem 300 cv, certo?
E... para espanto de toda a gente, tenho 140.000 kms feitos nesse 9000, sabias?

Não???

o meu tópico do 9000 está ca desde que este forum foi criado :P
e... estava no antigo spc desde 2005 :)

Não tenho grande opinião quanto aos sistemas Landi, conheço bem os OMVL e PRINS dos quais posso falar bem :)

Abraço
(lê mais um pouco... criamos a plataforma mobile do forum em parte por tua causa...)

Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Gdinis em 03 de Julho de 2014, 14:05
Hooo Gonçalo...

Desculpa-me... mas tu nunca paras de me espantar com a preguiça que demonstras a cada post por falta de leitura...

Tu sabes que eu tenho um 9000 de 1988, certo?
Sabes que tenho esse mesmo 9000 a gpl, certo?
Sabes que esse mesmo 9000 a gpl, tem 300 cv, certo?
E... para espanto de toda a gente, tenho 140.000 kms feitos nesse 9000, sabias?

Não???

o meu tópico do 9000 está ca desde que este forum foi criado :P
e... estava no antigo spc desde 2005 :)

Não tenho grande opinião quanto aos sistemas Landi, conheço bem os OMVL e PRINS dos quais posso falar bem :)

Abraço
(lê mais um pouco... criamos a plataforma mobile do forum em parte por tua causa...)

Amigo a minha falta de leitura não é devido a preguiça mas sim a falta de tempo, venho cá quando posso actualizar-me e actualizar o pessoal do Stats das maquinas, e feedback quanto aos sistemas OMVL e PRINS? vale a pena o 9K a GPL?  O:-)
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: TesZero em 03 de Julho de 2014, 15:06
para o 9000 VALE SEMPRE a pena, logo que seja um sistema de gestão eletrónica...
Desde que o coloques novo, será sempre um kit destes, nenhum instalador credenciado venderá outra coisa...

Os SAABs em geral funcionam perfeitamente a gpl.

Tanto PRINS como OMVL é bom, os da omvl são mais recentes e têm controlo de injecção por carga / rotação, ao contrario do kit da prins...

Tenho omvl no 9-3ss e se voltar a instalar em outro carro, será omvl novamente...

o kit da omvl tem uma grande vantagem, permite trocar os bicos dos injetores sem teres que trocar os mesmos ao aumentares a potência do motor.

Quanto ao teu tempo, quando te apanhar no facebook, vou te lembrar de leres mais um pouco :P
Eu acho mesmo que é preguiça :P

Abraço
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Gdinis em 05 de Julho de 2014, 18:20
para o 9000 VALE SEMPRE a pena, logo que seja um sistema de gestão eletrónica...
Desde que o coloques novo, será sempre um kit destes, nenhum instalador credenciado venderá outra coisa...

Os SAABs em geral funcionam perfeitamente a gpl.

Tanto PRINS como OMVL é bom, os da omvl são mais recentes e têm controlo de injecção por carga / rotação, ao contrario do kit da prins...

Tenho omvl no 9-3ss e se voltar a instalar em outro carro, será omvl novamente...

o kit da omvl tem uma grande vantagem, permite trocar os bicos dos injetores sem teres que trocar os mesmos ao aumentares a potência do motor.

Quanto ao teu tempo, quando te apanhar no facebook, vou te lembrar de leres mais um pouco :P
Eu acho mesmo que é preguiça :P

Abraço

como tinha dito no teu Diario de bordo, segunda ou terça feira vou ver os valores e informar-me melhor sobre isso dos kits, quanto a questão de falta de tempo é real, mudei de casa entretanto e tem-me faltado mt tempo, arrumar as cenas etc é complicado, e o curso não me da muita margem para vir "ler" muito para o forum :P
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: TesZero em 07 de Julho de 2014, 09:53
Sem stress :D
Já Sabes :D
Quando te vir no facebook lembro-te para vires cá ler :D

Essa tua preguiça já vem desde que te conheço, não é de agora :P

he he he

:)

ok. Qualquer coisa apita :)
Título: Re: Sistema Landi
Enviado por: Gdinis em 07 de Julho de 2014, 23:03
Sem stress :D
Já Sabes :D
Quando te vir no facebook lembro-te para vires cá ler :D

Essa tua preguiça já vem desde que te conheço, não é de agora :P

he he he

:)

ok. Qualquer coisa apita :)

Sim amigo as vezes a preguiça bate forte, mas não deixo de ler/fazer as coisas por causa disso!